Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

ESPAÇO TEXTOS DO INÍCIO DO BLOG - A solidão do Ministério Pastoral

Este é o quarto texto publicado em 2007 no início do blog: Resolvemos postar todos os antigos textos que deram inicio a esse espaço, com isso, você terá a oportunidade de analisar a evolução - ou não - deste blog e deste blogueiro. Aproveite, com certeza você encontrará neles muitas coisas interessantes.
Quando olhamos de fora o Ministério pastoral imaginamos muitas coisas boas e ate mesmo algumas ruins, mas não temos a menor noção que ele é um Ministério de Solidão. Talvez você se pergunte: ”mas como, muita gente procura o pastor, conversar com ele, se aconselha com ele, ele sempre está rodeado de gente?”

Sua colocação não está totalmente errada, mas também não é uma verdade completa, por isso vamos chamá-la de uma meia verdade. As pessoas realmente sempre estão à volta do pastor, mas nunca de verdade com ele e contra o que ele enfrenta. A maioria das ovelhas nunca vão  entender as lutas e também as renúncias que são vivenciadas no dia a dia desse santo ministério - nós não somos especiais, mas o ministério é.

Existem momentos na vida pastoral, que somos atacados por todos os lados, o que leva a nossa fé se tornar alvo da artilharia inimiga. Ainda assim insisto, o que mais doe em nosso universo é o sentimento de solidão que este Ministério trás em sua aljava.

Depois de iniciar a experiência pastoral, passei a amar e respeitar muito mais meus antigos pastores, Aurélio, Sônia e Almir. Quantas foram às vezes que ao olhar para eles em meio ao culto dominical, percebia em seus semblantes uma expressão que transmitia um pedido de socorro, hoje entendo o que significava aquele olhar, o Ministério Pastoral é um local de solidão. Eles estavam se sentido sozinhos, memso estando no meio de igreja.

Que eles me perdoem pelos beijos que não dei e pelos abraços que ficaram faltando. A minha falta de tempo e minhas preocupações me impediram de pensar neles e na solidão de suas decisões.

Será que isso um desabafo? Não sei, mas com certeza uma conclusão que tenho que encarar. Sei que mesmo expondo essa nossa fragilidade nada mudará, pois esse tipo de solidão, faz parte de nosso chamado.

Compartilho essa reflexão porque ela habitou forte em meu interior essa semana. Quem sabe ela não vai conduzir você que nos visita a pensar sobre isso quando olhar para o seu pastor. Saiba que ele não vai te salvar - Jesus já fez isso -, mas lembre-se, ele vive um tipo de solidão – que não é fácil- que ajuda você a gozar de sua salvação e de seus benefícios.

Aproveite em quanto é tempo, ame seu Pastor, repito, ele não é Deus, mas muitas vezes sofre calado por você.

Pr. Paulo Cesar, marido do Pra. Flávia e Pai Só do Caio até Deus enviar nossa prole.

Acréscimo ao texto original : "Ele enviou em 18 de Novembro de 2009. O Miguel chegou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário