Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma necessidade urgente, ter uma vida de piedade - Minha intimidade com Deus na Quarta-Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia meu Amigo Espírito Santo. A madrugada deste dia começou muito gelada, com àquela chuvinha fina caindo e com um vento suave mas cortante na pele, um convite perfeito à cama, ao sono e às cobertas. Mas graças a Ti meu Amigo, fomos valentes e conseguimos manter fidelidade ao nosso compromisso. Para quem está lendo pelo primeira vez nossa coluna, explico que temos adotado como prática de piedade, acordar às 04:00 para desenvolver intimidade com nosso Amigo, o Espírito Santo. Independente disto, sabemos que o que recebemos é pura Graça Divina.

- Sabe Espírito, apesar de perceber espiritualmente e pela fé, que muitas situações que estavam indefinida, estão começando a tomar rumo em nossa vida e em nosso ministério, o que poderia me deixar de certa forma mais... vamos dizer assim “descontraído”, entendo que é exatamente nesta hora que devemos aumentar em quantidade e qualidade, nossa comunhão com o Pai. Até porque, comunhão não deve ser entendida pelos cristãos apenas como arma de luta espiritual (Efésios 6), mas também como uma parte fundamental do nosso relacionamento, que foi restabelecido com Deus através da reconciliação (2 Coríntios 5.18) que existe em Cristo Jesus. Dentro disto, existe uma necessidade, que é básica como comer ou beber, de falarmos e conhecermos à Deus.

- Mas é interessante Santo Espírito, observar que certas pessoas estão ainda muito distante disto. Falamos desta forma não com arrogância, mas com o intuito de despertá-las para o fato de que a comunhão, seja através da oração ou da Palavra de Deus, deve ser vista como algo possível de ser alcançada por todos àqueles chamados de “filhos de Deus”. Mas no dia a dia, percebemos que existem “filhos”, que descartam a possibilidade destes meios de piedade, se tornarem algo real na vida deles. Estes, veem a oração e o estudo da Palavra com misticismo, onde é sempre necessário não um colaborador, mas um intercessor humano que faça no lugar deles, o que eles acreditam não ser possível fazerem. Pode parecer uma coisa estranha, mas existe cristão que não ora, que não medita na Palavra e que nunca praticou um jejum. Boa parte deles, acredita que tudo isso não é necessário, tendo em vista que estão “assistindo”(o sentido de ofertar o culto a Deus não é real para esses) os cultos de sua igreja. Outros estão nesta mesma situação, mas por motivos diferentes, se tornaram intelectuais do relacionamento com Deus. Eu mesmo em certa época me permitir ser um destes, e faço questão de compartilhar meu exemplo Espírito, para que fique claro que não estamos crucificando ninguém, mas chamando atenção para esse triste fato, que se repete muito em “nosso arraial”.

- Bem Espírito, me ajuda a compartilhar esse meu erro de forma que muitos ao lerem está matéria, possam também desperta como um dia aconteceu comigo. Para iniciar, acho bom explicar que minha formação se deu na Igreja Metodista do Brasil, na igreja local em Engenhoca, Niterói, Rj. Independente da denominação, pela qual registro que tenho muito carinho e gratidão, sempre tive bom trânsito em outras denominações, principalmente na Assembléia de Deus. Em função disto e de minhas experiências de novo convertido que marcaram meu caminho (como relatamos em nosso livro “Onde eu Termino e Deus Começa?), sempre tive uma vida de piedade que me mantinha em comunhão com Deus. Em uma determinada época, procurei me aprofundar nos estudos teológicos e cometi o erro de começar a enxergar tudo de forma "exclusivamente intelectual". Com isso, a necessidade da oração começou a perder sentido, a meditação da Palavra com direção do Espírito Santo despencou da minha lista de prioridades. Não fui adepto da teologia liberal, mas comecei achar que poderia enxergar Deus de uma forma meramente intelectual. Registro que não caí em pecado, nem me afastei do Senhor, só não entendia que o caminho que estava fazendo, "não me conduzia ao coração Dele". Certo dia, Deus permitiu uma prova em minha vida, onde o meu racionalismo (diferente da minha razão) não encontrava solução, porque humanamente não havia. Diante deste fato, a minha independência do Espírito, se isso na totalidade é possivel, começou a cair por terra. Iniciei minha retomada com orações sinceras, com reflexões apoiadas no Espírito, até que certo dia Deus mudou meu cativeiro, mostrando o sobrenatural que só existe Nele. A partir deste momento, entendi que o Espírito, é o meu Amigo, e que deve ser meu companheiro em todos os momentos, principalmente na hora de entender todas as coisas. Hoje continuo a estudar teologia e muitas outras coisas, crescer em conhecimento é necessário, como diz o pastor Altair Germano “ Para continuar ensinando, precisamos continuar aprendendo”. A diferença é que hoje não abro mão de minha comunhão, que se tornou a base de todo meu entendimento.

- A você que nos visita, lembre-se: 1) Talvez você esteja em Jesus para que Ele possa resolver sua vida. Saiba que Ele já resolveu, você vai morar no céu, e esse era o seu grande problema, pois o seu endereço de destino antes de conhecer Jesus, não era muito agradável, ou melhor dizendo, nada agradável. As outras coisas Ele resolverá no tempo Dele. Independente disto, vai um conselho: “ Orar e meditar não é algo facultativo na vida do cristão, pense sobre isso e descubra como sua vida pode mudar, ou melhor, como você pode mudar. Seja outra pessoa, seja uma nova criatura.2) A TODOS PEÇO QUE DEIXEM SUAS OPINIÕES SOBRE ESSA MATÉRIA.

- Ao Senhor quero agradecer pelo Espírito Santo, esse Amigo que tem me mostrado como viver a vida e entender o Seu caminho. Do seu intelectual convertido.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Terça - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia meu Amigo Espírito Santo. Neste santo dia criado pelo nosso Senhor, conto Contigo para mais uma insegura tarefa, que é escrever esta matéria. Há alguns anos atrás eu não me atreveria assumir um compromisso como esse, de postar de Segunda á sexta-feira, uma matéria para reflexão de nossos visitantes. Se o fiz desta vez, foi porque agora Te conheço um pouco mais e sei que não é nas minhas forças que as coisas acontecem, mas na Sua. Por isso meu Santo Amigo, quero transferir da minha pessoa para a Sua, até porque não seria justo o contrário, todas as mensagens que temos recebido elogiando esse espaço diário em nosso blog.

- Depois de dado a honra a Quem deve ter honra, vamos iniciar nossa matéria falando hoje sobre mais uma peça deste grande quebra cabeça, que é nossa busca pelo conhecimento divino. Ontem foi um dia bem diferente para uma segunda-feira, apesar de folga pastoral (que na realidade nunca acaba acontecendo), eu e a pastora Flávia resolvemos receber uma de nossas irmãs em Cristo, de outro ministério mas intercessora do Religare, para conversamos sobre “as coisas de Deus”. A exemplo do que aconteceu no outro dia quando recebemos um grupo de cinco pessoas, também de outros ministérios, ficamos seis horas seguidas falando sobre o Eterno, sua Palavra e seus Mistérios. O interessante destes momentos, é que não cansa falar de Jesus. Parece que quanto mais falamos, mais contagiados ficamos com a pessoa de Cristo. Hoje pela manhã refletindo sobre ontem à noite, percebi que essa situação não acontece com todas as pessoas, mas somente com àquelas que de alguma forma encontraram em Jesus um prazer maior. Para que não exista nenhum mal entendido Espírito Santo, não estamos dizendo que certos cristãos são melhores que outros, mas que uma parte deles ,encontrou em Deus uma fonte de gozo, e isso pode ser traduzido NO QUANTO o Reino se torna PARTE DE NOSSAS CONVERSAS, independente de onde estamos.

- Bem Espírito como pastor, não é de hoje que venho meditando sobre essa “peça de nosso quebra cabeça”, e por conta disto, tenho observado minhas ovelhas e me empenhado, até de forma individual em alguns casos, em ajudá-las à fazer esse caminho, “sentir o Reino como uma fonte de gozo”. Neste fim de semana, percebi que preciso me esforçar mais nesta caminhada junto ao rebanho, fiz um teste no Domingo à noite e tirei nota zero. Após o culto noturno, dei uma volta pelos grupos que se formam na porta da igreja, e em nenhum deles, a conversa passava pelo Reino, mas sim por assuntos corriqueiros do dia a dia. Entendo perfeitamente que nossa comunhão com os irmãos abrange também assuntos que não sejam espirituais, mas acho um pouco estranho, as pessoas saírem de um nível espiritual tão rápido para outro.

- É bom ficar claro que eu não estou fazendo esta avaliação baseada em uma única situação, como disse antes Espírito, este assunto já tem sido objeto de minha observação há algum tempo. Não estou também julgando nosso rebanho, pelo contrário, estou avaliando minha atuação ministerial, que passa sempre por um processo de reflexão da minha parte principalmente. Como pastor não posso achar que fiz o correto simplesmente porque falei o que era necessário, está dentro de minhas atribuições observar que tipo de “solo” não está frutificando a semente lançada, e me valer dos dons espirituais necessários, para que esse solo seja adubado, e acolha bem a semente do “gozo em Deus e no seu Reino”.

- Muitos pastores hoje Espirito, têm receio de utilizar dons como o de ‘exortação”, por medo de perderem parte de seu rebanho. Esquecem que para nosso Deus, que deve ser fonte de gozo na vida de nossas ovelhas, não basta ter gente dentro das igrejas, mas pessoa salvas em Cristo, abertas à prosseguirem no seu processo de santificação. Sempre que preciso exortar o rebanho, lembro a eles, que para o exercício deste Dom, é extremamente necessário o amor. Somente o amor, capacita o obreiro a fazer a exortação que está no coração do Pai, e que é necessária à vida do rebanho.

- A você que nos visita:1)Aos pastores: Humildemente falo aos irmãos, não tenham receio em atuar da forma que Deus determinou ao Santo Ministério.Seja um pastor na essência desta palavra. Como disse Santo Agostinho: “Se tens amor, vá e faças o que tu quiseres”. Se amamos nosso rebanho, até a exortação será compreendida, pelo menos por àqueles que verdadeiramente têm o meu Amigo o Espírito Santo.2)As ovelhas : Quanto do seu falar e pensar, estão voltados para o Reino de Deus? Deus é Fonte de Prazer.3) A TODOS PEÇO QUE DEIXEM SUAS OPINIÕES SOBRE ESSA MATÉRIA.

- Ao Pai peço perdão. Desculpe Senhor pelo nosso rebanho ainda ter pouco prazer em sua presença, mas sei que o meu Amigo o Espírito Santo vai me ajudar nessa empreitada. Do seu, menor dos menores pastor.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Segunda - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus de Segunda a Sexta-Feira, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia meu Amigo Espírito Santo. Hoje é um daqueles dias que parece impossível sentar em frente ao computador para compartilhar algo espiritual com nossos visitantes. Quem entrar em nossa página neste dia, poderá ficar assustado ao descobri que os pastores também têm “seus dias” em que levantam com o “pé esquerdo”. Principalmente eu, que plagiando o pastor Newton Carpintero que nos honrou muito sendo um dos seguidores de nosso blog, posso dizer com convicção : “ O menor de todos. Sempre". Por isso Espírito Santo, vou precisar de sua ajuda hoje mais do que o normal, do tipo... não me peça para tirar a pedra (João 11.39) e nem desatar (João11.44) as ataduras, faça por misericórdia o milagre completo, para que essa matéria possa sair a partir deste ponto.

- Preciso confessar Santo Amigo que as lutas espirituais da igreja estão grandes.A forma de pensar de hoje das pessoas, rotulado como pós-moderno, de alguma forma tem bloqueado a capacidade que elas têm de mudarem realmente seu entendimento e fazerem uma entrega verdadeira à Cristo. Muitos pastores em nosso meio, até legitimamente, têm se levantando contra “os aventureiros” do Evangelho, que distorcem a Verdade de Cristo, mas esses aventureiros, só encontram espaço para divulgarem essas distorções, porque o mundo se tornou secular demais, e isto tem influenciado na forma de viver e pensar das pessoas, inclusive àquelas que já chegaram à Igreja.

- Ontem Santo Amigo, enquanto lia os jornais de Domingo, refleti sobre a seguinte linha de pensamento: nós que seguimos as Sagradas Escritura, além dos católicos, somos uma grande maioria neste país, mas independente disto, toda nossa mídia secular trata esse "grande detalhe", que na cabeça deles deve ser só pequeno, como nada, fazendo com que o pensamento cristão seja nulo em seu dia a dia operacional. Estou falando da mídia, mas podemos incluir neste mesmo saco, nosso executivo, grande parte do judiciário e a maioria do legislativo.

- Eu não me considero um pensador Santo Espírito, mas neste momento gostaria de sua ajuda para levar as pessoas à pensarem, o quanto elas estão permitindo e se permitindo que nossas casas, nossas igrejas, ruas, bairros, cidades, estados e país, se tornem lugares onde o pluralismo e o pragmatismo dominem de forma absoluta como a base de tudo, e não como uma alternativa para algumas situações. Tenho ficado preocupado com o rumo que nosso país tem tomado, bem como a vida do povo de deus, e creio que muitos que confessam a fé cristã também estão, mas muito pouco temos feito para que essa realidade possa mudar. E olha que temos uma arma que é mais poderosa do que a opção do Irã, que está fazendo seu caminho de defesa e ataque apoiado na energia nuclear e na vingança contra Israel. Nós temos o poder da oração e o discernimento do meu Amigo o Espírito Santo para dirigir as atitudes que devemos ter. O problema é que esse poder não se junta, fica sendo, quando é, usado de forma dividida. Meus queridos visitantes prestem atenção à este detalhe tão importante: não foi isso que Jesus nos ensinou, muito pelo contrário, ele nos alertou que uma cidade dividida não sobrevive. Nesta última semana visitando os sites do Reverendo Augustus da PIB e do pastor Altair Germano da Assembléia de Deus, deixei para ambos esta ideia, precisamos , independente de nossas diferenças, nos unir em oração pelo Evangelho e por uma vida cristã pós-moderna e não uma vida pós-moderna cristã, que é o que está acontecendo em muitos lugares.

- Em nossa igreja em Niterói,Rj, tivemos esse fim de semana dois trabalhos que eu particularmente considerei muito bom. O primeiro foi “O café da manhã, só para homens”. Realizamos ele uma vez por mês, começa ás 07:00 e acaba às 10:00. Além da nossa sociedade de homens, recebemos irmãos de mais três igrejas que ouviram falar do trabalho e desejaram participar com autorização de seus respectivos pastores, aos quais eu já agradeço a confiança. Para o bom resultado deste trabalho, tiramos toda pomba do “belo café”, e fizemos opção por um lanche simples, mas satisfatório, e demos ênfase à trabalhar através da Palavra, da oração e na meditação sobre a vida, do papel do homem na sua casa, na igreja e na sociedade. Tudo isso com muita liberdade de opinião e muita comunhão com meu Amigo o Espírito e entre nós, que independente de sermos de denominações diferentes, somos participantes do Reino de Deus.O outro trabalho foi a EBD com Jesus do dia 27 de setembro, que envolveu as crianças uma boa parte do dia e foi maravilhoso, eu diria completo.

- Mas o que quero ressaltar em relação à esses trabalhos, com boa qualidade espiritual e demais, e que as pessoas são muito pouco impactadas. Apesar do grande esforço de poucos dirigido “a muitos”, muito pouco “esses muitos” têm se deixado transformar, infelizmente estão como a mídia e como nossas autoridades, secularizados demais para entender a tão grande obra que Deus tem realizado através de suas igrejas. Sabe Espírito, é ai que está a razão do meu amanhacer de "pé esquerdo. Lutar contra o domínio da secularização fora da Igreja já é complicado, mas “lutar” a favor de nossas ovelhas para que elas enxerguem o tamanho que o pensamento secular tomou na vida delas, é mais complexo e infelizmente cansativo.Muitas não conseguem entender que se não abrirem mão da sua forma de viver, nunca viverão o que Cristo conquistou para elas.

- Para você que nos visita deixo algumas reflexões: A você irmão de Ministério, ore por mim, eu mesmo sem te conhecer, estou orando por você, para que possamos combater o bom combate e guardar nossa fé. Se você é uma ovelha, pense o quanto sua vida pode está sendo dirigida pela secularização e quanto isso entristece ao Senhor Jesus e ao seu pastor, a quem você diz que ama e que ele pode contar com você. QUERIDOS, A TODOS PEÇO QUE DEIXEM SUAS OPINIÕES SOBRE ESSA MATÉRIA.ELAS SÃO IMPORTANTES PARA NÓS.
- Ao Senhor meu Deus, Pai me dá forças para reagir à esse tão grande inimigo que é a secularização dentro de sua Casa de Oração e da vida de “Suas ovelhas”, Senhor elas são suas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Sexta - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Essa noite foi tranquila, bem difrente de ontem. Miguel resolveu dormir cedo e como à noite ficou muito gelada, quase perdi a hora de nosso compromisso. Sei que minha pontualidade não é um julgo sobre mim, até porque, Cristo nos chamou para uma vida de liberdade, mas minha preocupação decorre do fato de que eu realmente gosto muito desses nossos encontros e zelo por eles. A sensação que tenho é que neste horário, ficamos realmente à sós, e como é bom está sozinho Contigo. Parece contraditório dizer que estou sozinho, se estou na Sua presença, mas nessa hora não existe ninguém, nenhuma atividade e nenhum barulho para disputar Contigo minha companhia. Coloco dessa forma(disputar Contigo), porque sei, que independente da Sua majestade, o seu amor me disputa com a vida. Que privilegiado sou, Deus me ama tanto, que disputa com as demais coisas da vida, a minha companhia. Sei que esta condição diante de Deus não é decorrente de minhas obras e nem do meu merecimento, mas simplesmente porque Deus busca se relacionar com o homem. É Graça Divina. Por isso, é razoável de minha parte fazer um esforço, para que esse relacionamento aconteça da melhor forma possível. Caro visitante, que fique só entre nós dois, que o Espírito de Deus não nos ouça: “Você tem feito algum esforço para reconhecer de alguma forma essa Graça, ou tem arrumado mil justificativas e motivos para não ter vida com Deus”?

- Sabe Santo Espírito, preciso confessar que às vezes me incomoda e muito, sei que não devia, perceber nas pessoas da Igreja, um descaso com essa Sua iniciativa de construir conosco um relacionamento verdadeiro. Tento, mas não consigo entender pessoas que já confessaram à Cristo, e a todo tempo estão com o pires não mão, e no tempo de folga valorizando coisas que não agregam em nada a vida, seja humana ou espiritual. E pior, usam as duas mãos para segurar o pires. Se eu jogasse agora na internet uma pergunta do tipo: "Por que o ser humano tem duas mãos"? Com certeza iria “chover” teses científicas, sociológicas, pedagógicas ......., mas eu particularmente creio, que sabedor da natureza que o homem teria depois do Éden, que o conduziria à ficar segurando o pires diante de Deus, o Eterno colocou duas mãos, uma para o pires e a outra para que ele ofertasse reconhecimento, amor, frutos, obras...... Mas infelizmente como no Éden, o homem na maioria das vezes se decidi pelo caminho errado, usa também a mão da gratidão, para fortalecer sua petição pela necessidade material.

- Sei que tudo isso deve entristecer seu coração meu Amado Amigo. Antes de conhecer à Cristo, minha visão da Tua pessoa era somente do momento do batismo católico romano, onde o padre dizia: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Não fica triste, mas para o velho Paulo, era como se o Espírito fosse uma sombra. Mas quando cheguei à Cristo, tive a oportunidade de me encontrar Contigo e fui descobrindo Sua divindade, santidade, doação........, preciso confessar diante de toda a Internet:TE AMEI. A partir daí, como não me esforçar para está Contigo? Não tem mais jeito, como registra o nome do nosso livro, verdadeiramente eu não sei “ONDE eu TERMINO E DEUS COMEÇA?

- A você que nos vista peço dois favores:1)Faça um esforço para Ter vida com Deus. Não deixe de pedir o que precisa, mas use somente uma mão, deixe a outra para dar ao Eterno o que lhe é devido.
- .2) ME FAÇA UMA GRANDE GENTILEZA, escreva sua opinião sobre este texto. Ele foi escrito para você. Não saia desta página sem dizer : gostei, não gostei, está tudo errado, concordo em parte..........Eu desejo interagir com você meu querido irmão. Click em “comentários” no rodapé da coluna.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Quinta - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Acordar hoje às 04:00 não foi tão complicado, difícil foi não dormir direito até essa hora. O Miguel resolveu brincar à noite toda no útero(ele completa 7 meses de gestação dia 03 de Outubro) da Flávia, acho que ele deve ter aprendido alguma brincadeira nova e se excedeu no seu horário de dormir. Nesta fase meu Amigo, não tem como dar uma ordem do tipo “Silêncio” ou “vai dormir menino”, apesar disto, ouvi algumas vezes a pastora Flávia fazer algumas tentativas, mas foram todas em vão. O jeito então foi aproveitar à noite e partir em busca do Senhor. Uso essa expressão ( em busca) Santo Espírito, porque tenho a nítida sensação que às vezes estou montando um enorme quebra cabeça de Deus dentro de mim. A cada madrugada em nossas conversas e reflexões, recebo uma peça e consigo, com Sua ajuda evidentemente, encaixar ela no devido lugar. Bem, pelo jeito então o Miguel tem à quem puxar, se eu “brinco” Contigo de quebra cabeça correndo atrás do conhecimento de Deus de madrugada, por que ele também não pode fazer isso durante à noite? Diante desta brilhante dedução, só me resta negociar com ele um horário único, se não vou passar todas às noites acordado. Esse é o meu filho Miguel Santo Espírito, mesmo antes de nascer, Já está imitando o pai.Que tamanha responsabilidade pesa sobre nós pais. Visitante, pense sobre isso.


- Mas vamos lá meu Santo Amigo, vamos aproveitar que o Miguel dormiu e vamos compartilhar com nossos visitantes, o que conversarmos hoje, vamos falar desta santa peça que meu foi entregue para nossa meditação. Muitos de nós, dentro de um bom senso e temor, têm uma certa admiração por um personagem bíblico. Conheço um jovem missionário, que é apaixonado pelos personagens do Velho Testamento, ao ponto dos amigos mais próximos chamá-lo de “profeta do Antigo testamento”. No meu caso específico, o que me chama atenção não é o personagem em si, mas algumas verdades bíblicas que alguns deles tiveram o privilégio de ser canal de Deus. Lembro que a primeira vez que li o Evangelho de São João cap.3.30 “Convém que Ele cresça e que eu diminua”, fiquei profundamente impactado com a postura do profeta João Batista. Ele literalmente era “o cara” naquele momento no cenário religioso, mas esta posição de destaque não impediu João de alcançar tão grande "peça"( se diminuir diante de Jesus e de sua obra em nossa vida) do quebra cabeça. Era necessário que Jesus aparecesse como referência para João e para toda humanidade. Ser referência é como ser um prumo. Lembro bem na minha infância, do meu pai colocando seu prumo nas paredes de tijolo que levantava. Após cada tijolo colocado, lá estava o prumo, ele era o juiz da parede e a referência da obra do meu pai. Por esta grande importância do prumo, meu pai nunca abria mão desta ferramenta tão fundamental em suas edificações, seja de um pequeno muro, de uma casa ou de uma obra de maior porte. Em nossa vida não é diferente, o Pai celestial não abre mão que o nosso justo Juiz, o nosso Jesus, esteja orientando cada dia de nossas vidas. Interessante é que ambos, o homem e o tijolo, são feitos de barro, mas independente desta afinidade de origem, no dia a dia o tijolo está ganhando de 10x0 de nós. Meu pai, Jorge Alves Nogueira, nuca reclamou que um tijolo tenha resistido ao toque do cabo da colher de pedreiro, ajustando a posição orientada pelo prumo, já nós...........

- Sabe Santo Amigo, creio que muitos cristãos conheçam João 3.30, mas poucos têm seguido o exemplo do profeta João Batista. Diminuir como conversamos nesta madrugada, significa se negar a cada dia um pouco mais, para que exista espaço para Ele se tornar carne em nós. Se negar é agir como um tijolo, se deixando levar diariamente pelos toques do Grande obreiro de nossas vidas. Existe uma lei da física muito conhecida que diz assim: “Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço”. Apesar de ser uma lei da física, se aplica muito bem ao reino espiritual, e com isso só nos resta decidi quem vai ocupar nosso tabernáculo.O nosso pequeno "eu", ou o Grande Jesus.

- A você tijolo que nos visita peço dois favores: 1) Não leia apenas João 3.30, viva este versículo no seu dia a dia em todas as áreas de sua vida.
.2) Me faça uma gentileza, eu gostaria muito de saber sua opinião sobre este texto que foi escrito para você. Não sai desta página sem dizer : gostei, não gostei, está tudo errado, concordo em parte..........Eu desejo interagir com você meu querido irmão. Click em “comentários” no rodapé da coluna.

- Pai, obrigado pelo prumo, pelos toques da colher de pedreiro, pelo Grande obreiro. Ajuda Senhor a este tijolo a sempre ir para o lado certo. Do seu menor tijolo nesta terra.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Quarta - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Hoje quero iniciar o relato de nossa conversa agradecendo o privilégio de falar com Deus. Sem entrar muito em detalhes sobre a grandiosa obra da cruz, caso contrário só escrevendo um livro, destaco esta particularidade concedida aos filhos de Deus, que é falar com Ele. E isso ocorre sem intermediários, sem sacrifícios, sem lugares específicos, sem discriminação, sem .......É muito bom Santo Espírito, ter alguém tão importante e poderoso que conversa conosco sem ter que marcar hora e sem ter que entrar em fila. Apesar desta minha afirmação, já ouvi alguns irmãos admitirem que na madrugada a fila é menor para Deus ouvir nossas orações. Com todo respeito a este pensamento e aos seus idealizadores, não concordo com ele tendo em vista o tamanho do nosso Deus. Ele não é limitado, nós somos. Creio sim , que existe um mistério na madrugada, procuro sempre fazer a opção por ela para desenvolver minha intimidade com Deus, mas encontro explicação para essa “facilidade de comunicação” em outros fatores, mas humanos do que divino.

- Sabe meu Amigo Espírito Santo, apesar de saber que quando oro estou numa conversa e não em um monólogo, às vezes fico surpreendido como Deus nos responde “online”. Hoje mesmo em nosso momento de comunhão aconteceu uma situação desta. Vou compartilhar Santo com nossos visitantes, porque muitas vezes um pequeno testemunho pode fazer a diferença na vida espiritual de quem está neste momento passando por uma situação difícil, e não acredita mais que “Deus fala” com quem busca falar com Ele.

- Como relatamos em nosso livro “ONDE eu TERMINO E DEUS COMEÇA?, eu e a pastora Flávia temos uma irmã em Cristo que muito nos ajudou espiritualmente no início de nossa conversão, e que até hoje, é uma grande intercessora de nossas vidas e do Ministério Religare. De dois meses para cá, nas vezes que encontramos a irmã Mirian ou falamos ao telefone sobre a obra de Deus, e ela é uma missionária incansável que ama ao Senhor de uma forma muito especial, ela sempre tem encerrado nossas conversas me dizendo a seguinte frase: “Deus vai te surpreender”.

- Hoje enquanto conversava com Deus sobre minha vida, e preciso confessar Espírito que existem ainda muitas pendências (no meu ponto de vista), meu celular que estava ao lado da minha cabeça fez um sinal de mensagem chegando, como a pastora está gestante, sempre olho na mesma ora todas as mensagens que chegam. Quando abri, era um recado de um irmão chamado Antônio Carlos que algumas vezes visita nossa igreja e que não conhece a irmã Mirian. Ele escreveu assim com todas as letras: “ Deus vai te surpreender”.

- Sabe Santo, eu não vou nem falar mais nada, vou deixar que a fé de cada um se manifeste. Uma coisa eu te digo meu Amigo Espírito Santo: Sei que é um recado online do PAI para mim.

- A você que nos visita faço dois pedidos: 1) Fale com Deus, Ele tem um jeito de falar com você. A oração, a meditação e as Escrituras Sagradas são instrumentos de Deus para se comunicar conosco através da pessoa do meu Amigo o Espírito Santo.2) Me faça uma gentileza, deixe seu comentário sobre este texto ou qualquer outro desta página clicando na palavra “comentários” no rodapé da coluna.

- Pai, obrigado pela resposta de fidelidade online, a resposta é benção, mas a sua demonstração de carinho implícita no gesto é mais valiosa ainda. Do seu endereço de destino na internet.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Terça - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Antes de iniciar nosso compartilhar desta madrugada, quero deixar claro mais uma vez, que eu não estou de marcação com os nossos amigos, os passarinhos. Mas dentro do contexto que nossa matéria vai abordar neste dia, preciso denunciar que eles também são falhos como qualquer criatura. Neste exato momento (05:14) comecei a ouvir seus primeiros cânticos, ou seja, eles estão 34 minutos atrasados neste dia, já que iniciam normalmente seu louvor ao Senhor todos os dias às 04:40.O motivo deve ser o frio, a madrugada está bem gelada.

- Mas meu Amigo Espírito Santo, deixando de lado meus concorrentes na adoração, no bom sentido evidentemente, quero me deter ao aspecto da falibilidade das coisas criadas. Com isso, não estamos atribuindo ao Criador alguma imperfeição por esta característica da criação, Ele é perfeito em tudo o que realiza, mas estamos destacando a grande diferença existente entre o Criador e sua criação. Talvez este seja o ponto onde os Panteístas se percam completamente, o perfeito Criador não pode ser confundido com sua criação, que manifesta imperfeições decorrente de sua individualida. Em nosso período de oração, que hoje deu outra surra nos passarinhos começando 64 minutos antes deles, uma frase Sua Santo chamou muito minha atenção e ficou registrada na minha mente: “ O Senhor é a fonte de todas as coisas. Deus é perfeito em função de ser a origem e Fonte Única e Verdadeira de tudo que possamos imaginar”. Não é pouca coisa não Santo de Deus, eu só não sei, como pode existir alguém que não consiga amar esse Deus.

- Sabe Santo Espírito ouvi também, com muita nitidez sua voz me questionando sobre o por que somos seletivos no que buscamos em Deus, se Ele, é a Fonte de todas as coisas. Após meditar algum tempo sobre esse questionamento, percebi que a resposta está justamente em nossa falibilidade e como ela se manifesta de várias maneiras em nosso dia a dia. Falhamos muito, mas admitimos pouco, e uma de nossas grandes falhas é justamente acreditar que devemos beber na Fonte somente sobre algumas questões da vida. Sempre ouço pessoas bem intencionadas do Evangelho dizer que Deus nos deu capacidade para resolvermos o que comer, beber, com quem casar, onde trabalhar......... e outros considerados dentro de nossa livre agência. Mas dentro disto, fico a me perguntar, o fato Dele ter nos dado essa liberdade, significa que nosso dia a dia não precisa ser levado até a Fonte? Sinceramente, creio que não, penso que Deus nos capacitou à decidir sobre muitas coisas de nossa vida, mas levá-las à fonte, é uma questão de quanto queremos à Fonte em nosso dia a dia. Como ministro de família, tenho visto muitos casamentos cristãos acabando, acredito que faltou consulta a Fonte. Como pastor tenho visitado muita gente doente, é na maioria das vezes não é o diabo não, é a falta de orientação da Fonte na dieta do cristão, que come ás vezes de forma desornada e também o que não deve.

- Para encerrar Santo de Deus, acho que confundimos a liberdade existente em Cristo, ela existe justamente para ser ofertada ao pés da cruz e sermos dependentes de Jesus.

- A você que nos visita peço dois favores: 1) Fale com Deus, converse com Ele sobre todas as coisas, não espere uma mensagem nas nuvens (não que Ele não faça, se assim achar que deve), mas tenha certeza que de uma forma ou de outra, Ele participará das suas decisões.2) Gostaria muito de saber sua opinião sobre esse texto. Ela com certeza irá me fazer crescer e me ajudar a pensar sobre minha visão do Reino. Click em “comentários” no fim do texto e deixe sua mensagem.

- Ao Amado de minha alma, o que dizer...............somente que o Senhor se faça presente até no café da manhã em minha vida. Direciona Senhor todas as coisas, eu confesso minha falibilidade como criatura diante da superioridade do Criador. Do seu......que venceu os passarinhos nesta manhã.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Segunda - Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Nossa manhã foi influenciada pela notícia do falecimento de uma senhora que visitamos ontem(Domingo), hospitalizada em um CTI na cidade de Niterói. Estar dentro de um CTI, mesmo que seja como visitante , não é uma situação muito agradável. Este por exemplo, por não ser específico e sim geral, acolhia um grande número de pessoas, característica que acaba tornando o lugar ainda mais desconfortável à nossa alma.Durante a visita conheci um jovem médico que acompanhou todo o quadro de nossa enferma até o momento que nós chegamos.Achei interessante o fato dele ser bem jovem, mas demostrar acima de sua formação, uma conduta marcada por um forte caráter humano. Ele manifestou interesse pela causa da paciente, forneceu informações da real situação sem omitir detalhes importantes, foi respeitoso com os familiares e usou palavras polidas e carinhosas em suas respostas. Para resumir, foi o tipo de profissional que se espera encontrar em uma situação como essa. Apesar do crédito que deve ser dado ao jovem médico por sua conduta, enxerguei neste homem, uma resposta da misericórdia de Deus à nossa intercessão como Corpo de Cristo pela paciente e seus familiares. E nessa hora Espírito Santo, percebi sua suave voz falando ao meu entendimento: “Podemos até interceder por pessoas e causas distantes, mas a igreja precisa ter contato com a realidade da das pessoas, para que a intercessão traga mudanças, principalmente na vida da própria igreja.”

- Sabe Espírito Santo, além deste médico que muito chamou minha atenção, conheci um casal de filhos e um casal de netos da paciente. Até aquele momento eu nunca tinha visto nenhum deles.Fui ao hospital em função da ligação profissional que uma de nossas ovelhas tem com a filha da enferma. Procurando atender um pedido de auxilio espiritual, chegamos aquele lugar e tivemos contato com a realidade destas pessoas e a partir daí, colocamos em prática o amor que Deus nos ensinou a compartilhar em Cristo Jesus.

- Apesar da notícia triste desta manhã meu Amigo, o que ficou no meu coração foi uma “uma certa alegria” pela oportunidade que tive de estabelecer relacionamento com essas pessoas e suas vidas, sabendo que mesmo que eles estejam passando por um momento difícil , testemunhar Cristo para eles, pode fazer diferença em seu futuro.

- Na ligação que recebemos dando a notícia Santo Espírito,havia também uma solicitação da nossa presença no funeral. O que faremos com sua ajuda. Apesar de ser mais um momento triste, meu coração só consegue enxergar mais uma oportunidade de se relacionar com a realidade destas pessoas, e de alguma forma, influenciar para que o amor de Deus seja reconhecido por cada vida que lá estiver.

- A você que nos visita, lembre-se:1)Precisamos estabelecer contanto com a realidade das pessoas. Foi assim que Jesus realizou seu ministério.2)Não saia desta página sem deixar sua opinião sobre o texto.Click no rodapé abaixo na palavra "comentários".

- Ao meu Senhor peço, nos ajude a estabelecer contato com a realidade das pessoas.DO seu......que quer estabelecer contato com a realidade de muitas pessoas

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Sexta-Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Vou começar nossa matéria confessando que nem sempre é fácil iniciar um texto que tem frequência diária como o nosso. Tem dias como hoje que, independente do nosso momento de comunhão pela manhã, não é simples alcançar sobre o que devemos escrever. O que fazemos nesta coluna, não é algo baseado na minha humanidade, mas na espiritualidade que habita em mim, que provem de Ti Espirito. E por isso, para acontecer algum resultado proveitoso aos nossos leitores, tenho que ficar na dependência da sua voz e decisão.

- Já Santo Espírito, que iniciamos falando em dificuldade, talvez possamos prosseguir compartilhando esse tema, que é tão presente em todos os momentos e áreas da nossa vida. Para que a matéria não acabe como um tratado, vou me deter a um tópico específico que tem muito haver com a nossa vida espiritual. Vamos falar um pouquinho sobre a dificuldade do cristão de entender a importância do Reino de Deus no seu dia a dia.

- Bem meu Amigo, sem ser muito específico, tenho observado que a maioria das pessoas ainda não entendeu o que é se relacionar com o Reino, ou pelo menos, não entenderam a sua importância em nossas vidas. É impressionante como qualquer coisa que acontece em nosso rotina diária, se torna um motivo para submetermos o Reino a um segundo plano. Com a preocupação de não ser longo, como diz o meu filho Caio “Pai você escreve demais”, vou detalhar neste tópico, a nossa fidelidade aos cultos coletivos. Este momento do Corpo de Cristo deveria ser encarado como um privilégio por todos, tendo em vista que é uma oportunidade de juntos, colocarmos em prática a função para a qual fomos criados.

- Mas na realidade não é isso que acontece Santo, na prática, se o ônibus atrasa de manhã, isso se torna uma boa desculpa para não estarmos no culto à noite. Se algum aborrecimento é gerado durante o dia, o argumento é que não temos cabeça para está na igreja no início da noite. Se nosso filho espirra, já temos nossa ausência justificada em nome do nosso amor materno ou paterno. Mas interessante é que o dia semanal de se fazer a unha, pode chover canivete que o compromisso não é retardado. Para se namorar, pode acontecer um alagamento que isso não vira obstáculo suficiente. Para se assisti a um jogo de futebol, eu particularmente já vi crente arrumar forças do seu mais profundo ser, mesmo estando com mais de 39 graus de febre. Já presenciei também “cristão” abandonar o Corpo de Cristo, para ter liberdade para ver televisão a qualquer hora.

- Sabe meu Amigo, refletindo sobre tudo isso me vem uma pergunta........Onde está o amor por Deus?Eu não consigo responder. Sei que como pastor preciso tentar entender de alguma forma esse proceder, mas não são raras as vezes que me sinto decepcionado com esses.

- A você que nos visita te peço : 1) Entenda que a congregação santa é uma obra do Senhor Jesus e determinada por Ele. Não rejeite o Reino fazendo pouco caso deste compromisso que é o culto coletivo.2)Não saia desta página sem comentar este texto ou outro. Click no rodapé em “comentários”.

- Ao Senhor peço, Pai me ajuda a conviver com esses, eles são seus e minha obrigação é me esforçar para ajudá-los, e não ficar decepcionado. Do seu cultuador que ama a congregação dos santos.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus na Quinta-Feira

- Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Amigo. Nesta madrugada a exemplo do Rubinho, que conseguiu chegar em primeiro lugar mais uma vez no grande prêmio realizado neste último fim de semana, nós também conseguimos chegar com nossa adoração, mais uma madrugada na frente dos passarinhos. Quando eles começaram, por volta de 04:40 da manhã, a entoar seus cânticos, nós já tínhamos iniciado nossa adoração há uns quarenta minutos. Bem, já que não podemos competir com eles na técnica vocal, o jeito é ganhar deles no horário inicial.

- Mas pelo menos hoje vou dar uma folga para eles, deixando-os sossegados, até porque, eles têm abençoado muito nossas reflexões e merecem nossa gratidão. Na verdade, nossa conversa de hoje Santo Espírito, vai abordar uma situação, ou melhor dizendo, um comportamento que a cada dia entendo ser fundamental à nossa vida espiritual.

- Sabe Santo, nestes últimos dias tenho me dado conta de quanto é importante tirar um tempo para ficar a sós com Deus. Em Mateus capítulo 6, do versículo 5 ao 15, Jesus ensina aos discípulos como devem orar. No versículo 6 mais especificamente, quando indica o quarto com a porta fechada como a situação ideal, Ele reforça essa necessidade que estamos abordando, e não só para o momento de oração, mas para leitura da Palavra e meditação. Evidentemente o texto também chama atenção , para que não venhamos a cometer o erro dos hipócritas.

- Sabe meu Amigo, sei que para o ritmo de vida que nós temos, pode parecer complicado para muitas pessoas falar em “arrumar tempo para entrar no quarto e ficar a sós com Deus”, mas tenho descoberto que é necessário e que tudo na vida é uma questão de prioridade. Um exemplo disto é minha amada esposa. Espírito, ela com certeza já entendeu essa questão há muito tempo. Olha a lista: Ela é ESPOSA, cuida do casamento e da casa, PASTORA, preserva e alimenta o rebanho, ADVOGADA de uma grande empresa no Rio de Janeiro, zela pelos seus compromissos profissionais, ESTUDANTE, cursa MBA na FGV de processo civil para dar testemunho também na vida profissional, MÃE, nosso Miguel já tem 6 meses no seu ventre e já requer vários cuidados além de alguns “sacrifícios”. Tem mais, mas deixa eu parar por aqui com essa lista, porque se ela for pensar em tudo isso que faz e faz bem, vai acabar transferindo alguma coisa para minha lista, que com certeza é bem menor. Mesmo assim, “as vezes” no pouco tempo que nos resta para aproveitarmos juntos e fazermos alguma coisa, ela me pede desculpas, pega sua Bíblia, seu caderno e vai para um cômodo da casa, antes de entrar manda um beijo, dá uma pequena parada como quem está me dizendo.....é para ELE, e fecha a porta. Confesso que no início do nosso casamento eu não entendia muito esta atitude dela, mas hoje entendo, acima de nós e do nosso casamento, existe uma aliança maior que precisa ser regada com momentos a sós.

A você que nos visita peço três coisas: 1)Arruma um jeito para ficar a sós com Deus.2) Olhe para quem está ao seu lado, você pode aprender muito.3)Não saia desta página sem deixar seu comentário no rodapé deste texto ou de outro. Com sua opinião, vou consegui melhorar um pouco mais o que escrevo.

Ao meu Senhor, quero deixar agendado em todos os dias de minha vida, um horário especial para ficar a sós Contigo. Daquele que te encontra todos os dias às 04:00.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

A urgente necessidade de se trabalhar casais.

Fazer a obra do Reino de Deus é algo que realmente me traz uma alegria muito grande. Sempre tive e tenho muito carinho pela minha formação acadêmica na área econômica e pela minha longa prática na área de administração, mas admito com sinceridade, que minha satisfação profissional não se compara ao gozo que sinto, quando estou cooperando com meu Amigo, o Espírito Santo, realizando “ a obra de Deus”.

O destaque em “a obra de Deus”, tem o objetivo de frisar que existe diferença entre a obra decidida unicamente pela razão humana e a obra orientada por Deus, onde o Espírito está à frente nos conduzindo.

Em nossos dias, muitas pessoas já não entendem mais isso, buscam desenvolver “a obra” baseada unicamente em seus próprios entendimentos.É certo que Deus já nos capacitou e tem nos capacitado, mas isto não nos autoriza à atuarmos de forma independente Dele na realização de Sua obra.Até porque, Ele é o dono da obra.

Dentre os serviços que temos o privilégio de desenvolver no Reino, destaco o trabalho com casais. Falar sobre relacionamento, principalmente de casais, é um universo sem fim com detalhes preciosos a serem explorados, seja na área do sentimento, da psicologia, moralidade, sexualidade e da espiritualidade

Sempre que tenho a oportunidade de falar para casais, peço a Deus que Ele me dê o melhor que tiver na sua aljava para esse momento, pois na cura do relacionamento de um só casal, está a resposta para muitas outras situações importantes na vida das pessoas e até mesmo da Igreja.

Apesar desta tão grande importância que o relacionamento de casais tem, muito pouco se faz nas igrejas a esse respeito. Algumas durante o mês de maio promovem alguns eventos que na maioria das vezes se tornam um ritual, algo feito simplesmente para se cumprir um calendário dentro de uma programação(obra meramente humana).

Há alguns anos atrás, quando fazíamos parte da Igreja Metodista em Engenhoca, Niterói, Rj, desenvolvemos uma atuação contínua no trabalho de relacionamento de casais através de um ministério específico, que nesta denominação se chama : Ministério de casais e família. Semanalmente havia uma reunião, onde desprovida de qualquer rito, procurávamos explorar até a última gota, as dificuldades encontradas no relacionamento dos casais e da relação familiar. Todo esse trabalho era pautado na Palavra, na atuação do meu amigo o Espírito Santo e na perseverança semanal dos encontros.Foi um trabalho verdadeiramente recompensador, tendo em vista as grandes transformações ocorridas nas vidas de seus participantes.

Com a minha fala, não estou desmerecendo nesta matéria o valor dos eventos anuais, mais chamando atenção para o fato que é necessário entendermos, que as dificuldades de relacionamentos, principalmente de casais, são decorrentes de inúmeros processos desenvolvidos ao longo da vida, e que devem ser trabalhados com muita dedicação, até porque, não se limpa uma superfície que acumulou poeira, óleo, graxa .......... no decorrer dos anos, apenas com um balde de água uma vez por ano.

Deixo aqui minha fala como Ministro de casais e de alguém que gosta no íntimo de falar sobre relacionamento: “ Pastores, vamos dedicar tempo e atenção para cuidar dos casais e filhos de nossas igrejas. Instituam trabalhos contínuos, se possível dirigido pelo próprio pastor local, esse é um investimento que vale a pena”.

Querido visitante, não saia desta página sem emitir sua opinião sobre o texto lido, seu comentário é importante para nós.Click em comentários no rodapé do abaixo.

Minha intimidade com Deus na Quarta - Feira

-Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia meu Amigo Espírito Santo. Obrigado por nos ajudar a manter o horário das 04:00 horas para despertar, realmente Santo, como abordarmos ontem, esta hora da madrugada tem sido o momento ideal para nossa conversa.

- Registro também meu Amigo, sem nenhuma rivalidade com eles, que hoje demos uma surra nos passarinhos, alguma coisa parecida como o último jogo do Brasil x Argentina. Quando iniciamos nosso período de oração nesta madrugada, nenhum deles da redondeza estava acordado. Foi nosso o primeiro louvor enviado aos Céus em nossa rua. Vencemos uma deles.

- Apesar do feito acima que nos trouxe muita alegria sobre o nosso principal concorrente ( os passarinhos ) na adoração, um pensamento com peso negativo conseguiu pairar sobre nossa devocional nesta manhã. Ele surgia entre um oração e outra, entre uma intercessão e uma ação de graças, sempre procurando de alguma forma desqualificar a importância do momento de nossa comunhão.

- Sabe Santo, vou compartilhar esse fato nesta matéria não porque quero, mas porque acho que devo. Acredito com sinceridade, que também em nossos momentos de fraqueza confessada e não disfarçada, podemos colaborar no “momento” do nosso próximo, como fez o “bom samaritano”. A Bíblia não entra em detalhes, mas creio que o “bom samaritano”, apesar de sua atitude digna de registro por Jesus, viveu alguns conflitos internos ante a situação com a qual se deparou. E é exatamente essa a situação que me visitou nesta manhã, um conflito interno.

- Sabe meu Amigo, preciso confessar que a todo tempo em que orávamos, vinha à minha mente questionamentos como uma sequência de perguntas....... do tipo :Por que escrever está coluna diariamente? Qual o objetivo de ter esse compromisso? Quase ninguém lê mesmo, então para que continuar? Nem eu entende porque estou escrevendo, por que não parar?Não tenho nem uma boa gramática para ficar escrevendo, então por quê?

- Triste não é meu Amigo, eu me deixar ser atropelado por pensamentos pequenos como estes. Mas foi isso exatamente o que aconteceu e eu não posso negar. Talvez o espaço encontrado pela dúvida em minha mente, resida no fato de racionalmente eu não ter resposta à nenhuma destas perguntas. Particularmente Santo, eu acho até que acabo me expondo demais, compartilhando minha intimidade Contigo nestas matérias.

- Mais meu querido Amigo, apesar do meu atropelo nesta manhã, e de  tudo isto, eu vou continuar. E faço sem nenhuma base racional, faço apenas porque no fundo do meu coração, ouço a voz de Cristo me dizendo: “ESCREVE”, e eu obedeço. Sabe Santo, preciso confessar que é difícil continuar, mas deixar de escrever seria, no meu entendimento, como trair o Amado da minha alma. Então prossigo, mesmo sem entender, prossigo, mesmo sem lógica, prossigo, mesmo sem nenhum resultado, prossigo e o faço por fé e amor ao meu Senhor.

- A você que nos visita, deixo duas petições: 1) Tente tirar algo de bom para sua vida desse compartilhar.2) Comente este texto, não saia da página sem deixar sua opinião, ela é valiosa para minha próxima matéria.

- Ao meu Senhor, só tenho a dizer uma palavra: Com a ajuda do meu Amigo o Espírito Santo, eu PROSSIGO. Do vencedor dos passarinhos: Pr. Paulo C.Nogueira

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Minha intimidade com Deus

-Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar neste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia meu Santo Amigo. Hoje como acordamos um pouco mais cedo (às 04:00), tivemos a oportunidade de presenciar e ouvir uma “santa disputa”. Os passarinhos aninhados na árvore que fica no lado direito de nossa casa, disputavam( no bom sentido evidentemente) com os da árvore da esquerda, quem conseguia entoar cânticos de louvor a Deus mais altos e bonitos. Confesso Espírito Santo que por um minuto, foi tentado a abrir minha janela e entrar nesta disputa, mas logo lembrei da realidade da minha voz para o canto, e percebendo que não teria nenhuma chance nesta batalha, resolvi ficar no campo da oração, onde acredito tenho mais chances de agradar a Deus, sem causar nenhum dano aos seus santos ouvidos.

- Sabe Espírito, estou convencido, sem nenhum espírito legalista e nem universalista, que essa hora, às 04:00, é realmente o melhor horário para iniciar nossa devocional. A sensação que tenho é que tudo flui com mais facilidade, seja nossa meditação, a oração e tudo mais. Como já registrei em matéria anterior, todo o decorrer do meu dia fica diferente. É claro meu amigo que eu não estou criando nenhuma regra sobre horário de comunhão, até porque, tenho aprendido Contigo que as regras são apenas parâmetros, que podem ser alterados em função da direção soberana do Pai sobre nossas vidas. O que importa de fato, é que cada um de nós encontre seu horário, o que têm se tornado difícil para muitas pessoas, tendo em vista o ritmo do nosso cotidiano.

- Meu Santo Amigo, de tudo que falamos nesta manhã em nosso momento de comunhão, quero destacar a necessidade imperativa da oração na vida do cristão. A cada dia estou ficando mais convencido, que o que nos falta hoje é “UMA VIDA DE ORAÇÃO”. Falando assim, parece até que estou querendo trazer um velho remédio para uma enfermidade nova, mas quero garantir que não é bem assim. A oração é como a Palavra, ela nunca envelhece, nunca perde sua validade, nunca deveria ter saido de moda. A diferença de hoje para o passado, é que atualmente temos muita gente até lendo a Palavra, mas temos pouca oração por parte destes leitores para que haja temor na compreensão e uso desta Palavra. Quando ouço hoje lideranças de nossas igrejas usarem a Palavra de forma que nos assusta, tenho cada vez mais certeza que a oração tem perdido terreno na vida dos ministros, teólogos, pregadores e até mesmo dos membros. A oração precisa ressuscitar no Corpo de Cristo.Só assim teremos uma "reforma" no que já foi deformado.

- Visitante, deixa o Espírito Santo, Este meu Santo Amigo, ressuscitar em você a oração. Não essa coisa metódica e ritualista que você talvez nunca tenha entendido, mas o prazer de se retirar e ficar a sós com Deus para falar com Ele.Faça-me dois favores:1) Entre nesta campanha para que a oração se torne um prática verdadeira na vida do cristão, começando por você. 2) Registre seu comentário sobre este texto, deixe sua opinião, você estará me ajudando a escrever junto com o Espírito a matéria de amanhã.

- Senhor, me leva mais fundo nesse mistério da oração. Que ela seja um caminho de revelação da sua Palavra e de sua Vontade em minha vida. De quem disputa com os passarinhos a sua Atenção: Pr.Paulo C. Nogueira

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Minha intimidade com o Santo Espírito

-Com humildade e desejo de edificar sua vida, decidimos compartilhar nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Bom dia Santo Consolador. Quero compartilhar nesta manhã o resultado de algumas reflexões que visitaram minha mente durante este fim de semana. O texto bíblico âncora destes pensamentos foi Romanos cap.1.16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro judeu e também do grego”.

- Há muito venho me esforçando para pregar a sã doutrina às pessoas à quem tenho tido oportunidade de falar de Jesus, inclusive ao rebanho que o Senhor nos destinou no Ministério Religare. Quando uso essa expressão(Sã doutrina), estou me referindo ao que chamamos de Evangelho Cristocêntrico, Nele, por Ele e para Ele são todo as coisas. Um dos agentes motivadores desta minha atitute é justamente o versículo que citamos acima , da carta do Apóstolo Paulo à Igreja sediada na cidade de Roma. Nele percebemos, que Cristo, revelado no Evangelho, é o poder de Deus para todo àquele que Nele crê.

- Seguindo esta linha de raciocínio Santo Espírito, imaginei que com "apenas" este diferencial(pregar a sã doutrina), já que muitos têm ensinado doutrinas diferente daquela consideradas sã pelos Apóstolos, nosso ministério iria presenciar a manifestação do poder de Cristo, seja em muitas conversões ou na manifestação de seus sinais e prodígios.Mais infelizmente, não é bem assim que as coisas estão acontecendo.Sei que tenho visto frutos da sã doutrina: nossas ovelhas estão sendo transformadas, nossas crianças estão crescendo em entendimento, os chamados ministeriais estão sendo revelados, mas temos tido um número bem pequeno de conversões e também de manifestações de outras formas do poder do Evangelho.

- Bem meu Santo Amigo, buscando entender esta situação, lembrei de um conselho que me deu já tem algum tempo: “ Quando as coisas se tornarem mais complicadas e você entender menos ainda o que está acontecendo, ore mais, Cristo irá lhe trazer a resposta”.Resolvi então investi um tempo maior em oração neste propósito no fim de semana, até que encontrei uma explicação.

- Sabe Santo, descobri que pregar a Sã doutrina é realmente um grande diferencial, principalmente dentro de uma cosmovisão evangélica tão confusa, mas isso é só uma parte do conteúdo do versículo 16 de romanos. Quando o Apóstolo usou a expressão ”não me envergonho do evangelho” ele desejou expressar algo além de só pregar a pura Verdade Bíblica, ele teve a intenção de nos dizer que é necessário VIVER NA CARNE A ESSÊNCIA DESTE EVANGELHO, feito isso, iremos presenciar o poder de Deus em ação, seja para salvação ou para manifestação de outras formas deste poder.

- Para você que nos visita esclareço que A ESSÊNCIA passar por amar de VERDADE, seja ao Santo Deus, seja ao nosso próximo(como na parábola do bom samaritano).Aproveito para pedir duas coisas à você visitante: 1) Deixe seu comentário sobre este texto. Ele vai me ajudar a escrever outros.2) Descubra junto ao Espírito e a Palavra, o que é viver esta ESSÊNCIA, têm muita gente confusa por ai nesta questão.

- Pai, me ajuda a entrar mais profundamente a cada dia nesta revelação de sua palavra, eu quero ver o seu poder atuando cada vez mais na conversão de almas e na glorificação do teu Nome. Me deixa ser participante desta tão grandiosa obra. Do seu filho que aprende um pouco a cada dia. Pr.Paulo C. Nogueira

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Sexta - Feira (11/09) Minha intimidade com o Espírito

- Decidimos em humildade, com desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 11 de Setembro de 2009, Sexta-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 05:00.

- Bom dia meu Grande Amigo. Essa manhã foi com certeza bem diferente das outras. Hoje não ouve oração, somente reflexões. Não consegui orar porque passei todo o tempo meditando, junto Contigo evidentemente, sobre a situação da Igreja perseguida neste mundo. Em primeiro lugar, registro minha ignorância diante do tema, o que sei é oriundo da leitura de informativos e também do site “portas abertas”. Sabe Espírito Santo, eu particularmente não tenho nenhum envolvimento com missões nestes lugares e nem mesmo nossa igreja, que só tem um ano e meio, mas será que isso justifica?.Confesso meu Amigo, que ontem à tarde, enquanto buscava algumas informações para o culto de Missões no próximo Domingo, no site portas abertas, comecei a sentir vergonha de minha atuação como pastor e cristão, se comparado à destes irmãos participantes da Igreja Perseguida. E pior meu Amigo, além DA MINHA(não posso dizer DA NOSSA,que cada um julgue a si mesmo) atuação ficar bem aquém destes heróis da fé, parece que a vida deles pertencem à uma fantasiosa estória, que uma vez ou outra, buscamos assistir para ver como está através de algum meio de comunicação. Sabe Santo, olhamos para tudo isso e parece que não é conosco, não é o nosso corpo e nem o nosso sangue. PODE?

- Santo de Deus, Neste exato momento que escrevo, alguém em um destes lugares( Coréia do Norte, Arábia Saudita, Irã, Afeganistão, Somália, Maldivas, Iêmem e tantos outros), está sendo violentado de alguma forma, seja psicologicamente, moralmente, fisicamente ou de tantos outros tipos de violência que até desconhecemos verdadeiramente.

- Creio Espírito, que o que mais me chocou foi descobri MINHA ( ratifico, não vou usa a expressão “NOSSA”, fica a seu critério se incluir ou não) indiferença às necessidades constantes que esses irmãos estão vivendo. Se não fosse a Sua misericórdia ontem em me despertar, hoje eu como quase todos “meus irmãos em Cristo brasileiros”, me levantaria da cama, tomaria o meu café, colocaria uma roupa melhor, hoje é sexta-feira pode até acontecer um jantar fora, e sairia para Ganhar Dinheiro visando Ter o melhor possível.

- Para você que nos visita, tenho uma reflexão para compartilhar: Jesus nos orientou(ou melhor ordenou) que deveríamos chorar com os que choram, você está fazendo isso em relação ao seus irmãos da Igreja perseguida? Olha só, tem gente precisando receber só uma carta sua, outras de oração, outros até mesmo recursos financeiros, outros.....................pense nisso, você pode de alguma maneira fazer essa Igreja sentir o “seu calor”. Não seja alguém que só se preocupa com o seu umbigo.

- Pai, diante de Ti me achego em arrependimento, Senhor perdoa-nos, não estamos fazendo nada (além de brigarmos uns com os outros, denominação contra denominação) para o Reino, nos ajuda a mudar esse quadro. Do seu..................Pr.Paulo C. Nogueira

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Quinta - Feira (10/09) Minha Intimidade com o Santo

- Decidimos em humildade, com desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 10 de Setembro de 2009, Quinta-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 05:01.

- Essa madrugada meu Santo Amigo, foi uma daquelas, onde a intercessão conduziu nossa devocional. No Domingo passado, como já relatamos em matéria anterior, Deus nos trouxe um grande clamor pelas pessoas que conhecemos, e que ainda não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. Como bem complementou nossa irmã Maria Alice nesta terça-feira em nosso culto noturno: “essa onda intercessória não deve deixar de fora aqueles que têm um bom caráter, mas que ainda não se reconciliaram com Deus em Cristo Jesus”. E isto é mesmo uma grande verdade Espírito Santo, nós temos uma tendência de orar por pessoas que têm algum tipo de problema natural, mas aqueles que aos olhos da sociedade são ou estão politicamente corretas, parece haver de nossa parte um certo descaso, ou mesmo, uma contradição com os nossos conhecimentos Bíblicos.

- Mas fato é meu Grande Amigo, que nosso povo despertou mesmo. Nossa igreja voltou acreditar que é possível trazer aqueles que conhecemos para a presença de Deus. Sabe Espírito, uma das coisas que mais me impressiona em sua atuação, é este poder de mudar o nosso entendimento. Nós já sabíamos disto, mas parece que de certa forma não estávamos acreditando muito, creio que nossa fé estava se esfriando neste aspecto. Mas do nada, na escola bíblica, Sua fala veio a minha boca e tudo se fez realmente novo em nossos corações. Estou chamando essa “onda” de avivamente de intercessão.

- Meu querido Espírito, quero registrar também que este “avivamento” trouxe uma alegria nova a cada um de nós que está vivendo esse processo. Parece um renascimento do nosso primeiro amor com o Evangelho de Cristo, que tem como base pregar o arrependimento para perdão de pecados pela graça de Deus, mediante fé em seu filho Jesus Cristo.

- Sabe Santo, criamos um chavão em nossa igreja a partir disto, não como amuleto, mas como um lembrete que não deve ser esquecido : “ Eu não abro mão da salvação sobre a vida da humanidade, principalmente daqueles que os nossos olhos já enxergaram”.

- A você que nos visita, sugiro que respire um pouco dessa alegria, ela vem da nossa salvação e daqueles que amamos.

- Pai me ajuda a não desisti de nenhuma pessoa, seja ela conhecida ou desconhecida, boa ou ruim, parente ou inimigo, orgulhosa ou humilde ............Do seu filho que quer a cada dia ficar mais parecido contigo:Pr. Paulo C. Nogueira.

Quinta - Feira (10/09) Minha Intimidade com o Santo

- Decidimos em humildade, com desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 10 de Setembro de 2009, Quinta-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 05:01.

- Essa madrugada meu Santo Amigo, foi uma daquelas, onde a intercessão conduziu nossa devocional do início ao fim. No Domingo passado, como já relatamos em matéria anterior, Deus nos trouxe um grande clamor pelas pessoas que conhecemos, e que ainda não aceitaram Jesus como Senhor e Salvador. Essa visão foi expandida pela nossa irmã Maria Alice nesta terça-feira, em nosso culto noturno, onde ela fez o seguinte comentário: “essa onda intercessória não deve deixar de fora aqueles que têm um bom caráter, mas que ainda não se reconciliaram com Deus em Cristo Jesus”. O que ela falou parece óbvio, mas a grande verdade Espírito Santo, e que nós temos a tendência de orar apenas pela salvação das pessoas que rotulamos de ruins ou viciadas, mas não por aqueles que aos olhos da sociedade são ou estão politicamente corretas, o que se caracteriza um descaso de nossa parte, ou mesmo, uma contradição com a nossa visão bíblica.

- Mas fato é meu Grande Amigo, que nosso povo despertou mesmo. Nossa igreja voltou acreditar que é possível trazer aqueles que conhecemos para a presença de Deus. Sabe Espírito, uma das coisas que mais me impressiona em sua atuação, é este poder de mudar o nosso entendimento. Nós já sabíamos disto, mas parece que de certa forma não estávamos acreditando muito nesta "realidade", creio que nossa fé estava se esfriando neste aspecto. Mas do nada, na escola bíblica, Sua fala veio a nós e tudo se fez realmente novo em nossos corações. Estou chamando essa “onda” de intercessão pelos perdidos, de nosso avivamento.

- Meu querido Espírito, quero registrar também que este “avivamento” trouxe uma alegria nova a cada um de nós que está vivendo esse processo. Parece um renascimento do nosso primeiro amor com o Evangelho de Cristo, que tem como base pregar o arrependimento para perdão de pecados pela graça de Deus, mediante fé em seu filho Jesus Cristo.

- Sabe Santo, criamos um chavão em nossa igreja a partir disto, não como amuleto, mas como um lembrete que não deve ser esquecido : "Eu não abro mão da salvação de todos aqueles que os nossos olhos alcançarem".

- A você que nos visita, sugiro que respire um pouco dessa alegria, ela vem da nossa salvação e da certeza da salvação daqueles que amamos.

- Pai me ajuda a não desisti de nenhuma alma, seja ela conhecida ou desconhecida, boa ou ruim, parente ou inimigo, orgulhosa ou humilde ............Do seu filho que quer a cada dia ficar mais parecido contigo:Pr. Paulo C. Nogueira.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Quarta - Feira (09/09) - Minha intimidade com meu amigo, o Espírito Santo

- Decidimos em humildade, com desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 09 de Setembro de 2009, Quarta-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 05:03.

- Bom dia Santo Espírito. Nosso período de comunhão nesta manhã foi um pouco......digamos agitado. Não é bom quando isso acontece, mas às vezes, nossa humanidade aliada à reações contrárias a nossa vida no mundo espiritual, atuam juntas, para que a porta do relacionamento entre Deus e o homem, que se estabelece na comunhão, fique fechada ou somente meio aberta.

- Sabe meu Amigo, já aprendi que quando estas coisas acontecem, o mais importante é não desanimar, mas sim reagir. Amanhã, vou me empenhar muito mais, crendo não no meu esforço, mas que a misericórdia divina irá manifestar-se sobre minhas orações, e a porta do relacionamento será escancarada.

- Posso traduzir Santo, porta aberta como “o momento em que a verdadeira comunicação se estabelece entre Deus e o homem”. Não a comunhão de palavras, mas a união de entendimento, de sentimentos e decisões. Aquele momento onde nós, pela misericórdia divina, começamos a falar com o coração, o que está no coração do Pai, começamos a pensar como Ele pensa e resolvemos mudar coisas em nossas vidas, que já foram há algum tempo decididas por Ele. Nesse momento, Ele nos concede um presente espiritual, começa a falar conosco.

- Meu querido Espírito, muita gente não consegue nem imaginar, o tamanho do presente que é ouvir uma só palavra de Deus. Pare só para pensar: “Deus fala conosco”. Fico a pensar na mudança que aconteceria neste mundo, se toda humanidade se permitisse ouvir a voz do Senhor, valorizando esta experiência como algo precioso, como ela é verdadeiramente.

- Muitas vezes fico tentando especular, quais seriam os motivos que levaram a maioria das pessoas a não darem mais importância a ouvir a voz de Deus nas orações. Esse nosso modo de vida talvez seja um deles. A cada dia nosso cotidiano gira mais rápido, e isso faz com nossas mentes se fechem para o ritmo da voz do Pai.

- Meu amigo Espírito Santo me promete uma coisa? Não deixa isso acontecer comigo, por favor.

- A você que nos visita sugiro que encontre tempo, espaço e forças para a oração. Ela sem dúvida, é uma das trancas para a porta do relacionamento divino ser aberto em sua vida. Descubra o prazer de orar, saiba que isso é possível.

- Pai, ao Senhor peço: Aquelas suas Palavras que forem rejeitadas pelo destino original, divida comigo, tenho fome e sede de ouvir sua voz. Daquele que está do outro lado da porta esperando não só te ouvir, mas vê a sua face – Pr. Paulo C.Nogueira

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Terça - Feira (08/09) Minha intimidade com meu Amigo o Espírito Santo

- Decidimos em humildade, com desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 08 de Setembro de 2009, Terça-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 04:37.

- Bom dia Santo Deus. Acordar um pouco mais cedo faz realmente muita diferença na disposição física que demostramos durante o dia. Fui tentado a dizer, em complemento a fase anterior, que espiritualmente também, mas seria muito difícil explicar uma verdade como esta e até arrumar um porque para esta afirmação.Pensando melhor, desde que eu não coloque essa observação como uma verdade absoluta e sim uma experiência, posso dizer, sem suscitar nenhum escândalo, que quanto mais cedo acordo para orar, mais sinto sua presença em nosso período de comunhão.

- Sei meu Amigo que muita gente pode não entender isso, mas felizmente não estou preocupado em agradar pessoas em primeiro lugar, e sim ao Meu Senhor, que a cada dia tem me conduzido à conclusões e experiências muito particulares. Sabe Santo, cada dia que passa eu louvo a Deus porque tenho me sentido mais próximo Dele. Em 2002 quando Ele me perguntou se eu sabia “onde eu terminava e Ele, o Senhor começava”, frase que acabou dando título ao livro que foi lançado esse ano, Ele já estava me convidando à caminhar à sua sombra. Sei que durante esses anos(2002 até 2009) procurei entender esse chamado de diversas formas, mas hoje não tenho dúvidas que o Pai deseja realmente eu pise nas pegadas deixadas por Jesus na forma de comunhão com Ele, que podem ser aprendidas por cada um de nós, através da leitura e da prática dos Evangelhos.

- Sabe Espírito, eu creio realmente que Deus deseja mais de mim, e eu também tenho certeza que desejo mais Dele. Quando olho para esses momentos de madrugada e pela manhã, concluo que se trata apenas do início de uma comunhão muito maior que ainda será estabelecida.Creio que Ele ainda nos conduzirá à momentos mais longos e de maiores profundidades.

- Essa nossa conversa Espírito Santo, me fez lembrar que certa vez , quando eu estava abalado por algumas coisas que não estavam dando certo na minha vida profissional, eu passeava dentro do shopping com meu filho Caio, compartilhando com ele minhas preocupações, e assim que encerrei minhas lamúrias, ouvi dele o que menos esperava. Depois de meu desabafo, ele olhou para mim, colocou a mão no meu ombro e me disse assim: “Pai entende uma coisa, Deus tem ciúme do seu tempo e de seus pensamentos, e quanto mais cedo você compreender isso, melhor será para você.”

- Esse é o meu filho Espírito Santo, alguém que ainda compreenderá seu chamado, e terá um grande ministério profético. Bem acabei me alongando, e para a matéria não ficar muito longa, vou resumir dizendo que esta madrugada não fugiu a regra, foi maravilhosa. Eu destacaria duas mensagens que Deus trouxe ao meu coração. A primeira delas foi para a minha esposa, a pastora Flávia: Deus me pediu para dizer a ela, “Que Ele me separou neste mundo para amá-la, e isso é para sempre”. A Segunda, “que todos nós somos como que um espelho”. Quanto a isso, quem sabe falaremos amanhã.

- A você que nos visita, deixo uma experiência: “Tenho me tornado mais feliz a cada dia, na medida que valorizo está mais com Deus, do que com outras coisas”. Pense nisso, essa experiência cura, liberta e salva.

- A Ti Pai Celestial, o que dizer................me calo diante de sua majestade. Do seu seguidor: Pr.Paulo C.Nogueira.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Segunda - Feira (07/09) Minha intimidade com um Amigo chamado Espírito Santo

- Decidimos em humildade, com o desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 07 de Setembro de 2009, segunda-feira.

- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 06:02.

- Bom dia meu Santo Amigo. Hoje como é feriado da independência do Brasil, nos concedemos o direito de acordar um pouco mais tarde, mas não de faltar ao nosso encontro matinal, até porque, se eu falto, tenho consciência que é meu o prejuízo, pois tenho convicção que é privilégio está em Sua companhia e desfrutar de sua comunhão.

- Sabe meu Amigo, existem muitas pessoas neste mundo que desconhecem que a todos foi dado por Jesus na sua obra redentora na cruz do calvário, o direito de se tornarem amigo do Espírito Santo. Eu mesmo confesso diante do público que irá ler esta nossa conversa, que antes de entrar na igreja Shamah há dez anos atrás para assistir um culto de adoração, só havia ouvido falar de Ti, na hora que o sacerdote católico no ato batismal dizia: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. O Pai eu tinha uma vaga ideia, o Filho também, mas o Espírito Santo era alguém completamente desconhecido para mim. Meu querido Espírito da verdade, perdoa meu tempo de ignorância, onde eu ignorei sua maravilhosa existência.

- Por isso meu Amigo, quero trazer nesta manhã a seguinte reflexão, em primeiro lugar para minha vida, mas também para todos àqueles que irão nos visitar: “Quantos destes, que ainda não Te conheceram, estão ao lado de cada um e nós que já tivemos essa oportunidade?

- Ontem em nossa Escola Bíblica e depois no culto noturno, Sua presença nos trouxe em muitos momentos o entendimento, de que temos desistido de certa forma de tirar estas pessoas da classe de “órfãos espirituais”, sem Pai, Sem Irmão e Sem Amigo. Estamos nos acostumando com a ideia que alguns da família, da parentela, da vizinhança, do trabalho, da escola.......nunca terão a Ti como um Bom Amigo.

- Espírito Santo, este entendimento falou muito ao coração de nossa igreja ontem à noite, principalmente porque fomos convencidos a não desisti destes, que os nossos olhos já tocaram de alguma forma. Seu ensinamento realmente mobilizou as pessoas em fé e atitudes. Creio que muitos saíram da igreja renovados em sua fé e confiança de que nós somos portadores e colaboradores para que o Espírito Santo tenha muitos amigos nesta terra.

- Para você que nos visita eu tenho um conselho de pastor para sua vida:
1- Se você já é amigo do Espírito Santo através do sacrifício de Jesus, olhe para aqueles que estão a sua volta, respire fundo no Espírito e não desista de ganhar nenhum deles para o Senhor. Você não é responsável pela salvação, mas é sua a responsabilidade de não desisti deles.
2- Se você ainda não entendeu que é necessário passar por Jesus para ter Pai e Amigo, reflita neste dia sobre isso, existe uma Paternidade à sua espera que você ainda não conhece. Existe um Senhor que quer servir você como se fosse um servo. Existe um grande Amigo chamado Espírito Santo, que deseja ter você na agenda de Amigos.

- A Ti meu Pai Celestial obrigado pela Paternidade, pelo Senhor Maravilhoso Conselheiro e por Esse Consolador presente em todas às horas. Pai não desistirei de nenhum daqueles que os meus olhos tocaram ou venham a tocar.

Do amigo do Espírito Santo:Pr.Paulo C.Nogueira

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sexta-Feira (04/09) Minha intimidade com o Espírito Santo

 - Decidimos em humildade, com o desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 04 de Setembro de 2009, sexta-feira.
- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 04:03.


- Bom dia Santo de Deus. Hoje fomos abençoados acordando um pouco mais cedo, com isso, tivemos a oportunidade de contemplar à noite por volta das 04:10 da madrugada. Dentro deste privilégio, pude observar a beleza da lua cheia, que indiscutivelmente era um destaque no céu nesta noite. Neste horário, ela estava brilhante, muito iluminada e no seu formato perfeito. Sabe meu Amigo Espírito Santo, assim que acordei abri a janela e me deparei com ela, quase levei um susto, ela estava realmente linda, e diante dos meus olhos parecia saltar para dentro do quarto de oração.

- Espero que não esteja estranhando Santo Espírito, minha dedicação nesta coluna a lua, a noite e ao céu, não fique preocupado, não existe nenhuma intenção idólatra nisto, hoje estou falando da lua como nos outros dias falei dos passarinhos, no meu entendimento, todos eles têm um único propósito: " Dar honra, glória e louvor ao Criador de todas as coisas". E foi exatamente isso que fez a figura da lua nesta madrugada , porque logo depois de alguns minutos de observação da sua beleza, minha mente iniciou uma tentativa, imaginar como será o grande dia que eu estarei diante Daquele que criou a lua,o céu e todas as coisas. Se ela, que é criação, causa impacto que causou, o que irei experimentar quando estiver diante do meu Senhor na Glória? Pensei durante alguns minutos e logo desisti de tentar mensurar como será, compreendi que é algo grande demais, sublime demais, majestosa demais, tudo demais .... para minha mente limitada tentar alcançar neste corpo ainda corruptível . Mas me restou a reflexão de como vale a pena se esforçar, para que no dia ou noite que a trombeta tocar, eu não venha perder esta grande oportunidade.

- Mesmo assim meu Amigo, fiquei a pensar...... e até lá, o que eu faço para saciar me desejo pelo Senhor?

- Entendi meu amigo a sua fala “ Viva Nele, por Ele e para Ele”, ela parece óbvia, mas é que no cotidiano da vida muitas vezes perdemos esse foco.

- Ontem Santo, na igreja tivemos nossa reunião de quinta-feira que trata de relacionamentos, seja com o Eterno ou com outras pessoas. Uma coisa me chamou atenção, uma jovem senhora manifestou a vontade de alcançar uma relação com Deus que fosse além da obediência, uma relação onde o amor por Deus fosse manifesto independente das nossas preocupações e necessidades. Acho que ela estava querendo dizer, mas não conseguiu traduzir em palavras,que simplesmente deseja sentir um amor tal por Deus, que Ele se transforme verdadeiramente no centro da sua atenção. Talvez isso traduza sua fala acima meu Amigo: “ Viva Nele, por Ele e para Ele”.

- A você caro visitante, deixo um conselho: Encontre tempo para o Eterno em sua vida, será difícil você viver com Alguém na Eternidade, que não conheceu direito e nem amou de verdade no tempo presente.

- A Ti meu Senhor, me ajuda a combater o bom combate, mas não só guardar a minha fé, mas também o meu amor por TI. Do seu passarinho: Pr.Paulo C. Nogueira

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quinta - Feira (03/09) Minha intimidade com o Espírito Santo

- Decidimos em humildade, com o desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

- Dia 03 de Setembro de 2009, Quinta-feira.
- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 05:00.



- Bom dia meu Santo Amigo, nesta manhã, enquanto desenvolvíamos nossa comunhão, mais especificamente no final do período de oração, algo desconfortável começou a crescer em minha mente. Antes de compartilhar Contigo, quero deixar claro que não é uma murmuração e nem reclamação, mas um desconforto que veio, e que preciso de Sua ajuda para elaborar de forma correta.

- Sabe Santo de Deus, tudo na minha vida parece acontecer rodeada por duas características: “Muita dificuldade e um tempo longo de espera”. É verdade meu Amigo, tudo que acontece na minha vida sempre vem cercado de muita dificuldade e acompanhado de um longo tempo de espera. Bem, vou começar a defender minha tese e vou ouvir seus comentários, tá bom assim? Então vamos lá.

- Para chegar à presença de Cristo tive que esperar 36 anos, Lembra Espírito? Vivi todo esse tempo distante de Jesus e quando enfim me aproximei, o mundo praticamente desabou em cima de mim. Como relato no meu livro (Onde eu termino e Deus começa?) as perdas foram da área da saúde até a empresa que possuía. Abrindo um parêntese, quero compartilhar meu Amigo, que minha vida em Cristo deve ser um péssimo exemplo para os irmãos da teologia da prosperidade. Se esses caras lerem meu livro, vão me manter distante de seus púlpitos indefinidamente. Mas vamos voltar ao nosso assunto. Já falei da minha conversão, agora quero trazer a Sua memória o meu namoro, noivado e casamento com a pastora Flávia, você lembra Espírito, como foi difícil chegar ao casamento com essa benção de Deus em minha vida? Por pouco ela não fica viúva antes de casar. Mas tem mais Santo de Deus, lembra da casa que só apareceu na véspera do casamento, confesso que de forma mais que sobrenatural, dos pedregulhos para chegar ao Santo Ministério, e quantas pedradas ainda caem em nosso telhado? O Miguel, que está no ventre da Flávia para glória de Deus, tivemos que esperar sete anos e quase desfalecemos de tanto esperar. O livro que depois de quase quatro anos terminado, ainda não havia sido publicado, e quando foi, continuamos em luta para distribuição.

- Ratifico Santo, que não é murmuração, mas reflexão, e só faço isso por creio que irás me ajudar a chegar em algum lugar. Minha vida profissional e financeira ainda estão indefinida, apesar de dez anos se passarem, hoje ainda não posso dizer que essas áreas já obtiveram uma definição, como eu iniciei falando, ainda estão rodeadas destas duas características

- Bem Espírito, não vou entrar mais em detalhes, preciso lembrar que essa nossa conversa vai para o blog e não quero fazer nossos visitantes chorarem. Só é bom que fique claro, que eu não estou desmerecendo a vida em Cristo, ela com certeza é mil vezes melhor e mais abundante do que a vida sem Ele. O que eu estou batendo nesta reflexão é o meu caso, que não tenho certeza ser tão só meu, que nesta manhã visitou minha mente de forma desconfortável.

- Bem Santo, sua resposta foi bem curta, somente CINCO palavras, diante do tamanho do meu discurso, mas como sei que Sua sabedoria é infinita, vou meditar sobre elas e sei que encontrarei resposta para o meu desconforto.

- Ao meus amigos visitantes, quero dizer que a resposta de Deus para mim nesta meditação foi: “A HISTÓRIA AINDA NÃO ACABOU”. Acredito que ela também possa servir para sua vida, por isso, independente do que você estiver vivendo ou esperando, lembre-se: “A HISTÓRIA AINDA NÃO ACABOU”.

- Pai se pequei em meu desabafo me perdoa, mas a minha exposição se firmou na minha certeza que em Ti tenho refúgio para as minhas lutas e dificuldades. Lembre-se sempre Senhor, nada disso pode me afastar de Ti. Do seu passarinho: Pr.Paulo C. Nogueira







-

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quarta - Feira (02/09) - Minha intimidade com o Espírito Santo

Decidimos em humildade, com o desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 02 de Setembro de 2009, Quarta-feira.
Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional, com sua ajuda evidentemente, às 04:13.


- Boa madrugada meu Santo Amigo, ainda bem que Contigo eu posso contar a qualquer hora, não é todo “amigo” que se dispõem a conversar a esta hora da noite. Falando nisto, percebo como é impressionante o número de vantagens que nós, no papel de filhos do Altíssimo, temos na comunhão com Ele, por isso, é difícil entender porque muitos insistem em ficar fora desta relação tão especial, que nos é oferecida por Deus. Sabe Espírito, antes de conhecer a Cristo, eu não imaginava que uma coisa desta poderia existir, Deus ter tempo para mim sem precisar marcar hora, trocar de roupa, arrumar o cabelo, ensaiar um discurso......... Realmente servir a Cristo é um privilégio incomparável.

-Sabe meu Amigo, é exatamente sobre isso que desejo refletir um pouco nesta manhã, no privilégio incomparável que é servir a Cristo. Podemos trabalhar duas vertentes, e peço Sua Ajuda para não me perder no raciocínio. A primeira é o caminho daquele que continua a rejeitar a mensagem da cruz, apesar dela está sendo compartilhada de diversas formas em nossos dias, até mesmo apelativa em alguns casos. Por que ainda tantos insistem em se manter distante? Será que é por causa de alguns testemunhos inadequados no seio da Igreja? Será a dureza do coração humano? Será que o príncipe deste mundo tem trabalhado mais que o Corpo de Cristo?. Penso que a resposta a nossa pergunta, não será encontrada apenas em uma destas perguntas, mas no somatório de muitas, que se forem registradas aqui, faltará espaço neste blog. Neste momento, faço uma pequena pausa para registrar que a claridade do dia entrou pela minha janela, são 06:00 em ponto, e Deus nos entrega mais um belo presente, o dia nasceu mais uma vez, glórias ao Todo Poderoso.

- Espírito, sei que é necessário essas pausas, mas eu te pedi para me ajudar a manter o raciocínio, não me deixa embolar o texto, se não o pessoal que vai visitar o blog não vai alcançar o sentido da reflexão, me ajuda a retornar, por favor. Bem, quanto a essa rejeição da maioria,a pergunta que fica é: o que podemos fazer para mudar esse quadro? Penso meu Amigo e creio assim, que a resposta mais próxima da perfeição seria: “ Nós devemos fazer a nossa parte, porque o nosso Amigo o Espírito Santo está fazendo a Dele.” Entendendo que a parte de cada um é diferente do outro. Creio verdadeiramente que se cada um de nós, filhos, fizermos nosso dever de casa receitado pelas sagradas escrituras, muita coisa , não tudo, poderá mudar na vida destes que continuam brigados com Deus.

- Quanto a Segunda vertente Espírito, creio que podemos tratar dos que já foram reconciliados com Deus em Cristo Jesus, mas que não enxergam os privilégios decorrentes desta relação de paz estabelecidas na obra da cruz. Sabe meu Amigo, eu estou falando de coisas do tipo orar com zelo, ler a Palavra como que bebendo um líquido precioso, cultuar com gozo, investir tempo com o Altíssimo para conhecê-lo e outros. Muitos do nosso Arraial têm levado uma vida simplesmente natural e intelectual com Deus, sem perceber que os privilégios estão disponíveis para quem for corajoso para ultrapassar essas barreiras.

- Querido Espírito, não vou me alongar muito, mas quero deixar um exemplo de privilégio que muitos poucos utilizam. Ontem em nossa coluna no blog registramos nosso quadro gripal e a ausência de forças para fazer todas as coisas, inclusive falar Contigo, e registramos também que crendo na misericórdia de Deus, sabíamos que Ele usaria de sua graça, inclusive através de alguns irmãos para intercederem neste momento por minha saúde. Como testemunho, ontem mesmo por volta das 17:00, meu corpo já estava completamente restabelecido e hoje me encontro gozando de boa saúde. Creio amigo que com Sua Ajuda eu fui além, olhei para os privilégios e tive coragem para acreditar neles.

- Meu Amigo, vou ficando por aqui, até porque isso aqui é uma coluna e não um livro não é mesmo. Amanhã de manhã, reiniciaremos com graça e misericórdia divina nossa nova reflexão.Obrigado Espírito Santo por me ajudar a descobrir e viver os privilégios que existem em Cristo Jesus.

- A você visitante, dou um conselho, lance mão dos privilégios de Deus que estão ao seu alcance, nós fomos chamados para viver impossíveis, que na realidade são coisas que no ponto de vista humano não é possível de acontecer, mas lembre-se, você não é mais só humano, você faz parte do mistério da ressurreição que há em Cristo Jesus.

- Pai quero que saiba que eu valorizo cada minuto de comunhão Contigo, com Teu Espírito e com Seu Filho Jesus Cristo. Me leva Senhor a desejar mais e mais, cada um desta trindade divina a cada dia de minha vida. TE AMO SENHOR, do seu passarinho: Pr.Paulo C.Nogueira.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Terça-Feira(01/09) Minha intimidade com o Espírito Santo

Decidimos em humildade, com o desejo de edificar sua vida, compartilhar com os visitantes deste blog, nossa conversa matinal com Deus, a qual rotulamos de“ Meu diário com o Espírito Santo".

Dia 01 de Setembro de 2009, Terça-feira.
- Bom dia Espírito Santo. Nesta manhã acordarmos para nossa devocional um pouco atrasado, às 06:10


- Meu Amigo, hoje mais do que nos outros dias, preciso de sua ajuda para colocar nossa conversa nesta matéria para o blog. A noite não consegui dormi direito, acordei mais tarde e com alguns sintomas de gripe. É nessas horas Espírito, que damos mais valor à saúde que temos recebido do Pai, quando percebemos que basta apenas uma pequena enfermidade, para afetar nossa capacidade de se relacionar com a vida que está a nossa volta. Fica difícil trabalhar, comer, falar, estudar..... inclusive falar Contigo meu Amigo.

- E pensando nisso meu Santo Amigo, mais especificamente nas pessoas que estão com sua capacidade afetada de interagir com a vida e até mesmo Contigo, iniciei a reflexão desta manhã. Se para nós, que na maior parte do tempo estamos gozando de boa saúde, já é difícil estabelecer e manter a nossa parte da comunhão necessária Contigo, como fica a situação destas pessoas que estão sem força física para gerar força espiritual?

- Bem, Iluminado por Ti, na minha pouca capacidade de entender o mistério de Cristo, percebi que no momento que não seja possível eu fazer minha parte, a misericórdia Divina estará atuando, inclusive na realização da parte que me caberia neste misterioso latifúndio, chamado viver com Deus.

- Sabe Espírito, e o mais bonito disto tudo, é que alguns dos instrumentos desta misericórdia, serão pessoas que estão distante fisicamente de mim ou de outro que estiver na mesma situação, mas próximas de Deus em comunhão o suficiente para ouvir Sua voz pedindo intercessão nesta manhã pelo Pr.Paulo e responder.

- Mais uma vez meu Amigo, ratifico que tem sido muito válido me dedicar a nossa comunhão, porque independente dos meu méritos, sempre haverá uma resposta à minha dificuldade.

- A você meu irmão que nos visita, saiba que em Cristo sempre existe esperança, mesmo nos momentos em que você não tiver força .

- Pai, obrigado porque minha vida não depende de minhas forças, mais da Sua Força, obrigado pelo seu Arraial, obrigado pelos meu intercessores que serão levantados neste dia.

- Do seu passarinho: Pr.Paulo C. Nogueira



-