Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

sábado, 11 de junho de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Romantismo remoto

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

O amor está no ar.
É desta forma que muitas campanhas publicitárias sobre o dia dos namorados começam, ao som do romantismo remoto, comportamento artificial praticado em datas especiais, que causa enfarto em qualquer romântico legítimo à moda antiga.

Embalados por esse mesmo ritmo altamente frenético, atrás vão (em alguns lugares também do trio elétrico) os evangélicos e até mesmo os chamados reformados, que de igual forma tentam nessa noite, substituir aquele homem chato o ano todo, por um que senta a mesa a luz de velas e entrega flores para a esposa. Do outro lado, não muito distante dessa realidade, vemos aquela mulher inconformada com tudo e com todos, olhando com lágrimas nos olhos para o marido que desprezou os 364 dias do ano, dizendo a esse mesmo homem: “Você é a razão da minha vida”.

Se você ainda não ouviu essa expressão – romantismo remoto-, é provável que nunca tenha assistido uma de nossas palestras para casais e família, já que nelas, tenho consagrado esse termo ao utilizá-lo justamente para explicar o que acontece em noites como essa, onde pessoas tentam ser alguém que elas não são de verdade, alimentando conjuntamente a expectativa que seu cônjuge seja o seu ideal romântico.
O resultado dessa ingenuidade, seja dos organizadores ou dos participantes, é que no fundo parece que estamos no palco de um teatro participando pela primeira vez de uma peça, representando certos personagens com os quais não temos nenhuma afinidade na vida real, além de nunca termos tentado de fato ser como eles. Ao término dessas programações, temos a sensação de presenciar a velha estória da Cinderela acontecendo com muitos casais. Muitos chegaram como príncipes e princesas, mas ao sair da festa, a transformação já começa a se manifestar, dando lugar a gata borralheira e as abóboras.
O romantismo remoto não funciona, ele tem vida muito curta nos personagens de marido e mulher românticos, não suportando por mais de cinco horas, jogando a capa que lhe foi colocada ao chão, onde é o lugar dela. Com esse texto não estou desencorajando esse tipo de trabalho, mas só alertado que ele deve ser desenvolvido com naturalidade, ninguém deve ser forçado a ser uma coisa que ainda não aprendeu a ser, até porque, não existe mágica quando se trata da natureza humana, mas sim paciência, ensino e atuação do Espírito Santo.
Quanto às campanhas publicitárias, devo dizer que elas vão continuar lançando mão do romantismo remoto, mas diferente delas, a Igreja pode atuar de forma diferente, criando espaços durante todo ano onde os casais possam amadurecer seus respectivos sentimentos, o que levará as próximas comemorações a terem realmente um caráter romântico.
O romantismo não está no ar, ele está numa postura de reflexão diante de Deus e do cônjuge, valorizando assim nossas atitudes e comportamentos, responsáveis por criar  verdadeiros romanticos.
Feliz dia dos namorados.
Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário