Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

domingo, 29 de agosto de 2010

É necessário gerenciar informações para o nosso povo.

Estivemos na noite de sábado na Igreja Evangélica Conquistando Vitória em São Gonçalo, Rj.

Fomos convidados por sua liderança para dar duas palestras: 21/8 para Pais e Filhos e no dia 28/8 para casais. Nos dois casos, os respectivos coordenadores de departamento pediram prioridade na questão do relacionamento em si.

Como foram duas palestras ligadas à família, muitas pessoas da igreja participaram das duas em um espaço de tempo muito curto, pois foram em dois sábados seguidos. Na minha visão, acreditei que esse curto espaço de tempo entre elas poderia acarretar algum desgaste com minha pessoa mas, felizmente, não foi o que vi na noite de ontem. Os casais vieram quase na sua totalidade, além de casais convidados de outras igrejas, o que acarretou um grupo considerável de pessoas para ouvir a palestra.

Como disse acima, a ênfase era o relacionamento dos casais, que também envolve a questão da sexualidade na intimidade conjugal. Logo de início, busquei deixar claro aos  presentes que nosso ministério desenvolve trabalhos na área da sexualidade , mas que nessa noite, esse não era o objetivo central da pelestra, até porque, esse tipo de assunto envolve um tempo maior dentro de eventos específicos.

Independente disso, dentro do tema "relacionamento" se faz necessário falar de alguns tópicos sobre a saúde da intimidade do casal. Como em outros lugares, onde ministramos, esse assunto cresce na medida em que falamos, mesmo não sendo ele o tema principal. Fica notório  na expressão das pessoas o diagnóstico do quanto faz falta abordar esse tipo de assunto, que muitas vezes não entra na pauta de itens importantes da igreja de Cristo, por conta de uma posição retrógada de algumas pessoas.

Defendi , naquela igreja em meio a palestra, como tenho feito em todas onde sou convidado a falar, a ideia de que a Igreja deve assumir nos tempos pós-modernos o "gerenciamento da instrução" e amadurecimento de seus membros à respeito de temas fundamentais para a vida. A vida sexual é um destes,  que não pode ser negligenciado pela igreja. Até porque, ninguém está mais bem preparado do que ela para gerenciar as informações deste caso específico e também dos outros temas.

Meu filho Caio, ao dar seus palpites na palestra antes de sua apresentação, como faz sempre que dispõe de tempo para isso, fez o seguinte comentário: "Pai, isso faz parte do seu escopo mesmo, não é melhor esse pessoal ir direto ao médico para ouvir suas recomendações?"

Expliquei para ele que "esse pessoal" é o nosso povo e o nosso papel é "gerenciar a  informação" para eles. Nós não estamos pretendendo nesse caso, e em nunhum outro,  fazer o papel do médico ou de outro profissional, mas levar informações colocadas de forma organizada e objetiva sobre temas importantes, comunicando de forma simples, com unção e misericórdia de Deus, para que nosso povo possa parar e meditar sobre a necessidade de ir até um determinado profissional que fará a sua parte. A nossa é informar, com ajuda de Deus, para que a vida flua de forma mais gratificante para nosso povo.

Queridos e colegas de ministério, chegou a hora da Igreja assumir o gerenciamento desses temas, não podemos mais deixar as coisas fluírem de acordo com "música que toca". Estamos vivendo em uma época onde a pressão existencial nunca foi tão grande, o que exige de nós, como organização, uma resposta à altura deste momento.

 Nossas ovelhas precisam de informações claras e sistematizadas (evidentemente pautadas na Palavra de Deus) sobre os determinantes de suas vidas, para que, curados e tratados prossigamos em conhecer ao Senhor.

Querido visitante, gostaríamos muito de saber sua opinião sobre esse tema. Pedimos que seu comentário seja registrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário