Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

terça-feira, 31 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - O papel da Igreja dentro da questão do adultério

Ps1:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.



Ps2: Para seu melhor entendimento, leia as cinco matérias anteriores, já que a de hoje é continuação delas.


Falar sobre adultério não é um tema gratificante para quem redigi uma matéria sobre o assunto, mas independente disso, é necessário trabalharmos essa questão para que a vida dos nossos leitores, do mundo secular e cristão, seja edificada, fortalecendo-as para evitar, se ainda não aconteceu, essa surpresa desagradável- chamada adultério- que muitas vezes bate a porta de um casamento até mesmo dito feliz.

Esse tema é um daqueles sobre o qual a maioria das pessoas não quer ouvir falar e nem  ler sobre ele, nem mesmo dentro das igrejas, lugar que deveria ser um “paladino” na luta contra essa prática do inferno chamada adultério.

Às vezes nos parece que o incomodo de falar sobre o assunto decorre da hipocrisia que reina nas igrejas e dentro das famílias, onde se finge a todo tempo que as coisas estão em ordem, e que esse tipo de evento maligno – o adultério -só acontece com quem mora acima da linha do Equador ou veio da zona de prostituição. A prática tem mostrado um resultado bem diferente dessa utopia. O adultério não faz acepção de lugar de moradia, nem do passado das pessoas, nem de idade, nem de nível social, nem de religião e muito menos de cultura, ele arromba a porta dos casamentos onde houver espaço para ele colocar os pés. E é ai que a Igreja tem sido chamada para ministrar nesse caso, principalmente em nossos dias, mostrando essa realidade nua e crua, deixando claro que se houver espaço dentro da vida do casal e ausência de Deus, o adultério entra e faz bagunça.

A cada dia percebo que o papel da Igreja está se tornando mais desafiador para seus líderes e membros em virtude da implantação do pós-modernismo na sociedade, que no fundo, passou a reinar como um novo império romano, ditando “verdades” que a luz do bom senso da vida, da família e do Evangelho, são eternas inverdades.

Em contraponto a conclusão acima sobre o novo papel da Igreja, ao examinarmos as posturas, atitudes e preocupações da maioria das nossas lideranças e membros, verificamos que estamos muito distantes de entender a fundo essa nossa nova função, que precisamos desempenhar com muita excelência, caso queiramos realmente ser um instrumento de Deus, anulando a influência negativa do pensar pós-moderno que se institucionalizou em nossa nação.

Muito tem sido falado esse ano sobre os inimigos externos da Igreja e da família, mas estamos por hora, esquecendo os inimigos internos, que precisam também ser contra atacados, já que eles estão agindo contra a vida da igreja através da destruição das famílias.

Por muito tempo, e ainda hoje continua assim em muitos lugares, a Igreja tem se colocado a margem de certos assuntos por entender que determinadas questões devem ser tratadas diretamente pelas famílias e não por ela. Essa pretensa atitude de respeito às pessoas esconde por trás dela uma comodidade em não atuar em assuntos dito polêmicos, com adultério, homossexualismo e o sexo propriamente dito.

Por conta do avanço do pós-modernismo sobre o pensar e viver de nossa sociedade tornou-se imperativo a Igreja rever sua postura em relação a esses temas considerados por ela como polêmicos, já que está claro, pela demanda que temos hoje de adultério, práticas homossexuais e abusos sexuais, que o nosso povo e os casais do mundo secular não estão preparados para gerir seus próprios mecanismos de defesa, que deveriam proteger seus casamentos e famílias, o que precisa ser preenchido o mais rapidamente pela Igreja. A igreja não vai assumir o papel dos casais e nem dos pais, o que é responsabilidade de cada um deverá continuar a ser assim, mas ela precisa entender que o gerenciamento, seja ele preventivo ou corretivo, precisa partir dela, que tem condições em Cristo de ser resposta de vitória as pessoas.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - A vida de um(a) adúltero(a)

Ps1:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

Ps2: Para seu melhor entendimento, leia as quatro matérias anteriores, já que a de hoje é continuação delas.

Amados em Cristo e queridos visitantes. No sábado passado, depois de escrever o que pensei ser a última matéria da série “o adultério”, fui surpreendido pelo Espírito Santo motivando-me a continuar abordando o assunto.

Sendo assim, já que com Ele – o Espírito -não dá para discutir e nem contra argumentar, estaremos compartilhando com vocês, não sei por quanto tempo já que meu projeto original constituía-se de apenas quatro textos, mais alguns apontamentos sobre o assunto adultério em si e suas conseqüências na vida das pessoas, que de alguma maneira se envolvem com essa atitude desastrosa.

Quando eu digo “se envolvem”, estou me referindo a ter contato de alguma forma, seja diretamente como o cônjuge que trai o traído, filhos do casal ou, indiretamente, como parentes, amigos, vizinhos e outros, que acabam tendo contato com tudo que acontece, são as verdadeiras testemunhas da dor familiar, da tristeza e também da destruição completa de um lar, quando Deus não é convidado a entrar e mudar o rumo da História.

Na matéria de hoje vamos abordar um lado dessa situação quase nunca discutido ou lembrado quando tratamos esse assunto, até porque, ele é visto (a) como o grande vilão da história. Vamos divagar sobre a pessoa vulgarmente chamada (o) de amante. Às vezes o (a) amante de uma pessoa casada também é comprometido, mas isso não é regra nas relações adúlteras, em geral, eles (as)- os amantes- são pessoas que não têm compromisso real com ninguém, sendo em muitos casos parceiros (as) sexuais de mais de uma pessoa, até mesmo, às vezes, de sexo diferente.

Falar da pessoa que é amante sem ser pejorativo é uma dura tarefa no meu caso específico, já que os meus olhos treinados de conselheiro têm presenciado muita dor dentro das famílias e a sua volta, causada em parte pela atitude inconseqüente de pessoas que aceitam esse rótulo (adúltera-o) sobre sua vida.

Quando digo “aceitam,” é na intenção de clarear aos leitores que essas pessoas em determinado momento da vida fizeram uma escolha, ou mesmo, tomaram uma decisão pessoal de deixar esse comportamento fazer parte de sua vida. O que quero ilustrar no próximo parágrafo, é que independente do motivo que leva alguém a ser amante, essa tomada de decisão é algo consciente, não acontece por acaso na vida de ninguém. Resolve-se ser adúltera (o).

Os motivos que levam alguém a ser esse personagem na trama do adultério podem ser muitos e de certa forma até convincentes em alguns casos, mas nenhum deles justifica a decisão de aceitar esse papel dentro do cenário da vida, mesmo que ele – o papel- seja o único disponível nessa peça teatral chamada cotidiano.

Diante dessa situação – ter que ser amante-, será sempre melhor estar na platéia ou até mesmo deixar de ir ao teatro, ao invés de fazer um papel que nunca edifica a vida de quem o representa, nem dos outros atores que estão no palco e muito mesmo da platéia que está a sua volta. Ser adúltero (a) é um papel, que independente da situação, deve ser rejeitado por homens e mulheres; ricos ou pobres, religiosos ou ateus, jovens ou adultos, adolescentes ou anciões.

Apesar desse comportamento - ser amante- não ser mais considerado ilícito na sociedade secular, já que a pós-modernidade valoriza o que se denomina como liberdade do homem (que no fundo é confundido com libertinagem= licenciosidade de costume, conduta de pessoa que se entrega a imoderadamente a prazeres sexuais; a prática do libertino), a consciência humana, mesmo se tornando moralmente elástica, tem por vezes surtos de suas lembranças originais, levando com isso luz ao interior da alma do amante, o fazendo entender e sentir na pele, que a vitória externa de ter alguém desse jeito é muito pequena diante da derrota interna de ser um fracasso como pessoa e mais ainda, diante do projeto de Deus para a vida dele. Isso acontece, porque esse personagem chamado de amante, não foi escrito para nenhum de nós.

Ao falar sobre o (a) amante, não estamos julgando as pessoas que fazem tal prática, mas a prática em si. A essas pessoas queremos dizer que existe esperança para sua vida, desde que você faça o que Jesus orientou aquela prostituta: “Vá e não peques mais”. Evidente que para isso é necessário haver entendimento do erro (pecado) que o amante está inserido e arrependimento, ou seja, uma decisão interna de fazer um caminho completamente diferente daqui para frente.

Se você leitor ou leitora está envolvido nessa situação, pense bem se deve continuar, não acredite em juras de amor de homem casado, muito menos continue envolvido com uma mulher que já tem compromisso, mesmo que ela não seja casada. Olhe para o estrago na sua vida e na das outras pessoas, Deus te pedirá conta de todas essas coisas. Quer um conselho? Venha até Jesus e preste contas a Ele. O sacrifício da cruz é poderoso para purificar você de todo pecado e toda condenação, mesmo que você tenha que viver as conseqüências dos seus atos, Nele, tudo é mais fácil.

sábado, 28 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Adultério (consequências na vida dos parentes e amigos próximos)

Ps1:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

Ps2: Para seu melhor entendimento, leia as três matérias anteriores, já que a de hoje é continuação delas.

Ainda dentro do tema adultério; objetivando demonstrar a abrangência do estrago desta prática, desejoso também de trazer ao leitor um material para reflexão sobre sua vida familiar, vamos explorar nesse texto a relação de pessoas que não pertencem ao núcleo familiar que sofreu o adultério, mas que por conta de um contato próximo, são impactadas de certa forma quando acontece uma situação como essa.

Estou me referindo especificamente aos parentes e os amigos mais chegados do casal que sofreu o dolo do adultério. Amigos e parentes, por terem uma convivência muito próxima com essa relação familiar que ficou enferma, normalmente são afetados de alguma maneira e por isso, precisam ter cuidado nessa hora, caso contrário, a atitude danosa do adultério e suas conseqüências ocorridas numa casa, podem trazer uma série de complicações – sejam emocionais, espirituais e psicológicas – nas outras casas à sua volta.

Este grupo (parentes e amigos) precisa entender que ter empatia e misericórdia pela dor do outro é algo saudável, independente disso, não se pode deixar confundir a vida deles com a vida da família que sofreu o dolo, caso contrário, os membros do grupo podem adoecer com esse convívio e deixar de ser um instrumento de apoio a família onde o dolo se manifestou e que está realmente precisando de ajuda.

Da forma como coloquei as coisas no parágrafo acima, pode parecer ao leitor que estou sendo frio com a família atingida pelo adultério, mas não é bem assim. Você que está acompanhando esta séria de postagem já percebeu que tivemos o cuidado de separar os textos por personagens, colocando no centro de cada uma das matérias uma das vítimas, já que de certa forma, todos os envolvidos nesse quadro de dor também são vítimas, inclusive aquele que provocou o dano, o Judas da nossa história ou da sua, que está lendo essa matéria nesse momento.

A aproximação e ajuda do grupo a pessoa traída precisa ser cautelosa. Já observei casais adoecerem com medo de um adultério fantasma (não existente, já que fantasma não existe) em volta de um único caso real, que acabou gerando pânico entre os participantes do grupo que estava a sua volta. Mulheres e homens que de uma hora para outra, em vista de uma única situação real próxima se comportaram como se tivessem sido traídos também, provocando uma grande confusão dentro de suas próprias casas. Mulheres que entram em depressão porque o adultério bateu a porta de sua irmã, prima ou vizinha, mesmo elas tendo um corpo muito mais bonito do que o dela. Mães que tomam as dores dos seus filhos (as) e por conta disso desenvolvem uma relação com a vida muito complicada, deixando brotar em seu interior raiz de amargura contra tudo e todos, inclusive contra Deus, que na maioria dos casos nunca foi convidado para participar da vida dela e muito menos do casamento do filho (a).

A carência afetiva da pessoa traída é outro aspecto que precisa ser muito bem avaliado pelo grupo que está em volta dela, principalmente se o cônjuge que cometeu o adultério não tiver mais residindo na mesma casa que ela(e). O apoio dado pelo grupo, com as devidas ressalvas evidentemente, deve sempre ser realizado de preferência por duas pessoas, para que não haja possibilidade de se desenvolver nenhum tipo de dependência emocional em relação a alguém específico. No momento de dor como esse, a pessoa traída pode encontrar em alguém sua tábua de salvação, o que significa dizer que, ela sai de um problema para entrar em outro. Outra questão é que um suporte individual de uma pessoa do outro sexo, mesmo sendo um grande amigo, primo, tio ou outro tipo de ligação, pode despertar nesse momento de fragilidade um tipo de atração que pode trazer sérias conseqüências, seja para o cônjuge traído ou para o amigo (a) que tentou ajudar sem nenhuma sabedoria. Existem casos reais de amigos que se apaixonam um pelo outro durante a tentativa de ajudar um cônjuge traído a sair de um quadro de tristeza, sendo que ambos incorrem no mesmo erro que gerou toda aquela situação, levando a vítima do adultério vitimar outra família.

Ajudar é necessário, mas precisamos perguntar a Deus como fazer. Outro aspecto a considerar na hora de ajudar e se estamos preparado para isso ou iremos atrapalhar? Se você conhece alguém que está precisando de ajuda porque foi traído (a) e você não se sente apto para isso, procure um pastor próximo de você e peça ajuda, nós do santo ministério, pela misericórdia de Deus, temos sido treinados pelo Espírito do Senhor para fazer esse papel sem confundi-lo.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Adultério (consequências na vida dos filhos)

Ps1:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

Ps2: Para seu melhor entendimento, leia as duas matérias anteriores, já que a de hoje é continuação delas.

Ao dar início à matéria deste dia;  que é continuação das duas últimas, onde no conjunto estamos falando sobre a prática do adultério e suas danosas conseqüências na vida  da família, precisei dar uma pausa para responder a uma pergunta que me foi feita depois que iniciei essa série.

A pergunta, imagino, foi elaborada por um jovem de vigor e com  senso de justiça aguçado, saindo do seu teclado mais ou menos assim:

“Pastor, porque o senhor está perdendo tempo falando de adultério, se nesse momento o que importa é barrar a PL-122 e o kit gay?”

Registro diante dos leitores que prefiro esse tipo de reação, mesmo que equivocada, do que de outros jovens que estão passivos diante da realidade que a igreja brasileira está vivendo, por sinal tão delicada  e precisando da atuação deles. De certa forma aplaudo esse jovem por sua fidelidade a esta grande causa do Reino de Deus, que é lutar pelo direito a liberdade de expressarmos nossa opinião contra tudo que desmente Deus e sua Palavra.

Até por conta desse grande valor implícito no caráter desse jovem, preciso reponde-lo com o objetivo de tranqüilizar seu coração. Pelo menos no meu caso, independente de estar centralizando meu blog nesse tema- adultério; que não veio nesse momento específico do meu coração, mas do coração do Pai, estou atuando por e.mail de forma ativa, conscientizando pastores e irmãos que ainda não entenderam a necessidade do seu engajamento e de sua igreja, até porque, estamos diante de uma batalha, não contra os homossexuais que amamos, mas contra toda atuação malígna que deseja implantar – através de homens e mulheres- no Brasil uma nação de valores distorcidos.

Feita esta parte, creio que podemos agora nos dedicar a questão dos filhos, diante de um processo de adultério. Explicamos nas matérias anteriores que o traidor e a pessoa traída sofrem, de forma diferente, impacto em suas personalidades diante da prática do adultério. Com os filhos a realidade também não muda muito, com a diferença que as marcas neles se registram de forma mais profunda, atuando com mais força sobre o caráter futuro deles.

Existem dificuldades que surgem no meio da família que acabam unindo-a muito mais de uma forma geral. A enfermidade de um dos membros, por exemplo, pode despertar dentro do ceio familiar carinho, cuidado e até mesmo  a valorização da companhia um dos outros. A mudança de padrão de vida também. No início tudo fica muito difícil, quando se tem que viver com muito menos do que se vivia, mas ao longo do tempo, as coisas vão se ajustando e  esse processo sempre resulta em crescimento a todos os envolvidos individualmente e também da unidade familiar.

Eu poderia continuar a citar aqui inúmeras situações onde apesar da aparente dificuldade inicial, o desenrolar da história sempre revela que o "x" do problema se tornou  "A vaquinha jogada no precipício pelo monge e seu discípulo (se você não conhece a história/estória busque na internet)".

Mas quando a crise é provocada pelo adultério, o final tende a ser infrutífero também para os filhos. Quando um casal tem uma crise ou até estabelece uma separação por outros motivos que não seja o adultério, na maioria das vezes o desenrolar do processo foi acompanhado de perto pelos filhos, que internamente já vão se preparando para aquele momento. Eles de certa forma, já entendem que não existe um culpado nesses casos, que a coisa não é intencional da parte de nenhum deles, seus pais no fundo não querem a separação de verdade, mas ela acontece como resultado da vida conturbada (evidentemente sem a presença de Deus, já que Ele faz diferença também em nossas relações).

Independente da dor da dissolução de uma união que não seja por adultério , os filhos têm a seu favor, nesses casos, um processo interno de amadurecimento que de certa forma os protege de um trauma ou bloqueio maior. Essa maturidade em nossos dias, “quase” que independe da idade – dentro de certos limites é claro, já que o processo de percepção de vida das crianças têm se expandido de tal forma, que muitas vezes elas nos confundem com suas conclusões tão maduras.

Mas como falamos acima, quando acontece um adultério ninguém está preparado, principalmente os filhos. A sensação para eles  é que aconteceu algo inesperado. O adultério, mais ainda por parte da mãe, tem sobre os filhos um efeito espiritual, emocional e psicológico como da bomba atômica lançada sobre Hiroshima e Nagasaki. “Naquelas cidades as conseqüências do lançamento das bombas atômicas foram devastadoras. Ainda hoje, mais de cinqüenta anos, se sente os efeitos da radiação a que as pessoas foram expostas naquele tempo, pois os efeitos passaram de geração em geração através do caracteres hereditários”.

Guardadas as devidas proporções de nossas colocações, já que vamos nos valer do paralelismo-semelhança, correspondência entre duas idéias ou opinião- para trazer luz a seriedade do adultério, faremos alguns apontamentos entre esses dois acidentes, que podem ser rotulados como catástrofes.

 Na vida dos filhos, diante da crise de adultério, a consequência também é devastadora, a exemplo da bomba atômica, porque mata na maioria das vezes tudo de bom e que tem vida na existência deles. O interior dos filhos de um adúltero (a) tende a ficar como uma região devastada pela radiação, onde nada vive e nada fica de pé verdadeiramente.

Independente do passar do tempo, o registro permanece dentro dos filhos influenciando todo seu “eu”.A desconfiança no próximo, a dificuldade de se entregar numa relação e até mesmo uma rejeição a sua identidade como gênero, podem se manifestar nesse casos. O tempo não anula a radiação de um adultério na vida dos filhos, só Deus tem o poder de fazer essa descontaminação.


Além de suas experiências serem deformadas por essa ação “radioativa do adultério”, como os sobrevivente de Hiroshima e Nagasaki eles vão continuar a propagar esse efeito sobre os seus filhos, tendo em vista que nos seus caracteres hereditários espirituais e emocionais exitem marcas desse triste acontecimento.

Pense com carinho sobre tudo que falamos aqui, se isso não aconteceu na sua vida, fortaleça-se em Deus e no entendimento para isso não vir acontecer. Caso já tenha acontecido, seja você o traidor, traído ou um filho deles, em Cristo sempre existe um antídoto para todo mau. Ele está de braços abertos para receber a sua família.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

quinta-feira, 26 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Adultério - continuação

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

Obs: Para seu melhor entendimento, leia a matéria do dia anterior, já que a de hoje é continuação dela.

Ontem em data festiva para meu casamento, abordamos em nosso blog, como agradecimento a Deus, um tema que muitas vezes se torna  o vilão do casamento e também da família, já que estar casado, vai além da junção de duas pessoas no mesmo espaço físico compartilhando coisas materiais.

Ontem começamos a falar sobre  adultério. Ele é uma prática perniciosa que invade a vida de alguns casais arrancando todos os alicerces de lugar, tornando a estrutura familiar um edifício oco e sem muita firmeza, que ao se deparar com qualquer vento, pode vir ao chão.

Como falei na matéria anterior, normalmente o adúltero (a) não tem noção da profundidade do seu ato, ele (a) não mensura o tamanho do estrago que está produzindo em sua vida e na daqueles que estão ao sua volta. Mesmo que sua traição não venha a ser descoberta a curto prazo, mas será a médio ou longo, sua própria vida já está sendo afetada, já que sua “natureza carnal” galgou um degrau em suas decisões, ganhando força sobre suas atitudes e isso, já alterou de alguma forma o equilíbrio do seu caráter que não é mais o mesmo. Muita gente diz por ai assim: “O que tem demais pular a cerca uma só vez?”A reposta é, seja uma vez ou mais de uma , quem adultera ultrapassa um limite divino colocado em nossas vidas desde a formação do ser humano.

Aquele que trai é o primeiro a ser deformado pela prática do ato, mas não é o único. O adultério é algo tão sério, que mesmo os inocentes (não aos olhos de Deus, mas aos nossos) na história são impactados, tendo também sua natureza desorganizada, afetando de alguma forma as estruturas morais e sentimentais, quando não até mesmo as espirituais, já que em alguns casos, Deus é colocado como o maior vilão de toda a história.

O cônjuge traído quando descobre o adultério, mesmo sendo uma pessoa centrada, fica sem o “Norte” da sua vida. Como já percebemos em alguns casos no gabinete pastoral, parece que todo o histórico de vida da pessoa é apagado naquele momento. A sensação é de que sua tese de mestrado foi apagada do seu computador e você não tem nenhuma cópia extra, não sabendo no minuto seguinte por onde começar, já que o início, meio e fim foram completamente zerados para você. Nesse momento a pergunta que surge não é como recomeçar, mas como sobreviver um dia após outro depois de um desastre como esse.

É muito difícil sair ileso (a) de uma traição, só mesmo com ajuda divina uma pessoa traída voltar a ser quem ela (e) era. No fundo, essa dificuldade reside no fato de que inconscientemente ela se acusa pelo acontecido, colocando na sua forma de viver a responsabilidade pelo que ocorreu. Ela não percebe, mas muitas vezes absolve inconscientemente o traidor e se condena a ser alguém completamente diferente daí em diante, motivada meramente pelo erro do outro, que ela sem saber acaba considerando "como seu erro".

Não são poucos os exemplos que vemos a nossa volta, de homens e mulheres que ao passarem por uma crise como essa, buscam sair dessa situação mudando tudo em sua vida da forma errada, do tipo:,

Quem não bebia, começa a beber.

Quem não dava tanto valor a roupas extravagantes, passa a dar.

Quem não ligava para atividade física, torna-se “rato de academia”.

Quem tinha valores e vivia por eles, passa a viver pelos valores daquele que a (o) traiu.

Quem era um bom pai ou mãe, passa a olhar o(s) filho(s) como um dos culpados dessa história.

Quem era equilibrado, resolve que daqui para frente vai arriscar “todas as fichas” de uma só vez.

A lista acima é longa, por isso, vou parar por aqui para não nos alongarmos muito. Interessante é também observar que esse comportamento independe do tempo da relação e idade dos envolvidos, evidentemente existe uma aglutinação desses acontecimentos nos casais unidos há mais tempo, mas mesmo nos novos relacionamentos, a reação dos cônjuges é muito parecida.

A pessoa traída, se não tomar cuidado, pode vir a se tornar um vilão maior ainda do que o seu carrasco, caso deixe se levar por essa acusação inconsciente de que o erro está nela (e) e não na falta de compromisso do outro. Evidentemente que uma reavaliação é sempre importante, mas precisa ser feita dentro de parâmetros corretos. O que vai determinar a resposta certa da vítima é sua humildade diante de Deus. Mesmo sendo uma vítima na situação, não podemos deixar de ser humilde diante de Deus o suficiente para encontrar nosso Norte Nele, e não no que nossa natureza ofendida nos oferece.

Sei que falar sobre o assunto é mais fácil do que viver ele na pele, mas minha intenção ao compartilhar essas experiências, adquiridas em fatos reais e não em estudos mirabolantes, é contribuir para que os casais e as famílias façam um trabalho de prevenção, evitando assim, passar por todo esse processo.

Caso a sua situação já seja de traidor(a) ou traído(a), saiba que apesar das conseqüências que virão, Deus é poderoso para recolocar a estrutura de sua família no lugar, basta que para isso haja arrependimento, vontade de perdoar e humildade diante Dele, seja do ofendido ou do ofensor.

Amanhã, daremos seqüência falando sobre como os filhos são afetados nessa situação.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira.

É HORA DE UNIR FORÇAS.

Amados, independente de pensar diferente do pastor Silas em algumas questões teológicas, quero pedir seu apoio e participação na campanha abaixo que ele lançou com o objetivo de bloquear a PL-122.

Seu projeto é legítimo e visa o Reino de Deus, por isso, não deixe de participar.

O  Pr. Silas Malafaia lançou uma campanha por 1 Milhão de assinaturas contra o PL 122 até dia 1º de Junho. Temos 6 dias para atingir essa meta, por isso, vamos precisar da ajuda de todos que defendem a família, a liberdade de imprensa e liberdade de expressão.
Entre no site abaixo e assine a petição, em menos de três segundos você realiza o processo.
obs: Logo após você irá receber uma mensagem no seu e.mail pedindo confirmação de sua assinatura, não deixe de confirmar, caso contrário sua assinatura não será contada na petição.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Amados do Senhor. Atendendo aos pedidos dos nossos leitores, vamos novamente rpublicar mais uma vez a série sobre adultério. Para quem já leu é sempre bom recordar. Quem ainda não leu, creio que será uma benção em sua vida. - Escolho comemorar meu aniversário de casamento defendendo a instituição chamada família.

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

 Escolho comemorar meu aniversário de casamento defendendo a instituição chamada família.
Hoje, para a glória de Deus, eu e a pastora Flávia completamos nove anos de casados. Ao meditar sobre o que escrever nesse dia, muitas coisas vieram à minha cabeça, inclusive uma declaração de amor, explicitando o valor da Flávia na minha vida, mas pensando um pouco melhor, decidi me declarar pessoalmente à noite na hora do jantar, sem ter a multidão da internet nos acompanhando, dá para entender né?


Por outro lado, para que vocês não fiquem totalmente de fora desse dia tão especial, decidi agradecer a Deus por essa benção que é o casamento, fazendo uma defesa dessa instituição tão maravilhosa, combatendo um dos seus piores agressores em nossos dias: o adultério.

Como conselheiro cristão de família, não foram poucas às vezes que ouvi de alguns homens a confissão de não terem resistido à tentação de trair suas esposas com outra mulher, que, em alguns casos, se apresenta na condição de uma pessoa completamente estranha ao convívio desse homem. Em geral a “outra” é mais atraente fisicamente do que a esposa e tem atributos esteticamente mais valorizados pela nossa mídia cultural.

Para não desanimar nossas leitoras de cara, levando-as acreditarem que essa será mais uma daquelas matérias chatas que só falam da infidelidade masculina, colocando sempre as mulheres na posição de vítimas eternas desse tipo de episódio, trago também, infelizmente, a título de informação, evidentemente que não na mesma proporção, que também já ouvi de algumas mulheres casadas o mesmo tipo de discurso em relação a elas no papel de adúlteras.

Em ambos os casos, a totalidade das relações extraconjugais se deram no plano heterossexual, o que desmente em grande parte a propaganda expansionista do homossexualismo que se alastra no Brasil através da mídia, grupos específicos de ONGs e ministérios do atual governo, que tentam a todo custo fazer essa opção sexual ganhar força e se tornar algo além do que ela é, ou seja, simplesmente um fenômeno humano isolado, produto de relações sociais disformes e ladeado por questões espirituais, como outros existentes na vida, não podendo, contudo, em nenhum momento ser igualado aos dois gêneros eternos chamados de: Masculino e Feminino, herdeiros divinos da manutenção da existência da raça humana.

Já que nessa matéria não vamos abordar o adultério envolvendo a questão homossexual, vamos deixar de lado as implicações citadas acima e nos concentrar no tema adultério, deslizando suavemente apenas na convivência heterossexual, já que, como registramos acima, é nesse plano que aparece a maior incidência dos adultérios que chegam aos gabinetes pastorais.

Falar de adultério não é simples, apesar dessa prática perniciosa ter se tornado corriqueira na vida de muita gente na sociedade pós-moderna. Ao falar desse assunto não dá para divagar sobre ele, sendo necessário tocar “na ferida”, chamando atenção principalmente para o eminente desastre com grandes proporções dentro das relações familiares, já que as conseqüências dessa “quebra de aliança” são certas e muitas vezes com efeitos tsunami, arrasando lares, destruindo o futuro dos filhos e marcando, muitas vezes para sempre, os cônjuges.

Quem trai muitas vezes não sabe, mas analogamente chama o outro de lixo, já que ao buscar outra pessoa para se relacionar sexualmente, mesmo que seja de forma esporádica, rotulou seu parceiro ou parceira, com quem tem uma aliança, de inadequado, descredenciado, inútil, incapaz para estar ao seu lado nesse momento de intimidade tão importante.

A traição marca, ela consegue imprimir um tipo diferenciado de deformação nos respectivos personagens envolvidos no drama em questão. Tanto o traidor como o traído e os mais próximos são profundamente impactados pela atitude de trair. O primeiro da lista que atravessa esse processo é o personagem ativo desse drama, que passa a partir desse momento a ter seus valores relaxados, podendo daí em diante cometer desajustes que nunca esperou passar por perto. Coisas anteriormente repugnantes ao seu modo de pensar, podem a partir dessa quebra de valores morais, se tornarem atrativas ao seu novo “paladar”.

A deformação que ocorre no traidor (a) pode ser bem ilustrada pela história de um homem bom que se envolveu aos poucos com pornografia e através de uma escala crescente de exposição, concluiu certo dia, que estava no fundo do poço da imoralidade. A constatação do seu quadro se deu quando chegou ao seu computador uma foto de uma criança de onze anos sendo abusada sexualmente, e ele desejou com todas as suas forças ser o respectivo agressor.

Para que o artigo não fique muito grande, continuaremos a falar desse assunto amanhã em outro texto, que dará continuidade falando das distorções no cônjuge passivo e na vida dos filhos.

Amados, pensem bem no valor da relação familiar que você tem em sua vida, não jogue tudo fora apenas por momentos de prazer, não seja alguém irresponsável com Deus, com a família e com você mesmo. Aprenda com Cristo a renunciar a você mesmo pelo bem estar daqueles que estão ao seu redor. Cristo já fez o sacrifício por você, mas é necessário que haja esforço de nossa parte.

Em Cristo, muito feliz pelo dia de hoje.

Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

terça-feira, 24 de maio de 2011

ESPAÇO POLÍTICO - Quem você indicaria para ser um tipo de porta voz da fé evangélica? Mas antes de responder, leia o texto abaixo.

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores

O caso Palocci (o senado pretende investigar a evolução patrimonial do ministro para verificar se houve beneficio do tráfico de influência eventualmente exercido por ele. Segundo denúncia apresentada pelo jornal Folha de S. Paulo, Palocci multiplicou por 20 seu patrimônio em quatro anos).

Se ele não tem culpa porque blindar? Qual o objetivo de negociar politicamente para ele não ser investigado? Se ele é culpado, até agora não sabemos já que não pode nem ser investigado, como pode passar impune e continuar como homem forte do governo?

O pior é que eu, e talvez você, dentro da atual conjuntura, não temos nem mais o direito de dizer algo do tipo: “O que mais me surpreende é que essas coisas acontecem como se fossem algo estritamente normal, sem nenhum peso moral ou criminal”, porque isso já se tornou corriqueiro para todos nós.

Essa realidade, imoral e sem nenhuma ética, cada vez mais forte no cenário brasileiro tem o poder de flexibilizar a moral de todos os envolvidos a nível de consciência, fazendo com que as estruturas morais da sociedade se tornem elásticas, aceitando-se todo tipo de desvio como se fosse alguma coisa “politicamente correta” ou o famoso jeitinho brasileiro. Será que é isso que o Palocci fez para comprar imóveis no valor de R$ 7.000.000,00? São muitos zeros não? Dá até para gente fica tonto.

Essa degradação de valores começa nos participantes ativos desse processo, no caso os favorecidos pelo poder e pelos recursos financeiros, fazendo com que suas consciências, característica inerente de todo ser humano, aceitem qualquer tipo de coisa como sendo correto, já que os padrões eternos de certo e errado se tornaram subjetivos em uma sociedade de valores pós-moderno.

Indiferente a tudo isso e completamente apático, está o outro lado dessa moeda, o povo, nesse caso o lado prejudicado, que é roubado, traído e enganado por aqueles que foram eleitos para garantir os seus direitos.

No meio desse turbilhão, em nosso caso específico, ficam soltas algumas perguntas que não querem se calar e que precisam ser trabalhadas para que haja respostas. Registro que na minha forma de pensar, não acredito que a ausência de respostas seja por conta de covardia nossa, mas sim por temor do nosso povo e líderes em fazer o que é a vontade de Deus.

Até que ponto nós como cristãos devemos não nos envolver nessas questões de forma ativa? Até aonde devemos ir só orando sem agir? É correto nós termos um envolvimento mais ativista contra essas aberrações?

Olhando nossa constituição humana, fica notório que Deus nos criou com uma parte física e outra espiritual. A parte espiritual funciona como um corredor de acesso as coisas transcendentes, como o próprio Deus (que de forma única também é imanente) e tudo aquilo que nos conduz a Ele. Seguindo o mesmo raciocínio, entendemos que a nossa parte física é um canal vivo com as relações dessa vida (evidentemente que estamos falando das coisas feitas de forma lícita e saudável).

Num determinado momento do ministério de Cristo, os judeus armam para ele uma cilada através da seguinte pergunta: “Devemos pagar tributos a Cesar (imperador romano)”?

De forma brilhante Ele não só desmonta a armadilha muito bem elaborada, mas também cria um dos princípios que devem reger nossa vida nessa terra, pelo menos até que ele volte: “Daí a Cesar o que é de Cesar, daí a Deus o que é de Deus”.

Jesus declara que por enquanto existe vida física e que nós devemos nos relacionar com ela de forma ética, saudável, mas também responsável. Seguindo a linha do dever de pagar tributo, caímos automaticamente na estrada do cobrar nossos direitos, até mesmo, no  nível que nossos deveres são impostos, ou seja, através das leis que regem esse país.

Por isso quero compartilhar nessa matéria com você que serve a Deus, que no meu entendimento, nós precisamos ir além do ponto que estamos. Precisamos sim ser mais ativos na vida desse país, não só espiritualmente, mas também de forma cívica, afinal de contas, nossa cidadania celestial não anula nossos deveres e direitos terrenos com essa nação chamada Brasil e muito menos com o seu povo.

Chegar até aqui talvez não tenha sido muito difícil, já que entendo que minha conclusão é só uma parte dessa equação. Mas como fazer isso na prática, talvez seja o grande X da questão. Como não quero ser uma daquelas pessoas que criam dúvidas, mas não apresentam respostas, compartilho que alguns passos podem nos ajudar nessa mudança de atitude:

O primeiro deles é criar esse entendimento em nosso meio. As igrejas precisam trabalhar como comunidade terapêutica, esclarecendo e não confundindo o papel civil de cada cristão. Até porque, o cristão que pensa que não tem nada haver com os rumos que nosso país está tomando, também não verá problema em usar os famosos: gato net, gato luz, gato água, como já foi observado até mesmo como prática em algumas igrejas.

Um segundo passo e talvez o maior deles, seria o desenvolvimento de líderes de expressão.Explicando, não estou me referindo aqui a pessoas que só são conhecidas na mídia, mas a líderes que sejam respeitados e vistos como pessoas que tem testemunho diante da sociedade secular, não tendo envolvimento com as mesmas armações que queremos combater, como parece ser o caso do senhor Antonio Palocci.

Precisamos influenciar para não sermos influenciados. Precisamos conhecer nosso papel para não jogarmos contra esse país e seu povo. Precisamos de homens e mulheres que desejem representar o Reino de Deus, sendo referência para  falar em nome Dele a essa nação que tanto precisa.

Não desmerecendo nenhum dos líderes que temos hoje na ativa, precisamos de uma nova safra de liderança que esteja descomprometida com o material, para passar o espiritual dentro de suas ações civis. Precisamos de uma liderança para  representar nossa cosmovisão junto aod três poderes dessa nação.

Você conhece alguém para indicar? Gostaria de ouvir sua sugestão.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Atrito entre a consciência original e a elasticidade moral

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores
 
Juro que tentei, porque não gosto de fazer isso, mas eu preciso confessar aos meus visitantes que ontem à noite eu acabei cedendo, mas peço a vocês que entendam o meu lado, a vontade de fazer foi maior do que meus critérios.

Bem, antes que você deixe essa matéria de lado e saia correndo por ai declarando nas redes sociais que o pastor Paulo escorregou, deixe-me explicar do que estou falando.

Tenho por princípio não pregar usando temas sobre o qual já escrevi, mas ao meditar sobre a Palavra que seria ministrada ontem (domingo 22/5) em nossa igreja, percebi que o texto bíblico identificado tinha muito haver com a idéia principal da exposição feita na matéria postada em nosso blog no dia 20 de maio, que apresenta uma comparação entre o comportamento das células reprogramadas e a consciência implantada por Deus em cada um de nós.

Reconhecendo haver uma direção do Espírito para falar sobre o assunto, compartilhei com nossa igreja na noite de ontem 1 Ts.5.2-3. Na minha tradução existe um subtítulo que define muito bem o conteúdo desse texto (a vinda do Senhor e certa e repentina). Para não fugir a pratica de uma pregação expositiva, num primeiro plano falei sobre a volta de Jesus para encontrar os seus, explicando que esse encontro pode ser também encarado como um abraço divino, já que literalmente estaremos nos braços de Deus a partir daí.

Falei também sobre os cuidados que devemos ter com nossa fé, tendo em vista que o retorno Dele é certo, mas também repentino. Isso significa que apesar da confusão provocada pelo ministério Family Radio, que pode ate gerar algum descrédito em relação a esse ensino ministrado nas igrejas, haverá sim um dia ou noite que Ele virá ao nosso encontro, por isso, não podemos fraquejar e nem permiti que a corrupção que habita ao nosso redor, invada nosso ser.

Num segundo plano explorei também o conteúdo do texto citado que nos orienta; que independente desse fato ou seja, que um dia Ele virá nos encontrar , precisamos diariamente ativar nossa consciência original, aquela implantada por Deus em nossos pais (Adão e Eva), usando ela como um espelho para identificar nossos erros e desvios, fazendo assim, junto ao Espírito, nosso caminho de volta à nossa forma original, independente do fato de que nessa vida, não atingiremos a perfeição.

A matéria a qual me referir no início desse texto, fala sobre células adultas (exemplo: da pele) que podem ser reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias, tornando-se teoricamente, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, como o cardíaco, músculo, gordura, osso ou células nervosas, ocasionando restauração de partes lesadas. Mas com os avanços das pesquisas, descobriu-se que essas células adultas guardam memória de sua origem, preferindo se diferenciar naquele lugar de onde elas foram extraídas, gerando rejeição quando colocadas em outro local, apesar de terem sido reprogramadas para aturem como células-tronco.

Nós seres humanos, como já falamos acima, também temos um programação original, guardamos memória de onde fomos retirados e em nosso íntimo desejamos retornar para esse lugar perfeito, que é à sombra do Altíssimo. Mas muitas vezes, atuamos como os pesquisadores, levando nossa consciência a habitar em lugares e com verdades (com letra minúscula) que são rejeitadas pela nossa memória, resultando em tantas frustrações nessa vida.

Esse erro não acontece só com quem está fora da igreja, onde a memória original da consciência vive em briga com a elasticidade moral gerada pela prática de vida dos nossos tempos, mas com muitos que já tomaram uma decisão por Jesus, acreditando que tudo está resolvido nesse ponto. Esse ponto nos trouxe salvação, justificação e regeneração, mas existe algo além, que precisaremos trabalhar a cada dia de nossas vidas até a volta de Jesus.

Esse trabalho, que se resume em ativar essa memória original implantada por Deus e agora alimentada pela sua Palavra, além de cumprir um princípio de obediência a Palavra divina, nos cura de toda rejeição a vida, nos tornando livres das angústias, mágoas, insatisfações, depressões, ansiedades, insatisfações e outros, que no fundo, não passam de conseqüências do ato de implantarmos nossa consciência distante dos princípios divinos, que constituem, a exemplo das células reprogramadas, nossa memória de origem.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESPAÇO CIÊNCIA - Nós somos iguais às células reprogramadas.

Hoje vamos falar sobre as IPS (do inglês induced reprogrammed stem cells), ou como são conhecidas em nosso idioma e no meio científico brasileiro: células reprogramadas.

Nosso discurso, apesar de ser espiritual, vai circular todo o tempo nessa matéria pelo campo da genética, nada muito contraditório com o nosso contexto, já que no centro da espiritualidade está Aquele que é o inventor ou criador da genética.

As IPS são células que podem ser retiradas de vários tecidos adultos (como as da pele-fibroblastos) e através da ativação de alguns genes, serem reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias, tornando-se teoricamente, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, como o cardíaco, músculo, gordura, osso ou células nervosas.

Depois de muita euforia no meio científico com a descoberta dessa grande possibilidade há alguns tempo, estudos mais recentes demonstraram haver obstáculos, não impedimentos definitivos, para o uso das IPS na terapia celular, já que elas apresentam algumas dificuldades como, por exemplo:

“elas guardam memória de onde foram retiradas e preferem se diferenciar naquele tecido, gerando rejeição quando utilizado em outro local, mesmo que seja no mesmo corpo”. Olha que coisa interessante, essas células possuem um tipo de memória que não a deixa naturalmente confortavel em outro lugar que não seja aquele onde ela foi originada.

Olhando para esse exemplo, e refletindo de forma até mesmo  científica ,  percebemos que da mesma forma que acontece com as IPS, nós também guardamos em nossa consciência  o endereço de nossa origem e como era nossa formação inicial.

Nesse contexto, não estamos nos referindo ao termo origem tratando da  nossa família, mas estamos falando da nossa casa espiritual.

O nosso homem interior sabe exatamente, porque tem boa memória, de onde viemos e formos gerados, por isso, quando estabelecemos nossas vidas distante de Deus, que é o nosso lugar de origem, e vivemos diferente daquilo que é natural para nossa origem, apresentamos, como as IPS, um quadro de rejeição a vida, gerando deformações que se manifesta através de várias sintomas como:

insatisfações pessoais, angústias, frustrações, ,tristezas relacionamentos fracassados,doenças, deformação do caráter e até mesmo depressão.

É evidente que não estamos afirmando que toda depressão ou outro síntoma específico têm esta origem, até porque, como filhos do inventor da genética não podemos nos permitir ser ignorantes a esse ponto, independente disso, queremos com essa matéria alertar aos nossos leitores que esses sentimentos e comportamentos são muito comuns nas pessoas que insistem em viver distante do lugar indicado em sua memória como sua origem.

Se você que nos visitou desejar entender um pouco mais de genética humana, leia a matéria que usei de base para esse texto na Veja online, caso queira entender sua crise existencial, se aproxime mais de Jesus através de sua Palavra e da oração.

A solução nesses casos apontados acima é bíblia mesmo e falar com Deus em oração e súplicas, esse tipo de coisa que alguns cristãos já nem sabem mais o que é ,mas que você, mesmo ainda não sendo um , pode começar a descobri nessa noite.

Deus te abençoe

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores

quinta-feira, 19 de maio de 2011

ESPAÇO INTERNACIONAL - Saiba quando Jesus voltará, meus cálculos não falham

Confesso aos nossos  visitantes que, da minha igreja, ninguém comentou os cartazes apocalípticos espalhados nos ônibus e outdoor da cidade pelo grupo cristão evangélico americano Family Radio (o nome oficial da Family Radio é Family Stations Inc. Ela é uma corporação totalmente única e sem fundos lucrativos, que começou em 1958, pelo menos é assim que eles se definem), que segundo informações da mídia tem um núcleo no estado de Minas Gerais, encarregado pela campanha publicitária brasileira e também por propagar essa chamada “revelação” aos seus adeptos.

Independente da nossa localização na cidade de Niterói, RJ, a divulgação do juízo de Deus sobre a Terra no dia 21 de maio deste ano foi realizada em várias cidades e países, recebendo especial atenção em Nova York, onde o aposentado Fitzpatrick (que começou a acreditar na fatídica profecia após conhecer o grupo o Family Radio, cujo pastor Harold Camping realiza presságios usando cálculos numerológicos e afirma que só os verdadeiros crentes se salvarão) gastou toda sua aposentadoria (US$ 140.000,00) na divulgação dessa informação, com cartazes no metrô e no sistema de ônibus da cidade.

Ontem recebi uma sugestão de escrever sobre esse episódio, confesso que se não fosse cutucado não iria me manifestar, tendo em vista outras situações que estão ocorrendo com a Igreja brasileira, que nesse momento, precisa de toda nossa atenção e oração. Mas ao ouvir a sugestão, me dei conta que seria irresponsabilidade de minha parte não falar sobre o assunto, já que ele pode de certa forma, está mexendo com a cabeça e a vida de muitas pessoas, por isso, deixo aqui registrado meus agradecimentos a irmã Patrícia, esposa do pastor Raphael da Igreja Metodista, que foi uma atalaia me despertando sobre o tema no dia de ontem.

Do que consegui apurar, identifiquei que a campanha já estava ativa no Brasil no ano passado, como nos informa o site http://www.creio.com.br: “Não marque nada. O arrebatamento acontecerá dia 21 de maio de 2011 e o fim do mundo em outubro de 2011”. “É o que afirma e sugere um panfleto distribuído pelas ruas de São Paulo nesta primeira quinzena de julho. Assinado pela Family Rádio no Brasil com sede em Belo Horizonte o panfleto foi entregue por missionários na Praça da Sé irritou alguns evangélicos.”

Com essa campanha, o responsável pela Family Radio tenta emplacar pela segunda vez o dia do juízo, já que sua carreira de profeta (?) começou no ano de 1990 quando ele publicou um livro em que dizia haver “alta probabilidade” de Cristo voltar à Terra em 6 de setembro de 1994 para julgar os homens. Pelo que sabemos, Cristo NÃO voltou na primeira data prevista por este cidadão, falhando assim sua primeira previsão, como acreditamos (os cristãos bíblicos) que falhará também a sua segunda, terceira e quantas tiverem.

Amados e queridos visitantes, essa não é a primeira e nem a última vez que alguém tenta passar por cima das escrituras e “adivinhar” a volta de Jesus e o juízo de Deus e também não será a ultima, aqui mesmo no Brasil uma missionária/apóstola previu a volta de Jesus em 2007.

Por isso, descanse quanto ao dia 21 de Maio, mas não quanto ao verdadeiro dia da volta de Jesus, que só Deus sabe.Toda essa confusão que está sendo feita por esse grupo pode nos servir de alerta sim, mas para o fato em si da volta do Mestre, que nunca deve ser deixada de lado, falte quanto tempo faltar para sua vinda.

Quer um conselho? Viva sua vida pensando que a volta de Jesus pode acontecer hoje mesmo ou até amanhã, saiba que essa esperança vai te ajudar a estar pronto quando o momento chegar.

Que Deus tenha misericórdia de nós nesse dia.
Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores
Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - A crise existencial de nossa sociedade

A cada dia estou mais convicto de que só existe uma solução para nossa existência nessa vida e também na vindoura: “se aproximar mais de Deus na pessoa de Jesus”.

Ele, Jesus, não estava sendo subjetivo, mas também não tão específico quando declarou que: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Ele não foi subjetivo porque não existe outra forma ou maneira de conhecermos Deus e nos aproximarmos Dele que não seja por intermédio de Jesus, já que só Ele como Deus, pode nos mostrar a forma correta, e não subjetiva de chegarmos à sua presença, atingindo assim o nosso alvo existencial.

Por outro lado, sua fala não foi específica no sentido do primeiro encontro em si, ela também nos incita a um processo contínuo e crescente deste encontro. Em resumo, Jesus não falou apenas que devemos chegar a Deus através Dele, mas que precisamos continuamente nos aproximar de Deus usando Ele como caminho.

Hoje conversando com meu filho Caio, falamos das mazelas e enganos dessa vida e como nossa sociedade está se afundando por se distanciar de Deus. Destacamos a falta de ética e moral, estrutura e esqueleto de toda boa e agradável construção, que no atual momento, desapareceram completamente de toda construção proposta em nossos dias. Para onde se olha é fácil contemplar “o império do engano” se estabelecendo, seja na educação, política, economia, governo, família e até mesmo dentro de algumas religiões ou grupos de religiosos.

Uma vida ou sociedade longe de Deus está fadada ao fundo do poço da imoralidade e da falta de ética. O difícil é perceber que as pessoas não se dão conta disso, pelo contrário, julgam aqueles que por força da fé resistem a este estilo de vida destrutivo.

Por isso deixo um convite aos santos que no visitam: "Chegou o momento do conhecimento de Deus crescer em nós de forma contínua, para isso, precisamos levar a sério nossa aproximação com Cristo. Conclamo nossos visitantes a viverem mais esse Reino, por você e por essa sociedade, que não sabe, mas precisa muito de Deus".

Em Cristo
Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.
Pr. Paulo Cesar Nogueira