Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A igreja Evangélica em Portugal na visão de um brasileiro residente no país: Informações iniciais


Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com o leitor. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo.

 
Amados irmãos e queridos visitantes. Como havia anunciado previamente, estamos lançando uma nova coluna em nosso blog. Seu objetivo é disponibilizar para nossos leitores a visão de um cristão brasileiro residente em outro país. Acredito que será muito interessante, não só neste caso, mas em muitos outros (já estamos montando outras parcerias), ter acesso ao que está acontecendo dentro do universo cristão evangélico também em outras nações. É evidente que muito do que veremos estará pautado na visão pessoal do nosso parceiro nesta coluna, mas mesmo assim, creio que o conteúdo nos trará reflexões interessantes, além de alguns bons debates.

Tendo em vista nossa introdução acima, optei por apresentar neste texto inaugural o Luciano Santos, nosso parceiro nesta coluna que reside atualmente na cidade de Lisboa, Portugal, a quem desde já agradeço a gentileza de ter aceitado nosso convite. Ele Nasceu em Anápolis estado de Goiás e congregava, antes de sair do Brasil, na Igreja Assembleia de Deus, onde se converteu a Cristo aos oito anos de idade. Há sete anos Luciano deixou Anápolis e o Brasil embarcando para Lisboa, localidade para aonde sua família já havia se transferido dois anos antes de sua partida.

Em Lisboa o irmão Luciano, hoje com 22 anos, trabalha numa loja de conveniências e congrega na Igreja Cristã Ministério Nova Esperança (Igreja de origem portuguesa), onde serve ao Senhor no grupo de louvor da sua congregação.

Diferente da maioria dos brasileiros que vão morar em outros países, Luciano desde o princípio se identificou com a cultura e o povo português, o que contribuiu muito para uma perfeita adaptação. Sua única dificuldade inicial foi na forma de articular e de entender algumas expressões (características do português local), provavelmente em decorrência do sotaque regional de Goiás, que o acostumou a falar sem conjugar corretamente os verbos, coisa que não acontece nas terras lusitanas.

A formação das frases também é outro elemento complicador em Portugal, já que faz com que nosso irmão e qualquer outro brasileiro façam uma pausa para pensar, antes de expressar sua ideia. Em nossa troca de informações ele não chegou a citar exemplos destes casos, mas presumo que ele esteja se referido a expressões do tipo: “Quando cá cheguei”, “o que pensa você”, “não estou a perceber”...

Outro ponto enfatizado pelo irmão Luciano em nossas primeiras conversas é a diferença entre a Igreja portuguesa e a brasileira (que está estabelecida na região) na forma de se organizar, no profissionalismo e na excelência de seu exercício. Em suas palavras: “é nítido que a portuguesa está mais adiantada nestes aspectos”.

No Brasil ele pertencia a uma Igreja Pentecostal, com a questão dos “usos e costumes” ainda bastante enraizados em sua liturgia. Em Lisboa ele está num ministério jovem, que é o oposto da sua antiga igreja. Ele nos revela que a Igreja portuguesa é bastante influenciada pelas músicas e tendências brasileiras, mas independente deste olhar voltado para o Brasil, ainda existe certo preconceito e alguma ignorância em relação ao Brasil como um todo.

De um modo geral, segundo a visão do Luciano, a igreja portuguesa é bastante racional e sua fé é bem solidificada. Seus pastores são lideres com boa formação teológica além de terem a consciência de que é necessário estar preparado para gerir e administrar a igreja além da questão espiritual, o que acaba num todo, fazendo muita diferença para o bom desempenho da congregação. Olhando nesta perspectiva,ao contrário do Brasil, se houvesse um crescimento do Evangelho em Portugal como ocorre nas terras brasileiras, à igreja portuguesa estaria bem preparada para lidar com ele.

Bem a boa notícia em tudo isso é que a partir desta matéria, nosso irmão Luciano gentilmente estará nos alimentando com informações sobre a caminhada da Igreja Evangélica em Portugal, abrindo assim nosso entendimento a respeito do que está acontecendo no universo cristão em outro país. Quem sabe está coluna não levantará alguns missionários (de verdade) para a região portuguesa? Mas a boa notícia não para por aqui.Estamos montando outra parceria com um irmão brasileiro que está na Itália, em breve teremos também notícias das terras italianas no que diz respeito ao Evangelho de Cristo e o seu povo.

Deus abençoe tremendamente o irmão Luciano, que desta forma, também está servindo ao Reino de Deus.

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Um comentário:

  1. Pr Paulo.
    É bom saber que, pelo menos em Portugal, a Igreja segue um caminho mais embasado, com pastores e líderes melhor capacitados. Infelizmente, o seu crescimento está aquém do esperado.
    Paz!
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir