Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 22 de junho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Particularidades de Deus com cada um dé nós.

Sempre podemos escolher como viveremos nossos dias, aprendendo com cada um deles ou, simplesmente deixando-os passar sem entender os recados e ensinamentos implícitos em cada acontecimento.

Eu não tenho nenhuma dúvida que Deus fala conosco em cada experiência diária- mesmo que muitas delas não estejam dentro de sua vontade, mas apenas da permissão-; seja ela pequena ou grande, forte ou fraca, com características espirituais ou materiais, alegres e tristes, prazerosas ou dolorosas, do tipo que dá vontade de viver para sempre ou daquelas que acende o desejo da morte em nós.

 Sim, Deus sempre fala com o homem e faz isso de diversas formas mediante sua Graça, essa “disposição” existente no coração Dele em favor dos homens, que faz parte da sua divindade, mas inexplicável aos olhos e ao entendimento humano na sua concepção mais profunda.

Que ELE fala com o homem, pelo menos no meio cristão, nós já entendemos, mas será que nós temos percebido e dado atenção ao discurso Dele sobre a nossa existência individualmente falando? Bem, ai a coisa muda de figura. Na minha experiência como ministro, observo que a maior parte das pessoas não consegue perceber a voz do Eterno nas questões individuais. A conseqüência disso é que muitas vezes tomamos decisões e praticamos atitudes que nos distanciam dos projetos (individuais) de Deus para nossa vida.

Muitas pessoas já me perguntaram por que isso acontece, já que temos o Espírito em nós e conhecemos o Senhor. Para responder esse questionamento talvez fosse necessário escrever um livro, o que não é uma má ideia, mas mesmo assim, seria hipocrisia de minha parte aprisionar essa resposta em uma ou num conjunto de respostas, tendo em vista a amplitude do assunto e suas particularidades. Mas independente das características mencionadas, irei compartilhar com meus questionadores e o leitor duas considerações:

1) A presença do Espírito não faz “mágica” em nossa vida, ela até acende o sobrenatural de Deus, que se desenvolve mediante uma entrega de nossa parte,caso contrário, as coisas , independente da presença do Espírito, ficam meio apagadas.

2)Precisamos enxergar Deus como um professor(nossa ênfase nesse aspecto tem haver com o desenvolvimento da questão), que todos os dias precisa, para nosso bem, nos ensinar sobre tudo, inclusive como nos relacionamos com Ele de forma individual.

Em nossa igreja somos adeptos de um forte ensino bíblico e teológico, além de motivar os irmãos a crescerem também na sua vida educacional, profissional e mesmo como pessoa. Aparte dessa preocupação, reforçarmos sempre que independente de todas essas coisas deve haver de nossa parte uma comunhão pessoal e íntima com Deus, já que certas particularidades cabem a Ele tratar diretamente com cada um de nós e nessa hora, o que vai se determinante de nossa parte é nossa capacidade de ouvi-lo e colocar em prática suas orientações.

No que é um plano geral de Deus para todas as pessoas, as coisas são muito mais reforçadas via pregação, estudos, pequenos grupos, mas quando se trata das particularidades de Deus conosco, nos encontramos numa região onde corremos um risco muito grande, que é não ouvir a orientação divina para nossa vida nessa questões.

A dificuldade também pode se manifestar pela ausência de entendimento racional da situação, caindo muitas vezes na passagem da lavagem dos pés dos discípulos, ou seja, “o que faço (ou mando fazer hoje) vocês não entendem, mas um dia compreenderão”. Muita gente se recusa a viver uma situação como essa, seja mediante seu intelecto ou arrogância, fazendo dessa forma o caminho daqueles que viraram as costas para Cristo, ao invés de fazer a escolha de Pedro, que pediu a Jesus para lavar todo o seu corpo, mesmo não entendo bem onde o Mestre queria chegar. Precisamos lembrar do fato que Ele sempre sabe aonde quer chegar, por isso, é “O Mestre”.

Na noite passada vivi uma experiência desse porte, onde precisava alcançar uma orientação específica (significa que ela não é uma regra para todas as pessoas) para um fato que ocorreu de madrugada. Eu e a minha esposa combinamos que nessa noite, para ela descansar e acordar cedo, eu iria monitorar o Miguel (nosso filho de um ano e sete meses) durante á noite, o que significa levantar e fazê-lo dormir caso acorde, o que ainda se repete com certa freqüência. Essa tarefa normalmente é simples, já que nesses casos é só pegar ele, balançar para lá e para cá durante dez minutos e recolocá-lo no berço, que prontamente ele volta a dormir. Mas nessa noite foi diferente.

Por volta das 02h30min ele acordou e só voltou a dormir às 05h30min da manhã, ou seja, passei três horas durante a madrugada tentando convencer o Miguel a voltar para o berço e dormir. Confesso que não foi nada agradável, já que o sono e a irritação brotaram como água na fonte logo nos primeiros vinte minutos. Mas ao final desse tempo, os vinte minutos - registro que estava buscando ajuda do Mestre para lidar com a situação, apesar de minha experiência como pai – ouvi Deus falar comigo algo que acima chamei de particularidade do divino conosco. A vontade de Deus para minha vida naquele momento era algo mais ou menos assim:

“Apesar de toda sua insatisfação com esse momento e situação, racionalmente justificável, Eu quero que você me agradeça por estar vivendo essa noite desse jeito, já que esse acontecimento traduz a existência de algo que fiz por você, te dei mais um filho. Se ele não existisse, você provavelmente estaria dormindo e descansando nesse momento. Nessa noite "é necessário" que você manifeste sua gratidão pela existência do Miguel, mesmo que você não entenda porque deve fazer isso e logo numa hora tão complicada, simplesmente faça e um dia, seu for minha vontade, Eu contarei.”

Ao ouvir e entender que Deus nem sempre precisa me explicar sua vontade, comecei a me quebrantar em agradecimentos por ele como se estivesse não só agradecendo, mas implorando pela vida do Miguel. Foi uma experiência tremenda, mesmo que eu não tenha entendido essa intervenção de Deus.

Amados, precisamos ouvir mais a voz de Deus nas questões particulares, muito ainda Deus tem a nos ensinar, mas precisamos querer aprender.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário