Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

ESPAÇO RELACIONAMENTO - A deformação que o adultério causa em quem é traido(a).

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com o leitor. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, nós somos uma família em Cristo.

O texto abaixo foi publicado no dia 26 Maio, ele faz parte da série dedicada ao tema aultério. Por solicitação de nossos leitores estamos publicando mais uma vez, fazendo alguns pequenos retoques. Esperamos em Deus que essas experiências possam ser útil a vida e a família dos nossos leitores.

Uma dica: Para seu melhor entendimento do assunto, leia a matéria do dia anterior, já que a de hoje, é uma continuação dela.
Ontem em data festiva para meu casamento, abordamos em nosso blog como um agradecimento a Deus, um tema que em muitos casos, tem se tornado um vilão para os  casamentos e também para as famílias, já que ser casado, vai muito além da junção de duas pessoas residindo no mesmo espaço físico e compartilhando as mesmas coisas materiais.

No texto de ontem fizemos uma introdução sobre o assunto adultério. Ele, o adultério, é uma prática perniciosa que invade a vida de alguns casais arrancando todos os alicerces de lugar, tornando a estrutura familiar um edifício oco e sem muita firmeza, que ao se deparar com qualquer vento, pode vir ao chão, como aconteceu com as torres gêmeas nos Estados Unidos, obra de um atentado terrorista. O adultério é para o casamento o que a Al-Qaeda é para os americanos e o ocidente, o pior do terrorismo.

Como falei na matéria anterior, normalmente o adúltero (a) não tem noção da profundidade do seu ato. Ele (a) não mensura o tamanho do estrago que está produzindo em sua vida e na daqueles que estão ao sua volta. Mesmo que sua traição não venha a ser descoberta a curto prazo, mas sempre é a médio ou longo, sua própria vida já está sendo afetada, já que sua “natureza carnal” galgou um degrau na direção errada em suas decisões, ganhando força sobre suas atitudes e isso, já alterou de alguma forma o equilíbrio do seu caráter que não é mais o mesmo. Muita pessoas costuma dizer assim: “O que tem demais pular a cerca só uma vez ? ”A reposta é, seja uma vez ou mais de uma , quem adultera ultrapassa um limite divino colocado em nossas vidas desde a formação do ser humano e sofrerá suas consequências, bem como aqueles que estão a sua volta."

Aquele que trai é o primeiro a ser deformado pela prática do ato, mas não é o único. O adultério é algo tão sério, que mesmo os inocentes (não aos olhos de Deus, mas aos nossos) na história são impactados, tendo também sua natureza desorganizada, afetando de alguma forma as estruturas morais e sentimentais, quando não, até mesmo as espirituais, já que em alguns casos, Deus é colocado como o maior vilão de toda essa história.

O cônjuge traído quando descobre o adultério, mesmo sendo uma pessoa centrada, fica sem o “Norte” da sua vida. Como já percebemos em alguns casos no gabinete pastoral, parece que todo o histórico de vida da pessoa é apagado naquele momento. A sensação que a vítima do adultério tem é de que sua tese de mestrado foi apagada do seu computador e ela (e) não tem nenhuma cópia extra, não sabendo no minuto seguinte por onde começar, já que o início, meio e fim foram completamente zerados . Nesse momento a pergunta que surge não é como recomeçar, mas como sobreviver um dia após outro depois de um desastre como esse.Uma verdadeira tsunami que varre tudo que encontra pela frente.

É muito difícil sair ileso (a) de uma traição, só mesmo com ajuda divina uma pessoa traída voltar a ser quem ela (e) era. No fundo, essa dificuldade reside no fato de que inconscientemente ela(e) se acusa pelo acontecido, colocando na sua forma de viver a responsabilidade pelo que ocorreu. Ela(e) não percebe, mas muitas vezes absolve inconscientemente o traidor e se condena a ser alguém completamente diferente daí em diante, motivada meramente pelo erro do outro, que ela sem saber acaba considerando "como seu erro".

Não são poucos os exemplos que vemos à nossa volta, de homens e mulheres que ao passarem por uma crise desse tipo, buscam sair dessa situação mudando tudo em sua vida da forma errada, do tipo:


Quem não bebia, começa a beber.
Quem não dava tanto valor a roupas extravagantes, passa a dar.

Quem não ligava para atividade física, torna-se “rato de academia”.

Quem tinha valores e vivia por eles, passa a viver pelos valores daquele que a (o) traiu.

Quem era um bom pai ou mãe, passa a olhar o(s) filho(s) como um dos culpados da tragédia.

Quem era equilibrado, resolve que daqui para frente vai arriscar “todas as fichas” de uma só vez.
A lista acima é grande, por isso, vou parar por aqui para não nos alongarmos muito. Interessante é também observar que esse comportamento independe do tempo da relação e idade dos envolvidos, evidentemente existe uma aglutinação desses acontecimentos nos casais unidos há mais tempo, mas mesmo nos novos relacionamentos, a reação dos cônjuges é muito parecida.

A pessoa traída, se não tomar cuidado, pode torna-se um vilão maior ainda do que o seu carrasco, caso deixe se levar por essa acusação inconsciente de que o erro está nela (e) e não na falta de compromisso do outro. Evidentemente que uma reavaliação é sempre importante, mas precisa ser feita dentro de parâmetros corretos. O que vai determinar a resposta certa da vítima nessa hora é sua humildade diante de Deus. Mesmo sendo  vítima, ela não pode deixar de ser humilde diante Dele para assim encontrar o caminho certo, que certamente não está na sua natureza ofendida.

Sei que falar sobre o assunto é mais fácil do que viver ele na pele, mas minha intenção ao compartilhar essas experiências, adquiridas em fatos reais e não em estudos mirabolantes, é contribuir para que os casais e as famílias façam um trabalho de prevenção, evitando assim, passar por todo esse processo. Caso a sua situação já seja de traidor(a) ou traído(a), saiba que apesar das conseqüências que virão, Deus é poderoso para recolocar a estrutura de sua família no lugar, basta que para isso haja arrependimento, vontade de perdoar e humildade diante Dele, seja do ofendido ou do ofensor.

Amanhã, daremos seqüência falando sobre como os filhos são afetados nessa situação.
 
Em Cristo


Pr.Paulo Cesar Nogueira

Ministério Religare

Minreligare.blogspot.com

pauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Um comentário:

  1. Pr Paulo,
    muito bem colocado. É verdade, em muitos casos a pessoa traída assume a culpa pelo ocorrido, e muda radicalmente a sua maneira de viver. E, é verdade também, essa pessoa, nunca mais será a mesma!
    Noto que, pelo exposto, esses conhecimentos não tiveram origem em estudos, mas em fatos verídicos, esse conhecimento foi gerado no gabinete pastoral.
    Obrigado por compartilhar essas experi~encias!
    Abraço.
    Pr Fernando Marin

    ResponderExcluir