Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Atrito entre a consciência original e a elasticidade moral

Ps:Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores
 
Juro que tentei, porque não gosto de fazer isso, mas eu preciso confessar aos meus visitantes que ontem à noite eu acabei cedendo, mas peço a vocês que entendam o meu lado, a vontade de fazer foi maior do que meus critérios.

Bem, antes que você deixe essa matéria de lado e saia correndo por ai declarando nas redes sociais que o pastor Paulo escorregou, deixe-me explicar do que estou falando.

Tenho por princípio não pregar usando temas sobre o qual já escrevi, mas ao meditar sobre a Palavra que seria ministrada ontem (domingo 22/5) em nossa igreja, percebi que o texto bíblico identificado tinha muito haver com a idéia principal da exposição feita na matéria postada em nosso blog no dia 20 de maio, que apresenta uma comparação entre o comportamento das células reprogramadas e a consciência implantada por Deus em cada um de nós.

Reconhecendo haver uma direção do Espírito para falar sobre o assunto, compartilhei com nossa igreja na noite de ontem 1 Ts.5.2-3. Na minha tradução existe um subtítulo que define muito bem o conteúdo desse texto (a vinda do Senhor e certa e repentina). Para não fugir a pratica de uma pregação expositiva, num primeiro plano falei sobre a volta de Jesus para encontrar os seus, explicando que esse encontro pode ser também encarado como um abraço divino, já que literalmente estaremos nos braços de Deus a partir daí.

Falei também sobre os cuidados que devemos ter com nossa fé, tendo em vista que o retorno Dele é certo, mas também repentino. Isso significa que apesar da confusão provocada pelo ministério Family Radio, que pode ate gerar algum descrédito em relação a esse ensino ministrado nas igrejas, haverá sim um dia ou noite que Ele virá ao nosso encontro, por isso, não podemos fraquejar e nem permiti que a corrupção que habita ao nosso redor, invada nosso ser.

Num segundo plano explorei também o conteúdo do texto citado que nos orienta; que independente desse fato ou seja, que um dia Ele virá nos encontrar , precisamos diariamente ativar nossa consciência original, aquela implantada por Deus em nossos pais (Adão e Eva), usando ela como um espelho para identificar nossos erros e desvios, fazendo assim, junto ao Espírito, nosso caminho de volta à nossa forma original, independente do fato de que nessa vida, não atingiremos a perfeição.

A matéria a qual me referir no início desse texto, fala sobre células adultas (exemplo: da pele) que podem ser reprogramadas para se comportarem como células-tronco embrionárias, tornando-se teoricamente, capazes de se diferenciar em qualquer tipo celular, como o cardíaco, músculo, gordura, osso ou células nervosas, ocasionando restauração de partes lesadas. Mas com os avanços das pesquisas, descobriu-se que essas células adultas guardam memória de sua origem, preferindo se diferenciar naquele lugar de onde elas foram extraídas, gerando rejeição quando colocadas em outro local, apesar de terem sido reprogramadas para aturem como células-tronco.

Nós seres humanos, como já falamos acima, também temos um programação original, guardamos memória de onde fomos retirados e em nosso íntimo desejamos retornar para esse lugar perfeito, que é à sombra do Altíssimo. Mas muitas vezes, atuamos como os pesquisadores, levando nossa consciência a habitar em lugares e com verdades (com letra minúscula) que são rejeitadas pela nossa memória, resultando em tantas frustrações nessa vida.

Esse erro não acontece só com quem está fora da igreja, onde a memória original da consciência vive em briga com a elasticidade moral gerada pela prática de vida dos nossos tempos, mas com muitos que já tomaram uma decisão por Jesus, acreditando que tudo está resolvido nesse ponto. Esse ponto nos trouxe salvação, justificação e regeneração, mas existe algo além, que precisaremos trabalhar a cada dia de nossas vidas até a volta de Jesus.

Esse trabalho, que se resume em ativar essa memória original implantada por Deus e agora alimentada pela sua Palavra, além de cumprir um princípio de obediência a Palavra divina, nos cura de toda rejeição a vida, nos tornando livres das angústias, mágoas, insatisfações, depressões, ansiedades, insatisfações e outros, que no fundo, não passam de conseqüências do ato de implantarmos nossa consciência distante dos princípios divinos, que constituem, a exemplo das células reprogramadas, nossa memória de origem.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário