Estamos abertos a convites para:

CONVITES SÃO ACEITOS INDEPENDENTE DO TAMANHO DE SUA IGREJA E LOCALIDADE DELA, SEJA NO BRASIL OU NO EXTERIOR. FALE CONOSCO ATRAVÉS DO E.MAIL(pauloflecha1000@hotmail.com)

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Francis Schaeffer um profeta não só de sua época, mas também do século 21.

A falta de absolutos e da antítese nos levou a uma sociedade relativista e pragmática.” E pior, a uma Igreja também de mesmo teor.

Fizemos um compêndio de algumas reflexões existentes no livro “O Deus que intervém”,.Francis Schaeffer. Observe a profundidade do entendimento deste profeta de Deus em relação a forma de pensar em nossos dias.

O abismo entre as gerações(antes e a pós-modernidade) acontece quase que totalmente por causa de uma mudança no conceito da verdade.

Em todas as áreas da vida, é possível se perceber(mas poucos param para pensar sobre isso) que uma nova maneira de se chegar a verdade e ao conhecimento está se estabelecendo. Esta nova metodologia, tornou-se o problema mais crucial para a comunicação do Cristianismo.

Regiões do mundo como a Europa e os Estados unidos, começaram a ser influenciado por essa nova forma de pensar mais ou menos nas datas abaixo:

A linha do desespero se estabeleceu: 1890 para a Europa (por volta)*
A linha do desespero se estabeleceu :1935 para o Estados Unidos(por volta)*

*As datas são arbitrárias, visto que esse divisor de águas veio de forma gradativa, principalmente na Europa.

Os moradores das regiões acima, antes destas datas respectivas(chamada de linha do desespero), não tinham nenhum problema quanto a questão de pressuposições, já que entre cristãos ou não, eles eram em geral aceitos de comum acordo. O principal deles, era que ”existem coisas tais como absolutos”.

Todos aceitavam um absoluto na área do conhecimento e da moral. Mesmo que ocorresse divergências quanto a esses absolutos, eles poderiam argumentar um com outro se valendo da base clássica da antítese, ou seja, se peixe com pouco espinha é bom, com muita é ruim e pronto. Absolutos implicam em antítese.

A mudança ocorrida a partir da linha do desespero foi tão grande que antes da linha ,você poderia dizer coisas como: Isto é certo ou Isto é verdade e teria o entendimento de todos que lhe ouvissem, mesmo que o ouvinte não concordasse com seus padrões, mas sua mensagem seria compreendida pelo conceito comum dos pressupostos estabelecidos e aceito por todos. Assim , também na evangelização ou educação cristã, se poderia iniciar desta forma porque todos entenderiam.

Schaeffer lembra que foi desastroso o fato de nossos pensadores cristãos não terem ensinado e nem pregado com domínio claro sobre as pressuposições antes do abismo ter iniciado, porque se isso tivesse acontecido, eles não seriam pegos de surpresa, e estariam em condições de auxiliar os jovens e as outras pessoas em suas dificuldades resultantes desta troca de paradigma.


Do lado de cá da linha, expressão utilizado por Schaeffer, a maré do pensamento secular e da nova teologia dominaram completamente a Igreja, porque os líderes não entendiam a importância de combater um conjunto falso de pressupostos.

A Utilização da apologética clássica era eficaz abaixo da linha do desespero porque os não cristãos agiam, superficialmente, sob as mesmas pressuposições., que não eram analisadas e nem discutidas. Diante disto, se na pregação do evangelho alguém fizesse a seguinte colocação: “ O correto é o homem Ter somente uma esposa”, quem ouvia a pregação, independente de ser cristão ou não pensaria assim: “Bem se o correto é ter uma esposa, então o homem que tem duas está errado’”.

No exemplo acima podemos observar que a pressuposição da antítese atingia toda a perspectiva mental, tanto dos homens cristão como não cristãos. Schaeffer da ênfase a este comentário, lembrando que o Cristianismo histórico tem os pés plantados na antítese., sem ela, o cristianismo histórico não tem significado

Para uma melhor compreensão da linha do desespero, vamos refletir sobre ela considerando-a como uma escada.

FILOSOFIA
ARTE
MÚSICA
CULTURA GERAL
TEOLOGIA
Considerando o degrau mais alto como a área onde iniciou-se o processo de mudanças e também um marco temporal, entendemos que tal mudança se deu no tempo e através de áreas da vida do ser humano, ou seja, iniciou no campo da filosofia e se completou na área teológica.

É evidente que todo o processo não se deu de um dia para outro. Ele teve início na Alemanha e se espalhou para o exterior(mudança geográfica), afetando primeiramente a Europa continental, depois cruzou o Canal para a Inglaterra e então, o Atlântico para os Estados Unidos.

Espalhou-se também pela sociedade, do verdadeiro intelectual para o mais culto, descendo até os trabalhadores e atingindo a classe média alta por último.
E em terceiro lugar se espalhou de uma disciplina para outra(conforme indicado em nossa escada acima), começando com os filósofos e terminando com os teólogos.

Nesta parte Schaeffer faz o seguinte alerta: Se tentarmos evangelizar homens como se estivessem acima da linha , quando na realidade estão do lado de baixo, estaremos disperdiçando fôlego. Isto se aplica tanto a estivadores quanto a intelectuais.

TEXTO EM FASE DE CONSTRUÇÃO
l

Nenhum comentário:

Postar um comentário