Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ESPAÇO MISSÃO ÁFRICA - Raio de atuação missionária em Moçambique.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com o leitor. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo

Nesta segunda matéria da coluna Espaço Missões África, vamos falar um pouco sobre Moçambique, país onde nosso parceiro neste projeto de “contar detalhes sobre o trabalho do Senhor no campo”, missionário (Ezequias), tem colocado em prático o seu chamado para missões.

O nome oficial do país é República de Moçambique, cuja capital é Maputo. O sistema político é multipartidário e democrático de república. A moeda nacional é o metical. Moçambique tem uma população de mais de 19.124.335 de habitantes. A língua nacional é o português e 16 línguas africanas. Os grupos étnicos são 99.66% (Shangaan, Chokwe, Manyika, Sena, Makua, e outros). A metade da população pratica religiões indígenas, 30% são cristãos e o 20% são muçulmanos. Moçambique exporta camarão, açúcar, castanha de caju, algodão. Importa comida, roupa, equipamento para agricultura, e petróleo. De uma maneira geral a população sofre de má nutrição e doenças. O país está dividido em 11 províncias: Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Tete, Sofala, Manica, Inhambane, Gaza, Maputo e Maputo-Cidade. Cada província se divide em distritos.
É na província de Tete que nosso missionário está baseado, sendo que sua atuação missionária alcança atualmente um raio de 500 km (este alcance será melhor dimensionado no último mapa abaixo), alcançando outras duas províncias. Como falamos na primeira matéria, a missão conta hoje com 30 congregações e duas igrejas (sendo que uma  ainda está em fase de construção).

As congregações são atendidas por um grupo de obreiros levantados nas respectivas comunidades, sendo mantidos e orientados, na medida do possível, pelo missionário Ezequias. Independente disso, eles carecem de uma formação mais elaborada para o exercício do ensino e da condução do rebanho. Enquanto a missão não tem recursos para desenvolver novos treinamentos, além do que já foi feito, eles recorrem a Deus e a sua infinita misericórdia para colocar em prática sua fé. A vantagem deles é que não perdem tempo com as "picuinhas" que existem em  nosso meio e nem estão sujeitos a "fogueira das vaidades", muito comum também no arraial brasileiro. 

Particularmente tenho proposto em meu coração encontrar uma alternativa para que esses irmãos possam ser acrescentados no seu conhecimento e na ação pastoral, estamos em oração e creio que Deus proverá condições para a solução dessa problemática.Na imagem abaixo posicionamos todas as "pontas" desta missão para que nossos leitores possam ter uma ideia mais precisa de como funciona esta ação missionária .


Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira


Um comentário:

  1. Pr Paulo.
    Também tenho orado pelo Ezequias e por esse trabalho missionário, e, como o irmão também peço a Deus que Ele mostre um caminho de como ajudar essa obra.
    Abraço.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir