Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 16 de junho de 2011

ESPAÇO BÍBLICO - Seu caráter é de soldado romano ou de discípulo?

O que você tem oferecido a quem está próximo, e ao Reino de Deus, água ou vinagre?
Esta foi a reflexão da noite de ontem em nossa igreja durante a exposição da Palavra.

Antes de entrarmos propriamente no tema, desabafo que estou tendo que lutar para pregar em nossa igreja, já que as sociedades e os ministérios estão tomando a frente dos cultos semanais e até de alguns domingos.

Evidentemente estou ironizando, essa “posse” (ato ou efeito de se apossar de alguma coisa; propriedade) tem ocorrido com nosso incentivo, meu e da pastora Flávia, já que vivemos o senhorio de Cristo sobre a igreja, colocando só Ele em lugar de destaque, e não o Dom pastoral dado pelo próprio à sua Igreja como presente.

Temos militado para que os membros entendam que a obra é nossa como “um corpo” e não do pastor. Quando o contrário acontece, a figura do líder é idolatrada, sendo atribuído a ele poderes, glória, certo tipo de honra, que são exclusivos da deidade. Luto para que nossa igreja e outras, onde temos a oportunidade de ministrar, vejam seus pastores como pessoas que falham, mas ao mesmo tempo, esforçadas em fazer a parte que nos cabe dentro deste grande latifúndio que é o Reino de Deus.

Nossa exposição se baseou no Evangelho segundo São João capítulo 19.28-30. Os versículos falam dos últimos momentos de Jesus na crucificação. Tendo consumado seu propósito ele sente sede e pede água, mas os soldados romanos oferecem a ele vinagra como resposta. Amados leitores, creio que a humanidade desperdiçou, na figura daqueles soldados, sua ultima oportunidade de fazer alguma coisa por Jesus enquanto um ser encarnado, rejeitando um pedido tão simples, que era de saciar sua sede física com água.

Por essa oportunidade perdida não adianta mais chorar, ela já foi embora, mas devemos lembrar que o Jesus ressurreto continua pedindo algumas coisas à humanidade, não mais água para matar sua sede física, mas uma transformação de vida de nossa parte que venha ao encontro do objetivo de seu sacrifício.

Ao olharmos para essa cena pela ótica que temos hoje da história do Evangelho, vemos com clareza o confronto de duas naturezas e de dois tipos de caráter. De um lado está Cristo; em amor, humildade, colocando o Reino em primeiro lugar, abrindo mão do conforto e poder, pensando no próximo e perecendo através da morte de cruz, inclusive, pelo pecado dos soldados que o crucificaram.

Do outro lado estão alguns dos beneficiários do sacrifício oferecendo a Cristo vinagre em lugar de água, demonstrando dessa forma que não entenderam o que havia sido feito por eles naquele cruz. Toda pessoa que não consegue entender o sacrifício de Cristo, não alcança seu objetivo maior nessa vida, que é ser transformado, tornando-se um espelho do caráter e da natureza revelados no filho de Deus, glorificando dessa forma ao Eterno.

Isso pode acontecer inclusive com pessoas que estão dentro das igrejas, mas que não foram regeneradas de fato, já que a decisão tomada por Cristo não foi verdadeira naquele primeiro momento e nem em nenhum outro, no tempo decorrido desde sua admissão na igreja como instituição. Sem muitas dificuldades, não julgando, mas constatando fatos, vemos muitos soldados romanos dentro das igrejas com o emblema de cristo na camisa, mas com vinagre em suas mãos, fazendo o que fizeram aqueles no ato da crucificação, zombando com suas atitudes e comportamento do Deus santo, que não espera mais de nós qualquer coisa, mas atitutdes dígnas do seu sacrifício e da habitação do seu Espírito.

Amados, como alguém no outro dia na blogosfera citou a Palavra, o julgamento do nosso Deus começa é pela casa Dele, por isso, não é mais tempo – e nunca foi- de colocarmos vinagre em nossas mãos resistindo ao verdadeiro Evangelho, vivendo um falso, que centraliza vontades e desejos humanos.

Você já parou para pensar onde estaria e quem você seria se o autor do sacrifício tivesse nos oferecido vinagre em vez da água da vida?Qual seria a situação de sua família nesse momento sem aquele sangue derramado na cruz?

Particularmente nem quero imaginar, só de pensar faz mal ao coração e a mente. Por isso convido você a fazer uma reflexão séria sobre algumas coisas:

a) Quem você tem sido em Cristo.

b) Que tipo de Evangelho você tem vivido.

c) O que tem saído de suas mãos para saciar a vontade de Cristo: vinagre ou água.

Que esse texto não seja mais um em sua vida, mas que ele mude o rumo dela, fazendo você deixar de ser um soldado romano, transformando-se num discípulo do Mestre.

Abra mão de você.
Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira

Um comentário:

  1. Ola Pr. Paulo

    excelente texto.
    parabéns

    estou seguindo seu blog

    ps - gostei do "sim" da campanha

    ResponderExcluir