Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

ESPAÇO REFLEXÃO - Devem os cristãos praticar Yoga?

Amados do Senhor. A yoga é um assunto que tem dado "pano para mangas", seja no Brasil como nos Estados Unidos no meio cristão .

Há algum tempo atrás ouvindo um debate da rádio 93 sobre esse assunto, percebi que ouve – entre o debatedores - quase uma unanimidade sobre esse assunto, levando os ouvintes à acreditarem que a yoga como forma de relaxamento e exercício não tem nenhum efeito espiritual.

Lembro também que havia presente um pastor que negou veementemente essa linha de pensamento, mas por falta de argumentos sólidos ele ficou completamente isolado no debate.

 Inclusive neste dia observei da parte do moderador uma postura que não lhe é muito comum, ele permitiu que esse irmão – por não ter muitos argumentos – ficasse levando “lambada” de um presbítero da Assembleia de Deus (não me lembro de onde) que estava munido de várias informações e assumiu a defesa da yoga de forma até mesmo arrogante.

Particularmente achei uma situação constrangedora – já que estamos entre irmãos que devem lembra do segundo mandamento de Cristo -, quase escrevi para a rádio reportando minha indignação com o fato, mas resolvi orar por todos e por mim, para que eu não faça a mesma coisa quando estiver em meio a um debate.

Hoje em minha pesquisa, encontrei uma matéria escrita pelo Dr. Albert R. Mohler, Jr - ele serve como presidente do Southern Baptist Theological Seminary - a escola de carro-chefe da Convenção Batista do Sul e um dos maiores seminários em todo o mundo- um dos homens mais respeitados hoje nos Estados Unidos no campo teológico e como intelectual ativo.

Por isso revolvi compartilhar com você que nos visita e dexar que você mesmo tire suas concluões. Registre em comentários sua opinião, vamos debater esse assunto, mas por favor....só não se comporte como aconteceu no debate da 93 Fm, você pode pensar diferente, mas expresse sua opinião com amor e respeito.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira


Devem os cristãos praticam Yoga?

Quando os cristãos praticar ioga, que deve negar a realidade do que representa o yoga ou deixar de ver as contradições entre seus compromissos cristãos e seu abraço de yoga. As contradições não são poucos, nem são periféricos.
Algumas perguntas que fazemos hoje simplesmente confundir nossos antepassados. Quando os cristãos se perguntar se os crentes devem praticar yoga, estão fazendo uma pergunta que denuncia a estranheza do nosso atual momento cultural - uma época em que a ioga parece quase mainstream nos Estados Unidos.
Não foi sempre assim. Ninguém conta a história de yoga nos Estados Unidos melhor do que Stefanie Syman, cujo recente livro, O Corpo Sutil: A História do Yoga na América, É uma obra-prima da história cultural. Syman, um autor, envolvente, que também é um devoto de quinze anos de ioga, diz bem dessa história.
Seu livro, na verdade abre com uma cena a partir deste ano na Casa Branca anual Easter Egg Roll. O presidente Barack Obama fez alguns comentários e, em seguida, introduziu a primeira-dama Michelle Obama, que disse: "Nosso objetivo hoje é apenas para se divertir. Queremos nos concentrar na atividade, alimentação saudável. Temos yoga, temos dança, temos de contar histórias, temos de ovo de Páscoa de decoração. "

Syman descreve o yoga nos jardins da Casa Branca como "higienizado, sancionada e familiar", e lembrou o fato mais incrível que uma prática, uma vez vista como tão exótico e até mesmo perigosa foi agora incluído como uma actividade suficientemente segura e regular para crianças.

Há certamente não era melhor prova de que os americanos assimilaram esta disciplina espiritual. Nós tinha virado uma técnica para realização de Deus que tinha, em vários pontos no tempo, intimou seus seguidores a reduzir a sua dieta de leite, arroz e alguns vegetais, fixam suas mentes em um conjunto de, para nós sílabas, incompreensível, e auto administrar enemas diários (sem o benefício dos equipamentos), para citar apenas alguns de seus pré-requisitos, em uma atividade adequada para crianças. Embora o yoga não tem tradição coerente na Índia, sendo preservado ao invés de milhares de gurus e centenas de linhagens, cada qual faz uma afirmação única de autenticidade, nós conseguimos transformá-la em uma coisa singular: uma maneira de permanecer saudável e relaxado.

Em seu livro, Syman conta a história fascinante de como a ioga foi transformado na mente dos americanos a partir de um estrangeiro e "mesmo os pagãos" prática em uma realidade cultural que é muito admirado e praticado.
Ao contar essa história, Syman documentos os laços entre a yoga e grupos ou movimentos, como os transcendentalistas e do Novo Pensamento - movimentos que procurou oferecer uma espiritualidade que seria uma alternativa clara ao cristianismo bíblico. Ela traça a influência das figuras de destaque, tais como Swami Vivekananda e Prabhavananda Swami, juntamente com Pierre Bernard e agora menos conhecida Margaret Woodrow Wilson. Cada uma dessas figuras desempenharam um papel importante na crescente aceitação da ioga na América, mas a maioria eram controversos na época - alguns extremamente assim.
Syman descreve o yoga como uma prática variada, mas ela deixa claro que a ioga não pode ser totalmente livrou-se as suas raízes espirituais do hinduísmo e do budismo. Ela também é simples de explicar o papel da energia sexual em praticamente todas as formas de ioga e do sexo ritualizado em algumas tradições do yoga. Ela também explica que a ioga "é um dos primeiros produtos e de maior sucesso da globalização, e tem augurou um país verdadeiramente pós-cristã, espiritual poliglota".

Leitura O Corpo Sutil é um olho de abertura e uma experiência verdadeiramente interessante. Para um grau notável, a crescente aceitação de pontos de yoga para o recuo do cristianismo bíblico na cultura. Yoga começa e termina com uma compreensão do corpo que é, para dizer o mínimo, em desacordo com o entendimento cristão. Os cristãos não são chamados para esvaziar a mente ou para ver o corpo humano como um meio de conexão e vir a conhecer o divino. Os crentes são chamados a meditar sobre a Palavra de Deus - uma palavra externa que chega até nós por revelação divina - não a meditar por meio de sílabas incompreensíveis.
No entanto, um número significativo de cristãos americanos quer experimentar ioga ou tornar-se adeptos de alguma disciplina do yoga. A maioria parece ignorar que a ioga não pode ser claramente separados em dimensões físicas e espirituais. O físico é o espiritual na ioga, e os exercícios de yoga e disciplinas são destinadas a manter contato com o divino.
Douglas R. Groothuis, Professor de Filosofia no Seminário de Denver e um respeitado especialista em Movimento da Nova Era, adverte os cristãos que a ioga não é apenas sobre o exercício físico ou de saúde. "Todas as formas de yoga implicam pressupostos ocultos", adverte ele, "mesmo hatha Yoga, que é muitas vezes apresentada como uma disciplina meramente físico. "Enquanto a maioria dos adeptos da ioga evitar as formas mais exóticas do sexo ritualizado que estão associados com ioga tântrica, praticamente todas as formas de yoga envolvem uma ênfase em canalizar a energia sexual em todo o corpo como um meios de iluminação espiritual.

documentos Stefanie Syman como o yoga foi transformada na cultura americana a partir de uma prática exótica e gentios em um componente central do nosso culto nacional de saúde. É claro, sua história teria um final diferente se os americanos ainda tinham acesso à cultura para a noção de "pagãos".

O povo da Índia é quase maníaco sincretista, visões de mundo de mistura e outra vez. Mas, em tempos mais recentes, a América tem desenvolvido a sua própria obsessão com o sincretismo, misturando elementos de visões de mundo com pouca ou nenhuma atenção ao que significa cada mistura. Os americanos se voltaram yoga em um ritual de exercícios, uma forma de focalização da atenção, e um caminho para uma vida mais longa e mais saúde. Muitos norte-americanos tentam negar ou minimizar os aspectos espirituais do Yoga - a grande consternação de muitos na Índia.
Quando os cristãos praticar ioga, que deve negar a realidade do que representa o yoga ou deixar de ver as contradições entre seus compromissos cristãos e seu abraço de yoga. As contradições não são poucos, nem são periféricos. O simples fato é que o yoga é uma disciplina espiritual pela qual o aderente é treinado para usar o corpo como veículo para alcançar a consciência do divino. Os cristãos são chamados a olhar para Cristo para tudo o que precisamos e obedecer a Cristo através da obediência a sua Palavra. Nós não somos chamados para escapar da consciência do mundo ao alcançar um estado elevado de consciência, mas a seguir Cristo no caminho da fidelidade.

Não há nada errado com o exercício físico, e as posições de yoga em si não são a questão principal. Mas as posições estão ensinando posturas com um propósito espiritual. Considere isto - se você tiver a meditar intensamente, a fim de alcançar ou manter uma postura física, ele não é mais apenas uma postura física.
O abraço da ioga é um sintoma de nossa confusão espiritual pós-moderno, e, para nossa vergonha, essa confusão chega na igreja. Stefanie Syman está nos dizendo alguma coisa importante quando escreve que a ioga "tem augurou um país verdadeiramente pós-cristã, espiritual poliglota." Cristãos que praticam ioga estão adotando, ou, no mínimo, flertando com uma prática espiritual que ameaça transformar a sua vida espiritual em um "pós-cristã, espiritual poliglota" da realidade. Caso qualquer risco voluntariamente cristã que?








Nenhum comentário:

Postar um comentário