Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O crente está confuso, até mesmo aquele que tem muito tempo de Evangelho.

Por favor, ao ler o título deste artigo, não me repreenda antes de chegar à última linha, creio que lá você chegará à conclusão que esta ferramenta(repreender) não é adequada neste caso e nem necessária, tendo em vista que Deus tem iluminado nossas reflexões e os textos elaborados a partir delas.

Nesta sexta-feira(04/dez/2009) realizamos em nossa igreja nosso culto bimestral de ética. Este culto tem sido um espaço interessante para compartilhar com a igreja sobre ética cristã, bem como ouvir dela o que pensa e entende sobre os assuntos selecionados em oração pela liderança para este evento. Ele não é aberto ao público externo já que seu objetivo é trabalhar a própria igreja e seu modo de viver em Cristo.

Como das outras vezes, observamos que existe muita confusão na cabeça de nosso povo. Parece que todo esse aparato atual da mídia (rádio, tv, cd, dvd e outros), que tem sido uma grande ferramenta de evangelização, tem provocado muita confusão através da fala de pessoas, que tomam suas experiências pessoais como alicerce em lugar da legítima Palavra de Deus.


Tudo isso é tão complicado, que algumas pessoas já estão fazendo coisas e repetindo palavras no “módulo automático”, se você as questionar sobre a origem desta prática, com certeza não saberão justificar e muito menos identificar dentro da Bíblia, onde está a base para fazerem tal coisa.

Mas o pior de tudo isso, é que esses falsos entendimentos têm sido, às vezes, utilizado de forma conveniente por alguns, para viverem “um evangelho” em vez “do Evangelho”. A diferença entre eles é que no primeiro quem manda é o homem e a sua forma de encarar a vida, não existe o morrer com Cristo. Mas no segundo, quem determina o certo e o errado é o Senhor da Cruz, onde devemos morrer para com Ele ressuscitar para um novo viver.

Para este culto escolhemos falar sobre:

1) O que é a Igreja.

Três conceitos me parecem preencher todo o campo de definição do que a palavra ekklesia (igreja) quer dizer, são eles:

a) Todo o corpo de cristão de uma cidade(Atos 11:22;13:1).

b) Uma congregação ou a reunião de pessoa salvas em Cristo com o objetivo de praticar adoração coletiva(1 Cor 14:19,35;Rm16:5).

c) Todo o corpo de crentes em Cristo(Ef 5:32).

Nas três definições percebemos que o conceito de igreja não deve ser associado à uma vida isolada do crente, mas no sentido coletivo da unidade da fé. Podemos definir mais precisamente que a igreja é uma unidade composta, a exemplo da definição e explicação do conceito da Trindade.

Esses esclarecimentos se fazem necessários, porque como falamos acima, muitas pessoas acreditam “ser igrejas”, vivendo e agindo de forma completamente isolada. Vivem o engano que estão sendo fiéis a Deus e por isso são salvas, esquecendo que a igreja(ajuntamento coletivo de salvos) é a noiva Dele, aquela que Ele virá buscar para habitar com Ele na Glória. Como pode um marido ou noivo se relacionar bem com alguém que quer distância da sua escolhida e que não é fiel a ela? ”Não deixemos de congregar(reunião coletiva de salvos) como é costume de alguns, antes, façamos admoestação e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”(Hb10.25)

Quando nos deparamos com falácias como essa (deixar de congregar como é costume de alguns, e não é só na carta aos Hebreus), observamos que por trás da resistência dessas pessoas em se juntar ao Corpo(precisamos entender que elas não estão no Corpo), existem sentimentos de rebelião, orgulho, insubmissão e outros que levam esses indivíduos à criarem seus deuses pessoais, ou seja, seus terafins.


2)Quando repreender e em que situações.

Hoje em dia repreender caiu no automático. Crente repreende, amigo de crente repreende, quem não conhece crente também repreende. Tem gente repreendendo mosquito, ônibus atrasado, música alta e até mesmo a Palavra de Deus.

Falar sobre o início desta confusão, talvez não seja produtivo, por isso vamos fazer o melhor “Caminho”, vamos para a Palavra identificar quando e em que situações nosso Mestre se valeu desta ferramenta. Observando os relatos bíblicos onde a expressão repreender se manifesta, chegamos à conclusão que podemos organizá-los em 4 grupos. A saber:

a) Repreender no sentido de corrigir um entendimento errado ou uma postura inadequada. Ex : Prega a palavra, insta, quer se oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina(2Tm 4.2).

b) Repreender no sentido de neutralizar uma ação maligna dos seus servos, ou do próprio diabo. Ex: E Jesus repreendeu o demônio e este saiu do menino, e, desde aquela hora, ficou o menino curado.(Mt.17.18)


c) Repreender no sentido de paralisar uma força da natureza. Ex: Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé? E levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e fez-se grande bonança(Mt8.26).

d) Repreender no sentido de curar uma enfermidade. Ex: Inclinando-se para ela, repreendeu a febre, e esta a deixou; e logo se levantou, passando a servi-los.(Lc.4.39).

Em nenhum momento observamos Jesus ou seus discípulos repreenderem uma conversa, um alerta, uma suposição, uma palavra que não caiu bem ou até mesmo uma exortação recebida baseada na Palavra de Deus que indique consequências negativas no futuro, por exemplo:

Gálatas 6.7 ( Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará)

Atos 21.11( e vindo Ter conosco, tomando o cinto de Paulo, ligando com ele os próprios pés e mãos, declarou: Isto diz o Espírito Santo: Assim os Judeus, em Jerusalém, farão ao dono deste cinto e os entregaram nas mãos dos gentios).

Precisamos ter muito cuidado para não repreendermos o Espírito Santo, a Palavra Deus e até mesmo o próprio Pai, que muitas vezes pode estar nos dando uma chance de corrigirmos nosso erro através da vida de um irmão ou de uma autoridade estabelecida por Deus sobre nossas vidas.

3)Obediência à autoridade na igreja.

A vida resultante do pensamento pós-moderno, trouxe inclusive ao povo de Deus, uma grande dificuldade de conviver com "certa autoridade", principalmente na área eclesiástica. A primazia do ser humano sobre todas as coisas, inclusive sobre Deus, tem construído na mente das pessoas uma ideia que elas podem fazer o que querem, da forma que desejam.

Queridos(as), a liberdade que existe em Cristo, que não é pequena, não pode ser confundida com libertinagem. Em tudo Deus nos recomenda ordem e decência. E como poderá haver ordem e decência se não houver um conjunto mínimo de orientações que regule a forma operacional de ser da Igreja? E é nesta hora, que a autoridade aparece:

a)Ela não vem para ser a mão do chicote, mas sim para ser um espelho da luz de Cristo que mostra o caminho correto aos seus liderados, evitando-se assim na vida da ovelha o chicote, não da autoridade colocada por Deus na vida dela, mas das forças malignas que estão sempre no caminho errado, à espera daqueles que se perdem em seus próprios entendimentos.

b) Ela não vai determinar nada na vida de nenhuma ovelha, pois em relação a vida de cada um, a autoridade é um conselheiro, alguém que deve ser sempre ouvido, para que seu discurso, agradável ou não, sirva como um parâmetro de reflexão. A decisão final em tudo, será sempre de cada um.


d) Ela não escolhe intencionalmente versículos que confrontam o pecado da igreja, mas o próprio Espírito é que define ao nosso entendimento o que deve ser ensinado nas pregações. As pregações não têm a intenção de desagradar à nenhuma ovelha do rebanho, mas não podem também se tornarem mensagens de auto ajuda, isto não é “O Evangelho”.


e) A autoridade não quer exigir obediência, mas espera reverência das ovelhas a este Dom tão especial concedido por Deus a homens e mulheres pela sua imensa misericórdia.

f) A autoridade não vai regular a vida de ninguém, como já foi dito antes, mas precisa regular o funcionamento interno da igreja. Precisamos, como unidade, ter uma forma única de agir e alguém responsável para fazer isso acontecer, caso contrário, voltamos ao pensamento mundano, cada um faz o que quer, do jeito que melhor lhe convier e na hora que bem entender.


Para encerrar, queremos registrar alguns versículos da Palavra de Deus sobre autoridade na Igreja. São eles:

1)Hebreus 13.7: Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus , e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.


2)Hebreus 13.17:Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles, pois velam por vossa alma.

3) Romanos 13.1: Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores, porque não há autoridade que não proceda de Deus , e as autoridades que existem forma por ele instituídas.13.2:De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus, e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação.

VOCÊ QUE NOS VISITA, NÃO DEIXE DE DAR SUA OPINIÃO SOBRE A NOSSA REFLEXÃO

Com todo meu amor a noiva e ao Noivo.
Pr.Paulo C.Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário