Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ESPAÇO INTERNACIONAL - Você está pronto para este debate?

Você está pronto para este debate? Essa é a pergunta feita pelo nosso irmão o Dr. R. Albert Mohler, Jr., que serve como presidente do Southern Baptist Theological Seminary, carro chefe da escola da Convenção Baptista do Sul e um dos maiores seminários do mundo.

Talvez você se pergunte: "Para que afinal de contas?"

A resposta dele é : "Para defender Gênises e todo o Evangelho de Cristo de forma intelectual."

O Dr. Mohler é um dos principais atalaias de Deus nos Estados Unidos e tem monitorado a tentativa do avanço secular sobre nossa cosmovisão.

A exemplo do que aconteceu na Europa, os americanos estão aos poucos abrindo espaço e fazendo concessões a destruições das mega-narrativas bíblicas, pilares da fé cristã.

Esse vento - que não é o do Espírito - tem soprado com leveza em nossas terras através da mídia, de parte da ciência, do ativismo gay e do chamado politicamente correto.

Nós precisamos estar preparados intelectualmente para defender nossa fé.Que as grandes denominações – que tem estrutura para isso- possam não se render ao intelectualismo secular, despertando dentro dos seus arraiais homens de fé, mas também de conhecimentos gerais para debater a altura com aqueles que desejam mais uma vez destruir o Evangelho.

Em Cristo

Pr. Paulo Cesar Nogueira

Evolução x Criação - A nova forma do Debate



Terça - feira 1 de fevereiro de 2011



O debate sobre o darwinismo em raivas, com quase toda semana trazendo uma salva de novo em grande controvérsia. A razão para isso é simples e direta - a evolução naturalista é o grande rival intelectual para o Cristianismo no mundo ocidental. É o mito da criação das elites seculares e sua arma de escolha intelectual no debate público.

Em certo sentido, isto tem sido assim desde Darwin. Quando Charles Darwin desenvolveu e publicou sua teoria da seleção natural, a pergunta mais óbvia a comparecer às mentes informadas foi esta: Pode a teoria da evolução ser compatível com a fé cristã?

O surgimento da evolução como uma teoria das origens e da existência de formas de vida apresentou um desafio claro para a história da criação oferecidos dentro da Bíblia, especialmente nos capítulos iniciais do Gênesis. No valor de face, as contas parecem irreconciliáveis.

Havia um bom número de almas intrépidos e honesto no século XIX, que entendia a realidade de que, se a evolução é verdadeira, a Bíblia deve ser radicalmente reinterpretada. Outros foram mais longe e, como os Novos Ateus em nosso tempo, aproveitou a evolução como uma arma intelectual para ser usado contra o cristianismo.

Houve outros que tentou mediar entre a evolução e o cristianismo. Na forma mais comum da argumentação, afirmaram que a Bíblia conta a história de quem e do porque da criação, mas não a sua forma . A forma como foi deixado para a ciência empírica e sua teoria da evolução.

Em anos mais recentes, esse argumento tem sido feito do lado evolutivo do argumento do falecido Stephen Jay Gould da Universidade de Harvard, que propõe que os mundos da ciência e da fé religiosa eram completamente separados, constituindo "magistérios não-sobrepostos." Em sentido, ele argumentou que a religião e a ciência não pode haver conflitos, uma vez que não abordam as mesmas questões.

O problema com este argumento é óbvio: o darwinismo e Genesis que claramente se sobrepõem. A Bíblia não se limita a falar do que e por que, ele também faz declarações explícitas sobre a forma. Da mesma forma, ainda que sumária revisão da literatura evolutiva indica que os cientistas evolucionistas rotineiramente fazem afirmações sobre a quem e porque perguntas. É não só intelectualmente honesto argumentar que trata a teoria da evolução apenas com os mecanismos da existência do cosmos e que a Bíblia lida apenas com o sentido da criação.

Outra abordagem que tem sido considerado por alguns teólogos cristãos, no século XIX. Em sua própria maneira, mesmo que alguns dentre os homenageados e ortodoxos "Princeton Teólogos" tentou argumentar que não havia conflito necessário entre Gênesis e Darwin. Eles estavam tão convencidos do poder da ciência empírica e da autoridade das Escrituras que eles estavam absolutamente certos de que o progresso da ciência acabaria por provar a veracidade da Bíblia.

O que esses teólogos não reconheciam era a tendência naturalista da ciência moderna. Os autores da moderna teoria da evolução não se moveram em direção a um reconhecimento da causalidade divina. Ao contrário, hoje eles se opõem até mesmo a idéia conhecida como "Design Inteligente". Sua visão é a de uma caixa estéril preenchido apenas com os preceitos naturalistas.

Desde o início deste conflito, houve aqueles que tentaram de alguma forma de acomodação com o darwinismo. Na sua forma mais comum, isso equivale a uma versão de "evolução teísta" - a idéia de que o processo evolutivo é guiado por Deus, a fim de cumprir seus propósitos divinos.

Dadas as apostas nessa controvérsia pública, a atratividade da evolução teísta se torna claro. A criação de um meio-termo entre o cristianismo e a evolução iria resolver um grande conflito cultural e intelectual. No entanto, no processo de tentar negociar este novo terreno do meio, é a Bíblia e os elementos da teologia cristã que dá forma, e não a teoria da evolução. Evolução teísta é uma catástrofe bíblica e teológica.

A doutrina dominante da evolução realizada pelo estabelecimento científico e tenazmente defendido por seus defensores, nem sequer permite a possibilidade de uma divindade implantada no sentido do Cosmos, e muito menos para qualquer orientação divina do processo evolutivo. Houve um impulso implacável da teoria evolutiva mais e mais em pressupostos puramente naturalista e uma hostilidade crescente de reclamações a verdade cristã.

Do outro lado da equação, o prejuízo é incalculáveis convicções cristãs. No mínimo, a aceitação da teoria da evolução exige que os dois primeiros capítulos do Gênesis sejam lidos apenas como uma tradução literária, que não oferece dados históricos. Mas, é claro, o prejuízo não acaba aí.

Se a evolução é verdadeira, então toda a narrativa da Bíblia tem de ser revisto e reinterpretado. A explicação evolucionista não só é incompatível com qualquer afirmação histórica do Gênesis - ele também é incompatível com a alegação de que toda a humanidade descende de Adão e da afirmação de que em Adão toda a humanidade caiu em pecado e culpa. O relato bíblico da queda e suas conseqüências, é totalmente incompatível com a teoria evolucionista. O terceiro capítulo do Gênesis é tão problemático para a teoria da evolução como os dois primeiros.

Os evolucionistas naturalistas estão agora pressionando o seu caso na moral, bem como termos intelectuais. Cada vez mais, eles estão alegando que a recusa em aceitar a evolução representa um crime de pensamento das sortes. Eles estão usando todas as ferramentas e argumentos ao seu dispor para desacreditar qualquer negação de evolução e de marginalizar as vozes que questionam o dogma do darwinismo. Eles estão trabalhando duro para estabelecer a crença inquestionável na evolução como à única posição de bem e publicamente aceitável. Eles já tiveram sucesso entre as elites intelectuais. Seu projeto principal agora é a projeção dessa vitória na cultura popular.


Entre os evolucionistas teístas, os problemas estão se tornando mais clara quase todo dia que passa. Os defensores da evolução teísta estão agora empenhados na rejeição pública de infalibilidade bíblica - com algumas chamando a afirmação da inerrância da Bíblia como um desastre intelectual e outros agora abertamente afirmar que devemos perder a crença em um histórico "intelectual beco sem saída". Adão, uma queda histórica, e um dilúvio universal.

Assim, o torno da teoria da evolução está agora a revelar a falta de linhas do debate atual. Não pode haver dúvida de que a autoridade da Bíblia e da veracidade do Evangelho são agora claramente em jogo. O Novo Testamento estabelece claramente o Evangelho de Jesus Cristo sobre o fundamento de o relato bíblico da criação. Se não houve Adão histórico e nenhuma queda histórica, o Evangelho não é mais entendido em termos bíblicos.

Este é o novo formato do debate sobre a evolução. Enfrentamos agora a verdade inegável que as questões mais básicas e fundamentais da autoridade bíblica e a integridade do evangelho estão em jogo. Você está pronto para este debate?

Nenhum comentário:

Postar um comentário