Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Quanto do nosso tempo deve ser dedicado a Deus?



Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook.Desejamos interagir.
Se todos os nossos questionamentos fossem organizados em grupos, a pergunta título deste artigo ocuparia com tranqüilidade o topo daquele onde estariam reunidas as perguntas com respostas mais variadas.

Uma das explicações para a diversidade de respostas nesse caso, é a interessante observação de que ao tratarmos do tempo que é dedicado a Deus, estamos automaticamente falando de nossa integralidade como pessoa, ou seja, quanto do nosso tempo, dinheiro, pensamentos, esforços, presença, dedicação... Quanto da totalidade do nosso ser deve ser dedicado ao Senhor.

Os "desavisados de plantão", ao terem contato com esse texto questionarão “de cara” a ordem dos valores apresentada, já que para “os desavisados”, quem tem que se dedicar nessa história ou nesse relacionamento é Deus e não seus filhos, já que Ele é o Pai Celestial. Diante desse tipo de raciocínio fico impressionado com a capacidade de algumas pessoas de sair, como costuma dizer a minha esposa, “pela tangente” quando é conveniente.

É evidente, e não discutível, que o Pai Celestial sempre será o mais preocupado e dedicado nessa relação, não só pelo fato de ser Pai, argumento utilizado pelos “desavisados”, mas também por todas as outras características que completam sua perfeição e graça. Afinal de contas, foi Ele quem mandou seu Filho morrer pelos nossos pecados na Cruz do calvário.

Independente de a iniciativa ser de Deus como registramos acima, de nossa parte tem que haver uma contrapartida, e não pode ser qualquer uma, precisamos dar a resposta certa para que haja evolução deste relacionamento, o que implica diretamente na questão do tempo dedicado a Ele.

Desfeito esse escudo enganoso chamado “tangente”, vamos falar sério sobre a questão em pauta, já que muito do ensino ministrado hoje em dia em algumas igrejas, acaba levando as pessoas a terem uma visão distorcida da sua relação com Deus e automaticamente, do tempo que deve ser dedicado a ELE.

O conceito que mais prevalece dentro dessa diversidade é a tese do “crente vou ao culto”, que define o tempo de Deus como aquele delimitado pelo tempo que se passa na igreja, ou seja, seis horas por semana, no caso dos cristãos que freqüentam três cultos semanais. Nesta visão, o erro mais grosseiro não está na quantidade de horas, mas no conceito restrito de relacionamento com Deus, que aprisiona a comunhão aos momentos da prestação do culto. Fora desse horário, Deus desaparece da mente e muitas vezes da vida das pessoas que pertencem a esse grupo.

Num outro extremo temos o “crente auto-suficiente”. Este tipo de crente vai à igreja de forma rara, já que a internet, livros, vídeos, debates na rádio e os programas de televisão são, na cabeça deles, suficientes para sua formação espiritual e comunhão com Deus. Esse tipo de pessoa normalmente opera uma busca intelectual do conhecimento bíblico, encontrando em todas estas fontes apenas fatos, mas... o Deus que elabora esses mesmos fatos fica fora do seu campo de entendimento.Para eles tudo pode ser contextualizado, inclusive a comunhão com Deus e com os irmãos da igreja, que pode ser operada via on-line.

Temos também o “crente sobrou um tempinho”. Esse é o tipo de pessoa que enxerga Deus e a comunhão com o Eterno como algo muito pequeno, ao ponto Dele (e a comunhão) se encaixar no tempo que sobra na vida de cada um que pertence a esse grupo, e olha que no cotidiano desse tipo de pessoa a sobra nunca passa de alguns minutos.Normalmente são pessoas que acreditam que são seus próprios esforços que farão a diferença em tudo, olhando Deus como um complemento. São judaizantes modernos, que trazem "a sua obra" como instrumento de glorificação própria. Sendo assim, para que dedicar mais tempo para Deus?

Se por um lado existe muita confusão na cabeça dos nossos rebanhos, me preocupa mais ainda a convicção de algumas lideranças a respeito desse assunto. Amados, os pastores não são santos (no sentido de perfeito) e nem mais sobrenaturais do que ninguém, mas sobre esses abençoados pesa a responsabilidade do governo terreno da igreja, que de maneira nenhuma pode ser exercido sem que haja tempo na vida dessas pessoas para Deus, caso contrário, estaremos assumindo um tipo de risco que não temos direito.

Diante do que foi exposto, peço sua reflexão, sendo você um pastor ou não, sobre quanto do seu tempo tem sido oferecido a Deus. Ele não deve ocupar o tempo que sobra nas suas atividades, mas deve ser uma prioridade diária, independente do que determinamos fazer de nossa vida. Se você decidiu ser presidente da república, que seja, mas não furte o tempo que é Dele no seu cotidiano. O tempo deve ser considerado como dízimo, não pode ser roubado.Não ofereça o tempo que é de Deus na sua vida nos altares das ocupações seculares, lembre-se, nenhum deles é Deus.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira.
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

4 comentários:

  1. Pr.Mariano:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?rl=cpp&cmm=115635199
    Ministério inflmado por Cristo-O CORAÇÃO de DEUS, O HOMEM de deus
    OS Caminhos de DEUS. A julgar pelo exterior, não parecia haver nada
    em Davi que pudesse impressionar a DEUS. Nada que levasse DEUS
    a dizer. Eis aí o meu homem. Ele não passava de um pastor, bastante
    jovem ainda por cima, que morava no pequeno povoado de BELÉM. to
    davia, DEUS disse assim mesmo:- Você tem o que estou procurando,
    rapazinho. Você é o futuro rei de Israel. Podemos parafrasear. UM NI
    NGUÉM QUE NINGUÉM NOTOU. Termino essa meditação Biblica; O HO
    MEM ESQUECE...DEUS LEMBRA/ 1 SAMUEL 16.11 / Quando digo o ho
    mem, não é num ato de ataque aos Lideres atuais, que são pessoas
    sinceras. Com a ajuda de DEUS, Samuel tem agora a perspectiva cer
    ta. Nada iria impedi-lo de encontrar o escilhido de DEUS! Não importa
    o seu trabalho. Não importa a sua idade. Vá busca-lo! DEUS lhe esco
    lheu não pra ficar sê lamentando. mais pra consolar quem sê lamenta
    pense nisso você foi escolhido e não achado. Um bom final de semana
    a todos os meus amigos. www.evangelistamarianojunior.blogspot.com
    // palavrainflamada1@hotmail.com// comunidade cristã do orkut: VIver
    sem Aprender é ter uma vida sem poder vive-la de fato. Pr.Jeremias de
    Oliveira-AD-MADUREIRA-TABOÃO-SETOR/ PG / Ev.Mariano Junior

    ResponderExcluir
  2. Pr. Paulo Cesar. Talvez meu comentário venha lhe trazer algum desconforto, não no sentido pessoal, mas no sentido coletivo. Não me justificando, apenas informando: chega um momento na vida de um servo de Deus que é preciso tomar uma posição radical quando o assunto é o reino dos céus, ou se moldar à consciência morna desta igreja mundana existente nos dias de hoje. Na opinião do Todo Poderoso Jesus Cristo, ser morno (falso amigo)é pior do que ser frio (inimigo). Deste ponto de vista posso afirmar que o diabo está com sua reputação muito acima ao da maioria cristã deste país.

    Ví seu descontentamento sobre a falta de comentários em seu blog, e vou dar uma sugestão: Crie matérias destacando os assuntos do Big Brother, A Fazenda, das novelas. Coloque fotos sensuais de celebridades e crie o pornô gospel, que o irmão irá ter suas expectativas superadas no que se refere aos comentários dos evangélicos. São estas coisas que prendem a atenção deles e não o ensino bíblico e nem os temas relacionados.
    Os que levam a Palavra de Deus a sério lutando para trazer o melhor das Escrituras e assuntos pertinentes para a edificação da igreja estão em desuso pelos crentes. Por outro lado, os governos das igrejas têm muita participação nisso. Basta olhar para o que está em evidência na mídia gospel. É isto que forma os crentes modernos.
    São as bajulações para atrair público e consequentemente seus dízimos e ofertas que ditam as regras. Cadê o Deus de Justiça, que corrige e açoita aos que ama, a condenação dos ímpios e a ira do Senhor contra os abomináveis que as Escrituras revelam que não aparecem mais nos ensinos aos cristãos? Falta Verdade Bíblica e Justiça de Deus nos púlpitos e por isso as comunidades cristãs estão se enchendo de gente que não quer nada com Deus, somente seus favores e isto tem feito os fiéis errarem o caminho também.
    A igreja do Senhor precisa ser levada de volta para as verdadeiras bases do evangelho e ser lavada com o sabão de lavandeiro para que suas vestes se tornem limpas de fato. O arrebatamento esta aí, só não vê o cristão que não quer ver. Nosso tempo já acabou, e os bens que ajuntaram para quem serão? A meia noite está sobre nós, é hora do clamor. Quem tocará esta trombeta?
    O que será que estes governos da igreja dirão para justificarem-se diante do Senhor pelas ovelhas que não eram para morrer e morreram enquanto negavam-lhes o verdadeiro alimento lutando pelos seus sórdidos ideais?
    Se os verdadeiros pastores não tomarem uma posição a tempo e vomitarem as heresias e os hereges pra fora da igreja, purificando-se também dos ensinos que formatam a igreja neste evangelho vil onde se permite tudo, Deus o fará e não terá nenhum dos coniventes por inocente. A menos que o sangue do Cordeiro não tenha mais valor diante dos olhos d'Ele assim como também parece não ter diante desta igreja vulgar que pisa as santas doutrinas como se fossem degraus para alcançar seus objetivos egoístas.
    Isto não é nenhuma crítica pessoal até porque nem o conheço, mas um apelo a quem quer que se interesse pela causa. É mais do que momento de ressuscitarmos e trazermos a público a verdade que realmente pode libertar o pecador da condenação ao inferno. "Se a vossa justiça não exceder a justiça dos escribas e dos fariseus, de maneira nenhuma entrareis no reino dos céus."

    Finalizo perguntando: Como uma igreja carnal como somos hoje pode ter tempo de qualidade para Deus, quando o tempo ou qual oferta for, devesse ser apenas a extensão de uma vida entregue a Ele?

    Que o Senhor se compadeça de cada um de nós.

    Att. Marcelo Alberto

    ResponderExcluir
  3. Pr Paulo.

    Bastante feliz o comentário do Marcelo Alberto. Me parece que ele c conseguiu sintetizar muito bem o que vem ocorrendo hoje no seio da igreja. Crentes mornos.
    Será que estamos criando isso? Ou será que as pessoas é que perderam o 'interesse' na igreja?
    E se foi isso, por que?
    Tenho visto ovelhas que acreditam que, já que frequentam os cultos dominicais e entregam regularmente os seus dízimos, já tem vaga garantida no céu. Creio que isso ainda é mais sério no âmbito batista, devido àquela doutrina da salvação imperdível.
    Afinal, creio que deveríamos formar um grupo para uma ampla discussão sobre esse assunto, e nele incluir membros de igrejas a fim de ouvi-los também.
    Abraço.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir
  4. Pastor Fernando, também achei muito pertinente os comentáros do nosso irmão Marcelo. Espero que ele visiste nosso blog outras vezes, precisamos muito deste tipo de reflexão. Quanto ao seu comentário, acredito que os motivos sejam os mais variados possíveis. Mas creio na sua sujestão: Formar um grupo de ampla discussão. Por que não pensamos em amadurecer essa ideia?

    Pr.Paulo

    ResponderExcluir