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quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ESPAÇO REFLEXÃO - Meditando com o meu amigo o Bispo Josué Adam Lazier

Duas ações fundamentais (site do bispo:
A educação cristã está inserida em todas as tradições presentes no Antigo e no Novo Testamento, pois através dela a revelação de Deus foi transmitida, no início oralmente, por diversas gerações e, finalmente, fixado por escrito. Foi um processo lento, mas eficiente, pois diversas tradições foram perpetuadas através dos contadores de histórias, ou seja, pais, anciãos, profetas, sacerdotes, mestres, sábios, poetas e cantores que transmitiram preciosos ensinos.

Através da Educação Cristã o testemunho acerca da revelação de Deus, a celebração e o testemunho sobre o ardor missionário e o propósito no cumprimento pleno da missão, tem sido transmitido de geração em geração, formando e capacitando aqueles e aquelas que se comprometem com os valores do Evangelho de Jesus Cristo.

1. Cuidar do ensino da Palavra de Deus
Neste sentido, o estudo bíblico e a aula na Escola Dominical são atividades que acompanham o mandato e o carisma apostólico do ministério pastoral. O desafio para o pastorado hoje é a docência exercida no ambiente da Escola Dominical e o desenvolvimento da educação cristã nas ações pastorais.

Em Efésios 4.11-16 aprendemos que a principal função dos líderes pastorais do povo de Deus é a capacitação desse povo para a realização dos ministérios (v.12). Nas pastorais, Paulo alista características que devem compor a identidade dos ministros e ministras do Evangelho – todas no âmbito da ética e dos relacionamentos, com exceção de uma, relativa à função ministerial, que é a do ensino da Palavra de Deus em todas as suas dimensões (I Tm 3.1-7; Tito 1.6-9). Na clássica exortação petrina, o foco da atuação pastoral é o cuidado, o próprio apascentar, a partir do exemplo de vida do pastor, modelo para os fiéis, e um servo de Jesus Cristo que, através do pastorado, busca ser ele mesmo fiel e submisso ao Pastor Supremo (I Pd 5.1-4)” (ZABATIERO, 2003, p. 234).

O Novo Testamento destaca a função do mestre e do ensino. Em I Coríntios 12.28, Paulo coloca o dom do "mestre" em terceiro lugar. O ensino foi fundamental na preparação dos novos membros para o batismo. Foi fundamental também para a transmissão da tradição cristã, que se constituía das palavras, ensinos e atos de Jesus Cristo. Para a compreensão de muitas coisas que Jesus disse e ensinou o uso do Antigo Testamento foi necessário e determinante. Isso dá evidência de que algum método de ensino foi usado e de que a educação cristã na igreja foi observada com bastante rigor.

2. Cuidar da Escola Dominical

O ministério pastoral da igreja, e a liderança em geral, têm uma responsabilidade muito grande no que diz respeito à Escola Dominical. Neste sentido, queremos destacar alguns cuidados que devemos ter para com esta que é a principal agência de educação da nossa membresia, considerando que o crescimento natural da igreja passa pelo processo de formação e de capacitação para a vida e vivencia dos valores do Evangelho de Jesus Cristo.

a) Que a educação receba por parte de pastores e pastoras a devida atenção e valorização, no sentido de se promover a capacitação e formação dos membros da igreja para atuarem nos diversos dons e ministérios, bem como junto aos grupos societários e departamentos de crianças e da Escola Dominical.

b) Que o ministério pastoral oriente e prepare os professores e professoras. Esta é uma função de suma importância para a Escola Dominical. Não se deve improvisar para suprir as necessidades das classes. Aquele ou aquela que vai dar aulas deve estar preparado/a e motivado/a para tal ministério. Deve-se também fazer avaliações periódicas para saber do desempenho dos professores e da participação e aproveitamento dos alunos e alunas. A participação do pastor e pastora neste aspecto é de fundamental importância.

c) Que o material didático e o currículo produzido pelo setor de publicação da Igreja sejam promovidos e utilizados pelo pastor e pastora.

d) Que o pastor e a pastora assumam classes na Escola Dominical, a fim de que esta atividade não seja um apêndice do ministério pastoral. A aula aproxima o pastor e a pastora dos alunos e alunas e abre oportunidades para a tarefa educativa pastoral.

e) Que a Escola Dominical seja o lugar por excelência onde a tarefa educativa da igreja aconteça, seja para orientar novos membros, educar as crianças, jovens e adolescentes, bem como para treinar e capacitar para os diversos ministérios que a igreja necessita para cumprir com sua missão e com seus objetivos. Para que isto aconteça, é necessário que o espaço da Escola Dominical seja priorizado, a começar pelo pastor e pastora da igreja.

Conclusão

Foram apresentadas ações ministeriais para uma igreja em crescimento. Todos os membros são responsáveis pelos mesmos, especialmente pastores, pastoras e liderança leiga. Muitas vezes perdem-se pessoas do convívio da igreja porque não é dada a devida atenção a elas. Outras vezes tiram-se nomes do rol de membros sem o cuidado necessário com as pessoas envolvidas ou sem a preocupação de que outros membros sejam arrolados.

Na perspectiva das ações arroladas, o pastor, a pastora e demais líderes, são como servos/as de Deus em constante comunhão com o Senhor da Igreja, têm empatia com aqueles/as que sofrem e agem com solidariedade e apoio para com os/as enfermos/as, angustiados/as, frustrados/as, marginalizados/as, desesperançados/as, atribulados/as, com o propósito de orientá-los/as e nutri-los/as espiritualmente. Ao fazerem isto, estão ensinando os membros da igreja a fazerem o mesmo, ou seja, desenvolver as diversas ações ministeriais. Atuando assim sempre haverá frutos do crescimento natural da igreja, como resultado do trabalho e da dedicação de todos os servos e de todas as servas do Senhor.


Josué Adam Lazier
(Bacharel em teologia pela Faculdade de Teologia da UMESP– Universidade Metodista de São Paulo, mestre em teologia bíblica: novo testamento pelo Instituto Superior Evangélico de Estudios Teológicos – ISEDET (Argentina), doutor em educação pela UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, professor de Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia da UMESP, Coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIMEP, bispo assistente da CONEC – Coordenação Nacional de Educação Cristã e DNED – Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista, Bispo Honorário da Igreja Metodista. Email: jalazier@unimep.br

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