Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

domingo, 25 de setembro de 2011

Pastores, suas vidas e seus ministérios - Nosso entrevistado desta semana (26/09) é o Pastor Antônio Mesquita da Assembleia de Deus

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com o leitor. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo.

Amados do Senhor Jesus e queridos visitantes. É com alegria que trazemos para sua instrução e reflexão a entrevista realizada com o Pastor Antônio Mesquita.

A exemplo dos entrevistados anteriores, ainda não tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, mas como todos que estão participando deste "projeto de opinião", além de ter sido muito atencioso à nossa solicitação, demonstrou também muita simplicidade ao tratar nossa ideia com  naturalidade, o que certamente  é um diferencial dentro de um universo evangélico distorcido na forma de tratar a comunhão dos santos .Sobre seu currículo, além da entrevista abaixo, você pode consultar a matéria http://minreligare.blogspot.com/2011/09/pastores-suas-vidas-e-seus-ministerios_23.html  

Entrevista:

Qual é o se nome completo e sua idade ( no caso das pastoras a idade é dispensável)?

Antônio Mesquita, 55 anos.


É casado(a)? Com quem? Tem filhos? Quantos?
Casado com Lucene Malfará Mesquita e filhos Cristian, Lilian e Elen.

Há quanto tempo pastoreia?
Sou ministro do Evangelho desde 1995.


Além de pastorear exerce outra atividade como profissão secular?
Sou jornalista e já atuei em alguns órgãos seculares de comunicação, como também gerenciei o Departamento de Jornalismo da CPAD; sou autor dos livros Tira-dúvidas da Língua Portuguesa, (‘pecados’ gramaticais do dia-a-dia); Pontos Difíceis de Entender (dúvidas, traduções, descobertas científicas etc); Ilustrações para Enriquecer suas Mensagens; Fronteira Final (Escatologia contextualizada); Manual da Nova Ortografia da Língua Portuguesa (CPAD); presido o Conselho de Comunicação da CGADB e sou graduado em Teologia pelo Ibad.

Em que igreja (ou denominação) se encontra no momento?
Assembleia de Deus.


Como definiria o exercício pastoral?
Como verdadeiro sacerdócio a partir da própria convocação divina e não por opção pessoal, conforme descreve Hebreus 5.4: “E ninguém toma para si esta honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão”.


O que pensa do momento que vive a Igreja (protestante/evangélica) Brasileira de uma forma geral?
Em momento crítico por alinhar-se a teologias perniciosas, como da Prosperidade, Triunfalista, da Confissão Positiva... Escrevi artigo recente, com críticas sobre essa situação, sob o título: Igreja do Senhor dos Céus e igrejas dos senhores da Terra (http://www.fronteirafinal.wordpress.com/).

Como você encara, na sua visão teologia, o movimento neopentecostal que atualmente é tão combatido pelas igrejas históricas, reformadas e pela pentecostal histórica?
No que diz respeito à prática das teologias acima... criam paradigmas totalmente alheios às regras cristãs e se firmam na crítica paulina: “... homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais”, 1Tm 6.5.


Você defende o movimento dos apóstolos do século XXI, como o do René Terra Nova?
Bem, não existem apóstolos senão os 12. A era apostólica teve um fim específico, para o fundamento doutrinário da Igreja, conforme Atos 2.42; 16.4; Gálatas 2.9 e Efésios 2.20. Fora desses, temos os enviados – os missionários (além língua, fronteira ou cultura), homens dignos e preparados para o estabelecimento do Corpo de Cristo em lugares inóspitos, do ponto de vista da fé cristã. Portanto, alguns, fora do colegiado dos 12, são citados na Bíblia, mas com a ideia do significado da palavra (sua etimologia), e não ao ofício igual ou semelhante aos 12. Fora disso, não passa de marketing pessoal e modismo.

As igrejas de grande porte (para mensurar digamos acima de 1000 pessoas) conseguem atender as necessidades do rebanho ou elas se tornam o paraíso dos crentes que não querem ser incomodados no seu caráter?
Toda e qualquer igreja, em termos denominacionais pode atender satisfatoriamente aos anseios dos fiéis. Para isso, não precisa ‘inventar a roda’, mas seguir os preceitos bíblico-cristãos. As dificuldades se estabelecem a partir da deficiência humana, quando se tenta, por ela, administrar o Corpo. A receita está na Palavra e o paliativo na interferência humana; entre organismo (vivo) e organização (temporal).

Baseado não sua experiência, você acredita que um pastor consegue conciliar um atendimento eficaz ao rebanho e a igreja de uma forma geral, com uma vida profissional secular com carga horária de 8hr/ dia?

O pastor deve ter o chamado para dedicar-se inteiramente ao rebanho, como engloba o significado primórdio. Ovelhas, por natureza, não dispõem de auto-defesa e nem mesmo berram quando são atacadas. O Lobo consegue dizimar um rebanho sem que elas esbocem reações, como se espera de qualquer animal. Daí a necessidade da forma presencial do pastor. O exemplo está na Bíblia, desde os profetas das Escolas de Profetas no VT e, fora delas, Amós, quanto no NT, com os discípulos, que deixaram suas redes. Porém, deve-se analisar condições e meios, como ocorria com apóstolo Paulo. Ele fabricava redes e mantinha certa independência, às vezes questionada por outros obreiros e por igrejas, acostumadas a cuidar de obreiros visitantes, conforme apologia do apóstolo em Romanos 14. São casos específicos, por necessidade, para o bem da obra e não por orgulho ou manutenção de estruturas pessoais tão-somente.

Em que área do cotidiano você acredita que a Igreja está ganhando? E onde está perdendo?
Ela ganha pela perspectiva de perseguição por vir, a partir do tratamento de desdém emitido pela sociedade, como resultado de seu alinhamento aos mesmos ideários, reduzindo a divisão entre o sagrado e o profano, tornando-a muito tênue. Esse retrato está em oposição ao da fase de João Batista, totalmente alheio aos respeitos humanos e média política: “Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo; e guardava-o com segurança, e fazia muitas coisas, atendendo-o, e de boa mente o ouvia”, Mc 6.20. O que se ganha na Terra, perde-se em dimensão nos Céus! Temos de ser peregrinos e forasteiros na Terra e cidadãos dos Céus e não mudar essa ordem: “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais que combatem contra a alma”; “Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus”, 1Pd 2.11 e Ef 2.19.

No universo da sociedade brasileira, o que você considera como sendo o maior perigo para uma vida coerente como Evangelho?

Problemas advindos desde a colonização, como a ausência de Educação; a propensão à libertinagem; identidade cultural ruim e falta de identidade nacional e de raízes, que leva o país a um verdadeiro salva-se quem puder, são riscos diários. Os representantes públicos, com raríssimas exceções, devem ser vistos como verdadeiros corsários. Formamos um povo tolerante e, com isso, facilmente enganado.Some-se a isso a nossa forma de expressar. A exemplo de todos os povos latinos, refletimos muito a partir do sentimento. Somos mais emocionais que racionais e, por isso, uma sociedade doente, terreno fértil para espertalhões.

Entre cristãos e não cristãos temos uma média de 100 visitantes/dia neste blog. O que ao final desta entrevista você diria para eles?
Analise o que ocorre hoje no mundo, para perceber, sem esforço, que a Bíblia é tão atual quanto à descoberta da mídia social. O cumprimento profético é de notável precisão e pode-se garantir a veracidade bíblica, como a promessa do Retorno do Senhor! A observação bíblica antecipa, mais uma vez, aos fatos finais, diante da toda a degradação humana, e sentencia: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda”, Ap 22.11. 
A liberdade de expressão é um sagrado direito dado ao homem. Mas toda crítica deve ser feita com racionalidade, conhecimento de causa e respeito. 

Através do sistema de comentários do blog, nossos visitantes podem emitir opiniões, discordar, concordar e opinar sobre a entrevista e as respostas dos nossos entrevistados. Pedimos apenas que em tudo haja amor na forma de se expressar e bom senso na forma de criticar. Por favor registre sua opinião, ela é muito importante para nossa reflexão, o cristão precisa deste tipo de exercício.
Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Um comentário:

  1. Parabéns ao Pastor Antonio Mesquita pelo seu pensamento e posicionamento sobre a atual situação da igreja.
    Particularmente, chamou-me a atenção a sua opinião (embasada) sobre a questão dos que se denominam 'apóstolos', título hoje usado por alguns que, com isso, pensam colocar-se como mais próximos de Deus, mais 'ungidos'.
    Parabéns!
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir