Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Aprendendo com o Bispo Josué sobre perdão.

Queridos visitantes. Abaixo um excelente texto escrito pelo Bispo Josué Adam da Igreja Metodista.

Leia, pense, reflita e mude sua postura diante do próximo e de Deus.
Em Cristo Pr.Paulo C.Nogueira

Retirado do blog http://josue.lazier.blog.uol.com.br/index.html

O perdão
O perdão é um dos aspectos mais difíceis de serem vivenciados pelas pessoas. Falar de perdão é falar de faltas cometidas, atitudes tomadas, comentários feitos, que machucaram alguma pessoa. O perdão, ou a falta dele, podem ser experiências que marcam a vida do cristão.
Perdoar, a partir da palavra grega utilizada no Novo Testamento tem o sentido de remir o erro cometido e literalmente significa cancelar as faltas cometidas. Jesus, quando da experiência da crucificação, pediu a Deus que perdoasse os responsáveis pela sua morte porque não sabiam o que faziam. Ele perdoa Judas que o trai entregando-o para as autoridades da época e perdoa Pedro que o nega por três vezes.

Ao ensinar seus discípulos a orar, incluiu a questão do perdão. As palavras desta oração são tão sérias e comprometedoras, que a Igreja Primitiva tinha o costume de autorizar apenas os novos cristãos batizados e orientados sobre os compromissos da oração do Pai Nosso. No caso do perdão, a pessoa pede que Deus a perdoe como ela perdoa os outros (Mateus 6.12). Uma pessoa inadvertidamente pode pedir que Deus não a perdoe porque ela mesma não consegue perdoar os outros.

A mensagem do Evangelho de Jesus Cristo é mensagem de Boas Novas, mensagem de esperança, de gratuidade do amor de Deus, gratuidade do perdão de Deus e mensagem de uma nova vida. A gratuidade do amor e do perdão de Deus é promotora de atitudes na vivência das pessoas que seguem o caminho libertador do amor e do perdão. Amar e perdoar é liberar a pessoa que cometeu um erro de carregar o peso e a culpa deste erro e possibilitar que ela experimente o perdão de Deus, o mesmo sentimento que a pessoa que perdoa já experimentou. O preço do perdão já foi pago por Jesus Cristo quando morreu crucificado.

O perdão de Deus é infinito, ou seja, sempre que a pessoa se arrepende de seus erros e busca viver a nova vida em Cristo Jesus, o perdão de Deus é liberado para esta pessoa. A graça de Deus atua em todas as pessoas com o intuito de ajudá-las a compreenderem a realidade do pecado e a veracidade do amor e do perdão de Deus.

O perdão de Deus é gratuito, mas a pessoa que é alcançada pela Graça Maravilhosa de Deus não continuará sendo a mesma pessoa. Ela, por certo, apresentará frutos de transformação, conversão e libertação. Entre estes frutos, está o perdão que pode ser oferecido aos que nos ofendem, machucam e agem injustamente conosco. Como é difícil perdoar. O caminho para conseguir perdoar é o altar de Deus. O primeiro passo que a pessoa ofendida deve dar é ir ao altar de Deus e colocar os sentimentos, pensamentos, emotividade, afetividade, etc., nas mãos do Senhor. O segundo passou é “liberar” o perdão.

Se perdoar uma pessoa que se arrepende de erros cometidos ou ofensas é difícil, mas possível pela Graça de Deus, muito mais difícil é perdoar alguém que não se arrepende e demonstra nenhum sentimento pelo erro ou injustiça cometida. No entanto, como cristãos somos desafiados a perdoar a todas as pessoas. Quando Jesus foi questionado por Pedro sobre o perdão, respondeu prontamente que ele é infinito. Jesus responde a Pedro dizendo: “não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete” (Mateus 18.21). Não há limite para o perdão. O desafio é grande, o apelo para que o perdão se instale na vida do cristão é constante, a vivência do ato de perdoar é uma das marcantes experiências cristãs que a pessoa pode ter.

Junto como o tema do perdão vem o da vingança, lamentavelmente. A pessoa ofendida e que não consegue perdoar tende a se vingar, ou, como se diz, “dar o troco”. Isto é muito comum, mesmo entre cristãos. Infelizmente no dia a dia se perde a dimensão do perdão que Deus oferece à pessoa arrependida e a força que Ele propicia para que esta pessoa aprenda o caminho do perdão. Paulo quando aos Romanos afirmou que a vingança pertence a Deus, ou seja, Deus é quem julgará todas as pessoas e todas as situações da vida (Romanos 12.17-21).

É necessário frisar que as consequências do pecado, do erro, das ofensas, etc., permanecem. Nem sempre é possível “apagar” o que foi feito. No entanto, devemos considerar que o perdão propicia que a pessoa experimente uma nova perspectiva de vida e apresente frutos desta nova vida.

Não perdoar, conservar o desejo de vingança, ódio, raiva, ruminar a dor sofrida, provocam mais machucaduras na pessoa que foi ofendida. Por certo há pessoas que se mostram adoecidas porque não conseguiram “liberar” o perdão para quem a machucou ou fez algo contra a idoneidade e a dignidade da pessoa. Por isso, o caminho do perdão é oferecido por Deus para que a libertação e a expressão de uma vida que é humana, mas que conta com a Graça de Deus, possa ser vivido na sua integralidade.

Uma pessoa que aprendeu o caminho do perdão é uma pessoa transformada pela Graça de Deus. O caminho do perdão significa acolher o perdão que Deus oferece ou receber o perdão que as pessoas oferecem ou perdoar os que nos tem ofendido, bem como perdoar os que nos causam danos. Viver esta experiência é viver a vida em toda a sua plenitude. As palavras de Jesus são instigantes: "Sede misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso. Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados; dai, e dar-se-vos-á" (Lucas 6.36-38).

Talvez tenhamos que pedir a Deus que nos ensine a orar e a viver aquilo que oramos.
Bispo Josué Adam Lazier

Nenhum comentário:

Postar um comentário