Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A solidão dentro do casamento

Se você desejar comentar qualquer um destes textos ou tirar alguma dúvida, basta clicar em "POST A COMMENT", digitar a sua pergunta, clicar em anônimo e publicar comentário.Assim que recebermos sua mensagem , colocaremos no blog ou enviaremos resposta ao seu e.mail, como você achar melhor.

Caro visitante, se sua igreja precisa de alguém para ministrar para casais e famílias, informo que estamos a disposição de todas as igrejas irmãs (que confessem a Cristo como Senhor e Salvador).O contato pode ser feito pelo nosso e.mail: pauloflecha1000@hotmail.com ou em nosso telefone 021 7606-6263.


A solidão dentro do casamento.
Palestra Ministrada no dia 18/Out.2008 no Seminário para Casais da Igreja Presbiteriana Independente de Rio das Pedrinhas,Niterói,RJ.

Definição de solidão: condição, estado de quem está desacompanhado ou só.

A definição da palavra solidão colocada acima, consta nos nossos dicionários, mas muitas vezes, este conceito fica distante do sentido real que a solidão tem na vida das pessoas, principalmente quando se trata de casamento.

Afirmamos isso baseado no princípio de que existem dois tipos de solidão, um segundo a visão ocidental que é mais conhecida por nós e encontra acolhida no conceito de nosso dicionário, e outro que é baseada na visão oriental, que usa como determinante em sua definição, não a ausência de pessoas ao redor de alguém, mas a ausência do compartilha com quem está próximo fisicamente.

Para não ficar dúvidas vamos simplificar:

A palavra solidão para nós ocidentais está baseada no fato de alguém estar sozinha sem ninguém ao seu redor.
A palavra solidão para os orientais, pode também Ter o significado de ausência de compartilhar, seja o que for, com quem está ao seu redor

Em alguns relacionamentos, apesar de termos uma vida aparentemente vivenciada a dois, existe um espírito de solidão que leva um dos cônjuges ou os dois, a viverem um deserto de solidão dentro de seus lares, a solidão chamada oriental, onde não existe o compartilhar entre o casal.

Ressaltamos que este espírito de solidão é duplamente reforçado, seja por atuação de nossos sentimentos produzidos pela frustração, ou pela opressão provocada pelo inimigo que encontra nos sentimentos um caminho para percorrer.

Nosso objetivo neste momento é abordar este tema, a solidão no casamento, no sentido oriental, de forma que ele possa despertar um cuidado maior com os nossos relacionamentos, seja de forma preventiva ou corretiva, caso alguns de nós aqui presente se identifiquem com as situações que serão colocadas.

Vamos iniciar nos baseando na palavra de Nosso Senhor quando Ele falou em Gênesis 2.18 : “não é bom que o homem esteja só”, Ele não se referia somente a hora da refeição, mas a todos os aspectos da vida de um ser humano, que por definição neste momento, iremos considerar como:
Afetiva -.Espiritual – Material – Sexual – Financeira

Utilizando Gênesis2.18 nós podemos sistematizar algumas verdades que estão contidas nesta palavra:

a) Não é bom que o homem e a mulher estejam só na vida afetiva.
b) Não é bom que o homem e a mulher estejam só na vida espiritual.
c) Não é bom que o homem e a mulher estejam só na vida material.
d) Não é bom que o homem e a mulher estejam só na vida sexual.
e) Não é bom que o homem e a mulher estejam só na vida financeira.

Já que entendemos que Deus não criou este tipo de solidão, precisamos Ter humildade para identificá-la , força para eliminá-la e decisão para evitá-la.

Falaremos agora sobre cada uma destas áreas e como a solidão, no sentido oriental, se manifesta nelas:

Afetiva:

Ter alguém ao nosso lado e não poder compartilhar nesta área é muito difícil.
Sabe por quê?

O beijo faz falta, mas na solidão ele deixa de existir.

O abraço no traz segurança, mas na solidão ele perde o sentido.

A palavra de amor nos traz alegria, mas na solidão ela não encontra o caminho dos lábios.

Dividir o dia a dia fortalece o casal, mas na solidão o silêncio se torna imperativo e o inimigo fala quando o casal se cala.

Espiritual:

A alegria que temos em Cristo na nossa vida espiritual, não é completa quando nos sentimos só dentro da nossa casa.

Material/Financeira

A solidão desvia o foco de projetos materiais futuros e cria perspectivas individualistas para o futuro.

Sexual

A solidão sexual traz sequidão à vida dentro do casamento. Não compartilhar o corpo e o desejo gera um bloqueio enorme.

Pr.Paulo Cesar e Pra.Flávia Nogueira

2 comentários:

  1. Sim acredito que JESUS por onde andou serviu muito mais do que foi servido,e por isso que nos como servos do senhor temos que sequir os passos do mestre.Assim estamos fazendo o que e de bom agrado para o Senhor.E com isso podemos dar o que e de melhor para nossos irmaos,nossa igreja, nossos familiares,enfim para toda a obra do nosso GRANDE SENHOR JESUS CRITO. DEUS ESTEJA CONVOSCO.

    ResponderExcluir
  2. Cara Irmã que nos escreveu falando de sua dificuldade no casamento.Não postei seu comentário (mesmo como anônimo) para preservar sua identidade. Quero te dizer que eu e minha esposa estaremos orando por sua situação e pedindo a Deus que ilumine os seus caminhos.Se vc quiser trocar algumas palavras diretamente conosco, isso pode ser feito pelo e.mail estrutura.religare@hotmail.com, teremos o maior prazer em lhe ouvir ( por e.mail)e tentar lhe aconselhar de alguma forma. Via e.mail sua mensagem fica protegida.Pr.Paulo C Nogueira -23/set/2009

    ResponderExcluir