Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Cuidado com sua escolha, ela pode ser um refúgio.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir com você.


Você já reparou que cada um de nós tem uma parte preferida nas nossas respectivas casas?

Para os adeptos do estilo Sonequita (do desenho pocoyo) o quarto, bem como a cama, é a parte preferida da casa. Na visão daqueles mais televisivos a sala fica em primeiro lugar. Para algumas irmãs (hoje cada vez mais raro) é a sua bela copa-cozinha. Além desses estilos mais tradicionais, temos também em algumas casas outros tipos: o intelectual que prefere o escritório ou biblioteca, o despojado que prefere a área externa e até aqueles que consideram o banheiro um lugar de “eterna paz”.

Meditando um pouco sobre a naturalidade destas escolhas, que a primeira vista parece não ter nenhum sentido específico, uma pergunta vem automaticamente à nossa mente: “O que determina esse tipo de escolha. O que faz cada um de nós se sentir melhor em determinados lugares ou área das nossas casas.”

Bem, caso façamos uma enquete, teremos com certeza as mais variadas repostas, além do fato de que elas apresentarão muitos desencontros, já que a motivação de nossas escolhas, pelo menos nesse caso, não se dá na área da nossa mente chamada de consciente, mas numa outra parte conhecida como inconsciente. Sim, é isso mesmo, nossas escolhas, na maioria desses casos, não são feitas da forma que brincamos acima, mas por mecanismos complexos que atuam no nosso inconsciente.

Se você ficou curioso para entender o tema proposto acima, saiba que nosso texto tem como objetivo revelar questões muito mais profundas do que a tese da preferência dos cômodos da casa. Por isso, fique atento à alegoria que está sendo proposta entre os cômodos de uma casa e as várias áreas de nossa vida, quem sabe você não entenderá melhor seus momentos de alegria, tristeza, paz, ansiedade e outros.

O primeiro passo que deve ser dado no sentido de desvendarmos essa questão é entender que, a tese (prefiro o cômodo que me sinto melhor) não é o fator determinante na maioria das escolhas, mas o que chamaremos de antítese (prefiro o cômodo onde não me sinto tão mal). A antítese indica que muitas vezes nossa aparente escolha, não é uma escolha no sentido literal da palavra, mas apenas o resultado obtido por um sistema de exclusão processado na nossa mente, que é monitorado todo tempo por pressupostos que habitam nosso subconsciente

Para entendermos melhor essa questão vamos exemplificar utilizando o quarto como local “escolhido”: Alguém que prefere passar a maior parte do tempo no quarto, até mesmo dormindo, na maioria das vezes não faz isso porque gosta mais do quarto ou mesmo de dormir, mas porque não se sente a vontade nos outros lugares, o que faz com ela esteja na maioria das vezes optando pelo quarto, já que andar dentro de casa e fora dele, dá a sensação de pisar num lugar onde não existe chão.

A confusão registra-se no fato de que a sensação da ausência do chão nem sempre é consciente, o que faz com que essa pessoa se entregue cada vez mais ao seu quarto e ao sono, movida por esse processo inconsciente que conduz suas escolhas, afastando-a das áreas de desconforto, dor, mágoa, rejeição, negação e outras, mesmo que essa postura não seja compreendida pelo restante da família e nem a leve a uma solução do  problema.

As casas de uma forma geral são construídas para que todos os familiares possam usufruir de todos os cômodos, independente da divisão em área de trabalho, lazer ou de descanso. Quando alguma dessas áreas ou a maioria delas começa a ser evitada por alguém, temos um sinal claro de que está faltando chão para essa pessoa nesse lugar.

A impressão de “faltar o chão” em algum lugar da casa, normalmente está ligada a uma sensação de desconforto criado por alguma situação ou estresse manifesto nesse lugar, o que muitas vezes conduz alguém a encarar outro cômodo como refúgio, o que é bem diferente de uma opção. Como já esclarecemos acima, essas “escolhas”- que muitas vezes podem ser definidas como fugas ou refúgio - são processadas de forma inconsciente, levando a maioria das pessoas a não percebe que foi conduzida por fatores processados fora do seu consciente.

Conheço o caso de uma mulher que foi humilhada pela sogra nos primeiros anos de casamento em relação à sua inexperiência na cozinha, fato que passou despercebido pelo seu marido, que não via nas atitudes de sua mãe nada desconfortável para sua esposa. Com o passar do tempo essa mulher começou a ter falta de ar todas às vezes que se aproximava de sua cozinha, situação que reforçou em seu marido a opinião que sua mãe sempre emitia e que ele repetiu diversas vezes a outras pessoas na frente de sua esposa. Ela, por não ter consciência do real motivo que tirava o chão da cozinha, assumiu sua rotulada incompetência culinária, deixando a cargo da sogra essa atividade do seu lar.

Depois de alguns anos de isolamento dentro da sua própria casa e muitas horas de sono, já que seu quarto havia se tornado seu refúgio e não sua escolha, ela conheceu Jesus e um pastor dedicado, que investiu horas de gabinete e oração para entender o que de fato havia acontecido na vida dessa jovem senhora. De posse da regeneração operada pelo Espírito e consciente de que sua única dificuldade era a inexperiência, situação comum a maioria das pessoas que enfrentam um casamento, ela decidiu reassumir seu lugar na culinária, pedindo de maneira gentil a sua sogra para se afastar da sua cozinha. Na primeira semana...bem, vamos deixar para lá, mas a partir da segunda, os elogios começaram a aparecer e a sensação de incômodo de sua respiração desapareceu.

Quanto ao seu quarto, ele voltou a ter o devido lugar em sua vida e ela hoje é proprietária de um grande restaurante, onde não abre mão de supervisionar a cozinha. Detalhe, sua sogra trabalha para ela como ajudante.

Talvez você esteja na sua casa ou até mesmo na sua vida encurralado em algum espaço, evitando áreas onde você já fracassou alguma vez ou muitas, seja sua vida financeira, profissional, espiritual, ministerial, sentimental, familiar ou outras.Aprenda com o testemunho acima que é necessário reprogramar sua mente com a Palavra de Deus, que nos afirma que o Senhor será sempre conosco e que não nos deixará ficar derrotados, porque sete vezes cairá o justo (em qualquer área da vida), mas Ele te levantará em todas elas.

Existe esperança para você. Tome consciência do que está oprimindo sua vida e enfrente essa situação com Jesus e sua Palavra, Ele vai te dar vitória.Procure a igreja evangélica mais próxima de sua casa, lá você encontrará alguém que te ajudará nessa caminhada.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira.

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário