Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ESPAÇO MISSÃO ÁFRICA MOÇAMBIQUE -Texto de inauguração.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com o leitor. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo.

Como prometi aos nossos leitores, estamos iniciando com este texto à nossa nova coluna: “Espaço Missão África - Moçambique”. Confesso que foi difícil encontrar um missionário que percebesse a importância de falar sobre missões utilizando outra ótica, que não fosse à tradicional, com textos formatados e informações básicas.

O que vamos trazer para vocês é um conjunto de pormenores, que de uma forma geral, passa despercebido no cotidiano da atividade missionária. Evidentemente que essa “linha de trabalho” não vai desconsiderar outras informações também importantes, já que nossa ideia é “jogar por terra” noções fantasiosas deste chamado, mostrando a realidade e o agir divino na obra missionária, relatados por quem vive a prática e não a forma teórica e missões.
O nosso missionário, que a partir de agora passa a ser seu o que significa que você deve orar por ele e ajudá-lo da forma que for possível, é o irmão Ezequias Samuel da Rosa. Nascido no Espírito Santo (literalmente) na cidade de Alegre, mas que desde os dez anos mora no Estado do Rio de Janeiro. De uma família de seis filhos, onde quatro são pastores e dois missionários, onde se contarmos o pai cinco deles se chamam Ezequias Samuel, ele é o único que neste momento está fora do país.

Ezequias pertence à Igreja Cristã Casa de Oração que fica em Angra dos Reis, RJ. Ele tem 43 anos, é casado ( mas nesse momento se encontra sozinho na obra) e está na África, mas especificamente em Moçambique na cidade de Tete.Ele, como outros missionários em outros países, exerce uma atividade secular numa empresa de construção civil, já que essa atividade é a única fonte de fomento da sua sobrevivência e também de toda ação missionária gerada por seu trabalho. Segundo suas próprias palavras sobre a obra ela: “Está numa boa fase, temos umas 30 congregações, sendo algumas de tijolo, outras de pau a pique e o restante de capim. O material utilizado para fazer o telhado é diverso: Folhas de zinco, lona de plástico e capim”.

As duas maiores dificuldades para o nosso missionário foram o idioma(se fala Inglês e português e vários dialetos, os mais próximos do português são conhecidos como: Sena - Hungue - Titheua - Machangana) e a alimentação (Ratos e gafanhotos fazem parte da alimentação local, além de que 90% do que se come é feito a base de angu e milho branco, acompanhado de caldo de peixe - com um cheiro horrível- numa só panela servido com a mão. A higiene é praticamente zero).

Apesar de contar somente com o apoio de um irmão brasileiro ( que por sinal é seu primo e trabalha na mesma empresa) e alguns obreiros formados na prática e na urgência do dia a dia, o resultado desta missão é impressionante, a obra já congrega um total de 1000 pessoas, sendo que a metade já tem algum entendimento e a outra está acompanhando ainda o movimento das outras pessoas.

Na opinião do Ezequias algumas coisas impedem que o resultado seja ainda melhor, como por exemplo:

a) A falta de bíblia para todas as pessoas que estão sendo evangelizadas.

b)Falta recursos para preparar pessoas e material didático.

c) Falta transporte para deslocamento dos membros. As distâncias são enormes entre um ponto e outro.

d)Falta recurso para alimentação do povo.
Bem, encerro aqui nosso primeiro texto desta coluna. Ele abrirá a partir de agora portas para as mais diversas questões dentro da missão Moçambique. Se você leitor quiser saber alguma coisa específica pode perguntar, nós repassaremos ao missionário e transformaremos a sua pergunta e a resposta dele em objeto de debate para todos os visitantes. Só para você ficar com "água na boca", ontem por volta das 16h30min nós dois conversamos e eu me despedi dizendo que iria me preparar para o culto noturno, do outro lado (Moçambique) era aproximadamente 21;00, e o Ezequias estava chegando naquele momento de um mutirão, eles estão levantando mais uma igreja (a segunda) para glória de Deus.
Que Deus abençoe o nosso missionário e também todos os outros que estão espalhados pelo mundo.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

2 comentários:

  1. Que Deus abençoe poderosamente o Ezequias, e que a Obra em Moçambique prospere, apesar de toda essa dificuldade.
    Artigos como esse servem para informar melhor acerca do que é o trabalho missionário no campo, assim como para despertar novas vocações para a expansão do Reino.
    Parabéns por mais essa importante iniciativa!
    Aproveito e pergunto para o Ezequias:
    - o que poderíamos fazer aqui, hoje, por esse trabalho?
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pastor Fernando por sua participação sempre ativa. Vou repassar sua pergunta ao missionário.

    Pr. Paulo Cesar Nogueira

    ResponderExcluir