Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Não é o facebook que está nos deformando, mas nós que estamos deformando ele.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo.


A subjetividade é o relativismo são “marcas” da nossa era que de forma alguma devem ser crucificadas e enterradas distantes da nossa cosmovisão. Se o fizermos, não estaremos aprendendo a lutar contra os desafios da nossa moral e fé, mas simplesmente retardando problemas e demonstrando uma grande falta de habilidade em separar o joio do trigo dentre o que chega “as nossas praias”. Francis Schaffer ( pastor presbiteriano e pensador cristão do século passado) defendeu muito bem essa mesma tese no final da modernidade, alertando a Igreja que a chegada de novos tempos (momento em que vivemos) exigiria dela um discurso racional na defesa do que acreditamos, ideia que chocou muitas lideranças dentro do universo cristão nesta época.Esse mal entendido ocorreu porque poucas pessoas entenderam o que Schaffer comunicou em discurso, já que em nenhum momento ele sugeriu o relativismo da nossa fé como prática. A ideia dele era usar as armas desta nova geração(para isso era necessário compreendê-las racionalmente) não contra , mas a favor desta geração, trazendo-a para uma “geografia” mais próximo do eixo bíblico.

Com este tipo de introdução é normal que você imagine que nosso texto irá deslizar pelos campos da ética e filosofia, mas não é bem assim, já que vamos tratar de coisas simples, bem ligadas ao nosso cotidiano nas redes sociais. Minha fala inicial se fez necessária para deixar claro aos nossos leitores que respeito o direito das pessoas expressarem suas preferências em termos de acontecimentos e temas, compartilhado o que é interessante nas redes sociais, mas acredito também, dentro do mesmo princípio, que é válido a emissão de uma crítica construtiva a respeito destas escolhas, principalmente quando o público envolvido trata-se na maioria, de irmãos em Cristo.

Chegando agora neste parágrafo ao ponto central da questão, critico que é indiscutível, mesmo levando em conta o direito das pessoas de pensarem diferente, que uma grande parte dos nossos irmãos está perdendo, no mínimo, o bom senso na hora de fazer suas escolhas seguidas de postagem. O acúmulo de bobagem está começando a dá nos nervos de tudo mundo, sem contar a baixaria de fotos obscenas e pornográficas, postadas sobre forma de brincadeira. Estes dias observei ao lado de uma foto, uma brincadeira sem graça com o peso excessivo da pessoa fotografada. Será que esse irmão em Cristo não entendeu que esse tipo de gordura é uma doença? Penso que muitas pessoas não estão vigiando com seu caráter, por conta disto estão deixando ele ser invadido por uma cosmovisão completamente mundana.

Amados nós somos de Cristo e não do mundo.

Peço aos nossos leitores e amigos uma reflexão sobre o assunto, antes que instrumentos como o Face sejam abandonados por pessoas que têm compromisso em manter a moralidade e o bom senso vivos na vida.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Um comentário:

  1. Pr Paulo
    Como sempre, seu comentário é bastante oportuno. Há uma corrente de usuários queestá preocupada com o crescente 'besteirol' no Facebook, entre elas,eu.
    Como sugestão, tenho dado a melhor escolha dos amigos virtuais, que devem ser escolhidos de acordo com as nossas afinidades, evitando, dessa maneira, conteúdo que não nos interessa.
    Creio que disso depende a manutenção do nível do Facebook. Creio que todos devem simplesmente deletar qualquer conteúdo que considere impróprio ou que não corresponda às suas expectativas. Além disso, muitos faces ditos gospel também postam muitas bobagens, como cursos de pastor e por api vai.
    Selecionemos melhor os que serão nossos amigos!
    Abraço.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir