Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - O que eu posso fazer para mudar o mundo?

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos postados e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores.

Palocci sai do governo como um herói, Battisti é solto como um ato de justiça e em nome da soberania nacional, e na “cobertura de frente para a praia do poder político", Lula afirma que Dilma demitiu o ministro da casa civil na hora certa, como se só ele soubesse qual é à hora certa das coisas acontecerem nesse país.

Mas a culpa desta postura, dessa soberba exacerbada de Lula, é de alguns brasileiros que atribuíram, espero que inconscientemente, a ele certo ar sobrenatural, como se seu governo tivesse realizado alguma coisa extraordinária nesse período, que foi de crescimento mundial  para as economias em desenvolvimento.

Pelo início do texto dá  para pensar que vamos falar de política, mas não se preocupe leitor, pelo menos por hoje você está livre desse tema em nosso blog, que é importante, mas  às vezes se torna demasiadamente maçante, tendo em vista os absurdos realizados em nome da “santa política do pau oco”.Na realidade, o nosso tema de abordagem é muito mais sublime, trata de valores muito mais elevados e traz a todos que conhecem Jesus uma grande esperança, que inclusive, deve ser o nosso "Norte" em nossa forma de viver.

Nós estamos falando do Reino de Deus, mais especificamente da forma que ele se manifesta na era pós-ressurreição de Cristo, que ainda não está completa, pois sua plenitude se dará na volta do nosso Senhor.Amados, ao nos depararmos com toda incoerência desse mundo do tipo: corrupção, miséria, mídia viciada, desvios sexuais, roubo, prostituição infantil e adulta, pedofilia, pornografia, imoralidade, violência, valores corrompidos e tantos outros impossíveis de listar, somos obrigados, sem encontrar nenhuma alternativa, a concluir que só existe um caminho enquanto houver fôlego de vida em nosso corpo físico:

 “Fortalecer o Reino de Deus na nossa vida e ao nosso redor”.Entenda bem,não é o reino da sua igreja ou do seu pastor, nós estamos falando no legítimo Reino de Deus.

A palavra “redor (espaço circundante; contorno, circuito, volta)” nessa visão, deve ir além da discrição do dicionário Houaiss, devendo ser entendida como todo lugar e vidas que conseguirmos alcançar mediante uma nova postura de nossa parte, para com o Reino de Deus.Olhar para o Reino de uma maneira mais real é a única solução para não entrarmos em conflito com esse mudo. Isso não significa abandoná-lo, deixando ele nas mãos do príncipe das trevas, muito pelo contrário, minha sugestão é nos envolvermos de tal forma com o Reino dos céus, que ele automaticamente se manifeste nas vidas e nas situações que estão à nossa volta nesse mundo.

Um dia desses, em gabinete, uma pessoa cristã  disse-me que não aquentava mais viver nesse mundo, ela estava muito deprimida diante de tanta injustiça e atrocidade percebidas ao seu redor e também na mídia. Diante da sua exposição, tentei fazer, em amor evidentemente, ela entender que o problema não é o mundo, mas a dimensão de vida que ela própria estava vivendo.O que estava faltando a essa irmã era viver mais a dimensão do Reino de Deus e não a deste mundo como ela estava, sem perceber, fazendo.

Amados, não podemos incorrer em erros do passado, eles existem justamente para que o presente e o futura sejam diferentes. O iluminismo do século XVIII acreditou piamente de que iluminar o homem com conhecimento iria fazer as pessoas serem melhor, bem como gerar uma humanidade mais justa. A ciência a partir do século XV com a explosão do humanismo e com as novas descobertas científicas também. No campo religioso em vários segmentos também se pensou da mesma forma, mas a história da humanidade em várias de suas fases (principalmente com a primeira e segunda guerra mundial) demonstrou que a Palavra de Deus está correta, esse mundo jaz no maligno. Por isso, não devemos ser ingênuos ao ponto de achar que as coisas mudarão de uma hora para outra, esse momento chegará sim, mas somente na volta do nosso Senhor, até lá...precisamos fazer a nossa parte, caso contrário, ficaremos aniquilados com a falta de coerência desse mundo.

O que fazer então, qual é a nossa parte? Como já abordei no início da matéria, só existe um caminho. Esse caminho não é nada revolucionário e nem anti-biblico, pelo contrário, ele percorre as linhas das santas escrituras. Nós precisamos viver mais o Reino, deixando ele se fazer mais presente em nossas vidas.Primeiro em nossas vidas e depois alargando as estacas até aonde for possível. Dessa maneira conseguiremos não resolver a incoerência do mundo, mas de alguma forma diminuí-la. Se não fizermos isso, vamos passar toda nossa vida nos lamentando do que está acontecendo nesse mundo, ao invés, de fazer de fato alguma coisa por ele.

Apesar de parecer simples se envolver mais com o Reino, na prática a coisa é bem diferente. Nossa dificuldade em viver mais o Reino é que estamos muito atuantes na própria dimensão desse mundo, que tanto criticamos e achamos incoerente. Nossas prioridades ainda são terrenas, inclusive dentro das igrejas. Não são raras disputas políticas ou de cunho pessoal atrapalhando projetos do Reino. A maioria dos pastores está mais preocupada em divulgar seu próprio nome do que o de Cristo. Lideranças estão demandando mais esforços em construir prédios do que edificar valores éticos junto ao povo. Denominações estão mais preocupadas em construir muralhas do que pontes com as outras partes do Reino. Apósotolos, bispos e outros estão mais preocupados em alimentar o misticismo e o ego humano dos seus membros, do que falar da realidade da cruz.

De uma maneira geral o povo de Deus está mais preocupado com coisas materiais do que com o Reino, que é basicamente espiritual nessa fase em que estamos. Lembro de uma época em que ao chegar de ônibus  à algumas igrejas para pregar ou palestrar , era recebido com certa desconfiança  do tipo: “Que pastor é esse que não tem carro?”Amados isso é um absurdo, é uma completa falta de visão do Reino .

Temos aprendido algo em nossa igreja com o Espírito e os irmãos. A cada dia estamos buscando entender, não de nossa cabeça, mas através do ensino, meditação e oração o que é viver e implantar o Reino de Deus nessa terra e na nossa vida, isso sem contar com a estrutura de uma Mega construção, sem uma grande arrecadação e sem uma multidão de membros. Sem arrogância, mas na esperança dessa reflexão se tornar "carne" em sua vida leitor, ouso dizer que muitos cristãos ainda não entenderam o que é o Reino de Deus, como diz o apóstolo na sua carta aos Romanos 14.17: "Por que o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz,e alegria no Espírito Santo".

Em Cristo

Pr.Paulo Cesar Nogueria

Nenhum comentário:

Postar um comentário