Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - A depressão de 1929 passou, mas deixou sua marca: "O individualismo moderno".

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com você. Aqui é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo. 


Estamos em estado de paz e de crescimento econômico, mas o arcabouço à nossa volta parece de "guerra e de depressão econômica" em função da prática comportamental  denominada "individualismo moderno".

Esta semana assisti ao filme “águas para Elefante” e tive a triste oportunidade de observa em algumas cenas e situações, como foram deploráveis as relações humanas no ápice da grande depressão econômica de 1929.
Tais comportamentos chegaram e chegam até os dias de hoje, a desqualificar o que chamamos comumente de humanidade no sentido posítivo (sentimento de bondade, benevolência, em relação aos semelhantes, ou de compaixão, piedade, em relação aos desfavorecidos), característica inerente a todo ser humano.

Esse episódio da história mundial foi tão grave que certa vez, quando cursava MBA na FGV, estudando o aspecto filosófico da ciência econômica com um grupo de alunos, lemos (não lembro onde) que o conceito moderno de individualismo (doutrina moral, econômica ou política que valoriza a autonomia individual, em detrimento da hegemonia da coletividade despersonalizada, na busca da liberdade e satisfação das inclinações naturais) foi cunhado nesse período, já que literalmente, a grande depressão levou cada pessoa a lutar por sua sobrevivência, fazendo com que muitos virassem as costas para seus cônjuges e filhos, preocupando-se exclusivamente com o seu ser.

Foi um período triste da histórica econômica e social mundial, onde muitos aproveitadores lançaram mão do pior que habita em nós para tirar proveito da miséria que tendia a se generalizar naqueles tristes anos. Esses gananciosos eram chamados pelos oprimidos de aproveitadores da miséria alheia (qualquer semelhança com a realidade brasileira atual é mera coincidência rs,rs,rs,...).

A segunda guerra mundial é considerada como marco de encerramente desse período, mas ao olharmos o século XXI, identificamos que alguns comportamentos do período da grande recessão foram incorporados conscientemente ou não ao nosso viver , fazendo com que em tempos de paz e prosperidade econômica (pelo menos na visão governamental), tenhamos atitudes e comportamentos como os do tempo de guerra ou da "grande depressão".

Para exemplificar o que foi dito no parágrafo acima, deveríamos falar dos aproveitadores de hoje, mais especificamente no cenário brasileiro, mas isso seria completamente desnecessário aos nossos leitores, já que eles (os aproveitadores) atuam de maneira muito clara, tendo em vista a impunidade que impera na prática deste delito em nosso Estado Democrático de Direito .Todos nós sabemos seus nomes, já que a impressa, (a mesma que estão querendo regulamentar, ou seja, limitar sua atuação) revela a cada matéria todas as informações , seja via jornal em papel, televisão ou internet.

Agora esse tal de individualismo..., ele sim, tem atuado de várias maneiras em nosso meio social e de certa forma, agindo disfarçado através de conceitos politicamente corretos (correto para quem cara pálida?).Neste momento queremos citar em especial as relações familiares.Dentro da relação marido e mulher podemos enxerga sua atuação na prioridade que um dos dois ou ambos os cônjuges, atribuem ao sucesso profissional, colocando-o como meta de vida e acima de todas as outras relações humanas. Para muitos hoje em dia a prioridade máxima na vida é alcançar seus objetivos profissionais, colocando o casamento e sua relação afetiva com os filhos como algo secundário, que devem ser encaixados dentro da disponibilidade do objetivo principal, e pior, tudo isso respaldado por conceitos de individualismo ditos politicamente correto.

Para o artigo não ficar muito longo vamos encerrar por aqui, na continuação, iremos abordar como essa coisa chamada “individualismo” tem atuado na vida do Reino e dos internautas do Reino. Não percam, com certeza você vai se assustar com alguns aspectos que colocaremos nessa nova matéria.

*(A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. Este período de depressão econômica causou altas taxas de desemprego, quedas drásticas do produto interno bruto de diversos países, bem como quedas drásticas na produção industrial, preços de ações, e em praticamente todo medidor de atividade econômica, em diversos países no mundo).

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

2 comentários:

  1. Esse assunto merece um estudo mais profundo.
    Vamos aguardar a continuação!
    Mas, com certeza, o individualismo é um dos maiores males atuais.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando,obrigado por seu interesse em nossas matérias.

    Esclareço que o alvo do texto não é provar a tese filosófica do drama de 1929 com a faceta do individualismo moderno, mas chamar atenção para o fato de que ele tomou proporções em nossos dias, semelhantes aos tempos de grande desordem social.Na continuação do texto vamos reforçar mais esse lado do tema.

    em cristo
    Pr.Paulo Cesar

    ResponderExcluir