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quarta-feira, 13 de abril de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Meditando com o Bispo Josué da Igreja Metodista sobre ser Mestre.

Podemos dizer que toda profissão tem o objetivo de tentar perceber o espírito da situação que a envolve, para que o resultado do que for realizado seja o mais próximo da excelência daquela atividade .

Vemos isso de maneira  clara quando um magistrado interpreta uma lei na sua essência, ou melhor, dizendo no seu espírito, tentando trazer o ideal de justiça o mais próximo possível da legislação existente.

Essa prática também é bem visível no dia a dia do teólogo que busca na essência das Sagradas Escrituras, entender o verdadeiro ensinamento de Deus.

A combinação desta característica com a escrita educadora, aquela que é produzida com o objetivo específico de nortear nosso entendimento, produz textos altamente produtivos ao nosso aprendizado. O texto que copio abaixo é um destes. Leia  sobre como o caminho de Emaús e como a forma de ser mestre pode influenciar na vida daqueles que estão na condição de aprendiz.

Que Deus abençoe a Igreja Metodista e ao Bispo Josué que tem enriquecido nossos parcos conhecimentos, sendo um mestre que percebe o espírito do ensino.
Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueria

Aula Inaugural da Escola Dominical

AULA INAUGURAL DA ESCOLA DOMINICAL

Lucas 24.13-35

Alguém já disse que o texto da Caminhada para Emaús (Lucas 24.13-35) é a primeira aula da Escola Dominical. Poderíamos, parafraseando o autor da afirmação, dizer que o texto em questão é a Aula Inaugural da Escola Dominical.

É uma aula diferente, pois acontece durante uma caminhada. Tem dois alunos e um professor. Não tem quadro de giz, nem material didático. São três pessoas que caminham em direção à aldeia de Emaús.

Podemos dizer que, considerando os comentários feitos por dois dos caminhantes, havia muitas pessoas que pensavam como eles e que tinham o mesmo sentimento de tristeza e decepção que evidenciavam.

Esta aula inaugural é cheia de ações pedagógicas do estrangeiro que se aproxima dos caminhantes e que mais tarde vai ser reconhecido como o Cristo Ressurreto. Estas ações são singulares e referenciais para os/as educadores/as que atuam na Escola Dominical. A leitura do texto bíblico nos leva aos apontamentos a seguir:

1. Aproximar-se dos/as alunos/as e ouvir suas histórias de vida. Esta é a primeira ação pedagógica no contexto de uma educação que busca educar para a vida tendo o Reino de Deus como referência. Não se trata de expor conhecimentos à distância geograficamente ou relacionalmente falando, mas, pelo contrário, trata-se de educar estando junto, andando no caminho, enfrentando as lutas que se apresentam;
2. Perguntar e dialogar sobre as questões da vida e sobre as coisas que estão inquietando as pessoas da classe da Escola Dominical, pois elas não são apenas cognitivas, mas são seres humanos integrais, com pensamentos, sentimentos, emotividade, relacionamentos, lutas, sonhos, ideais, decepções, problemas, dúvidas, ansiedades, medo, etc;

3. Confrontar o conhecimento que os/as alunos/as têm com o entendimento e a prática que revelam e que se relacionam ao conhecimento que têm, pois não basta ter as informações ou conhecimento se ele não alcança as pessoas na vivência diária.
4. Explicar a partir de onde as pessoas da Escola Dominical se localizam e reler os textos bíblicos já lidos e conhecidos, pois a releitura sempre apresenta uma novidade, considerando que as pessoas nunca são as mesmas, mas estão em processo de transformação. A explicação, ou facilitação para a compreensão, acontece na interação, integração e diálogo entre as pessoas;

5. Entrar no contexto de vida dos/as alunos/as. Estar com eles/as no ambiente onde vivem. A casa, o lar, é o lugar ideal para aprofundar o relacionamento entre professores/as e alunos/as e possibilitar que todos/as se conheçam;

6. Utilizar símbolos e ressaltar os significados;
7. Dar espaço e oportunidade para que os/as alunos da Escola Dominical tomem decisões e atitudes espontâneas, autônomas e emancipadas, sem a dependência do/a professor/a.
 

Estas ações foram desenvolvidas pelo forasteiro que acompanhou os dois caminhantes que iam para Emaús. Eles não identificaram ao longo da caminhada quem era o forasteiro, embora o coração ardesse ante suas palavras. O Cristo Ressurreto foi identificado pelos discípulos com o gesto de partir o pão e dar graças. Um gesto sinalizador, uma atitude pedagógica, uma ação tão singela que fez com que os olhos dos caminhantes se abrissem e reconhecessem a Jesus.

O tema principal desta aula inaugural é a convivência no caminho cujo ápice se dá no partilhar da palavra e no partir do pão, ações pedagógicas simples, amplas, inclusivas, solidárias, promotoras da justiça e da cultura de paz, sinais do Reino de Deus.

Bispo Josué Adam Lazier

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