Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

domingo, 5 de dezembro de 2010

ESPAÇO RELACIONAMENTO - O conhecimento de Deus revelado por Ele mesmo

Comecei a escrever esse texto – neste sábado - exatamente às 22h56min.

Para isso, pedi permissão à minha esposa para não me recolher com ela e ficar escrevendo até mais tarde, já que estava sentido necessidade de escrever (escrever no meu caso é uma necessidade que precisa ser suprida).

Confesso que foi uma decisão difícil, Já que ambos - eu e minha esposa - aprendemos o valor de nos recolhermos juntos na hora de dormir.

Para algumas pessoas essa ideia - pedir permissão à esposa para não se recolher com ela - pode parecer algo muito estranho ou até mesmo um ritual macabro de submissão. Outros podem achar um crime ao “direito individual do ser humano”, em pleno século 21 um homem – mas se fosse ela seria uma mulher - ter (o “ter” desses “outros” é visto como uma obrigação, diferente do nosso “ter”) que pedir permissão para ficar acordado até mais tarde trabalhando.

Mas para nós dois - eu e a Flávia - a coisa é completamente diferente. Com o passar dos anos que nos conhecemos – que já são em número de doze -, temos aprendido, que à medida que o tempo passa e os anos de casados aumentam, é necessário dobrar a cumplicidade, demonstrar mais amor e ter muito mais companheirismo e respeito pelo casamento e pelo cônjuge, sem isso, sabemos que naufragar é uma questão de tempo.

Por isso, a cada dia temos nos esforçado para fazer o processo inverso que a maioria dos casais fazem com o passar do tempo. Sendo assim, temos esperanças em Cristo – já que estamos evoluindo na dedicação, pela misericórdia do Senhor - de alcançarmos um estágio ainda mais excelente – no sentido da atenção - do que o de namoro.

Bem, nesse momento tive que interromper por uns quinze minutos nossa redação porque o Miguel – nosso bebê de um ano, o outro (bebê) se chama Caio e tem 22 anos- acordou e precisou de mim para voltar a dormir. Meu escritório está “estrategicamente” colocado por minha esposa ao lado do quarto dele, o que me possibilita acompanhar o seu sono enquanto escrevo.

Pelos parágrafos iniciais você deve está achando que nós vamos falar nesse post sobre relacionamento de casais, mas não é bem assim. Até aqui o que compartilhamos foi só uma introdução, que até pode levar você a refletir sobre o seu casamento ou relacionamento, mas a nossa finalidade hoje é questionar como está seu relacionamento com Deus e com que Deus.

Para isso, vou pedir a você um pouco de paciência – já que o texto abaixo é grande-, mas tenha certeza que vai valer a pena ir até o final. Ele foi escrito pelo Dr. Albert R. Mohler, Jr.-  ele serve a Deus como presidente do Southern Baptist Theological Seminary - a escola de carro-chefe da Convenção Batista do Sul e um dos maiores seminários em todo o mundo.- e é uma rica meditação sobre o Deus que se revelou e a cosmovisão cristã .
Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira

Um dos princípios mais importantes do pensamento cristão é o reconhecimento de que não existe uma postura de neutralidade intelectual. Nenhum ser humano é capaz de realizar um processo de pensamento que não exige pressupostos, suposições ou herdadas componentes intelectual. Todo pensamento humano requer alguma estrutura pressupunha que define a realidade e explica, em primeiro lugar, como é possível que nós podemos saber alguma coisa.
O processo de cogitação humana ea atividade intelectual tem sido, em si, o foco da preocupação intelectual intensa. Em filosofia, o campo de estudo que é direcionado para a possibilidade do conhecimento humano é a epistemologia. Os antigos filósofos estavam preocupados com o problema do conhecimento, mas esse problema se torna ainda mais complexa e aguda em um mundo de diversidade intelectual. No rescaldo do Iluminismo, o problema da epistemologia movido para o centro do pensamento filosófico.
Será que somos capazes de saber a verdade? É verdade, em qualquer sentido objetivo, acessível a nós? Como é que pessoas diferentes, culturas diferentes, religiões diferentes e segure para uma noção tão diferente e afirmar tais reivindicações inconciliáveis com a verdade? Será verdade mesmo existir? Se assim for, podemos realmente saber?


À medida que a idade moderna deu lugar ao pós-moderno, o problema do conhecimento se tornou mais complexa. Muitos pensadores pós-modernos rejeitam a possibilidade da verdade objetiva e sugerir que toda a verdade nada mais é do que a construção social e da aplicação do poder político. Entre alguns, o relativismo é a compreensão reinante de verdade. Entre outros, o reconhecimento do pluralismo intelectual conduz a uma afirmação de que todas as reivindicações de verdade estão presos dentro de pressupostos culturais e pode ser conhecido apenas através das lentes da perspectiva distorcida.

Em outras palavras, o problema do conhecimento está na frente e no centro, nós pensamos sobre a responsabilidade de formar uma cosmovisão cristã e amar a Deus com nossas mentes. A boa notícia é esta, exatamente como somos salvos pela graça, descobrimos que o ponto de partida para todo o pensamento cristão na graça de Deus se manifesta a nós por meio de sua auto-revelação.
O Deus auto-revelação da Bíblia
O ponto de partida para todo o pensamento verdadeiramente cristão é a existência do Deus auto-revelação da Bíblia. O fundamento da cosmovisão cristã é o conhecimento do único Deus vivo e verdadeiro. O fato da existência de Deus define a cosmovisão cristã para além de todos os outros e, desde o início, devemos afirmar que o nosso conhecimento de Deus é totalmente dependente do dom da revelação divina.
pensamento cristão não é redutível à mera teísmo crença na existência de um Deus pessoal. Ao contrário, o pensamento cristão autêntico começa com o conhecimento de que o único Deus verdadeiro é o Deus que se revelou a nós na Bíblia.
Como o falecido Carl FH Henry lembrou, "revelação divina é a fonte de toda verdade, a verdade do cristianismo incluído, a razão é o instrumento para reconhecê-la; Escritura é seu princípio de verificação, de coerência lógica é um teste negativo de verdade e de uma coerência teste subordinados. A tarefa da teologia cristã é exibir o conteúdo da revelação bíblica como um todo ordenado. "
Essa mesma afirmação é verdadeira para todo o pensamento cristão. O Cristianismo afirma a razão, mas a revelação divina é a fonte de toda verdade. É-nos dada a capacidade de conhecer, mas estamos primeiro conhecido por nosso Criador, antes de conhecê-lo através do seu dom de auto-revelação.
A Verdade Total da Bíblia
Uma vez que a nossa dependência de que a Bíblia é claro, a importância de afirmar a total inspiração e veracidade da Bíblia é aparente. Afirmando a inerrância e infalibilidade da Bíblia não é apenas uma questão de articular uma grande visão das Escrituras. A afirmação da total veracidade da Bíblia é essencial para que os crentes têm uma confiança adequada de que podemos saber que Deus quer que nós saibamos. Além disso, a nossa afirmação da inerrância da Escritura está baseada, não só nas reivindicações internas da Escritura, mas também no caráter de Deus. O Deus que nos conhece e nos amou muito antes que nós viemos a conhecê-lo é o Deus que podemos confiar para nos dar uma revelação totalmente confiável de si próprio.
Mesmo assim, a ignorância da verdade bíblica básica é galopante. Notavelmente, este é um problema, tanto dentro quanto fora da igreja. Muitos membros da igreja parecem tão ignorante do Deus vivo e verdadeiro como o público em geral. Demasiado muitos púlpitos são silenciosos e comprometidos. O "deus ordinário" da crença popular é o único deus conhecido por muitos.
Como Christian Smith e seus colegas pesquisadores têm documentado, a fé de muitos norte-americanos pode ser descrito como "deísmo moralista terapêutico", um sistema de crença que fornece a imagem de uma divindade, confortável não-ameaçador, que não está muito preocupado com o nosso comportamento, mas quer que sejamos felizes.
A precisão da visão cristã do mundo na idade moderna pode ser atribuída diretamente a uma mudança significativa na doutrina de Deus. O Deus adorado por milhões de pessoas modernas é uma divindade reduzir o tamanho pós-moderna.
O Deus Único e Verdadeiro

O único Deus verdadeiro, o Deus que se revela na Bíblia, é um Deus que define a sua própria existência, define seus próprios termos, e as regras sobre a sua própria criação. A mera superficialidade de muita "espiritualidade" moderno é um monumento à tentativa humana de roubar de Deus a sua glória. A cosmovisão cristã não pode ser recuperado sem um profundo redescobrimento do conhecimento de Deus.
Inevitavelmente, o nosso conceito de Deus determina a nossa visão de mundo. A questão da existência ou inexistência de Deus é primário, mas isso é a questão do poder de Deus e caráter. Os teólogos falam dos "atributos" de Deus, ou seja, as indicações sobre a natureza revelada de Deus. Se começarmos com o conceito correto de Deus, nossa visão de mundo será devidamente alinhados. Se o nosso conceito de Deus é sub-bíblica, nossa visão de mundo será sub-bíblico, também.
Os atributos de Deus revelam o seu poder e seu caráter. O Deus da Bíblia é onisciente e onipotente, e ele também é fiel, bom, paciente, amoroso, misericordioso, gracioso, majestosos e justos.
Na base de todos os atributos atribuídos a Deus nas Escrituras são duas grandes verdades que constituem pilares centrais de todo o pensamento cristão. O primeiro deles é total de Deus, final, e não diluídas soberania. A soberania de Deus é o exercício da sua autoridade legítima. Sua onipotência, onisciência e onipresença são os instrumentos de sua soberania.
O segundo desses pilares é grande A santidade de Deus. Assim como a soberania é o termo que inclui todos os grandes atributos de Deus de poder, santidade inclui todos os atributos morais atribuídas a Deus na Bíblia. No primeiro nível, a santidade define Deus como a fonte de tudo o que é bom, verdadeiro, lindo, amoroso, justo, justo e misericordioso. Em outras palavras, estabelece que a santidade de Deus não é apenas a possuidor destas distinções morais, ele é o melhor fonte deles, também. No final, Deus não é muito definida por estes atributos morais, tanto como ele define-as pela tela de seu personagem na Bíblia.
Em outras palavras, para dizer que Deus é justo não é para dizer que passar pela inspeção, quando testado contra o nosso próprio entendimento de justiça. Ao contrário, nós ganhamos de qualquer compreensão adequada da justiça, só vindo a conhecer o Deus auto-revelação que é a própria justiça. Um dos problemas centrais do pensamento moderno é a tentativa de seres humanos para julgar a Deus por nossas próprias categorias de perfeição moral. Nossa responsabilidade é bom para trazer as nossas categorias em submissão à realidade e revelação de Deus.
A questão da existência ou inexistência de Deus é primário, mas isso é a questão do poder de Deus e caráter. A cosmovisão cristã está estruturado, em primeiro lugar, pelo conhecimento de Deus revelada. E isto significa que o conhecimento abrangente do Deus auto-revelação que se define e não aceitará qualquer rivais. Não há outro ponto de partida para uma cosmovisão cristã autêntica e não há substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário