Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Regeneração batismal e batismo infantil.

Estamos sentindo falta dos comentários dos nossos visitantes aos textos e também de sua adesão ao nosso grupo de seguidores no blog, twitter e facebook. Desejamos interagir com você.

Bom dia a todos os nossos leitores. Registro minhas saudades em escrever diariamente para vocês, mas infelizmente o projeto do nosso novo livro está exigindo muito do nosso tempo e atenção.

Hoje estou dando uma pausa para arejar a cabeça, deixando de lado por pouco tempo, o universo da estória do “Meu amigo Peter” (nome do livro).

Sendo assim, resolvi compartilhar com vocês um pouco da aula de ontem ministrada na Escola de Teologia. Nossa ênfase na história da igreja nesta aula deu-se no ensino da “regeneração batismal” e no batismo de criança, marcados historicamente a partir do século IV e V.

Muito se fala hoje sobre o batismo de criança em algumas denominações cristãs, mas quase nada é dito sobre sua origem e como ele ganhou força no mundo católico, permanecendo vivo, apesar de enganoso, por mais de 1700 anos em muitos lugares e na vida de muitas famílias que se quer, freqüentam a igreja católica. Sua presença é tão forte que mesmo pessoas de outras religiões embarcam nessa falácia, com o receio que sua ausência possa interferir de alguma forma no futuro ou na eternidade da criança.

O batismo infantil é conseqüência da aceitação do falso ensino da “regeneração batismal”, pelo qual a igreja católica, que ainda não era romana, começou a entender que o batismo poderia ajudar na regeneração da alma. Desta forma acreditava-se que o batismo era um agente ou meio de salvação. Sendo assim, quanto mais cedo fosse administrado o batismo nas pessoas, mais garantia cada um poderia ter da sua salvação. Foi então que surgiu o ”batismo infantil“. Por que esperar a idade adulta ou mesmo a velhice para ser batizado?

Em 416 d.C. o batismo infantil passou a ser compulsório em todo império romano, motivado por lei, legislada pela igreja que nesse momento encontrava-se casada com o poder temporal. Com a efetivação desta prática, dois princípios do Novo Testamento foram naturalmente abordados: - o do "batismo dos crentes" e o da "obediência voluntária ao batismo".

Amados deixo aqui uma dica para todas as igrejas: É necessário além da EBD, abrir mais espaços dentro da igreja para o ensino. Sem conhecimento nosso povo perece. Tem muita igreja lotada de gente que está perecendo sem saber.

Em Cristo
Pr.Paulo Cesar Nogueira
Ministério Religare
Minreligare.blogspot.com
pauloflecha1000@hotmail.com
Facebook Paulo E Flávia Nogueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário