Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 30 de abril de 2012



Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo somos uma família.



Mas qual é a dose certa?
Encontrar uma resposta equilibrada para esta pergunta é com certeza um grande desafio para qualquer indivíduo, principalmente para as pessoas que têm em Cristo um relacionamento com Deus. Esse diferencial, ser cristão, faz brotar em nós um desejo e uma busca por fazer a coisa certa (ou pelo menos deveria) segundo a visão de Deus, levando-nos a parar sempre diante da mesma “porta”, que neste caso, é a nossa pergunta da “vez”: 
“mas qual é a dose certa para isso ou aquilo”?

Se não tivéssemos a relação com Deus citada acima, poderíamos fugir aparentemente desta questão como muitas pessoas o fazem, apelando para pluralidade e subjetividade, alegando que existe uma dose certa para cada pessoa, o que politicamente parece até ser uma coisa muito correta, mas na realidade, é apenas uma resposta extremamente cômoda, já que ela dispensa qualquer tipo de esforço dos envolvidos e também, reconhecimento dos seus respectivos erros.

No ofício pastoral essa pergunta parece fazer parte do nosso cotidiano, habitando com muita frequência nossas reflexões, nos conduzindo sempre a intermináveis dúvidas, onde nosso desejo de acertar está potencializado pelo nosso amor e temor a Deus. Independente dos muitos noticiários que acompanhamos sobre desvios de caráter de pastores, esses maus exemplos não são a maioria da nossa classe, são pessoas equivocadas, que não estavam preparadas para compreender sua missão ou mesmo, eram apenas aproveitadores que viram no santo ministério uma forma de conseguir o que a vida os negou, pelo menos no entendimento deles.

Como pastor de rebanho de uma pequena igreja, onde tudo se torna muito presente e visível, muitas vezes fico em dúvida sobre que dose usar com cada uma das nossas ovelhas, já que o rebanho demonstra uma grande sazonalidade, mesmo aquelas ovelhas que teoricamente já deveriam está maduras. O que elas não imaginam, pelo contrário acreditam que é prazeroso para nós, é que não é fácil na época que vivemos colocar em prática o ofício pastoral segundo o Evangelho. Dentro de uma cosmovisão pós-moderna, é estranho e até mesmo antiquado alguém ( no caso eu e outros pastores) ser encarregado deste tipo de função, ou seja, consolar, amar, exortar, corrigir, advertir, aconselhar e mesmo disciplinar (no sentido Latus), quando for necessário.

Um extra que complica mais ainda é que nem sempre o rebanho entende nossa posição, muitas vezes somos vistos com intransigentes porque estamos zelando pelo ministério que nos foi delegado, que inclui em seu escopo, como já disse acima, ser alguém chamado para gerenciar (no sentido da qualidade espiritual) os processos da vida de suas ovelhas.Este artigo tem como base uma ligação que recebi há algum tempo e outras experiências minhas e de terceiros, onde um pastor amigo manifestava sua indignação pelo telefone diante da falta de reverência do seu rebanho com seu lugar de pastor na vida deles. Depois dele extravassar bastante, lembrei a ele que a falta de valor negada pelo seu rebanho, com certeza será suprida por Deus em Cristo na vida dele. 

Aos nossos leitores pastores deixo a seguinte mensagem:

“não se deixem abater pelo pouco valor que muitos rebanhos demonstram por seus pastores, Deus tem sido testemunha de nossa luta incansável no Espírito, por encontrar em cada caso a dose certa para cada pessoa e situação”.

Que o Senhor nos ajude como ministros a nunca deixar o coração endurecer, já que a recompensa do nosso pastorado (eu digo daqueles que se colocam como manda as escrituras e não os semideuses extremamente valorizados por suas ovelhas) será dizer para nosso Senhor:

 “ Cristo, na força do Espírito e na tua graça, buscamos fazer tudo segundo a tua vontade”.



Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
Facebook Paulo Cesar Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário