Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

ESPAÇO REFLEXÃO -Igrejas e organismos discutem ecumenismo e diálogo inter-religioso

Um aspecto interessante dessa ultima eleição – principalmente para presidente da república – foi o afinamento entre o discurso católico e o evangélico.

Apesar dos evangélicos se dividirem no segundo turno, o pano de fundo da fala de ambos foi muito similar. Mas independente disso, acredito que para a maioria das denominações evangélicas, as afinidades existentes entre       ambas para por ai.

Dentro desse contexto, trago abaixo uma matéria sobre um evento realizado pelo Conic - Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – nos dias 4 e 5 em São Paulo. A ideia dessa nossa postagem é  receber dos nossos visitantes um retorno de como anda a questão ecumênica em sua denominação.

Talvez essa indagação possa parecer estranha para algumas igrejas, mas para outras, certamente esse assunto pode ter um peso significativo.

Há alguns anos tive o privilégio de acompanhar um debate interno de uma denominação sobre a questão ecumênica. Confesso aos irmãos que no  andamento dos trabalhos fiquei admirado de saber o quanto eu particularmente, desconhecia as divergências desse tema no meio da referida denominação.

Por isso, trago a debate essa questão para ouvir sua opinião pessoal e também saber como  esse assunto é tratado dentro da sua denominação.

Reforço que não estamos querendo criar polêmica sobre esse tema, mas ouvir das várias fontes a quanto ele anda sendo discutido nas mais diversas igrejas.

Abraços em Cristo, o único que nos levará para o mundo vindouro, que como ressalta N.T.Wright será indescritível, mas não dará para velejar, já que não haverá mar .

Pr. Paulo Cesar Nogueira

Lideranças cristãs e ecumênicas participaram, nos dias 4 e 5, do Seminário sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso promovido pela Comissão Teológica do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), em São Paulo (SP). O evento teve por objetivo falar da caminhada ecumênica das Igrejas e organismos, influenciado pela reconfiguração do movimento ecumênico, seja na esfera local ou global.

“Uma coisa é a prática do diálogo com outras Igrejas e outra, o diálogo inter-religioso. Este é um ponto que precisa ser aprofundado", afirmou o reverendo Pedro Triana, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB).

Participaram do Seminário os membros da Comissão Teológica, assessores de Ecumenismo das Igrejas do Conic e os membros da Coordenação do Fórum Ecumênico (FE-Brasil), juntamente com um representante da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE) e do CLAI-Brasil. Estiveram presentes, também, os diretores do Conic, reverendo Gerson Urban e Janette Ludwig, além do secretário geral do Conselho, reverendo Luiz Alberto Barbosa.

Ecumenismo, princípios da unidade e necessidade de respeitar tradições e culturas foram alguns dos temas abordados.

"O papel do Conic é o de sempre buscar um ponto comum entre as Igrejas. Percebemos que não existe uma definição clara acerca do que vem a ser ecumenismo ou o que é diálogo inter-religioso. Contudo, podemos afirmar que todas as igrejas estão comprometidas com a causa ecumênica. Em relação ao diálogo com outras crenças religiosas, embora haja disposição para tal, existem certas limitações que precisam ser trabalhadas, daí a importância de eventos como este Seminário", concluiu Luiz Alberto Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário