Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - A mutação do ministério pastoral

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir com você.

A vida dita moderna alterou em muito a rotina das pessoas e também da família. Hoje não é só o pai que tem pouco tempo para as “coisas da casa e da família”, as mães em geral têm que se dividir entre seu emprego externo, o interno, ser esposa e mãe.

Até os filhos estão com pouco tempo para serem filhos, já que o cotidiano pós-moderno tem tomado conta de todo tempo disponível das nossas crianças, tirando delas de forma arrebatadora a experiência de simplesmente serem crianças e viverem sua inocência, algo que é peculiar à sua fase da vida.

De certa forma, eu diria até mesmo irresponsável, nós temos concordado com o rumo que essas coisas estão tomando em nosso mundo, atenuando nossas consciências com o argumento de que naturalmente nossas famílias aprenderão o que se deve aprender e que no final, tudo dará certo em nossa casa e na vida daqueles que tanto amamos.Como diria o pastor e  grande  pensador presbiteriano Francis Schaffer " Puro romantismo de nossa parte".

Apesar da nossa introdução apontar falhas no relacionamento dos pais com seus filhos, não falaremos diretamente sobre família neste texto, mas sim da relação contemporânea do pastor e suas  ovelhas. Seguindo o “exemplo” das famílias (cristãs ou não) nosso corpo pastoral também tem se envolvido com muitas outras atividades , que na maioria das vezes, não estão ligadas diretamente ao  ministério, deixando assim, o exercício do pastoreio num patamar de importância inferior ao que ele deveria ter, o que compromete em muito, sua eficácia junto ao rebanho.

As exigências da vida, evidentemente em alguns casos existem outros fatores, têm levado muitos pastores a perderem a essência do seu ministério, que é fazer a diferença na vida do seu rebanho através do pastoreio, que não pode ser exercido sem aconselhamento  e conhecimento das necessidades de cada um dos membros.

Esses pastores, que em muitos casos se tornaram uma "mutação", estão atenuando suas consciências, como os pais de família que citamos acima, com o argumento de que tudo acontecerá naturalmente na vida do rebanho, sendo eles aconselhados por seus respectivos pastores ou não. Alguns chegam a usar a graça divina como sustentação de suas teses, idéias loucas defendidas para cobrir suas falhas não assumidas e nem confessadas, que passam longe de uma boa exegese bíblica.

Amados, pastorear não é só dirigir o culto coletivo, ministrar a ceia do Senhor e pregar a Palavra na igreja, pastor só é pastor se estiver próximo de verdade das suas ovelhas, caso contrário, seremos outra coisa que ainda não identificamos. Pastorear significa se alegrar quando a ovelha estiver alegre e chorar quando alguma coisa estiver errada, mas para isso, é necessário conhecê-las de perto e não de longe. O nosso Deus é aquele que atua de perto e de longe, mas ele é onipresente, nós não. Em nosso caso, precisamos está perto de cada uma delas para saber o que está acontecendo, já que a onipresença é um atributo incomunicável do Eterno.


Como as famílias, os pastores precisam encontrar uma solução para conciliar suas atividades com o exercício de seu dom. Não podemos aceitar essa “mutação” no santo ministério, até porque, se deixarmos de ser autênticos pastores, é muito provável que nossas ovelhas nunca sejam autênticas ovelhas. Lembrando-nos sempre que, Deus nos pedirá conta de todas elas.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

2 comentários:

  1. Faço minhas as suas palavras. Tenho observado essa 'mutação' no seio da igreja,e parece que é um movimento sem volta.
    A teimosia de alguns pastores em não admitirem compartilhar o seu ministério com outros pastores, ou a falta de preparo de líderes que possam a colaborar nessa tarefa tem deixado o rebanho à mercê dos lobos (principalmente dos chamados tele-lobos, termo criado pelo Pr Zé do Egito).
    Pastoreio é sacerdócio, e deve ser encarado como tal.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir
  2. Oi (: tudo bem?
    Já segue a banda @quarterock no twitter? Siga eles lá fique por dentro de tds as novidades :B Beijos.

    Mari
    @QuarterST

    ResponderExcluir