Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - A honra que atrapalha


Hoje nós vamos falar sobre honra. Ela é algo almejado por quase todo ser humano, sendo que em alguns casos ou até mesmo na sua totalidade, ela pode também representar um grande equívoco e até mesmo um perigo para nossa relação com o próximo e com Deus.
Para melhor elucidar o assunto, vou utilizar uma experiência pessoal, algo que aconteceu recentemente e que pode ajudar você a refletir sobre esse tema tão importante.

Espero que ao final desta leitura você possa entender que só existe um que é digno de honra. Falando nisso, grande lição nos deu o maquinista do trem que atropelou um ônibus em São Paulo ontem, ele parece conhecer a história que vamos te contar, já que de maneira muito humilde, rejeitou qualquer glória que lhe foi oferecida por uma repórter, que mencinou ser ele um herói ao evitar um desastre muito maior.
Já faz nove anos que estou residindo no bairro de Santa Bárbara, Niterói, Rj, mas no meu atual endereço, que também faz parte do bairro, ainda vou completar um ano em Novembro próximo.Um dia desses, alguém que conheço há pouco tempo me fez a seguinte pergunta: “o pastor já observou o tratamento respeitoso que seus atuais vizinhos demonstram pelo senhor?”. Respondi ao meu interlocutor que ainda não havia percebido nada demais além do normal, mas que diante do comentário dele, iria prestar mais atenção a esse fato, até para corresponder aos meus vizinhos de igual forma.


Ao fazer com a devida atenção o que havia combinado com meu interlocutor, percebi que ele tinha razão, pelo menos em relação a algumas pessoas, o que me deixou de certa forma muito envaidecido. Mas como diz um ditado popular: “A alegria de pobre dura pouco tempo”, apesar da minha riqueza em Cristo, assim foi comigo, minha alegria de estar sendo honrado foi logo substituída por uma grande tristeza quando à noite, conclui que essa “honra” não estava facilitando minha aproximação, e do Evangelho, dessas pessoas, muito pelo contrário, minha “honra” havia se tornado um bloqueio, uma distância intransponível entre eu e aqueles que ainda não se deram conta que precisam da Cruz, não de uma cruz qualquer, mas daquela onde o sacrifício perfeito foi realizado, não para que eu tenha “honra” nessa terra, mas para que o Autor da nossa fé possa ser honrado com a salvação de muitas vidas, pelas quais Ele morreu previamente assumindo nosso lugar no madeiro.

Naquela noite, ao me aproximar de casa me deparei com um jovem portando algo ilícito, que a todo custo tentou ocultar de mim. Em vias normais a preocupação dele era completamente desnecessária, mas a tal da “honra” fez com ele praticamente engolisse o que tinha nas mãos, somente para que eu pudesse passar sem me sentir ofendido com seu vício. Indiferente ao seu gesto eu passei por ele sem corresponder sua preocupação comigo, já que o jovem não se deu nem ao direito de levantar os olhos e me olhar no rosto.

Ao entrar em casa, fui surpreendido com a seguinte reflexão: “De que adianta a honra se ela não se torna uma via de aproximação entre o pecador e o proclamador do Evangelho?” Confesso que minha primeira iniciativa foi pedir perdão a Cristo pela minha ingenuidade humana, que me fez a princípio, ficar todo feliz de estar sendo considerado pelos meus vizinhos como alguém digno de ser honrado. Depois de pedir e receber o perdão divino estou agora reparando minhas falhas junto aos meus vizinhos, agindo com eles da maneira mais simples possível, me aproximando e ouvindo suas histórias, coisas bobas do dia a dia, sem muita profundidade, mas que estão transformando a tal da honra em um caminho, para que eu como proclamador do Evangelho tenha proximidade e legitimidade suficiente para levá-los a Cristo. Nesse dia consegui fazer isso com um deles, agora vou esperar pelo crescimento, que pertence ao Espírito Santo.

E você, está mais preocupado com honra ou com a proclamação do Evangelho? Às vezes é melhor não ser tão honrado assim aos olhos dos outros, mas ser alguém que as pessoas se sintam a vontade para falar e também para ouvir.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário