Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ESPAÇO POLÍTICO - Mercadante admite que o governo Lula não tirou do papel o sistema de alerta

Amados, é interessante como se usa de conveniência nesse país.

O governo - pelo menos boa parte dele - quer por que quer instaurar a tal comissão da verdade, porque o passado tem que ser passado a limpo e os responsáveis por crimes de torturas têm que ser pelo menos identificados.

Mas e  quando se trata da tragédia da região serrana, não vai haver nenhuma comissão para se apurar reponsabilidade? ou vamos ficar nesse conversa de que ninguém nunca fez nada no passado por isso niniguém é responsável.

A vida de muitas famílias foram mudadas de forma definitiva com essa tragé dia e até agora só ouvimos as autoridades dizerem que vamos fazer isso, aquilo e mais alguma coisa. Mas e o que deveria ter sido feito desde 2005 como aponta matéria abaixo? Vai tudo ficar sem apuração?

Que o Senhor julgue aqueles que se escondem de suas responsabilidades.

Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira

Ministro reconhece que sistema de alertas não saiu do papel em governos anteriores .

O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, reconheceu nesta quinta-feira (20) que os governos anteriores não implantaram um sistema nacional de alerta e prevenção de desastres, embora ele estivesse previsto em decreto publicado em 2005, no primeiro mandato do presidente Lula.


Esse sistema de alerta foi anunciado no início desta semana em resposta aos danos provocados pela fortes chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Entre as medidas anunciadas pelo governo estão a compra de 700 pluviômetros e novos radares e o aviso de alerta às populações em áreas de risco até seis horas antes do evento climático.

'Nós não fizemos isso em 510 anos, [mas] vamos fazer isso o mais rápido possível. Os prefeitos não fizeram, os governadores não fizeram, os governos anteriores não fizeram', disse Mercadante, em entrevista ao programa 'Bom Dia, Ministro', da rede estatal de rádio e TV.

O petista argumentou que o sistema não foi implantado anteriormente porque as condições meteorológicas eram mais favoráveis. 'As tempestades tropicais estão se intensificando e estamos precisando de uma resposta, e vamos atrás dela o mais rápido possível', argumentou.

Mercadante reconheceu também que o país não tem uma 'cultura de prevenção contra desastres naturais' e que precisa aprimorar a previsão climática.

Bombeiros e Exército trabalham no resgate de corpos em Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro
TRAGÉDIA

Mais de 700 pessoas morreram na região serrana do Rio de Janeiro vítimas de enxurradas, desmoronamentos e deslizamentos. Houve mortos em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Sumidouro.
Os órgãos municipais informaram que não há mais áreas totalmente isoladas nas cidades atingidas. Muitas ainda continuam com difícil acesso, mas já estão recebendo socorro.

Segundo levantamento do Ministério Público, há mais de 300 pessoas desaparecidas. Há desalojados (temporariamente em casa de amigos ou parentes) e desabrigados (aqueles que perderam suas casas e dependem de abrigos públicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário