Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Qual das duas é a sua fórmula matemática?

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir com você.

Conhecer e estudar a história da igreja deveria ser requisito obrigatório para todo cristão que freqüenta uma denominação cristã.

 Além de outras tantas reflexões que este aprendizado nos traz, ele nos ajuda a entender que dentro de cada igreja local sempre existiram dois tipos de crentes.O primeiro é do tipo ele +Cristo e ponto final. O segundo tem um pequeno acréscimo nesta “fórmula matemática”, que faz muita diferença na forma de ser cristão: ele + Cristo + o Reino de Cristo. Este tipo de cristão é muito mais completo que o primeiro, já que sua vida se movimenta na velocidade, módulo, direção e sentido que beneficia também Reino, e não somente seus próprios interesses. Ter visão de Reino faz nossos pés se desprenderem do chão, o que nos torna pessoas com um tipo de caráter mais próximo daquele revelado por Cristo.
 
Como podemos concluir ao estudar a história da igreja, esta composição (ou melhor, conceituando, estes dois perfis) não é uma coisa recente de nossos dias ou um produto derivado do neopentecostalismo, que surgiu na década de 60 no século XX, mas uma característica que acompanha a igreja desde sua formação, nos dias de pentecoste ou num outro marco, dependendo do seu entendimento sobre o início da Igreja, que não é tema em questão neste momento.
No ano 27 da era cristã Jesus teve que lidar com esses dois perfis ao começar a juntar o rebanho do Pai, bem como seus apóstolos, herdeiros desta função, além dos bispos que o seguiram, presbíteros e toda linha de sucessão que venho a partir de então.

A primeira pergunta que pode surgir neste momento na cabeça do leitor é: “Se foi sempre assim, por que falar sobre o assunto?” Minha resposta é que estas duas posições não são estáticas na vida dos irmãos, cada um de nós pode mudar de uma posição para outra ao longo do tempo. Evidentemente, que uma mudança da primeira categoria para a segunda (que é mais completa, já que entroniza junto com a relação com Cristo a preocupação com o Reino) é bem-vinda em todos os sentidos, já que ela é mais completa, dentro da perspectiva do Evangelho.

Outra questão que pode ser levantada, já que poucas são as pessoas que param para pensar em assuntos deste tipo, é: “como saber onde estou inserido?”. Esta é verdadeiramente uma boa pergunta e também muito oportuna, que merece toda nossa atenção ao ser respondida, já que ela traz aos nossos leitores uma grande oportunidade de reavaliar sua relação com Deus, tendo a chance de melhorar de posição, até porque, cá entre nós, “Jesus merece o nosso melhor.”

Bem, podemos começar essa identificação avaliando o quanto estamos dispostos a nos privar(está palavra parece que dá choque em certos cristãos) de certas atitudes, pensamentos e comportamentos, para que em beneficio do Evangelho, ele seja considerado mais excelente diante de outras pessoas. Este item tem um grande peso nessa avaliação, já que ele interfere diretamente nas nossas vontades, colocando-as em segundo lugar na hora da tomada de decisão em nossas vidas.

Como bem nos alertou o apóstolo: “tudo nos é lícito, mas nem tudo nos convém”. Muitas vezes, para que o Reino seja alargado e almas sejam ganhas para Cristo, teremos que deixar de lado coisas que até não são pecado, mas que fortalecem nossa distância das coisas dos céus.

Quem pensa no Reino considera (avalia se é nobre ou não) o “peso” do lugar aonde vai (bar,shows, festas juninas, festas de uma maneira geral), o que assisti (na televisão, cinema,DVD, teatro, lutas), como fala (palavrões, agressividade, dureza) e sobre o que se fala(muitas vezes falamos até da boneca Barbie, mas de nada que glorifique e exalte o Senhor, trazendo-nos crescimento).

Para encerrar, talvez persista a seguinte pergunta: “Onde estou?”. Minha resposta para você é: reflita sobre cada item do “aonde ir”, “ o que se assisti”, “o que se fala e como se fala”, depois peça a Deus para iluminar a resposta em sua mente. Seja ela qual for, saiba que você pode mudar de lado, desde que seja para ser mais completo.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário