Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O três é o que diz o rabino , o sete atitude de fariseu, mas o 490 é a resposta que Jesus deseja de nós.


Mateus 18.21 e 22.
Apesar do texto falar especificamente sobre perdão, a mensagem, ou seja, o recado de Jesus para Pedro, para os discípulos e para todo cristão vai além da questão do perdão em si.

Para entendermos a fala de Jesus e também a de Pedro, é necessário ter nas mãos algumas informações que nos remetem a tradição dos rabinos. Rabinos são mestres que tinham e tem a responsabilidade e autoridade pelo ensino e aplicação deles junto aos judeus, orientando esses de forma a entender a Lei e também traduzir isso para o  dia a dia de cada um.

Naquela época os rabinos ensinavam que era necessário perdoar até 3 vezes o seu próximo. Sabedor desta orientação Pedro decidi lograr uma boa imagem diante de Jesus, ou seja, no popular, fazer uma média com o Mestre. Para isso, faz uma pergunta sobre perdão adicionando ao final da sua frase uma resposta (sete vezes), que vai além da orientação dos mestres judeus, acreditando que Jesus o viria como alguém muito generoso.

“Então, Pedro, aproximando-se perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes?”

Como Deus, Jesus sabia o que se passava no coração de Pedro e usa essa situação para trabalhar na estrutura de seu entendimento, negando o seu pequeno  raciocínio (que perdoar um pouco mais que o dobro do que manda a tradição judaica, seria um sinal de generosidade externa ou da certeza da aprovação de Deus ao seu comportamento).

A resposta de Jesus a Pedro logo a seguir, vem como um tiro certeiro em seus conceitos , que no fundo estava agindo como um fariseu, fazendo somente mudanças externas, esquecendo que o que importa para Deus em primeiro lugar é a mudança do coração, ou seja, do centro de entendimento do ser humano, que é a forma de pensar e viver a vida.

Quando Jesus o orienta Pedro a perdoar setenta vezes sete ( na matemática pode ser traduzido pela operação de multiplicar com resultado igual a 490), Ele não está estabelecendo nenhum nível aceitável de vezes, mas simplesmente revelando a Pedro e a todos nós, que nosso padrão de entendimento da vontade de Deus, está muito abaixo do que Ele espera de nós.

Na verdade a Igreja contemporânea, como Pedro, pensa que em muitas situações já está sendo generosa demais com o Reino de Deus, no fundo acreditamos que já:

Estamos orando o suficiente.

Lendo a Palavra demais.

Prestando cultos coletivos em demasia.

Sendo muito santificados.

Perdoando mais do que deveríamos.

Abençoando a igreja de maneira excessiva.

Trabalhando demais para Deus.

E Outras cositas mais.

Contrário a nossa pequena visão, Jesus fala com sua Igreja que está nos visitando neste momento, usando a resposta dada a Pedro nas entrelinhas:

“Meu padrão está muito além das 3 ou 7 vezes que vocês têm me oferecido”.

A igreja de Cristo precisa alcançar o que Pedro alcançou depois do dia Pentecoste:

O 3 é coisa da tradição.

O 7 é atitude de fariseu.

Caminhar em direção a quantidade de vezes 490 é que é fazer a vontade de Deus.

Além do que, é no caminho do número 490 que o sobrenatural de Deus acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário