Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ESPAÇO CIÊNCIA - Nós somos iguais às células reprogramadas.

Hoje vamos falar sobre as IPS (do inglês induced reprogrammed stem cells), ou como são conhecidas em nosso idioma e no meio científico brasileiro: células reprogramadas.

Nosso discurso, apesar de ser espiritual, vai circular todo o tempo nessa matéria pelo campo da genética, nada muito contraditório com o nosso contexto, já que no centro da espiritualidade está Aquele que é o inventor ou criador da genética.

As IPS são células que podem ser retiradas de vários tecidos adultos (como as da pele-fibroblastos) e através da ativação de alguns genes, serem reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias, tornando-se teoricamente, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, como o cardíaco, músculo, gordura, osso ou células nervosas.

Depois de muita euforia no meio científico com a descoberta dessa grande possibilidade há alguns tempo, estudos mais recentes demonstraram haver obstáculos, não impedimentos definitivos, para o uso das IPS na terapia celular, já que elas apresentam algumas dificuldades como, por exemplo:

“elas guardam memória de onde foram retiradas e preferem se diferenciar naquele tecido, gerando rejeição quando utilizado em outro local, mesmo que seja no mesmo corpo”. Olha que coisa interessante, essas células possuem um tipo de memória que não a deixa naturalmente confortavel em outro lugar que não seja aquele onde ela foi originada.

Olhando para esse exemplo, e refletindo de forma até mesmo  científica ,  percebemos que da mesma forma que acontece com as IPS, nós também guardamos em nossa consciência  o endereço de nossa origem e como era nossa formação inicial.

Nesse contexto, não estamos nos referindo ao termo origem tratando da  nossa família, mas estamos falando da nossa casa espiritual.

O nosso homem interior sabe exatamente, porque tem boa memória, de onde viemos e formos gerados, por isso, quando estabelecemos nossas vidas distante de Deus, que é o nosso lugar de origem, e vivemos diferente daquilo que é natural para nossa origem, apresentamos, como as IPS, um quadro de rejeição a vida, gerando deformações que se manifesta através de várias sintomas como:

insatisfações pessoais, angústias, frustrações, ,tristezas relacionamentos fracassados,doenças, deformação do caráter e até mesmo depressão.

É evidente que não estamos afirmando que toda depressão ou outro síntoma específico têm esta origem, até porque, como filhos do inventor da genética não podemos nos permitir ser ignorantes a esse ponto, independente disso, queremos com essa matéria alertar aos nossos leitores que esses sentimentos e comportamentos são muito comuns nas pessoas que insistem em viver distante do lugar indicado em sua memória como sua origem.

Se você que nos visitou desejar entender um pouco mais de genética humana, leia a matéria que usei de base para esse texto na Veja online, caso queira entender sua crise existencial, se aproxime mais de Jesus através de sua Palavra e da oração.

A solução nesses casos apontados acima é bíblia mesmo e falar com Deus em oração e súplicas, esse tipo de coisa que alguns cristãos já nem sabem mais o que é ,mas que você, mesmo ainda não sendo um , pode começar a descobri nessa noite.

Deus te abençoe

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores

Nenhum comentário:

Postar um comentário