Fiz a transcrição da matéria abaixo, porque ela é um excelente "case" de como uma notícia "bombástica" (essa expressão está em voga na blogosfera) pode simplesmente não ter o conteúdo impactante e nem verdadeiro, observados no primeiro instante.Pr.Paulo C.Nogueira
Matéria extraida da revista época.com. Artigo escrito por Paulo Nogueira (é mera conscidência com meu nome), que é jornalista e está vivendo em Londres. Foi editor assistente da Veja, editor da Veja São Paulo, diretor de redação da Exame, diretor superintendente de uma unidade de negócios da Editora Abril e diretor editorial da Editora Globo
NOTEI, NO twitter, um alarido em torno da presença de Lula na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo feita anualmente pela Time. Havia um certo entusiasmo na fileira dos petistas e alguma raiva entre os que acham que depois de oito anos no poder já é tempo de o PT voltar à oposição.
O fato é que nem o entusiasmo e nem a raiva se justificam.
Listas não são mais nem menos que isso mesmo: listas. Os leitores gostam. São interessantes, geram discussões, animam conversas de bar. Os editores satisfazem alegremente a sede de listas da clientela. Só que têm que preenchê-las. Não é fácil. Sobretudo em casos como o da Time, com 100 nomes a cada ano. (O editor da revista explica num vídeo como foi feita a lista.) Você tem que promover rotatividade para que ela não se torne maçante. Chávez entrou em 2005 como uma liderança forte na América do Sul.
Nas edições seguintes, você não vai repeti-lo. Mas alguém da região tem que entrar, ou a lista ficará com ares elitistas. O presidente do … Peru? Bolívia? Uruguai?
Alguém falou no Equador?
Lula demorou para entrar nessa lista, feita há seis anos. Não havia motivos para que Chávez o precedesse. Mas ele não aumentará e nem diminuirá com sua inclusão no grupo dos 100. Lula é o que é. Um bom presidente, pragmático, inteligente. Cara boa, fácil comunicação com o povo. É, claramente, um facilitador, talvez sua maior virtude. Parece capaz de ver a floresta em vez de se demorar nas árvores, outra qualidade.
Sai do Planalto como um homem que, para usar a linguagem corporativa, cumpriu as metas sem, no entanto, ultrapassá-las. O Brasil em sua gestão ficou muito para trás da China e um pouco atrás da Índia.
Nota 7 para Lula. Dá para passar de ano sem exame, mas não vai receber chapéu de gênio.
Fernando Henrique leva um ponto a mais pela vitória histórica contra a inflação. Ah, mas ele não entrou na lista da Time, alguém poderá dizer. Sim, é verdade. Mas o fato é que essa lista começou a ser feita apenas em 1999, no final da era FHC. Se existisse há mais tempo, quando mas não fosse para ajudar a preenchê-la, FHC entraria fatalmente nela, e talvez a utilizasse depois para aumentar o cachê de suas palestras.
No mais, a Time é a mãe das revistas semanais de informação, e sua excelência é globalmente reconhecida. Mas suas escolhas de personalidades influentes às vezes são inacreditáveis. O Homem do Ano de 1939 foi Hitler. Hitler já publicara fazia tempo Mein Kempf e matara dezenas de milhares de pessoas a essa altura. Mesmo assim, foi o Homem do Ano. Três anos mais tarde, foi a vez de Stálin ser escolhido O Homem do Ano. Se você juntar as mortes provocadas por esses dois Homens do Ano chegará à casa de 60 milhões.
Lula, por tudo o que foi dito, demorou para entrar na lista dos 100 da Time. Mereceu.
Mas não é o caso de rojões dos seguidores e nem de lágrimas dos oponentes.
Em vez de comemorar ou chorar, é melhor voltar ao trabalho, porque o Brasil tem que dar duro para encurtar a distância que o separa de outros países, notadamente a China.
DEIXE SEU COMENTÁRIO, ELE ENRIQUECE NOSSA COMUNHÃO.
Estamos abertos a convites para:
CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)
quinta-feira, 29 de abril de 2010
quinta-feira, 22 de abril de 2010
UMA CANDIDATA CHAMADA “VANDA”. OU: DILMA ACABA COM O MONOTEÍSMO NA IGREJA CATÓLICA!
Neste ano eleitoral, decidimos participar junto a sociedade brasileira e principalmente com a blogosfera cristã, colocando neste blog uma coluna que trará matérias sobre política. Nela evitaremos fazer comentários, mas compartilharemos material (inofrmações) que levem o eleitor a pensar em quem devem votar.
Ps- Mas....vôcê é livre para fazer seus comentários e compartilhar com quem nos visita.
Abaixo segue o primogênito desta coluna.
Pr.Paulo C. Nogueira
Extraido da Revista Veja.com, blog do Reinaldo Azevedo
Escrevi aqui outro dia que, Dilma Rousseff, quando pertencia a grupos clandestinos, devia se encarregar de assuntos lítero-musicais, já que assegura não ter participado de nenhuma das ações armadas das três organizações terroristas que integrou: Colina, VAR-Palmares e VPR. Também deve ter lido a Bíblia com afinco naqueles tempos, daí a insistência em acusar a oposição de “lobos em pede de cordeiro”. Na, vá lá, “entrevista” concedida ontem ao tal Datena, da Band, a pré-candidata petista mostrou o que sobrou de tanta reflexão religiosa… Já chego lá.
“Calma,Vanda!”
Antes, quero lembrar aqui um bate-papo descontraído que Carlos Minc andou mantendo com os descolados do Rio. Segundo o ex-ministro do Meio Ambiente, quando Dilma, à frente da Casa Civil, ficava muito brava e dava murros na mesa, ele conseguia apaziguá-la dizendo estas palavras mágicas: “Calma, Vanda, calma!!!” Huuummm… “Vanda” é um dos nomes que Dilma teve na clandestinidade. O ex-ministro, diga-se, chegado a um verde, que hoje abraçaria troncos de árvore com emoção, já foi menos doce com pessoas. Será ele um lobo em pele de Minc (não resisti)?
No dia 31 de março de 1969, a Vanguarda Popular Revolucionária assaltou o banco Andrade Arnaud no Rio. Os terroristas mataram um inocente, o comerciante Manoel da Silva Dutra. Minc fez parte da operação. Dilma jura que não. Então fazia o quê? Estudava religião!!! É a conclusão a que cheguei vendo o trecho abaixo da entrevista a Datena. O trecho que interessa vai de 1min20s a 2min8s. Advirto: trata-se de uma cena forte. Reproduzo trecho da fala por escrito depois:
DATENA - Não sendo nem um pouco criativo, quando fizeram aquela pergunta pro Fernando Henrique, ele demorou três horas e meia para responder… A senhora acredita em Deus?
DILMA - Olha, eu acredito numa força superior que a gente pode chamar de Deus. Eu acredito e… E acredito, mais do que nessa força, se ocê (???) me permitir, acredito na força dessa deusa mulher que é Nossa Senhora.
DATENA - Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de uma forma geral (!!!)…
DILMA - Todas essas múltiplas Nossas Senhoras (!!!) que existem por esse Brasil afora: Nossa Senhora das Dores, das Graças, Aparecida…
DATENA - Porque no fundo, no fundo, elas representam é…
DILMA - Nossa Senhora da Boa-Morte…
DATENA - No fundo, no fundo, Nossa Senhora representa a força que a mulher brasileira tem, né?
DILMA - Representa isso, eu acho, e representa uma coisa que todo mundo precisa: misericórdia. Ela representa muito isso. Proteção! Todo mundo precisa.
Comento (Reinaldo Azevedo):
Começarei pelo aspecto mais, bem…, bizarro da resposta. Pode ser chato, mas nem a VPR teria mudado isto caso tivesse conseguido implantar a ditadura comunista e atéia no Brasil: as religiões monoteístas têm apenas um Deus. Assim, Nossa Senhora não é uma “deusa mulher” porque inexistem deuses e deusas no catolicismo — na verdade, no cristianismo. Só existe “Deus”, que se expressa nas três Pessoas da Trindade. O catolicismo reconhece a existência de santos — e Maria, a “Nossa Senhora”, está entre eles, recebendo denominações distintas de acordo com os locais de aparição ou com o tipo de culto que se faça à santa. Com alguma graça, poder-se-ia dizer que o Deus cristão é, sim, Três em Um, mas Nossa Senhora é Uma em Uma em suas várias manifestações.
O diálogo, como se estabelece num nível elevado, inclusive o teológico, permite que Datena indague em qual Nossa Senhora em particular ela acredita, incluindo uma nova: a “Nossa Senhora de Uma Forma Geral”. E a sapientíssima fala das “múltiplas Nossas Senhoras Brasil afora (sic). E quais são elas? A das Graças (França); a da Boa Morte (Portugal) e a Das Dores, que já era cultuada na Alemanha no século 13… Datena, que só perdeu em cultura religiosa para a entrevistada, arrematou: “No fundo, Nossa Senhora é a força da mulher brasileira”. Ô!!! Maria nasceu em Garanhuns!
Vamos agora ao comentário do petistíssimo apresentador sobre FHC. A pergunta a que ele se refere tem autor: Boris Casoy, seu colega de emissora, que ele não listou entre os jornalistas de valor da casa. O então candidato a prefeito de São Paulo não pagou o mico que paga Dilma, afetando uma crença que não tinha. Jamais chamaria Nossa Senhora de “deusa”. Disse que respeitava a religião dos brasileiros, mas não fingiu ser o que não era para ganhar votos.
Nossa Senhora? Então Dilma se declara “católica”. Lembro aqui duas afirmações que revelam essa intimidade com o catolicismo, extraídas de uma entrevista à revista Marie Claire:
- Abortar não é fácil para mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização.
- Fui batizada na Igreja Católica, mas não pratico. Mas, olha, balançou o avião, a gente faz uma rezinha”.
Dilma é a católica que chama Nossa Senhora de “deusa”, que defende a legalização do aborto e que reza quando balança o avião. Daí seu Deus ser aquela tal “força superior” — ela pode estar confundindo com Lula…— na qual credita. Mas acredita mais ainda na “Deusa mulher”…
A Dilma que dá murro na mesa é mais autêntica, creio. Forçar esse figurino descontraído, “humano”, vai funcionar (ver post abaixo)? Não sei. Talvez os marqueteiros devessem deixar a candidata um pouco mais à vontade. Minc poderia acompanhá-la Brasil afora. Ao menor sinal de perda de controle, ele diria: “Calma, Vanda, Calma!!!”
Ps- Mas....vôcê é livre para fazer seus comentários e compartilhar com quem nos visita.
Abaixo segue o primogênito desta coluna.
Pr.Paulo C. Nogueira
Extraido da Revista Veja.com, blog do Reinaldo Azevedo
Escrevi aqui outro dia que, Dilma Rousseff, quando pertencia a grupos clandestinos, devia se encarregar de assuntos lítero-musicais, já que assegura não ter participado de nenhuma das ações armadas das três organizações terroristas que integrou: Colina, VAR-Palmares e VPR. Também deve ter lido a Bíblia com afinco naqueles tempos, daí a insistência em acusar a oposição de “lobos em pede de cordeiro”. Na, vá lá, “entrevista” concedida ontem ao tal Datena, da Band, a pré-candidata petista mostrou o que sobrou de tanta reflexão religiosa… Já chego lá.
“Calma,Vanda!”
Antes, quero lembrar aqui um bate-papo descontraído que Carlos Minc andou mantendo com os descolados do Rio. Segundo o ex-ministro do Meio Ambiente, quando Dilma, à frente da Casa Civil, ficava muito brava e dava murros na mesa, ele conseguia apaziguá-la dizendo estas palavras mágicas: “Calma, Vanda, calma!!!” Huuummm… “Vanda” é um dos nomes que Dilma teve na clandestinidade. O ex-ministro, diga-se, chegado a um verde, que hoje abraçaria troncos de árvore com emoção, já foi menos doce com pessoas. Será ele um lobo em pele de Minc (não resisti)?
No dia 31 de março de 1969, a Vanguarda Popular Revolucionária assaltou o banco Andrade Arnaud no Rio. Os terroristas mataram um inocente, o comerciante Manoel da Silva Dutra. Minc fez parte da operação. Dilma jura que não. Então fazia o quê? Estudava religião!!! É a conclusão a que cheguei vendo o trecho abaixo da entrevista a Datena. O trecho que interessa vai de 1min20s a 2min8s. Advirto: trata-se de uma cena forte. Reproduzo trecho da fala por escrito depois:
DATENA - Não sendo nem um pouco criativo, quando fizeram aquela pergunta pro Fernando Henrique, ele demorou três horas e meia para responder… A senhora acredita em Deus?
DILMA - Olha, eu acredito numa força superior que a gente pode chamar de Deus. Eu acredito e… E acredito, mais do que nessa força, se ocê (???) me permitir, acredito na força dessa deusa mulher que é Nossa Senhora.
DATENA - Nossa Senhora de Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora de uma forma geral (!!!)…
DILMA - Todas essas múltiplas Nossas Senhoras (!!!) que existem por esse Brasil afora: Nossa Senhora das Dores, das Graças, Aparecida…
DATENA - Porque no fundo, no fundo, elas representam é…
DILMA - Nossa Senhora da Boa-Morte…
DATENA - No fundo, no fundo, Nossa Senhora representa a força que a mulher brasileira tem, né?
DILMA - Representa isso, eu acho, e representa uma coisa que todo mundo precisa: misericórdia. Ela representa muito isso. Proteção! Todo mundo precisa.
Comento (Reinaldo Azevedo):
Começarei pelo aspecto mais, bem…, bizarro da resposta. Pode ser chato, mas nem a VPR teria mudado isto caso tivesse conseguido implantar a ditadura comunista e atéia no Brasil: as religiões monoteístas têm apenas um Deus. Assim, Nossa Senhora não é uma “deusa mulher” porque inexistem deuses e deusas no catolicismo — na verdade, no cristianismo. Só existe “Deus”, que se expressa nas três Pessoas da Trindade. O catolicismo reconhece a existência de santos — e Maria, a “Nossa Senhora”, está entre eles, recebendo denominações distintas de acordo com os locais de aparição ou com o tipo de culto que se faça à santa. Com alguma graça, poder-se-ia dizer que o Deus cristão é, sim, Três em Um, mas Nossa Senhora é Uma em Uma em suas várias manifestações.
O diálogo, como se estabelece num nível elevado, inclusive o teológico, permite que Datena indague em qual Nossa Senhora em particular ela acredita, incluindo uma nova: a “Nossa Senhora de Uma Forma Geral”. E a sapientíssima fala das “múltiplas Nossas Senhoras Brasil afora (sic). E quais são elas? A das Graças (França); a da Boa Morte (Portugal) e a Das Dores, que já era cultuada na Alemanha no século 13… Datena, que só perdeu em cultura religiosa para a entrevistada, arrematou: “No fundo, Nossa Senhora é a força da mulher brasileira”. Ô!!! Maria nasceu em Garanhuns!
Vamos agora ao comentário do petistíssimo apresentador sobre FHC. A pergunta a que ele se refere tem autor: Boris Casoy, seu colega de emissora, que ele não listou entre os jornalistas de valor da casa. O então candidato a prefeito de São Paulo não pagou o mico que paga Dilma, afetando uma crença que não tinha. Jamais chamaria Nossa Senhora de “deusa”. Disse que respeitava a religião dos brasileiros, mas não fingiu ser o que não era para ganhar votos.
Nossa Senhora? Então Dilma se declara “católica”. Lembro aqui duas afirmações que revelam essa intimidade com o catolicismo, extraídas de uma entrevista à revista Marie Claire:
- Abortar não é fácil para mulher alguma. Duvido que alguém se sinta confortável em fazer um aborto. Agora, isso não pode ser justificativa para que não haja a legalização.
- Fui batizada na Igreja Católica, mas não pratico. Mas, olha, balançou o avião, a gente faz uma rezinha”.
Dilma é a católica que chama Nossa Senhora de “deusa”, que defende a legalização do aborto e que reza quando balança o avião. Daí seu Deus ser aquela tal “força superior” — ela pode estar confundindo com Lula…— na qual credita. Mas acredita mais ainda na “Deusa mulher”…
A Dilma que dá murro na mesa é mais autêntica, creio. Forçar esse figurino descontraído, “humano”, vai funcionar (ver post abaixo)? Não sei. Talvez os marqueteiros devessem deixar a candidata um pouco mais à vontade. Minc poderia acompanhá-la Brasil afora. Ao menor sinal de perda de controle, ele diria: “Calma, Vanda, Calma!!!”
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Qual é a carga que o seu navio tem trazido para a “sua Roma”?
Nos dias de Nero houve grande falta de alimento na cidade de Roma, embora houvesse abundância de cereais para se comprar em Alexandria. Certo homem que possuía um navio foi até o cais. Ali ele viu muitas pessoas famintas se esforçando para avistar algo no mar, atentas à chegada dos navios que trariam cereais de Alexandria.
Quando os navios chegaram à praia, um por um, o pobre povo torceu as mãos em amarga decepção, pois a bordo dos navios não havia senão areia. O terrível imperador lhes obrigara a trazer areia para usá-la na arena. Esta foi uma grande crueldade: mandar navios comerciais para lá e para cá, nada trazendo senão areia para os espetáculos dos gladiadores, enquanto homens morriam de fome e tanto se carecia de trigo.
Então o comerciante, cujo navio estava ancorado no porto, disse a seu capitão: “Preste bem atenção. Não traga qualquer outra coisa de Alexandria, a não ser trigo. E, ainda que outrora você trouxe uma ou duas medidas de areia no navio, desta vez não traga nenhuma. Eu lhe ordeno: Não traga nada além de trigo; pois estas pessoas estão morrendo, e agora devemos usar nosso navio somente para trazer-lhes alimento”.
No prefácio de um dos sermões de Charles Spurgeon, contador desta parábola, ele observa:
“Infelizmente, tenho visto algumas poderosas embarcações carregadas com nada mais além de areia da filosofia e da especulação. Tenho dito a mim mesmo: Não, eu não carregarei em meu navio se não a verdade revelada por Deus, o pão da vida tão necessário ao povo”.
Quando os navios chegaram à praia, um por um, o pobre povo torceu as mãos em amarga decepção, pois a bordo dos navios não havia senão areia. O terrível imperador lhes obrigara a trazer areia para usá-la na arena. Esta foi uma grande crueldade: mandar navios comerciais para lá e para cá, nada trazendo senão areia para os espetáculos dos gladiadores, enquanto homens morriam de fome e tanto se carecia de trigo.
Então o comerciante, cujo navio estava ancorado no porto, disse a seu capitão: “Preste bem atenção. Não traga qualquer outra coisa de Alexandria, a não ser trigo. E, ainda que outrora você trouxe uma ou duas medidas de areia no navio, desta vez não traga nenhuma. Eu lhe ordeno: Não traga nada além de trigo; pois estas pessoas estão morrendo, e agora devemos usar nosso navio somente para trazer-lhes alimento”.
No prefácio de um dos sermões de Charles Spurgeon, contador desta parábola, ele observa:
“Infelizmente, tenho visto algumas poderosas embarcações carregadas com nada mais além de areia da filosofia e da especulação. Tenho dito a mim mesmo: Não, eu não carregarei em meu navio se não a verdade revelada por Deus, o pão da vida tão necessário ao povo”.
terça-feira, 20 de abril de 2010
A sua pregação é aquela que faz coceiras nos ouvidos?
Lendo esse livro publicado em português em 1995 (Nossa suficiência em Cristo - John Macarthur), não pude deixar de compartilhar com nossos visitantes o conteúdo da página 123, por sinal, uma advertência muito atual para nossa reflexão.
A pregação evangélica tem de refletir nossa convicção de que a Palavra de Deus é infalível e inerrante. Muito frequentemente ela não reflete. De fato’, há uma tendência, no sistema evangélico contemporâneo, para nos distanciarmos da pregação expositiva e doutrinária e nos movermos em direção a uma pregação pragmática, superficial, tópica e centrada na experiência.Os freqüentadores da igreja são vistos como consumidores para quem se tem de vende algo que eles gostem. Os pastores têm de pregar o que as pessoas querem ouvir, em vez de pregarem aquilo que Deus quer que seja proclamado.
Esta é a questão que Paulo abordou e, 2Timóteo 4.3-4: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. Paulo proibiu Timóteo de pregar daquela maneira.
Qual é o ensino da Palavra de Deus sobre como devemos ministrar? Jesus ordenou: “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Paulo disse: “Até minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (1Tm.4.13). “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2Tm.2.2). “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tt.2.1)
A pregação que ao se esforça por comunicar ao homem a verdade de deus não é uma pregação legítima. O pregador que evita a pregação doutrinária, por achar que ela é muito técnica ou inviável, abdicou sua responsabilidade bíblica. Ele é chamado a falar com a autoridade de deus, e ninguém pode fazer isso se não pregar expositivamente a Palavra de Deus. Histórias comoventes, conselho moralista, psicologia, piadas e opinião pessoal, todos estes são vazios e incertos. Somente quando pregamos a Palavra com autoridade é que satisfazemos a intenção de Deus quanto ao chamado á pregação. Aquelas outras coisas são instrumentos para o tipo de pregação que produz coceiras no ouvido sobre a qual Paulo advertiu Timóteo.
Deixe seu comentário sobre esse texto, sua opinião é importante para nós.
------------------------------------------------------------------------------------------
Reading this book published in Portuguese in 1995 (Our Sufficiency in Christ - John MacArthur), could not help but share with our visitors the contents of page 123, incidentally, a very present reminder to our reflection.
Preaching the Gospel has to reflect our conviction that God's Word is infallible and inerrant. Very often it does not reflect. In fact, 'there is a tendency in contemporary evangelical system, to distance ourselves from the doctrinal and expository preaching and moving toward a pragmatic preaching, shallow, topical and focused on experiência.Os churchgoers are seen as consumers for whom has to sell something they like. Pastors must preach what people want, rather than preach what God wants it to be proclaimed.
That is the question that Paul addressed, and 2 Timothy 4.3-4, "For time will come when they will not endure sound doctrine, by contrast, will surround themselves masters after their own lusts, as having itching ears; and refuse to listen to the truth, surrendering to fables. " Timothy Paul banned from preaching that way.
What is the teaching of God's Word about how we teach? Jesus commanded: "Go therefore and make disciples of all nations, baptizing them in the name of the Father and the Son and the Holy Spirit, teaching them to observe all things whatsoever I have commanded you." Paul said: "Until I come, give attendance to reading, to exhortation, to doctrine" (1Tm.4.13). "And what you heard from me through many witnesses, it conveys the same men who will also qualified to teach others" (2Tm.2.2). "But you, speak the things which become sound doctrine" (Tt.2.1).
The preaching that strives to communicate to man the truth of God is not a legitimate preaching. The preacher who avoids doctrinal preaching, because I think it is very technical or impracticable, abdicated their biblical responsibility. He is called to speak with the authority of God, and nobody can do it if expositionally not preach the Word of God. Moving stories, advice, moral, psychological, anecdotes and personal opinion, these are all empty and uncertain. Only when we preach the word with authority and fulfill God's intention as to be called preaching. Those other things are tools for the kind of preaching that produces itching in the ear on which Paul warned Timothy.
A pregação evangélica tem de refletir nossa convicção de que a Palavra de Deus é infalível e inerrante. Muito frequentemente ela não reflete. De fato’, há uma tendência, no sistema evangélico contemporâneo, para nos distanciarmos da pregação expositiva e doutrinária e nos movermos em direção a uma pregação pragmática, superficial, tópica e centrada na experiência.Os freqüentadores da igreja são vistos como consumidores para quem se tem de vende algo que eles gostem. Os pastores têm de pregar o que as pessoas querem ouvir, em vez de pregarem aquilo que Deus quer que seja proclamado.
Esta é a questão que Paulo abordou e, 2Timóteo 4.3-4: “Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas”. Paulo proibiu Timóteo de pregar daquela maneira.
Qual é o ensino da Palavra de Deus sobre como devemos ministrar? Jesus ordenou: “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado”. Paulo disse: “Até minha chegada, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino” (1Tm.4.13). “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros” (2Tm.2.2). “Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina” (Tt.2.1)
A pregação que ao se esforça por comunicar ao homem a verdade de deus não é uma pregação legítima. O pregador que evita a pregação doutrinária, por achar que ela é muito técnica ou inviável, abdicou sua responsabilidade bíblica. Ele é chamado a falar com a autoridade de deus, e ninguém pode fazer isso se não pregar expositivamente a Palavra de Deus. Histórias comoventes, conselho moralista, psicologia, piadas e opinião pessoal, todos estes são vazios e incertos. Somente quando pregamos a Palavra com autoridade é que satisfazemos a intenção de Deus quanto ao chamado á pregação. Aquelas outras coisas são instrumentos para o tipo de pregação que produz coceiras no ouvido sobre a qual Paulo advertiu Timóteo.
Deixe seu comentário sobre esse texto, sua opinião é importante para nós.
------------------------------------------------------------------------------------------
Reading this book published in Portuguese in 1995 (Our Sufficiency in Christ - John MacArthur), could not help but share with our visitors the contents of page 123, incidentally, a very present reminder to our reflection.
Preaching the Gospel has to reflect our conviction that God's Word is infallible and inerrant. Very often it does not reflect. In fact, 'there is a tendency in contemporary evangelical system, to distance ourselves from the doctrinal and expository preaching and moving toward a pragmatic preaching, shallow, topical and focused on experiência.Os churchgoers are seen as consumers for whom has to sell something they like. Pastors must preach what people want, rather than preach what God wants it to be proclaimed.
That is the question that Paul addressed, and 2 Timothy 4.3-4, "For time will come when they will not endure sound doctrine, by contrast, will surround themselves masters after their own lusts, as having itching ears; and refuse to listen to the truth, surrendering to fables. " Timothy Paul banned from preaching that way.
What is the teaching of God's Word about how we teach? Jesus commanded: "Go therefore and make disciples of all nations, baptizing them in the name of the Father and the Son and the Holy Spirit, teaching them to observe all things whatsoever I have commanded you." Paul said: "Until I come, give attendance to reading, to exhortation, to doctrine" (1Tm.4.13). "And what you heard from me through many witnesses, it conveys the same men who will also qualified to teach others" (2Tm.2.2). "But you, speak the things which become sound doctrine" (Tt.2.1).
The preaching that strives to communicate to man the truth of God is not a legitimate preaching. The preacher who avoids doctrinal preaching, because I think it is very technical or impracticable, abdicated their biblical responsibility. He is called to speak with the authority of God, and nobody can do it if expositionally not preach the Word of God. Moving stories, advice, moral, psychological, anecdotes and personal opinion, these are all empty and uncertain. Only when we preach the word with authority and fulfill God's intention as to be called preaching. Those other things are tools for the kind of preaching that produces itching in the ear on which Paul warned Timothy.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
A suposta aposentadoria de Deus
Texto elaborado pelo Pastor Luiz Sayão
Reproduzido do blog Fiel (http://blogfiel.com.br/2010/04/a-suposta-aposentadoria-de-deus.html/comment-page-1#comment-730)
Meus queridos, aproveitem esse maravilhoso texto elaborado pelo pastor Sayão e que o Espírito Santo lhe ajude a refletir sobre a teologia que você tem adotado no seu dia a dia. Pr. Paulo C. Nogueira.
Nos anos em que fazia pós-graduação na área de hebraico da Universidade de São Paulo, tive de estudar um pouco do pensamento judaico contemporâneo. Entre os diversos movimentos do judaísmo, chamou-me a atenção a proposta de aproximação entre o pensamento teísta e panteísta. Esta tendência filosófico-teológica é conhecida como panenteísmo. O panenteísmo afirma que o universo é Deus, mas Deus é mais do que o universo. Além disso, ressalta a importância do fluxo do tempo. Entre os defensores de tal sugestão estão o famoso rabino Harold Kushner (autor de Quando coisas ruins acontecem com as pessoas boas) e o pensador Abraham Heschel. Na ocasião, fiquei surpreso, pois até então desconhecia a influência do panteísmo no pensamento judaico. Eu imaginava que o legado de Baruch Spinoza influenciava os judeus secularizados, mas para a minha surpresa, isso não se confirmou.
O fato é que há uma tendência teológica preocupante e problemática que tem influenciado diversos meios teológicos judeus e cristãos. Este novo enfoque surgiu nos Estados Unidos e já influencia outros países. A raiz da nova tendência está no que é chamado de teologia do processo. O movimento começou a ter força nos Estados Unidos nos anos 30. Seus principais representantes são Charles Hartshorne, Alfred Whitehead e John Cobb. Em resumo podemos dizer que é “o elogio do movimento”.
Os teólogos da teologia do processo enfatizaram que a realidade é um fluxo permanente, e que o próprio Deus está inserido neste fluxo. Deus está dentro da história e do tempo e não acima dele. Como se vê, acabaram adotando uma perspectiva panenteísta (Deus se confunde com a natureza, ainda que seja maior do que ela), afastando-se da teologia cristã histórica. Portanto, a idéia sugerida é que Deus é um ser mutável e que está numa espécie de processo evolutivo. Na busca de uma refutação de uma metafísica estática, a teologia do processo define como categoria absoluta o fluxo do tempo. Deus está subordinado a ele, e deixa de ser o Deus, no sentido bíblico do termo, onisciente e onipotente.
Mais tarde, filho da teologia do processo, surge o movimento norte-americano do teísmo aberto. Foi um reflexo da teologia do processo no meio protestante americano. Começou no meio adventista com Richard Rice, e tem como principais defensores teólogos estadunidenses como John Sanders e Clark Pinnock, que foram muito questionados e quase excluídos da abrangente e tolerante Evangelical Theological Society.
Do ponto de vista da história da teologia, o teísmo aberto representa uma reação exagerada contra o calvinismo. A idéia básica dos novos teólogos americanos é que Deus decidiu abrir mão de sua soberania e da sua onisciência e resolveu não saber e controlar o futuro. Num processo de auto-limitação, Deus passa a ter seus atributos inoperantes. Em resumo, Deus “abriu mão de ser Deus”. Na verdade, eles rejeitam a teologia histórica evangélica e ignoram centenas de textos bíblicos que afirmam atributos essenciais de Deus. Basta citar alguns poucos textos da literatura poética bíblica:
Conheces as nossas iniqüidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença. (Sl 92.8)
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. (Sl 139.4)
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl 139.7)
Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42.2)
Por incrível que pareça, o intuito original da teologia do processo e do teísmo aberto era positivo. A idéia inicial era apologética! O intuito era resolver o problema do mal. Como Deus pode ser considerado bom diante de tanta maldade do mundo? O interesse desses teólogos era “livrar” Deus de ser responsabilizado pelo sofrimento que há no mundo. No entanto, o resultado foi catastrófico e trouxe mais problemas do que soluções. A solução simples foi: “Deus precisa deixar de ser Deus, tornando-se menos onipotente e onisciente para que não seja responsabilizado pelo sofrimento do mundo”. Essa teologia “prática” e “simples” (tipicamente americana), e superficial, é na verdade uma teologia radical, polarizada, que ignora a dialética hebraica bíblica e que desconhece a realidade do mistério.
Como gosto de dizer: Precisamos evitar “a teologia do saci-pererê” (a teologia de uma “perna só”, de uma tendência só, radical). É preciso fugir dos radicalismos: Alguns cristãos dizem que Deus é só razão, outros afirmam que ele é só emoção. Algumas linhas teológicas insistem que Deus faz tudo, anulando a ação do ser humano, outras afirmam que Deus não pode fazer nada sem nossa autorização (nós é que decidimos … e ainda chamam Deus de Senhor!!!). Alguns teólogos preferem um Deus mais coletivo, sociológico; outros afirmam que ele é o Deus essencialmente individual. Há quem veja Deus como inserido na realidade concreta do mundo; outros o colocam no “milésimo céu”, em sua espiritualidade e distância absolutas. A verdade é que toda teologia radical terá sérios problemas e graves conseqüências. Devemos entender que “duas paralelas só se encontram no infinito”, que toda moeda “tem duas faces” e que a realidade é mais dialética ou “poli-alética”. Na Bíblia, há tensões com as quais precisamos conviver. Se cairmos para um extremo, logo adotaremos uma heresia. Uma teologia equilibrada trará muitos benefícios para todos. Além disso, é preciso ressaltar que o teísmo aberto parece estar procurando “aposentar a Deus”. Além de isso ser impossível, pois Deus não deixará de ser o Deus onisciente e onipotente, é preciso dizer que em pouco tempo o teísmo aberto é que estará “aposentado”.
Reproduzido do blog Fiel (http://blogfiel.com.br/2010/04/a-suposta-aposentadoria-de-deus.html/comment-page-1#comment-730)
Meus queridos, aproveitem esse maravilhoso texto elaborado pelo pastor Sayão e que o Espírito Santo lhe ajude a refletir sobre a teologia que você tem adotado no seu dia a dia. Pr. Paulo C. Nogueira.
Nos anos em que fazia pós-graduação na área de hebraico da Universidade de São Paulo, tive de estudar um pouco do pensamento judaico contemporâneo. Entre os diversos movimentos do judaísmo, chamou-me a atenção a proposta de aproximação entre o pensamento teísta e panteísta. Esta tendência filosófico-teológica é conhecida como panenteísmo. O panenteísmo afirma que o universo é Deus, mas Deus é mais do que o universo. Além disso, ressalta a importância do fluxo do tempo. Entre os defensores de tal sugestão estão o famoso rabino Harold Kushner (autor de Quando coisas ruins acontecem com as pessoas boas) e o pensador Abraham Heschel. Na ocasião, fiquei surpreso, pois até então desconhecia a influência do panteísmo no pensamento judaico. Eu imaginava que o legado de Baruch Spinoza influenciava os judeus secularizados, mas para a minha surpresa, isso não se confirmou.
O fato é que há uma tendência teológica preocupante e problemática que tem influenciado diversos meios teológicos judeus e cristãos. Este novo enfoque surgiu nos Estados Unidos e já influencia outros países. A raiz da nova tendência está no que é chamado de teologia do processo. O movimento começou a ter força nos Estados Unidos nos anos 30. Seus principais representantes são Charles Hartshorne, Alfred Whitehead e John Cobb. Em resumo podemos dizer que é “o elogio do movimento”.
Os teólogos da teologia do processo enfatizaram que a realidade é um fluxo permanente, e que o próprio Deus está inserido neste fluxo. Deus está dentro da história e do tempo e não acima dele. Como se vê, acabaram adotando uma perspectiva panenteísta (Deus se confunde com a natureza, ainda que seja maior do que ela), afastando-se da teologia cristã histórica. Portanto, a idéia sugerida é que Deus é um ser mutável e que está numa espécie de processo evolutivo. Na busca de uma refutação de uma metafísica estática, a teologia do processo define como categoria absoluta o fluxo do tempo. Deus está subordinado a ele, e deixa de ser o Deus, no sentido bíblico do termo, onisciente e onipotente.
Mais tarde, filho da teologia do processo, surge o movimento norte-americano do teísmo aberto. Foi um reflexo da teologia do processo no meio protestante americano. Começou no meio adventista com Richard Rice, e tem como principais defensores teólogos estadunidenses como John Sanders e Clark Pinnock, que foram muito questionados e quase excluídos da abrangente e tolerante Evangelical Theological Society.
Do ponto de vista da história da teologia, o teísmo aberto representa uma reação exagerada contra o calvinismo. A idéia básica dos novos teólogos americanos é que Deus decidiu abrir mão de sua soberania e da sua onisciência e resolveu não saber e controlar o futuro. Num processo de auto-limitação, Deus passa a ter seus atributos inoperantes. Em resumo, Deus “abriu mão de ser Deus”. Na verdade, eles rejeitam a teologia histórica evangélica e ignoram centenas de textos bíblicos que afirmam atributos essenciais de Deus. Basta citar alguns poucos textos da literatura poética bíblica:
Conheces as nossas iniqüidades; não escapam os nossos pecados secretos à luz da tua presença. (Sl 92.8)
Antes mesmo que a palavra me chegue à língua, tu já a conheces inteiramente, Senhor. (Sl 139.4)
Para onde poderia eu escapar do teu Espírito? Para onde poderia fugir da tua presença? (Sl 139.7)
Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42.2)
Por incrível que pareça, o intuito original da teologia do processo e do teísmo aberto era positivo. A idéia inicial era apologética! O intuito era resolver o problema do mal. Como Deus pode ser considerado bom diante de tanta maldade do mundo? O interesse desses teólogos era “livrar” Deus de ser responsabilizado pelo sofrimento que há no mundo. No entanto, o resultado foi catastrófico e trouxe mais problemas do que soluções. A solução simples foi: “Deus precisa deixar de ser Deus, tornando-se menos onipotente e onisciente para que não seja responsabilizado pelo sofrimento do mundo”. Essa teologia “prática” e “simples” (tipicamente americana), e superficial, é na verdade uma teologia radical, polarizada, que ignora a dialética hebraica bíblica e que desconhece a realidade do mistério.
Como gosto de dizer: Precisamos evitar “a teologia do saci-pererê” (a teologia de uma “perna só”, de uma tendência só, radical). É preciso fugir dos radicalismos: Alguns cristãos dizem que Deus é só razão, outros afirmam que ele é só emoção. Algumas linhas teológicas insistem que Deus faz tudo, anulando a ação do ser humano, outras afirmam que Deus não pode fazer nada sem nossa autorização (nós é que decidimos … e ainda chamam Deus de Senhor!!!). Alguns teólogos preferem um Deus mais coletivo, sociológico; outros afirmam que ele é o Deus essencialmente individual. Há quem veja Deus como inserido na realidade concreta do mundo; outros o colocam no “milésimo céu”, em sua espiritualidade e distância absolutas. A verdade é que toda teologia radical terá sérios problemas e graves conseqüências. Devemos entender que “duas paralelas só se encontram no infinito”, que toda moeda “tem duas faces” e que a realidade é mais dialética ou “poli-alética”. Na Bíblia, há tensões com as quais precisamos conviver. Se cairmos para um extremo, logo adotaremos uma heresia. Uma teologia equilibrada trará muitos benefícios para todos. Além disso, é preciso ressaltar que o teísmo aberto parece estar procurando “aposentar a Deus”. Além de isso ser impossível, pois Deus não deixará de ser o Deus onisciente e onipotente, é preciso dizer que em pouco tempo o teísmo aberto é que estará “aposentado”.
A soberania de Deus nos lugares “dito de satanás”.
Escrevo esse pequeno texto, porque em tudo, não devemos perder a oportunidade de glorificar o nome e o poder do Senhor Jesus Cristo.
Na quarta-feira passada, 14/04, saímos de nossa igreja após o culto por volta das 21h10min. Como sempre, no fechamento da igreja, conversamos um pouco com nosso diácono e tesoureiro Paulo Cesar, sua esposa a missionária Josane e também com a Larissa, a filha do casal. Ao sairmos, eles sempre vão em direção oposta à nossa, o casal se dirige ao bairro do Fonseca e nós, pela graça de Deus, residimos na primeira rua à esquerda do endereço da igreja, o que facilita muito nosso trabalho como pastores.
Quando chegamos exatamente na curva onde inicia nossa rua, que forma uma encruzilhada com a rua da igreja, local utilizada por muitas pessoas para colocarem oferendas à satanás, independente do nome utilizado em cada sacrifício, ao olhar para trás, percebi que o diácono retornara à igreja, por isso, paramos (eu a pastora Flávia e o Miguel) exatamente em cima da dita encruzilhada, local considerado como oferecido, consagrado e de propriedade do inimigo. Da porta da igreja ele observou nossa parada e fez um sinal com as mãos que estava tudo bem, por isso deduzimos que ele voltara para pegar algo que havia esquecido, na verdade, mais tarde iríamos entender que o próprio Deus o fez esquecer algo, para que ele voltando, nós ficássemos parados exatamente na encruzilhada. Quando viramos nossa visão para frente, no sentido de retornar nossa caminhada, nos deparamos com um jovem (imagino com 17 anos) que se aproximava de cabeça baixa falando sozinho e que não percebeu nossa presença. Quando demos nosso primeiro passo, fomos surpreendidos ouvindo esse jovem falar consigo e com Deus a seguinte frase: “Ah Senhor Jesus me dá uma nova chance de estar em sua casa e retornar aos seus caminhos”! De pronto demos um pulo à frente e dissemos a ele: “Se é isso que você deseja, Ele te atende agora, você quer realmente retornar aos caminhos do Senhor? Se quer, pode ser aqui nesta esquina.” Ele respondeu que sim com muita convicção e firmeza. Fizemos com ele uma oração de arrependimento pelos seus pecados, oramos por ele e o encaminhamos para uma igreja próxima à sua residência.
Deus fez um milagre na encruzilhada, mostrando que Ele é soberano acima de tudo e de todos. Não existe dualidade, só Ele Deus.
Deixe sua opinião sobre esse texto, ela é importante para nós.
----------------------
The sovereignty of God in places, "said of Satan."
I write this little text, because in all, we must not lose the opportunity to glorify the name and power of the Lord Jesus Christ.
On Wednesday evening, 14/04, we left our church after the service at about 21:10. As always, the closing of the church, we talked a little with our deacon and treasurer Paulo Cesar, his wife and also a missionary Josane with Larissa, the couple's daughter. As we left, they always go in the opposite direction to ours, the couple heads to the neighborhood of Fonseca and we, by the grace of God, dwell on the first street to the left of the address of the church, which greatly facilitates our work as pastors.
When we arrived exactly on the curve starts where our street, which forms a crossroads with Church Street, used by many local people to place offerings to Satan, regardless of the name used in each sacrifice, looking back, I realized that the deacon had returned to church, so we stopped (I Flavian and Miguel Pastor) exactly on top of that crossroads, a place considered as offered, consecrated and the enemy's property. The church door he watched our game and made a sign with his hands that was okay, so you assume that he returned to retrieve something he had forgotten, in fact, later we would understand that God himself did forget something, for he returned, we got stopped exactly at the crossroads. When we turn our vision forward, to return our walk, we came across a young man (imagine 17 years) who was approaching with his head down and talking to himself he did not notice our presence. When we took our first step, we were surprised to hear this young man talking to you and to God the following sentence: "Oh Lord Jesus gives me another chance to be in your house and return to their ways! Suddenly we have taken a leap forward and told him: "If this is what you want, He will meet now, you really want to return to the ways of the Lord? If you want, you can be here at this corner. "He said yes with conviction and firmness. We did it with a prayer of repentance for their sins, pray for him and walked to a church near his residence.
God made a miracle at a crossroads, showing that He is sovereign over everything and everyone. There is no duality, only he God.
Give your opinion on this text, it is important to us.
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Um espaço para Refletir
No sábado passado realizamos em nossa igreja uma atividade para os homens que se repete a cada dois meses. Demos a esse encontro o nome de “Café da manhã só para homens”. De início esclareço que não se trata de nenhum "clube do Bolinha", mas sim, um ajuntamento santo, que visa tornar o nosso relacionamento com as Luluzinhas e os nossos pequeninos, muito mais feliz. É um projeto que visa o bem estar da família como um todo.
A duração da reunião gira em torno de duas horas, mas desta vez, o desenrolar foi tão prazeroso que como moderador do trabalho, tive que estabelecer limite para o tempo adicional, tendo em vista a empolgação dos irmãos na parte final, que é um debate, sobre um tema previamente definido.Nesta semana, tivemos como objeto do debate a seguinte pergunta: “O que é ser um homem de verdade nesse mundo de enganos”.
Este bate papo, no fundo é a forma que esse trabalho assume, está aberto aos homens de outras igrejas do bairro e de fora dele, bem como aos amigos e conhecidos de nossos irmãos, independente de sua confissão de fé. É evidente, por uma questão de respeito e vigilância, que todo convidado não cristão é informado previamente por quem convida, que todo trabalho é baseado nas Escrituras Sagradas e na fé Cristã. Mas pela graça de Deus, estes convidados, têm sido benção em cada reunião, sem nenhum registro de conflitos
Não damos muita importância para o café materialmente falando, apesar de ninguém nunca ter reclamado do chocolate quente, dos sucos, dos pães, biscoitos, cremes...nossa ênfase está em permitir as pessoas refletirem sobre a vida e seus relacionamento a luz da Palavra e da comunhão com Deus.No fundo o que fizemos foi criar uma espaço de reflexão, onde os homens podem pensar sobre suas vidas, suas posturas, compartilhar de outras experiências e aprender muito uns com os outros.
Percebo, posso até está errado, que muitas igrejas em suas estruturas, estão falhando em não terem espaços para reflexão de seu povo. As pessoas precisam ter um sistema organizado para digerirem seus aprendizados e tirarem suas dúvidas, seja da Palavra em relação à vida ou das questões de amadurecimento humano relativas aos seus relacionamentos.
Paralelo a esse espaço criado para os homens, a pastora Flávia dirige também outro semelhante para as mulheres.Estamos buscando uma alternativa para os jovens e as crianças, pois entendemos que a reflexão é fundamental para um vida sadia com Deus.
Pense nisso, como anda sua igreja nesta área? Gostaria também de saber sua opinião sobre nosso artigo.
quarta-feira, 14 de abril de 2010
Biblioteca na igreja parte II
Como divulgamos no dia 1 de Abril, e com certeza não foi nenhuma mentira já que esse erro não nos pertence, decidimos, mesmo com nosso caixa em baixa, inaugurar uma biblioteca em nossa igreja para que nossa comunidade possa ter acesso à leitura sem comprometer seu orçamento doméstico, o que muitas vezes acaba se tornando uma desculpa para a falta de leitura.
Independente de nosso início modesto, já contamos neste mês com um guarda livros novo com capacidade para aproximadamente 150 exemplares. Realizamos duas compras de livros, uma referente ao mês de Março e outra de Abril. Como nosso orçamento mensal é bem apertado para compra de livros ( R$ 80,00), estou realizando algumas pesquisas na internet visando encontrar nas editoras, promoções de bons livros que venham enriquecer o conhecimento bíblico de nosso povo.
Temos encontrado na editora Fiel bom material com preços acessíveis à nossa realidade. Já adquirimos, e eu recomendo para sua biblioteca (se ela não existe em sua igreja, seja você a dar essa ideia à sua liderança):
Criação e Evolução, Henry Morris
O Peregrino, John Bunyan
Provai e Vede, John Piper
Nossa suficiência em Cristo, John Macarthur
A cruz e o Ministério Cristão, D.A.Carson
Por que acreditar na Bíblia? John Blanchard
Nascido Escravo, Martinho Lutero
Infelizmente o hábito da leitura não faz parte da cultura do brasileiro, mesmo o povo cristão que já melhorou muito neste aspecto, ainda dedica pouco tempo, bem como verba,à prática de encontrar conhecimento através da leitura.
Por isso, faz-se necessário iniciativas que venham despertar o interesse das pessoas pela leitura.
Se você que nos visita é escritor e deseja abençoar nossa biblioteca com um de seus livros ou todos, fique a vontade, nosso endereço de entrega é :Igreja Evangélica Ministério Religare, Rua jornalista Sergio Porto 555, Sta Bárbara, Rj, 24141-370.
Por favor, só não envie sua doação com o frete a pagar, realize a benção completa.
Neste dia eu estou dando exemplo como escritor, faço a doação de um exemplar de nosso livro para essa biblioteca comunitária cristã.
Pense nesta ideia com carinho para sua igreja, nós precisamos adquirir a prática da leitura, isso é fundamental para a divulgação do Evangelho.
----------------------------------------------------------
Library in the Church Part II
As disclosed on April 1, and it certainly was not no lie because this practice is not ours, decided that with our search box below to inaugurate a library in our church so that our community can have access to reading without compromising your budget household, which often ends up as an excuse for lack of reading.
Regardless of our modest beginnings we have this month with a new bookkeeper with a capacity of about 150 copies. We made two purchases of books, one for the month of March and another in April. As our monthly budget is tight for the purchase of books ($ 80.00), I am doing some research on the Internet in order to find publishers, promotion of good books that will enrich the biblical knowledge of our people.
We found the publisher loyal good stuff at affordable prices to our reality. Already acquired, and I recommend for your library (if it does not exist in your church, whether you give this idea to his leadership):
Creation and Evolution, Henry Morris
The Pilgrim's Progress, John Bunyan
Taste and See, John Piper
Our Sufficiency in Christ, John Macarthur
The cross and the Christian Ministry, D. A. Carson
Why Believe the Bible? John Blanchard
Born Slave, Martin Luther
Unfortunately the habit of reading is not part of the culture of our people, even Christian people who have already improved a lot in this aspect, still devotes little time and money, the practice of finding knowledge through reading.
Therefore, it is necessary initiatives to arouse people's interest in reading.
If you visit us is a writer and want to bless our library with one of its copies, feel free, our shipping address is: Religare Evangelical Ministry, Street journalist Sergio Porto 555, Santa Barbara, Rj 24141-370.
Library in the Church Part II
Please send your donation not only with freight to pay, perform the full blessing.
On this day I am giving example as a writer, I am making a donation of a copy of our book library for our Christian community.
Think of this idea with affection for his church, we need to get reading practice, it is paramount to spread the Gospel.
Independente de nosso início modesto, já contamos neste mês com um guarda livros novo com capacidade para aproximadamente 150 exemplares. Realizamos duas compras de livros, uma referente ao mês de Março e outra de Abril. Como nosso orçamento mensal é bem apertado para compra de livros ( R$ 80,00), estou realizando algumas pesquisas na internet visando encontrar nas editoras, promoções de bons livros que venham enriquecer o conhecimento bíblico de nosso povo.
Temos encontrado na editora Fiel bom material com preços acessíveis à nossa realidade. Já adquirimos, e eu recomendo para sua biblioteca (se ela não existe em sua igreja, seja você a dar essa ideia à sua liderança):
Criação e Evolução, Henry Morris
O Peregrino, John Bunyan
Provai e Vede, John Piper
Nossa suficiência em Cristo, John Macarthur
A cruz e o Ministério Cristão, D.A.Carson
Por que acreditar na Bíblia? John Blanchard
Nascido Escravo, Martinho Lutero
Infelizmente o hábito da leitura não faz parte da cultura do brasileiro, mesmo o povo cristão que já melhorou muito neste aspecto, ainda dedica pouco tempo, bem como verba,à prática de encontrar conhecimento através da leitura.
Por isso, faz-se necessário iniciativas que venham despertar o interesse das pessoas pela leitura.
Se você que nos visita é escritor e deseja abençoar nossa biblioteca com um de seus livros ou todos, fique a vontade, nosso endereço de entrega é :Igreja Evangélica Ministério Religare, Rua jornalista Sergio Porto 555, Sta Bárbara, Rj, 24141-370.
Por favor, só não envie sua doação com o frete a pagar, realize a benção completa.
Neste dia eu estou dando exemplo como escritor, faço a doação de um exemplar de nosso livro para essa biblioteca comunitária cristã.
Pense nesta ideia com carinho para sua igreja, nós precisamos adquirir a prática da leitura, isso é fundamental para a divulgação do Evangelho.
----------------------------------------------------------
Library in the Church Part II
As disclosed on April 1, and it certainly was not no lie because this practice is not ours, decided that with our search box below to inaugurate a library in our church so that our community can have access to reading without compromising your budget household, which often ends up as an excuse for lack of reading.
Regardless of our modest beginnings we have this month with a new bookkeeper with a capacity of about 150 copies. We made two purchases of books, one for the month of March and another in April. As our monthly budget is tight for the purchase of books ($ 80.00), I am doing some research on the Internet in order to find publishers, promotion of good books that will enrich the biblical knowledge of our people.
We found the publisher loyal good stuff at affordable prices to our reality. Already acquired, and I recommend for your library (if it does not exist in your church, whether you give this idea to his leadership):
Creation and Evolution, Henry Morris
The Pilgrim's Progress, John Bunyan
Taste and See, John Piper
Our Sufficiency in Christ, John Macarthur
The cross and the Christian Ministry, D. A. Carson
Why Believe the Bible? John Blanchard
Born Slave, Martin Luther
Unfortunately the habit of reading is not part of the culture of our people, even Christian people who have already improved a lot in this aspect, still devotes little time and money, the practice of finding knowledge through reading.
Therefore, it is necessary initiatives to arouse people's interest in reading.
If you visit us is a writer and want to bless our library with one of its copies, feel free, our shipping address is: Religare Evangelical Ministry, Street journalist Sergio Porto 555, Santa Barbara, Rj 24141-370.
Library in the Church Part II
Please send your donation not only with freight to pay, perform the full blessing.
On this day I am giving example as a writer, I am making a donation of a copy of our book library for our Christian community.
Think of this idea with affection for his church, we need to get reading practice, it is paramount to spread the Gospel.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Nossa meta é ter 100 alunos online na Escola de Teologia
Informamos aos nossos visitantes que estamos firmes em nossa meta de alcançarmos o número de 100 alunos online em nossa Escola de Teologia.Para isso contamos com sua ajuda na divulgação deste trabalho, principalmente junto aos seus conhecidos que estão geograficamente distante dos grandes centros e aqueles que estão residindo no exterior.
Fazemos sempre questão de deixar claro que a Escola de Teologia não é um seminário e nem tem uma estrutura próxima disto. Ela é um espaço de ensino, que visa divulgar a Palavra de Deus através do ensino teológico.
A ET foi criada pensando naquelas pessoas que talvez nunca fariam um seminário na forma clássica, mas que desejam ter mais conhecimento de Deus através de um ensino organizada. Visamos também os irmãos que foram morar fora do Brasil e que por vários motivos, estão se afastando do conhecimento da Palavra.
Contamos com sua ajuda, divulgue essa ideia: 100 alunos online para a ET.
Abraços em Cristo
---------------------------------------------------
Our goal is to have 100 online students in the School of Theology
We inform our visitors that we are steadfast in our goal of reaching the figure of 100 online students in our school Teologia.Para we rely on your help in spreading this work, mainly with their acquaintances who are geographically distant from major centers and those who are residing abroad.
We always make it clear that the School of Theology is not a seminar, nor has a structure close to that. It is an area of education, which aims to spread the Word of God through theological education.
The ET was created thinking about those people who perhaps would never do a seminar in classic form, but want more knowledge of God through an organized education. We aim also brothers who were living outside of Brazil and that for various reasons, are moving away from knowledge of the Word.
We count on your help publicize this idea: 100 students online for ET
quinta-feira, 8 de abril de 2010
Niterói e as chuvas, o poder público e as concessionárias não estão preparados.
Estou escrevendo do Bairro de Santa Bárbara, Niterói, Rio de janeiro e confesso que, as nossas últimas 36 horas foram totalmente atípicas no que diz respeito ao clima e suas consequências na vida da cidade.Infelizmente uma situação como essa que vamos descrever, que aos nossos olhos soa como algo surreal, tem feito parte do cotidiano de algumas comunidades em nosso Estado. Por isso, trago esse relato a público, com o objetivo de nos fazer refletir sobre a fragilidade de nossas autoridades e concessionárias de serviços,diante de situações de emergência.
À tarde desta segunda-feira, dia 05Abr, trouxe junto com ela uma chuva constante e forte. Independente deste fato, eu e os alunos da “Escola de Teologia” conseguimos honrar nosso compromisso de estar na igreja para a nossa aula semanal.
Ao término da lição a chuva estava mais fina, o que permitiu a todos irem para suas casas com tranquilidade. Por volta das 22h00min a chuva voltou a se intensificar e desta vez com ventos fortes, permanecendo assim durante toda noite.
Ao amanhecer do dia 06, por volta das 07h00min, ficamos sem energia elétrica, sem sinal no celular e percebemos que a via principal de acesso de nosso bairro ao centro de Niterói e ao Rio de Janeiro, que nesta manha seria meu destino, estava completamente bloqueada, tendo como motivo provável a queda de alguma barreira. Sem energia não havia rádio, televisão e nem internet. Conversamos com alguns irmãos no telefone fixo e descobrimos que outros bairros, não sabendo exatamente quantos e nem a extensão dos seus problemas, haviam sido atingidos também por uma enorme quantidade de chuvas durante toda noite, o que acabou ocasionando muitos deslizamentos de terra e perdas de vidas. Logo depois, começamos a entender que essa também era a realidade do bairro onde moramos e às áreas adjacentes a ele. Por volta de 12h00min lá se foi também o telefone fixo e nossa situação depois de 17 horas da chuva ter iniciado era a seguinte:
• Estávamos sem energia há cinco horas.
• Não havia nenhuma forma de se comunicar ao telefone, seja fixo ou celular.
• A internet, por conta da falta de energia, estava descartada.
• Sair do Bairro era um problema tendo em vista que as vias opcionais também estavam alagadas ou bloqueadas.
• O número de casas que haviam desabado durante a noite e na parte da manhã crescia assustadoramente em nosso bairro e nas localidades em volta.
• A chuva persistia, dificultando toda tentativa de locomoção.
• Não havia circulação de ônibus.
À tarde começamos, mesmo que ainda de forma modesta, a perceber alguns sinais de pânico das pessoas. No comércio local já havia fila para se comprar velas, pão e água. Mesmo assim, a ficha ainda não havia caído, não parecia ser possível que tudo isso estivesse acontecendo, mas era verdade, nós estávamos isolados sem comunicação e sem acesso, seja de saída ou entrada em nosso bairro.
Junto com o final da tarde, que completaria 24 horas do início deste pesadelo, chegou à esperança humana da chuva parar, da energia voltar, do telefone retornar a funcionar e das vias urbanas voltarem ao normal. Mas o que se seguiu, foi mais uma noite de chuva num volume menor que a anterior, mas suficiente para causar novos estragos e perdas de vida.
Além das perdas humanas e materiais, destaco a ausência completa de informação por parte dos órgãos oficiais, como um dos fatos mais complicados em toda essa situação. Em nenhum momento nós, tendo em vista o isolamento que sofremos, fomos informados pelo poder público da extensão do que estava acontecendo. Além disto, a Ampla, nossa concessionária de energia, não teve nenhuma ação no sentido de nos deixar conscientes dos acontecimentos ligados à área de energia, onde se deu o problema e quanto tempo iria levar para ser restaurada essa situação. Quanto às empresas telefônicas, torna-se desnecessário algum comentário, já que o número de reclamações dos consumidores as colocou em primeiro lugar no ranking das mais problemáticas no Brasil.
Talvez você esteja se perguntando, “O que esse cara esperava deles numa situação destas, já que o problema não se limitou apenas ao bairro dele”? Vou te responder, eu esperava em relação ao nosso bairro e aos outros que foram mais atingidos:
1. Respeito pelas pessoas que morreram em todos os locais e pelos seus familiares, que tiveram que passar a noite seguinte sem luz, sem comunicação e sem saber exatamente o que estava acontecendo na vida deles.
2. Respeito por aqueles que não sofreram nada do tipo perder um familiar ou ter sua casa destruída, mas que de certa forma participam da dor de seus vizinhos e do receio de não saberem exatamente o que estava acontecendo, já que nenhuma informação oficial veio até eles.
Além disto, tenho certeza que, seja no poder público ou nas concessionárias, existem pessoas capacitadas a pensarem numa forma de estabelecer comunicação com a população em casos como este. Mas se não conseguiram pensar em nada, vai ai umas dicas:
a) Lançar de helicópteros panfletos informando a realidade da situação, o que está sendo feito para resolver, tempo previsto e orientações necessárias para estes momentos do tipo: Quem estiver desabrigado neste bairro deve se dirigir as localidades x,y e z.
b) Mobilização de carros, que muitas vezes estão parados ou servindo a funcionários públicos, com sistema de alto falante circulando nos bairros atingidos, dando informações do tipo que foram sugeridas na opção(a).
c) Utilizar as praças ou espaços abertos, nosso bairro tem uma praça muito bem equipada que serve para mil e uma atividades, como centro de divulgação de informações oficiais sobre a situação.
Mas voltemos ao nosso relato. No amanhecer do dia 07, dia em que resolvemos compartilhar nossa visão dos fatos com você que nos visita, fomos até nossa igreja para clamarmos a Deus por nosso bairro e pelas localidades que sofreram e continuavam a sofrer com as chuvas. No retorno procuramos tomar mais conhecimento sobre tudo que estava acontecendo e nos entristecemos ao ouvir vários relatos de mortes e destruição. Corpos expostos nas calçadas, pessoas ainda desaparecidas debaixo dos destroços e um número cada vez mais crescente de desabrigados.
Mesmo com a melhora do tempo neste dia, o que vimos em relação ao trânsito foi à maioria das pessoas que saíram para trabalhar, retornarem para casa por falta de opção viável para chegar ao seu local de trabalho. Por volta das 12h00min a energia retornou, pelo menos em nossa rua, e conseguimos através da televisão e do rádio tomar conhecimento da extensão do desastre, seja à nossa volta ou nas outras localidades de nosso Estado. Como sempre, observamos que a maior ajuda veio da própria população que é sempre muito solidária nestas horas, das igrejas e das associações de moradores, que acabam assumindo as funções do poder público, que nestas horas deveria tomar a frente com eficiência e coordenar este trabalho de pós-desatre.
A noite chegou completando 48 horas deste turbilhão, com previsão do tempo de diminuição gradual das chuvas até sábado e com reportagens mais completas dando uma dimensão mais real do estrago, principalmente na cidade de Niterói, onde o número de mortos está por volta de 60% do total do Estado. Os telefones sejam o fixo como celular (principalmente o Claro) ainda não retornaram à ativa.
Manhã do dia 08, agora por volta das 08h00, 63 horas depois do início das chuvas, ainda não temos telefones e nem condução no bairro. A pista principal de acesso ao Centro da cidade parece está liberada, já que de nossa janela observamos algum movimento de carros nesse sentido, o que já melhora nossa situação de isolamento. A pista de retorno do centro continua parada, o que deve significar que ainda está bloqueada.
Ao abrir o jornal me deparei com a informação de um novo deslizamento em Niterói no bairro do Viçoso Jardim. Foram 50 moradias que desabaram. Em contradição a essa informação, o mesmo jornal registra que o Ministério da Integração Nacional realizou uma disparidade em relação à distribuição de seu orçamento do programa de Prevenção e Preparação para desastres. Olhando os anos de 2008/09, o Rio, um dos estados que mais tem sofrido nesta área, recebeu 0,9% deste orçamento, enquanto a Bahia, estado onde o ministro gestor deste feito pretende se candidatar a governador, ficou com 64,6%, lembrando também que Santa Catarina e outros estados ficaram com um total de 3%. E pasmem, o presidente Lula saiu em defesa deste ministro.
E ainda tem gente que dá ao governo federal um índice de aprovação de quase 80%.
Quanto ao governo municipal, o mesmo jornal destaca uma fala do prefeito Roberto Silveira: “É evidente que o poder público não está preparado para esse tipo de coisa. Isso foi a maior tragédia que aconteceu na cidade desde o incêndio do Circo em 1961, além de ser a pior tempestade ocorrida desde 1966”.
Como ele, eu também acredito que essa foi uma das piores situações que Niterói viveu e está vivendo, mas como ele mesmo destacou, a última grande tempestade ocorreu há quase cinco décadas e de lá para cá, o orçamento da cidade cresceu, a tecnologia evoluiu, o sistema de gestão de cidades foi aprimorado, a máquina pública se expandiu, investimentos vultosos foram realizados (será que no local certo?) como o caminho Niemeyer, tudo isso deveria nos tornar mais capacitados a lidar com o que estamos vivendo hoje, seja na esfera do poder público ou das nossas maravilhosas concessionárias de serviços. Falando nisso, o telefone fixo só retornou ás 16h00min (48 horas depois de ficar mudo) de hoje e o celular, até o horário desta postagem, ainda continuava fora de área.
Vou encerrar por aqui, mas vou deixar esse histórico para você pensar. Não estou discutindo uma atenção especial para nosso bairro, estou buscando refletir sobre que tipo de governon (seja na esfera que for) nossa população merece. Além da eficiência que deve ser uma marcar de qualquer governo, nós precisamos ser respeitados com informações e um bom atendimento.
------------------------------------------------------------------
I am writing Barrio Santa Barbara, Niteroi, Rio de Janeiro and confess that our last 36 hours were totally atypical in relation to climate and its consequences in the life of cidade.Infelizmente such a situation we describe, that the our eyes sounds like something surreal, has been part of everyday life for some communities in our state. Therefore, I bring this story to the public, aiming to make us reflect on the fragility of our authorities and utility services in the face of emergencies.
In the afternoon of Monday, day 05Abr brought with it a steady rain and strong. Regardless of this fact, me and the students of the School of Theology "we honor our commitment to be at church for our weekly class.
At the end of the lesson the rain was thinner, which allowed everyone to go to their homes peacefully. At about 22:00 the rain turned to intensify, and this time with strong winds and remained so throughout the night.
At dawn of day 06, around 07:00, we were without power, without signal in the cell and found that the main way our neighborhood access to downtown Niterói and Rio de Janeiro, it would be my destination this morning, was completely blocked, with the probable reason the fall of some barrier. Without energy, there was radio, television or Internet. We talked with some brothers in the telephone and found that other neighborhoods, not knowing exactly how many, nor the extent of its problems, had also been hit by a huge amount of rain throughout the night, which ended up causing many landslides and loss of lives. Soon after, we began to understand that this was also the reality of the neighborhood where we live and the areas adjacent to it. Around 12:00 there was was also the telephone and our situation after 17 hours of rain had started was as follows:
• We were without power for five hours.
• There was no way to communicate on the telephone, whether fixed or mobile.
• The Internet, due to the lack of energy, was discarded.
• Exit Quarter was a problem considering that the optional routes were also flooded or blocked.
• The number of houses that had collapsed during the evening and the morning grew tremendously in our neighborhood and the locations around.
• The rain persisted, hampering any attempt to get around.
• There was no movement of buses.
In the afternoon began, even though still modestly, to see some signs of panic people. In the local market had already lining up to buy candles, bread and water. Still, the statement had not yet fallen, it seemed possible that all this was happening, but it was true, we were left stranded without communication and without access to either exit or entry into our neighborhood.
Along with the late afternoon, which would complete 24 hours of the beginning of this nightmare, came to human hope the rain stops, the power is restored, the phone return to work on urban roads and return to normal. But what followed was another night of rain in less volume than the previous one, but enough to cause further damage and loss of life.
Besides the material and human losses, highlight the complete absence of information from official agencies as one of the most complicated facts in this whole situation. At no time did we, in view of the isolation we suffered, we were informed by the public of the extent of what was happening. Moreover, the Broad, our energy provider, had no action in order to leave us aware of events related to the energy area, where the problem occurred and how long it would take to restore the situation. As for the phone companies, it becomes unnecessary to some comment, since the number of consumer complaints has placed first in the ranking of the most problematic in Brazil.
Maybe you're wondering, "What this guy expected of them in this situation, since the problem was not confined to his district? I'll answer I expected in relation to our neighborhood and others that were hardest hit:
1. Respect for people killed in all locations and their relatives, who had to spend the next night without light, without notice and without knowing exactly what was happening in their lives.
2. Respect for those who have not suffered anything like losing a family member or having your house destroyed, but that somehow involved the pain of their neighbors and the fear of not knowing exactly what was happening, as no official information came to them.
Besides, I'm sure, whether in government or in dealerships, there are people trained to think in a way to establish communication with the population in such cases. But it could not think of anything, i will give some tips:
a) Posting leaflets from helicopters telling the reality of the situation, what is being done to solve, schedule and guidelines necessary for these moments like: Who is homeless in this neighborhood should address the locations x, y and z.
b) Mobilization of cars, which are often stopped or serving civil servants, with loud speaker system circling the neighborhoods affected, giving information of the kind that have been suggested in option (a).
c) Use the squares or open spaces, our neighborhood has a place that serves very well equipped for a thousand and one activities, such as center for the dissemination of official information about the situation.
But back to our story. At the dawn of day 07, the day he decided to share our vision of the facts with you that we visit, we went to our church to cry out to God for our neighborhood and the locations that have suffered and still suffer from the rains. In return we seek to take more knowledge about everything that was happening and saddened to hear reports of several deaths and destruction. Bodies exposed on the sidewalks, people still missing under the rubble and an increasingly growing number of homeless.
Even with the improvement of time on this day, what we saw was in relation to traffic for most people who went to work, return home for lack of viable option to reach your workplace. At about 12:00 the energy returned, at least in our street, and got through television and radio to know the extent of the disaster, be around us or in other towns of our state. As always, we observed that the greatest help came from the people themselves which is always very supportive at these times, churches and neighborhood associations that eventually take over the roles of government, that these times should take the lead and effectively coordinate the work post-disasters.
Night came on completing 48 hours of this maelstrom, with weather from gradual decrease of rainfall through Saturday, with reports giving a fuller dimension more real damage, mainly in the city of Niterói, where the death toll is around 60% of the state total. The phones are the fixed and mobile (especially the course) has not yet returned to active duty.
Morning of day 08, now around 08:00, 63 hours after the onset of rains, we still lack telephones and not driving in the neighborhood. The main floor of access to City is released it seems, since our window we see some movement of cars in this direction, which has improved our isolation. The trail continues back to the center stop, which should mean it is still blocked.
When you open the newspaper I came across new information in a landslide in the district of Niteroi Lush Garden. There were 50 houses that had collapsed. In contradiction to this information, the same newspaper reports that the Ministry of National Integration held a disparity in the distribution of its budget for the program of prevention and disaster preparedness. Looking at the year 2008/09, the Rio, one of the states that have suffered most in this area, received 0.9% of this budget, while the state of Bahia, where the minister made this manager intends to run for governor, won 64, 6%, also remember Santa Catarina and other states were a total of 3%. And amazingly, President Lula came out in defense of this minister.
And yet there are people that gives the federal government an approval rating of nearly 80%.
As for the municipal government, the same paper highlights a speech the mayor Roberto Silveira: "Clearly the public is not ready for this sort of thing. That was the greatest tragedy that happened in the city since the fire of the Circus in 1961, apart from being the worst storm since 1966. "
Like him, I also believe that this was one of the worst situations that Niterói lived and are living, but as he himself pointed out, the last big storm occurred almost five decades and then, the city's budget grew, technology evolved The system of city management has been improved, the public machine expanded, large investments were made (be it in the right place?) as the path Niemeyer, all this should make us more able to deal with what we are living today, is in the sphere of public utilities or our wonderful services. Speaking of which, the landline only returned at 16:00 today and the phone until the time of this posting, still remained out of the area.
I'll quit here, but I'll leave all that history for you to think. I am not discussing a particular attention to our neighborhood, I'm trying to reflect on what kind of governon (whether in the sphere that is) our population deserves. Besides efficiency, we need to be met with information and good service.
À tarde desta segunda-feira, dia 05Abr, trouxe junto com ela uma chuva constante e forte. Independente deste fato, eu e os alunos da “Escola de Teologia” conseguimos honrar nosso compromisso de estar na igreja para a nossa aula semanal.
Ao término da lição a chuva estava mais fina, o que permitiu a todos irem para suas casas com tranquilidade. Por volta das 22h00min a chuva voltou a se intensificar e desta vez com ventos fortes, permanecendo assim durante toda noite.
Ao amanhecer do dia 06, por volta das 07h00min, ficamos sem energia elétrica, sem sinal no celular e percebemos que a via principal de acesso de nosso bairro ao centro de Niterói e ao Rio de Janeiro, que nesta manha seria meu destino, estava completamente bloqueada, tendo como motivo provável a queda de alguma barreira. Sem energia não havia rádio, televisão e nem internet. Conversamos com alguns irmãos no telefone fixo e descobrimos que outros bairros, não sabendo exatamente quantos e nem a extensão dos seus problemas, haviam sido atingidos também por uma enorme quantidade de chuvas durante toda noite, o que acabou ocasionando muitos deslizamentos de terra e perdas de vidas. Logo depois, começamos a entender que essa também era a realidade do bairro onde moramos e às áreas adjacentes a ele. Por volta de 12h00min lá se foi também o telefone fixo e nossa situação depois de 17 horas da chuva ter iniciado era a seguinte:
• Estávamos sem energia há cinco horas.
• Não havia nenhuma forma de se comunicar ao telefone, seja fixo ou celular.
• A internet, por conta da falta de energia, estava descartada.
• Sair do Bairro era um problema tendo em vista que as vias opcionais também estavam alagadas ou bloqueadas.
• O número de casas que haviam desabado durante a noite e na parte da manhã crescia assustadoramente em nosso bairro e nas localidades em volta.
• A chuva persistia, dificultando toda tentativa de locomoção.
• Não havia circulação de ônibus.
À tarde começamos, mesmo que ainda de forma modesta, a perceber alguns sinais de pânico das pessoas. No comércio local já havia fila para se comprar velas, pão e água. Mesmo assim, a ficha ainda não havia caído, não parecia ser possível que tudo isso estivesse acontecendo, mas era verdade, nós estávamos isolados sem comunicação e sem acesso, seja de saída ou entrada em nosso bairro.
Junto com o final da tarde, que completaria 24 horas do início deste pesadelo, chegou à esperança humana da chuva parar, da energia voltar, do telefone retornar a funcionar e das vias urbanas voltarem ao normal. Mas o que se seguiu, foi mais uma noite de chuva num volume menor que a anterior, mas suficiente para causar novos estragos e perdas de vida.
Além das perdas humanas e materiais, destaco a ausência completa de informação por parte dos órgãos oficiais, como um dos fatos mais complicados em toda essa situação. Em nenhum momento nós, tendo em vista o isolamento que sofremos, fomos informados pelo poder público da extensão do que estava acontecendo. Além disto, a Ampla, nossa concessionária de energia, não teve nenhuma ação no sentido de nos deixar conscientes dos acontecimentos ligados à área de energia, onde se deu o problema e quanto tempo iria levar para ser restaurada essa situação. Quanto às empresas telefônicas, torna-se desnecessário algum comentário, já que o número de reclamações dos consumidores as colocou em primeiro lugar no ranking das mais problemáticas no Brasil.
Talvez você esteja se perguntando, “O que esse cara esperava deles numa situação destas, já que o problema não se limitou apenas ao bairro dele”? Vou te responder, eu esperava em relação ao nosso bairro e aos outros que foram mais atingidos:
1. Respeito pelas pessoas que morreram em todos os locais e pelos seus familiares, que tiveram que passar a noite seguinte sem luz, sem comunicação e sem saber exatamente o que estava acontecendo na vida deles.
2. Respeito por aqueles que não sofreram nada do tipo perder um familiar ou ter sua casa destruída, mas que de certa forma participam da dor de seus vizinhos e do receio de não saberem exatamente o que estava acontecendo, já que nenhuma informação oficial veio até eles.
Além disto, tenho certeza que, seja no poder público ou nas concessionárias, existem pessoas capacitadas a pensarem numa forma de estabelecer comunicação com a população em casos como este. Mas se não conseguiram pensar em nada, vai ai umas dicas:
a) Lançar de helicópteros panfletos informando a realidade da situação, o que está sendo feito para resolver, tempo previsto e orientações necessárias para estes momentos do tipo: Quem estiver desabrigado neste bairro deve se dirigir as localidades x,y e z.
b) Mobilização de carros, que muitas vezes estão parados ou servindo a funcionários públicos, com sistema de alto falante circulando nos bairros atingidos, dando informações do tipo que foram sugeridas na opção(a).
c) Utilizar as praças ou espaços abertos, nosso bairro tem uma praça muito bem equipada que serve para mil e uma atividades, como centro de divulgação de informações oficiais sobre a situação.
Mas voltemos ao nosso relato. No amanhecer do dia 07, dia em que resolvemos compartilhar nossa visão dos fatos com você que nos visita, fomos até nossa igreja para clamarmos a Deus por nosso bairro e pelas localidades que sofreram e continuavam a sofrer com as chuvas. No retorno procuramos tomar mais conhecimento sobre tudo que estava acontecendo e nos entristecemos ao ouvir vários relatos de mortes e destruição. Corpos expostos nas calçadas, pessoas ainda desaparecidas debaixo dos destroços e um número cada vez mais crescente de desabrigados.
Mesmo com a melhora do tempo neste dia, o que vimos em relação ao trânsito foi à maioria das pessoas que saíram para trabalhar, retornarem para casa por falta de opção viável para chegar ao seu local de trabalho. Por volta das 12h00min a energia retornou, pelo menos em nossa rua, e conseguimos através da televisão e do rádio tomar conhecimento da extensão do desastre, seja à nossa volta ou nas outras localidades de nosso Estado. Como sempre, observamos que a maior ajuda veio da própria população que é sempre muito solidária nestas horas, das igrejas e das associações de moradores, que acabam assumindo as funções do poder público, que nestas horas deveria tomar a frente com eficiência e coordenar este trabalho de pós-desatre.
A noite chegou completando 48 horas deste turbilhão, com previsão do tempo de diminuição gradual das chuvas até sábado e com reportagens mais completas dando uma dimensão mais real do estrago, principalmente na cidade de Niterói, onde o número de mortos está por volta de 60% do total do Estado. Os telefones sejam o fixo como celular (principalmente o Claro) ainda não retornaram à ativa.
Manhã do dia 08, agora por volta das 08h00, 63 horas depois do início das chuvas, ainda não temos telefones e nem condução no bairro. A pista principal de acesso ao Centro da cidade parece está liberada, já que de nossa janela observamos algum movimento de carros nesse sentido, o que já melhora nossa situação de isolamento. A pista de retorno do centro continua parada, o que deve significar que ainda está bloqueada.
Ao abrir o jornal me deparei com a informação de um novo deslizamento em Niterói no bairro do Viçoso Jardim. Foram 50 moradias que desabaram. Em contradição a essa informação, o mesmo jornal registra que o Ministério da Integração Nacional realizou uma disparidade em relação à distribuição de seu orçamento do programa de Prevenção e Preparação para desastres. Olhando os anos de 2008/09, o Rio, um dos estados que mais tem sofrido nesta área, recebeu 0,9% deste orçamento, enquanto a Bahia, estado onde o ministro gestor deste feito pretende se candidatar a governador, ficou com 64,6%, lembrando também que Santa Catarina e outros estados ficaram com um total de 3%. E pasmem, o presidente Lula saiu em defesa deste ministro.
E ainda tem gente que dá ao governo federal um índice de aprovação de quase 80%.
Quanto ao governo municipal, o mesmo jornal destaca uma fala do prefeito Roberto Silveira: “É evidente que o poder público não está preparado para esse tipo de coisa. Isso foi a maior tragédia que aconteceu na cidade desde o incêndio do Circo em 1961, além de ser a pior tempestade ocorrida desde 1966”.
Como ele, eu também acredito que essa foi uma das piores situações que Niterói viveu e está vivendo, mas como ele mesmo destacou, a última grande tempestade ocorreu há quase cinco décadas e de lá para cá, o orçamento da cidade cresceu, a tecnologia evoluiu, o sistema de gestão de cidades foi aprimorado, a máquina pública se expandiu, investimentos vultosos foram realizados (será que no local certo?) como o caminho Niemeyer, tudo isso deveria nos tornar mais capacitados a lidar com o que estamos vivendo hoje, seja na esfera do poder público ou das nossas maravilhosas concessionárias de serviços. Falando nisso, o telefone fixo só retornou ás 16h00min (48 horas depois de ficar mudo) de hoje e o celular, até o horário desta postagem, ainda continuava fora de área.
Vou encerrar por aqui, mas vou deixar esse histórico para você pensar. Não estou discutindo uma atenção especial para nosso bairro, estou buscando refletir sobre que tipo de governon (seja na esfera que for) nossa população merece. Além da eficiência que deve ser uma marcar de qualquer governo, nós precisamos ser respeitados com informações e um bom atendimento.
------------------------------------------------------------------
I am writing Barrio Santa Barbara, Niteroi, Rio de Janeiro and confess that our last 36 hours were totally atypical in relation to climate and its consequences in the life of cidade.Infelizmente such a situation we describe, that the our eyes sounds like something surreal, has been part of everyday life for some communities in our state. Therefore, I bring this story to the public, aiming to make us reflect on the fragility of our authorities and utility services in the face of emergencies.
In the afternoon of Monday, day 05Abr brought with it a steady rain and strong. Regardless of this fact, me and the students of the School of Theology "we honor our commitment to be at church for our weekly class.
At the end of the lesson the rain was thinner, which allowed everyone to go to their homes peacefully. At about 22:00 the rain turned to intensify, and this time with strong winds and remained so throughout the night.
At dawn of day 06, around 07:00, we were without power, without signal in the cell and found that the main way our neighborhood access to downtown Niterói and Rio de Janeiro, it would be my destination this morning, was completely blocked, with the probable reason the fall of some barrier. Without energy, there was radio, television or Internet. We talked with some brothers in the telephone and found that other neighborhoods, not knowing exactly how many, nor the extent of its problems, had also been hit by a huge amount of rain throughout the night, which ended up causing many landslides and loss of lives. Soon after, we began to understand that this was also the reality of the neighborhood where we live and the areas adjacent to it. Around 12:00 there was was also the telephone and our situation after 17 hours of rain had started was as follows:
• We were without power for five hours.
• There was no way to communicate on the telephone, whether fixed or mobile.
• The Internet, due to the lack of energy, was discarded.
• Exit Quarter was a problem considering that the optional routes were also flooded or blocked.
• The number of houses that had collapsed during the evening and the morning grew tremendously in our neighborhood and the locations around.
• The rain persisted, hampering any attempt to get around.
• There was no movement of buses.
In the afternoon began, even though still modestly, to see some signs of panic people. In the local market had already lining up to buy candles, bread and water. Still, the statement had not yet fallen, it seemed possible that all this was happening, but it was true, we were left stranded without communication and without access to either exit or entry into our neighborhood.
Along with the late afternoon, which would complete 24 hours of the beginning of this nightmare, came to human hope the rain stops, the power is restored, the phone return to work on urban roads and return to normal. But what followed was another night of rain in less volume than the previous one, but enough to cause further damage and loss of life.
Besides the material and human losses, highlight the complete absence of information from official agencies as one of the most complicated facts in this whole situation. At no time did we, in view of the isolation we suffered, we were informed by the public of the extent of what was happening. Moreover, the Broad, our energy provider, had no action in order to leave us aware of events related to the energy area, where the problem occurred and how long it would take to restore the situation. As for the phone companies, it becomes unnecessary to some comment, since the number of consumer complaints has placed first in the ranking of the most problematic in Brazil.
Maybe you're wondering, "What this guy expected of them in this situation, since the problem was not confined to his district? I'll answer I expected in relation to our neighborhood and others that were hardest hit:
1. Respect for people killed in all locations and their relatives, who had to spend the next night without light, without notice and without knowing exactly what was happening in their lives.
2. Respect for those who have not suffered anything like losing a family member or having your house destroyed, but that somehow involved the pain of their neighbors and the fear of not knowing exactly what was happening, as no official information came to them.
Besides, I'm sure, whether in government or in dealerships, there are people trained to think in a way to establish communication with the population in such cases. But it could not think of anything, i will give some tips:
a) Posting leaflets from helicopters telling the reality of the situation, what is being done to solve, schedule and guidelines necessary for these moments like: Who is homeless in this neighborhood should address the locations x, y and z.
b) Mobilization of cars, which are often stopped or serving civil servants, with loud speaker system circling the neighborhoods affected, giving information of the kind that have been suggested in option (a).
c) Use the squares or open spaces, our neighborhood has a place that serves very well equipped for a thousand and one activities, such as center for the dissemination of official information about the situation.
But back to our story. At the dawn of day 07, the day he decided to share our vision of the facts with you that we visit, we went to our church to cry out to God for our neighborhood and the locations that have suffered and still suffer from the rains. In return we seek to take more knowledge about everything that was happening and saddened to hear reports of several deaths and destruction. Bodies exposed on the sidewalks, people still missing under the rubble and an increasingly growing number of homeless.
Even with the improvement of time on this day, what we saw was in relation to traffic for most people who went to work, return home for lack of viable option to reach your workplace. At about 12:00 the energy returned, at least in our street, and got through television and radio to know the extent of the disaster, be around us or in other towns of our state. As always, we observed that the greatest help came from the people themselves which is always very supportive at these times, churches and neighborhood associations that eventually take over the roles of government, that these times should take the lead and effectively coordinate the work post-disasters.
Night came on completing 48 hours of this maelstrom, with weather from gradual decrease of rainfall through Saturday, with reports giving a fuller dimension more real damage, mainly in the city of Niterói, where the death toll is around 60% of the state total. The phones are the fixed and mobile (especially the course) has not yet returned to active duty.
Morning of day 08, now around 08:00, 63 hours after the onset of rains, we still lack telephones and not driving in the neighborhood. The main floor of access to City is released it seems, since our window we see some movement of cars in this direction, which has improved our isolation. The trail continues back to the center stop, which should mean it is still blocked.
When you open the newspaper I came across new information in a landslide in the district of Niteroi Lush Garden. There were 50 houses that had collapsed. In contradiction to this information, the same newspaper reports that the Ministry of National Integration held a disparity in the distribution of its budget for the program of prevention and disaster preparedness. Looking at the year 2008/09, the Rio, one of the states that have suffered most in this area, received 0.9% of this budget, while the state of Bahia, where the minister made this manager intends to run for governor, won 64, 6%, also remember Santa Catarina and other states were a total of 3%. And amazingly, President Lula came out in defense of this minister.
And yet there are people that gives the federal government an approval rating of nearly 80%.
As for the municipal government, the same paper highlights a speech the mayor Roberto Silveira: "Clearly the public is not ready for this sort of thing. That was the greatest tragedy that happened in the city since the fire of the Circus in 1961, apart from being the worst storm since 1966. "
Like him, I also believe that this was one of the worst situations that Niterói lived and are living, but as he himself pointed out, the last big storm occurred almost five decades and then, the city's budget grew, technology evolved The system of city management has been improved, the public machine expanded, large investments were made (be it in the right place?) as the path Niemeyer, all this should make us more able to deal with what we are living today, is in the sphere of public utilities or our wonderful services. Speaking of which, the landline only returned at 16:00 today and the phone until the time of this posting, still remained out of the area.
I'll quit here, but I'll leave all that history for you to think. I am not discussing a particular attention to our neighborhood, I'm trying to reflect on what kind of governon (whether in the sphere that is) our population deserves. Besides efficiency, we need to be met with information and good service.
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Brasileiros de Cristo que estão no exterior
Renovamos mais uma vez diante da blogosfera cristã, nosso compromisso de sermos intercessores dos nossos visitantes brasileiros que estão residindo no exterior.
Nosso propósito é dar a eles suporte de oração e intercessão, bem como ser um canal aberto para informações, orientações e conselhos online até que eles criem raízes em alguma igreja que atenda suas necessidades.
Temos recebido retorno de pessoas que estão confusas, com falta de identificação com as igrejas que frequentam e sabemos que isso pode se tornar um perigo para a sã vida cristã de nossos irmãos.
Por isso, se você que acessou nossa página, conhece alguém que já confessou a Cristo e que está no exterior sem nenhuma referência espiritual, compartilha nosso endereço, estamos aqui para ajudar. Deus tem nos chamado para isso.
Ps: Caso você não queira se colocar via blog, envie uma mensagem direta para nosso e.mail:estrutura.religare@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------
BRAZILIAN OF CHRIST WHICH ARE ABROAD
We renew once more before the Christian blogosphere, our commitment to be intercessors for our Brazilian visitors who are residing abroad.
Our purpose is to give them support in prayer and intercession, as well as being a channel for information, guidance and advice online until they take root in a church that meets your needs.
We have received feedback from people who are confused with lack of identification with the churches they attend and we know that this can become a danger to the healthy life of our Christian brothers.
So if you have accessed our site, know someone who has confessed to Christ and who is outside without any spiritual reference, share our address, we are here to help. God has called us to this.
Ps: If you do not want to put yourself through the blog, send a direct message to our e.mail: estrutura.religare @ hotmail.com
Nosso propósito é dar a eles suporte de oração e intercessão, bem como ser um canal aberto para informações, orientações e conselhos online até que eles criem raízes em alguma igreja que atenda suas necessidades.
Temos recebido retorno de pessoas que estão confusas, com falta de identificação com as igrejas que frequentam e sabemos que isso pode se tornar um perigo para a sã vida cristã de nossos irmãos.
Por isso, se você que acessou nossa página, conhece alguém que já confessou a Cristo e que está no exterior sem nenhuma referência espiritual, compartilha nosso endereço, estamos aqui para ajudar. Deus tem nos chamado para isso.
Ps: Caso você não queira se colocar via blog, envie uma mensagem direta para nosso e.mail:estrutura.religare@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------
BRAZILIAN OF CHRIST WHICH ARE ABROAD
We renew once more before the Christian blogosphere, our commitment to be intercessors for our Brazilian visitors who are residing abroad.
Our purpose is to give them support in prayer and intercession, as well as being a channel for information, guidance and advice online until they take root in a church that meets your needs.
We have received feedback from people who are confused with lack of identification with the churches they attend and we know that this can become a danger to the healthy life of our Christian brothers.
So if you have accessed our site, know someone who has confessed to Christ and who is outside without any spiritual reference, share our address, we are here to help. God has called us to this.
Ps: If you do not want to put yourself through the blog, send a direct message to our e.mail: estrutura.religare @ hotmail.com
quinta-feira, 1 de abril de 2010
Campanha, forme uma biblioteca cristã em sua igreja.
O orçamento de nossa igreja é bem apertado, como dizem os antigos: “Calçamos número quarenta, mas o sapato que vestimos é trinta e nove”. Essa é realmente uma bela maneira para descrever como sobrevive nosso caixa. Nossa igreja tem um número pequeno de membros que em grande parte tem salários modestos e, outros ainda, estão na fase de conseguirem uma ocupação profissional. Mas não estamos aqui para reclamar disto e nem pedir contribuições, a Graça de Deus tem mantido nossas despesas até hoje e, depois de dois anos de inauguração, nos alegramos de declarar que nunca deixamos de saldar nenhuma de nossas obrigações, inclusive com o fisco, todo ano elaboramos nossa declaração de imposto de renda, registrando nosso movimento financeiro com suas respectivas entradas e saídas devidamente contabilizados. Não utilizamos também gato net, gato ampla, gato água, gato imposto...
Mas independente de toda dificuldade colocado acima, neste mês tomamos a decisão de criar uma biblioteca cristã com livros de conteúdo cristocêntricos, para ajudar nosso povo a desenvolver seu conhecimento de Deus. Todo mês, “daremos um jeito” de separar R$ 80,00 do “sapato apertado de número 39” para concretizar a compra de livros novos. Estamos fazendo pesquisas em várias editoras online com o objetivo de encontrar boa literatura com preços favoráveis ao nosso pequeno orçamento.
Efetuamos a primeira compra na editora Fiel, onde conseguimos com o valor acima adquirir cinco livros que já estão abençoando grandemente a vida de nossa igreja. Entre eles está o clássico “O Peregrino” de John Bunyan, leitura obrigatória na vida de todo cristão. Fazemos questão também, não por orgulho, mas por princípio, de comprar tudo em boas condições. Não vamos desvalorizar a importância do conhecimento com livros rasgados, sujos e demais.
Mas o objetivo de divulgar essa notícia é trazer uma reflexão ao Corpo do Salvador: “O quanto a sua igreja tem colaborado para o crescimento do conhecimento de Deus de seus membros”? Sua igreja já tem uma boa biblioteca para seus membros?
Caso sua resposta ainda seja negativa, depois de hoje todos os seus argumentos para justificar essa falta estão no chão, se com o nosso orçamento tomamos essa decisão, tenho certeza que você também poderá fazer o mesmo. Precisamos valorizar o conhecimento bíblico de Deus para que o engano espiritual não tome conta do Brasil.
Deixe sua opinião a respeito deste artigo, seu comentário é valioso para nós.
-----------------------------------------------------------------------------------------
The budget of our church is very tight, as the old saying: "Footwear number forty, but the dress shoe that's thirty-nine." This is really a nice way to describe how to survive our box. Our church has a small number of members who largely have modest salaries, and still others are in the process of getting an occupation. But we're not here to claim it and not ask for contributions, the Grace of God has kept our expenses to date, and after two years of opening, never failed to pay any of our obligations, including the IRS, every year we elaborated our statement income tax, recording our movement of inputs and outputs properly accounted for. We do not use too cat net, large cat, cat water cat tax ...
But regardless of everything that was put up, this month we decided to create a library with books on Christian, Christ, to help our people to develop their knowledge of God. Every month, "give a way" to split the $ 80.00 "tight shoe number 39" to complete the purchase of new books. We are doing research on various online publishers with the goal of finding good literature with favorable prices to our small budget.
We made the first purchase on the publisher Faithful, where we get the value up five books that are already greatly blessed the life of our church. Among them is the classic "The Pilgrim's Progress" by John Bunyan, required reading in the life of every Christian. We would also, not for pride, but in principle, to buy everything in good condition. We will not depreciate the value of knowledge with books torn, dirty, too.
But the goal is to spread the news to put some questions to the Body of the Savior: "What about your church has contributed to the growth of God's knowledge of its members? His church now has a good library for its members?
If your answer is "No, I tell you that after today all his arguments to justify this failure are on the ground, with our budget we made that decision, I'm sure you can also do the same. We need to value the biblical knowledge of God to the spiritual deception does not take account of Brazil.
Mas independente de toda dificuldade colocado acima, neste mês tomamos a decisão de criar uma biblioteca cristã com livros de conteúdo cristocêntricos, para ajudar nosso povo a desenvolver seu conhecimento de Deus. Todo mês, “daremos um jeito” de separar R$ 80,00 do “sapato apertado de número 39” para concretizar a compra de livros novos. Estamos fazendo pesquisas em várias editoras online com o objetivo de encontrar boa literatura com preços favoráveis ao nosso pequeno orçamento.
Efetuamos a primeira compra na editora Fiel, onde conseguimos com o valor acima adquirir cinco livros que já estão abençoando grandemente a vida de nossa igreja. Entre eles está o clássico “O Peregrino” de John Bunyan, leitura obrigatória na vida de todo cristão. Fazemos questão também, não por orgulho, mas por princípio, de comprar tudo em boas condições. Não vamos desvalorizar a importância do conhecimento com livros rasgados, sujos e demais.
Mas o objetivo de divulgar essa notícia é trazer uma reflexão ao Corpo do Salvador: “O quanto a sua igreja tem colaborado para o crescimento do conhecimento de Deus de seus membros”? Sua igreja já tem uma boa biblioteca para seus membros?
Caso sua resposta ainda seja negativa, depois de hoje todos os seus argumentos para justificar essa falta estão no chão, se com o nosso orçamento tomamos essa decisão, tenho certeza que você também poderá fazer o mesmo. Precisamos valorizar o conhecimento bíblico de Deus para que o engano espiritual não tome conta do Brasil.
Deixe sua opinião a respeito deste artigo, seu comentário é valioso para nós.
-----------------------------------------------------------------------------------------
The budget of our church is very tight, as the old saying: "Footwear number forty, but the dress shoe that's thirty-nine." This is really a nice way to describe how to survive our box. Our church has a small number of members who largely have modest salaries, and still others are in the process of getting an occupation. But we're not here to claim it and not ask for contributions, the Grace of God has kept our expenses to date, and after two years of opening, never failed to pay any of our obligations, including the IRS, every year we elaborated our statement income tax, recording our movement of inputs and outputs properly accounted for. We do not use too cat net, large cat, cat water cat tax ...
But regardless of everything that was put up, this month we decided to create a library with books on Christian, Christ, to help our people to develop their knowledge of God. Every month, "give a way" to split the $ 80.00 "tight shoe number 39" to complete the purchase of new books. We are doing research on various online publishers with the goal of finding good literature with favorable prices to our small budget.
We made the first purchase on the publisher Faithful, where we get the value up five books that are already greatly blessed the life of our church. Among them is the classic "The Pilgrim's Progress" by John Bunyan, required reading in the life of every Christian. We would also, not for pride, but in principle, to buy everything in good condition. We will not depreciate the value of knowledge with books torn, dirty, too.
But the goal is to spread the news to put some questions to the Body of the Savior: "What about your church has contributed to the growth of God's knowledge of its members? His church now has a good library for its members?
If your answer is "No, I tell you that after today all his arguments to justify this failure are on the ground, with our budget we made that decision, I'm sure you can also do the same. We need to value the biblical knowledge of God to the spiritual deception does not take account of Brazil.
Assinar:
Postagens (Atom)