Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ESPAÇO REFLEXÃO - O ACELERADOR DA REBELIÃO


Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo .


Este feriado, conhecido como Carnaval pela maioria das pessoas, traz à tona uma característica de nossa época que tem marcado de forma danosa a existência de muitos dos nossos contemporâneos:

“A rebelião contra tudo que é bom, ético e de valor na vida”.

Não é difícil de enxergar por trás de toda esta festa, luxo, glamour e riqueza, o grito de rebelião contra todo tipo de ordem, de decência, de moral, dos bons costumes e mesmo contra Deus, Já que Ele é autor de todo esse elenco de padrões (a ordem, a decência, a moral, os bons costumes) que se tornaram alvos do modo de vida desgarrado dos nossos dias.

Dizer que não dá para entender porque no Carnaval tudo isso fica potencializado seria muita hipocrisia, já que o Evangelho é claro sobre a ação do maligno e da forma que ele atua neste tipo de engano, onde a falsa ideia da cultura é utilizada para salvaguardar a manifestação do erro e do pecado em grande escala. 

Este artifício sórdido, de utilizar a expressão cultura para blindar o erro não é uma atitude exclusiva de nossos tempos, já que há muito, povos de diversas regiões geográficas do mundo se utilizam desta prática para institucionalizar a iniqüidade na sua forma de viver, ou seja, o que aconteceu no período do feriado chamado de Carnaval continua acontecer na vida das pessoas durante todo o ano, tornando-se então uma prática de vida e não mais uma situação isolada de um período. Quem traiu no carnaval descobriu que pode fazer isso também em outras ocasiões do ano.

Outra questão que deve ser abordada dentro deste contexto é que aqueles que participam deste engodo, não estão isentos da colheita de sua participação, ou seja, muitos colherão (de forma maior ou menor) suas respectivas conseqüências em sua própria existência e também na daqueles que estão à sua volta.

 É interessante constatar e registrar através deste artigo, que ninguém gera indicadores dos processos negativos desta festa, ao contrário do que acontece com os processos positivos do tipo: Número de turista, quantidade de Navios que atracaram no Pier Mauá, taxa de ocupação dos Hotéis e outros. Estes indicadores por terem um “peso” na sociedade e na economia são devidamente trabalhados e divulgados com todo destaque pelos governos e impressa, mas e  os indicadores negativos do tipo:

Número de separações ocorridas por conta desta festa (famílias destruídas)?
O número de jovens que engravidaram e que vão se envolver com um aborto clandestino?
A quantidade de pessoas que contraíram uma doença sexualmente transmitida?
O número de homicídios e suicídios decorrente de atitudes impensadas?
A quantidade de mulheres que foram estupradas por estarem alcoolizadas demais para se defenderem?
Os pais e mães que perderam o respeito dos seus filhos por se revelarem uma moral completamente diferente daquilo que viviam exigindo dos seus filhos?
Os que experimentaram, pela pressão da festa, drogas pela primeira vez e se tornaram um drogado daqui para frente?

Neles literalmente ninguém fala ou toca no assunto. Tenho certeza que se relatássemos todos os processos negativos desta coisa chamada de festa, o prato dos “Contras” seria muito mais pesado do que o dos “prós”.

Mas independente da comprovação de todos estes fatos e do bom senso que é peculiar à raça humana, nossa geração continua a pisar fundo no acelerador da rebelião, não entendendo que a humanidade já se encontra em cima da curva, podendo a qualquer momento sair por completo da direção que deve seguir e ir parar na caixa de brita. Amados, devemos lembrar que a justiça de Deus anda paralela ao seu amor, ou melhor dizendo, ela é uma expressão do próprio amor divino, por isso, ela não ficará oculta diante de todo esse movimento de rebelião.

Para meus leitores deixo uma pergunta: "Você que ir parar na caixa de Brita?"



Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.compauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

ESPAÇO REFLEXÃO - O privilégio da existência.


Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo .

Já observei mais de uma vez, seja em filmes, na poesia ou em outro tipo de literatura, alguém se referir à vida como uma grande escada, onde a cada ano subimos um degrau em direção ao topo, o que nos faz a cada momento da vida encarar nossa existência de uma perspectiva completamente diferente das etapas anteriores.

Sim é isso mesmo, quanto mais alto estivermos nesta escalada de amadurecimento, maior será nossa dimensão do todo e de como somos frágeis diante do movimento da roda da vida. Muitos não admitem ou mesmo confessam, mas essa percepção decorrente do passar dos anos se estabelece em nós independente de sexo, raça, credo ou condição social.

Olhar para o mundo de um degrau mais alto algumas vezes chega ser assustador, muito diferente da visão que temos dele quando estamos no início da escada da vida. Uma comprovação desta afirmação é que no período da infância não temos medo praticamente de nada, nem mesmo de colocar o dedo dentro da tomada elétrica na parede.

Mais a coisa fica ainda pior quando chegamos à nossa adolescência, onde nos tornamos “os poderosos e imortais”, aqueles que podem fazer todas as coisas sem que ocorra nenhuma consequência em suas vidas. Ao entrarmos na juventude temos a certeza de que somos os melhores do mundo em tudo que fazemos ou praticamos, mas com o passar do tempo... descobrimos que as coisas não são bem assim, porque agora amadurecidos, compreendemos uma pouco melhor nossa fragilidade e o valor da vida.

É preciso explicar que a palavra “assustar” citada acima não ocorre por medo, mas sim pela expansão da nossa consciência, que ao amadurecer na escada da vida percebe melhor o valor do que recebemos de Deus, ou seja, a grande oportunidade de existir e amar  o Criador, bem como as pessoas de uma forma geral. Para encerrar deixo aos meus leitores uma pergunta:


“O que vocês estão fazendo com este grande privilégio?” 

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.compauloflecha1000@hotmail.com

Facebook Paulo E Flávia Nogueira

sábado, 11 de fevereiro de 2012

ESPAÇO REFLEXÃO - “Não seja um destes Manés”, seja diferente, diga não a mulher da beira da estrada.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo somos uma só família.
Na sexta-feira ao sair do trabalho e virar de carro a primeira esquina da Rua Sete de Setembro (Niterói, RJ, Brasil), me deparei com um grupo de jovens na calçada de um bar, que nem é lá essas coisas em termos de visual, tomando muita cerveja e já manifestando um ritmo bem frenético em suas muitas pantomimas.O fato de a polícia militar ter entrado de greve parecia não dizer muita coisa para eles, pelo contrário, talvez até estivessem comemorando tal acontecimento, já que a imagem da corrupção desta classe superou seu lado de atuação positiva ( isto é um fato e não uma opinião pessoal).
Por tudo isso, foi impossível não parar o carro um pouco mais à frente, o que acabei fazendo e me colocando na posição de observador da vida, já que os jovens em meu ministério cristão se tornaram uma preocupação à parte. Olhando para aquela multidão com mais atenção foi impossível achar alguém que não estivesse manifestando um sorriso no rosto, já que a bebida havia acionado seu poder de persuasão, transformando (por um tempo – seu primeiro estágio) toda crise existencial de sofrimento, dor, tensão e frustração, em uma alegria irracional e descomprometida.
A impressão que tive alguns minutos depois foi de que se naquele momento surgisse um grupo de criminosos executando um arrastão, a única preocupação deles seria de não abrir mão da cerveja, esta teria que ser deixada de lado pelos larápios, não fazendo parte dos despojos desta guerra desleal que nossa população enfrenta no seu cotidiano contra governos e criminosos.
Outra curiosidade lamentável (se podemos registrar desta forma) era o grande número de meninas bebendo de igual para igual com os meninos, penetrando neste universo de engano que até alguns anos era liderado pelos jovens do sexo masculino. Hoje elas descobriram que também podem ser anestesiadas (mesmo que seja por pouco tempo) e preferem fugir das suas respectivas realidades, mergulhando no engano da bebida, como faz a cada dia muitos outros jovens.
Num terceiro momento desejei ir até o meio deles e pedi a palavra, numa tentativa de evitar que pelo menos alguns continuassem neste trem, o qual o destino eu conheço muito bem. Mas refletindo melhor concluí que não era o momento e nem o lugar. Entrando no carro, segui em direção a minha residência pensando nos meus dois filhos, naqueles jovens e nos muitos que poderão cair na armadilha desta droga chamada bebida (cerveja e outras), disfarçada socialmente como um relaxante, algo que ajuda as pessoas a descontraírem e colocarem seus problemas de lado, não podendo assim faltar no cotidiano de todos.
É notório para quem tem bom senso e já comprovado cientificamente, que a bebida de uma forma geral serve de porta para outras drogas, atuando principalmente na vida dos adolescentes e jovens como “a mulher bonita na beira da estrada pedindo carona”, que no fundo, é apenas um chamariz para enganar motoristas inocentes que ao pararem, se deparam com um criminoso armado, que rouba tudo deles, inclusive suas vidas.
Como dizem os adolescentes da nossa igreja; “Não seja um destes Manés”, seja diferente, diga não a mulher da beira da estrada.


Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ESPAÇO RELACIONAMENTO - Eu quero " PODER".


Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo somos uma só família.

Minha reflexão desta noite trouxe-me uma constatação que transformei em oração da seguinte forma: 

“Senhor, eu gostaria de ter mais poder”.

 Ao compartilhar a oração acima é necessário e prudente da minha parte explicar para nossos leitores (não correndo assim o risco de ser mal interpretado) que não me refiro ao tipo de poder que é visível, por exemplo, no Lula ou em Eike Batista, seja no Brasil ou em todo planeta, nos negócios e na política, na economia e nos sistemas organizados do nosso cotidiano, onde o que importa acima de tudo é ter poder temporal.
 Meu sonho de consumo nesta área (do poder) é compartilhar um outro tipo de poder, mas especificamente, aquele que andou na terra ao lado de Jesus, mudando através da obra de Cristo na cruz do calvário a história da humanidade, bem como nossa forma de se relacionaro com o Criador.
 O que Lula fez, e o que o Eike está fazendo em nossos dias, são apenas operações engenhosas baseadas em estratagemas humanos, muitas vezes distante dos reais objetivos que nos são comunicados pela mídia. Estes dois, como muitos outros em todo mundo, estão embriagados com algo extremamente provisório e lúdico, rotulado pela fragilidade deste mundo como poder temporal, mesmo que  não seja capaz de sustentar suas convicções diante das adversidades e nem na hora do “apagar das luzes da vida”. Eles estão presos aos limites do poder que conrompe e de todas as outras ações  humanas, sejam elas boas ou não.
Diferente deste caminho fantasioso e enganador, o poder que acompanhou Jesus tinha uma característica muito própria, já que ele faz parte da essência divina, a mesma que se manifesta no amor de Deus, na sua graça, em sua justiça, no seu zelo, misericórdia...Por entender o poder desta forma, desejo mais dele,  não para pular, saltar, curar e ser o cara diante da congregação, mas para em primeiro lugar  usar  essa essência para ficar mais próximo de Deus e do que Ele realmente representa.
Muitas pessoas confundem o que é a essência do poder de Deus porque estão sempre olhando para ele utilizando parâmetros do tipo ‘Lula ou Eike”, distorcendo assim seu caráter original, construindo uma imagem do poder divino completamente distante da realidade declarada pelo próprio Cristo.
Olhando para trás, fica claro que esta confusão não começou em nossos dias, já que a própria rejeição de Jesus por seus irmãos judeus se explica no fato deles terem confundido o que é o poder de Deus. Eles não conseguiram enxergar o poder divino debaixo ou em cima da humildade, amor, compaixão e na própria fraqueza manifesta na hora do seu sacrifício. Eles não entenderam que se deixar sacrificar, foi uma manifestação de poder.
Esclarecendo um pouco minha lógica, adianto aos leitores que creio na atualidade dos dons e na manifestação sobrenatural de Deus em nossas vidas, até porque, já fui participante deste fato muitas vezes. O poder que falamos nesta matéria, trata da essência do próprio Deus. No funo é um desejo ardente de descobri detalhes deste poder que estão entrelaçados nas escrituras sobre o  Eterno . 
Em Cristo.Pr. Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ESPAÇO REFLEXÃO - O BSC de Deus.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir mais com nossos leitores. Este blog é um espaço onde você não precisa ter medo de se expressar, porque em Cristo somos uma só família.
É saudável fazer planos para nossas vidas e  alimentar assim nossas expectativas, até porque, devemos sempre exercer essa prerrogativa que nossa existência nos faculta, mas independente desta afirmativa, nunca devemos esquecer que o Todo Poderoso governa.

Ele Reina sobre todo o universo e exerce sua vontade sobre toda terra e na vida dos seus filhos e criaturas. Muitas vezes não entendemos o exercício de seu governo, principalmente quando este nos conduz a direções que estão fora da lógica d0 nosso planejamento estratégico.
Particularmente já havia me programado para ocupar meu tempo de forma integral com o Ministério Religare, escrevendo novos livros, dirigindo a Escola de Teologia, desenvolvendo um seminário, palestrando e ampliando a estrutura do nosso ministério para o além mar.
Tudo isso estava sendo pensado e decidido em oração e com uma boa dose de administração, até mesmo um BSC já havia “rolado”, visando acompanhar nosso desempenho planejado, indicando possíveis ajustes. Mas como citei acima, o Senhor governa e sua política de crescimento não é a nossa, Ele traça seus próprios indicadores e plataformas, normalmente por instrumentos de gestão que nem imaginamos, estudamos ou conhecemos.
Contraditoriamente a tudo que pensei até este momento, enxergo Deus movendo meus passos novamente ao campo da gestão Administrativa, mais especificamente do negócio em si e da área da qualidade hospitalar. Apesar de este movimento contrariar o que dizia minha visão, não consigo enxergar erro no Mapa estratégico divino, pois aos pouco, percebo que meu coração ainda guarda prazer por este exercício que chamamos de gestão.
Outra realidade em toda esta história é que a mudança de rumo disparada em nossas vidas por Este Grande Administrador do Céu  faz parte de um programa de aperfeiçoamento e aprendizado, onde entendemos que existe o tempo de Deus para todas as coisas nesta vida. Para uma geração onde a maioria das coisas surge pronta mediante um aperta de botão, esta constatação se torna uma sentença de morte, mas para nós que temos a revelação de Deus em Cristo, ela nasce a cada dia como mais um motivo para nos curvarmos diante do Altíssimo.
Que o Senhor nosso Deus nos ajude a cada dia a entender seus passos em nossa vida.

Em Cristo
Pr. Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira