Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

ESPAÇO POLÍTICO - O Itamaraty falhou, mas a OAB não.

Amados do Senhor, as instituições são criadas em um país para se portarem dignamente de acordo com o propósito de sua existência.

Independente disto, fato é que, na maioria das vezes - nós cidadãos - ficamos desapontados com a postura e o desempenho da maioria delas.

Mas dessa vez - pelo menos- trago a tona uma postura exemplar de uma dessas instituições.

Quem pensar que eu  estou me referindo ao Itamaraty - por presentear os filhos e neto do Lula e mais o vice da igreja universal com passaporte diplomático - errou, pelo contrário, estou me referindo a OAB que está exigindo – pelo direito que tem como instituição democrática desse país – que os passaportes sejam devolvidos.

Parabéns a OAB pela postura adotada, vamos esperar que agora os filhos e o neto do Lula pelo menos tenham dignidade em resolver essa questão, sem muito alarde pelo menos.

No demais o que podemos disser de todo esse acontecimento? Que coisa feia.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira



Sem devolução de passaportes, OAB ameaça ação

Para entidade, dar documentos diplomáticos a filhos de Lula foi lamentável

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ameaçou nesta sexta-feira entrar com uma ação por improbidade administrativa contra o Itamaraty , caso os dois filhos do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva não devolvam os passaportes que foram entregues a eles no fim do governo anterior. Luís Cláudio Lula da Silva, de 25 anos, e Marcos Cláudio Lula da Silva, de 39, obtiveram no último dia 29 de dezembro a renovação do passaporte diplomático que tem, entre outras vantagens, a de não precisar de visto para entrar em alguns países.
O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, fez um apelo aos familiares de Lula para que devolvam os passaportes para evitar constrangimentos ao ex-presidente. "A ação judicial é a medida que será tomada se não houver a devolução voluntária dos passaportes. É lamentável se tiver de chegar a isso, mas a Ordem não vai abrir mão de buscar o respeito ao princípio da moralidade - e tenho certeza que essa deve ser a mesma conduta do Ministério Público Federal ao ver uma conduta tão escabrosa como essa", avaliou.

Cavalcante disse ainda que o governante não deve ceder às tentações do cargo, nem aceitar regalias depois de deixar o poder. Ele defendeu que o Ministério Público apure o que ele definiu como “ilegalidade administrativa”.
O presidente da OAB encaminhou ao ministro de Relações Exteriores, Antônio Patriota, um pedido para que que o Itamaraty certifique se outras pessoas também receberam o passaportee diplomático de forma irregular. No texto, o conselho requer “a relação de pessoas autorizadas a portar passaporte diplomático em função do interesse do país, bem assim os motivos que ensejaram tal autorização”.
Itamaraty - Segundo a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, a concessão dos passaportes foi feita "com base na legislação vigente, de acordo com o decreto 5.978 de dezembro de 2006". A situação dos filhos de Lula, porém, não se encaixa no texto da lei.
O decreto autoriza o benefício do passaporte diplomático a presidentes, vice-presidentes, ministros de estado, ocupantes de cargos de natureza especial e titulares de Secretarias vinculadas à Presidência da República, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes. Os cônjuges e os dependentes, inclusive os enteados, até 21 anos de idade ou, se estudante, até 24 anos, também estão autorizados a receber o documento. Para dependentes portadores de deficiência não existe limite de idade.
Também poderão receber o benefício, mediante autorização do Ministro das Relações Exteriores, as pessoas que, embora não relacionadas nos incisos do decreto, "devam portá-lo em função do interesse do país". O Itamaraty não soube informar qual seria a prerrogativa usada para a autorização da emissão do passaporte diplomático, com validade de quatro anos, para os filhos do ex-presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário