Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sábado, 10 de dezembro de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - O que a qualidade total tem haver com nossa vida? Tudo.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo

Ultimamente tenho me envolvido muito com a palavra "qualidade". Por força da vida profissional, aparentemente, ela tem cruzado meu caminho a todo tempo, não me dando "nenhuma folga", o que tem me feito refletir sobre ela em tudo que faço.

Meu envolvimento maior com essa palavra nos últimos tempos é um dos motivos pelo qual deixei “um pouco de lado” a ferramenta facebook, já que notoriamente ela vem perdendo “qualidade” a cada dia por força da ausência da noção de limites, que vem sendo manifesta por muitos participantes da rede.Mas sobre facebook  já falei no artigo anterior e não quero me repeti, até porque, como jovem (muito menino ainda) que sou não posso me permiti a esse tipo de descuido, muito comum naqueles que já andaram em muitos caminhos nesta grande jornada que chamamos de vida.

Na verdade quero usar essa matéria para compartilhar minha reflexão sobre essa palavra tão comum em nossos dias, mas ao mesmo tempo, tão “vaga” para a maioria das pessoas, inclusive na vida profissional, já que a maioria das empresas trata este assunto como muitas igrejas tratam o relacionamento de casais e família, de forma desleixada (que ou o que revela falta de cuidado, de apuro; desmazelado, negligente). É muito comum, seja nas empresas ou nas igrejas, uma vez por ano elas identificarem uma data, promoverem uma palestra (com um dito consultor externo no assunto) e finalizarem toda essa miscelânea com um coquetel (a diferença é que na igreja não rola bebida alcoólica), acreditando que o papel dos gestores (seja da empresa como da igreja) foi realizado com louvor.

Ao tratarmos a qualidade empresarial e os casais (e família) desta forma, estamos decretando a “morte subida” do que elas representam em nossas vidas e na de toda sociedade. Pense comigo: “Por que a instituição família está se degenerando? Por que a vida espiritual de muitas igrejas está o “buraco que está”? Por que tantos jovens estão se entregando as drogas? Por que o sistema de saúde pública é esse caos? Por que ....? a resposta é a mesma, falta Qualidade nas empresas, nos governos e também nas igrejas e famílias".

Quando utilizamos esta expressão (falta qualidade), não temos a intenção de passar uma visão puramente humanista da nossa existência e da sua solução, mas despertar nossos leitores para o fato que precisamos perseguir resultados melhores em todas as áreas de nossa vida (neste caso não estamos nos referindo a dinheiro, se bem que ele faz parte do processo da vida) e com certeza, a qualidade é uma ferramenta importante neste caminho.

Diferentes do exemplo empresarial que citei acima, outras empresas realmente levam a coisa a sério e colocam a qualidade nos seu devido lugar (que é na cabeça de todos, inclusive dos gestores) dentro da empresa. Talvez você tenha imaginado que o lugar da qualidade fosse dentro dos procedimentos operacionais, nos processos, estrutura e resultados, mas não é bem assim, tudo isso é o resultado do tipo de qualidade que habita na cabeça dos funcionários e de seus respectivos gestores.

Bem para começar, acho que já falamos bastante. Tenho certeza que esse assunto vai se alongar em outras matérias, conto com seu retorno para que ele seja enriquecido com suas opiniões. Lembramos aos nossos leitores que Jesus é também à Fonte da Qualidade.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Um comentário:

  1. Pr Paulo.
    Será que Deus e agrada de algo que é feito sem preocupação com a qualidade??
    Realmente, o que temos visto são líderes e igrejas atuando de forma displicente, descompromissada ou, até mesmo, desleixada, e isso deixa as pessoas à própria sorte.
    Jesus criou a Igreja para cuidar das pessoas, constituiu líderes para conduzir o rebanho, o livrando dos lobos e ensinando o caminho para o pasto seguro e verde.
    Se nas empresas a qualidade é tão primordial, quem dirá na Igreja, aonde o 'produto' final são as pessoas, a vida delas.
    Cabe aos líderes trabalharem com diligência, capacitarem-se e dedicarem-se à grande tarefa que receberam do Senhor.
    Qualidade, eficácia, só se alcançam com muita dedicação.
    Abraço.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir